Administração de Empresas - Teses - CCSA Higienópolis

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  • Tese
    Organizational learning and value co-creation in the context of digital service innovation: a study on software development teams
    Nonato, José Antônio Afonso (2025-02-03)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Com este estudo investigou-se como equipes de desenvolvimento de software experienciam a aprendizagem organizacional e a cocriação de valor no contexto da inovação em serviços digitais. Utilizando pesquisa de natureza qualitativa e análise usando teoria fundamentada nos dados (Grounded Theory) e paradigma construtivista, a pesquisa explora a intrincada interação entre processos de aprendizagem, relacionamentos colaborativos e práticas de inovação. Os achados culminam em uma teoria substantiva centrada na Construção da Inovação de Serviços Digitais como o processo principal que integra aprendizagem organizacional, cocriação de valor e inovação em serviços. Essa teoria postula que a inovação emerge da síntese dinâmica de aprendizagem, construção de confiança e colaboração iterativa, equilibrando estratégias tecnológicas, orientadas por problemas e direcionadas por produtos. A aprendizagem organizacional é proposta como um alicerce da inovação em serviços, impulsionada pela experimentação, resolução de problemas e compartilhamento colaborativo de conhecimento. A confiança, cultivada por meio de abertura e vulnerabilidade, pode atuar como um elemento crítico para a cocriação de valor, promovendo um engajamento mais profundo com clientes e partes interessadas. Notavelmente, o estudo destaca o achado contraintuitivo de que a vulnerabilidade – expressa ao compartilhar abertamente limitações, incertezas ou protótipos imperfeitos – pode transformar relacionamentos ao fomentar autenticidade, respeito mútuo e um senso compartilhado de propósito. Design thinking e abordagens iterativas são propostos como estruturas eficazes para integrar empatia, experimentação e feedback dos clientes nos processos de inovação. Contudo, desafios como restrições de recursos, pressões operacionais e desalinhamentos na comunicação parecem enfatizar a necessidade de uma liderança forte, culturas adaptativas e empoderamento das equipes para superar essas barreiras. O estudo contribui para a literatura ao propor uma estrutura conceitual que conecta aprendizagem organizacional, construção de confiança e inovação em serviços por meio da lente da Construção da Inovação de Serviços Digitais como habilitador central. Recomendações práticas incluem a adoção de design thinking, o uso da confiança como base para colaboração, a integração da experimentação nos fluxos de trabalho e a resiliência organizacional como sustento da inovação em cenários de incerteza. Ao integrar perspectivas teóricas e práticas, a pesquisa fornece estratégias acionáveis e uma plataforma para estudos futuros sobre inovação em serviços e cocriação de valor em contextos diversos.
  • Tese
    Educação emocional e tomada de decisão: estudo das emoções vivenciadas pelos gestores de empresas do setor privado
    Curvo, Luciana Auxiliadora Guimarães Fonseca (2025-02-04)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    As emoções desempenham um papel significativo no processo de tomada de decisão. Elas afetam a forma como percebemos, avaliamos e escolhemos entre diferentes opções. Elas desempenham um papel fundamental na vida humana, influenciando nosso comportamento, pensamentos e interações sociais. Compreender as emoções é essencial para o indivíduo, conhecer a si mesmo e assim, entender melhor o próximo, isso contribui para uma vida mais saudável. A presente tese aborda as emoções e seus efeitos no processo de tomada de decisão, com o foco em gestores no ambiente organizacional. Com o objetivo de entender de que forma as emoções contribuem com o processo de tomada de decisão dos gestores de empresas do setor privado. Uma revisão da literatura se fez necessário para aprofundar o conhecimento sobre os conceitos e em seguida propor uma pesquisa qualitativa, com a utilização de entrevista com esses gestores. Assim, após uma análise percebe-se que a educação emocional surge como uma medida preventiva para a formação emocional dos gestores contribuindo para que se tornem inteligentes emocionalmente e preparados para a tomada de decisão mais assertiva. Com esse olhar, percebe-se que as emoções desempenham um papel importante no processo de tomada de decisão dos gestores, contudo, destaca-se a necessidade de implantar uma proposta de educação emocional.
  • Tese
    O impacto do contrato inteligente (smart contract) na relação entre o ecossistema logístico e o desempenho logístico no contexto dos custos de transação
    Billig, Osvaldo Alencar de Oliveira (2025-02-06)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Em ambientes competitivos, que condicionam as organizações a incessantes necessidades de agregar valor dos produtos ou serviços, o que está além dos processos produtivos e sim no alinhamento dos processos logísticos, bem como no ecossistema logístico como um todo, uma vez que ao tempo em que a economia mundial paulatinamente está conectada, os sistemas de transporte, intermodalidade e logística devem seguir na mesma velocidade, pois o desempenho logístico afeta significativamente o volume do comércio mundial. Esta pesquisa tem por objetivo examinar os efeitos do uso do contrato inteligente na relação entre ecossistema logístico e desempenho operacional logístico sob a ótica dos custos de transação. Trata-se de uma pesquisa mista, utilizando-se de etapas qualitativa e quantitativa. Para subsidiar a revisão da literatura, valeu-se das bases de dados EBSCO e Web of Science na busca de artigos que contemplasse os construtos Logistics Ecosystem, Smart Contract, Transaction cost and Logistics Performance, com isso obteve-se a sustentação teórica e de suporte da pesquisa. Na etapa qualitativa, tipo exploratória, contendo perguntas predominantemente abertas, os dados foram coletados com um formulário do Google Forms, em que os gestores receberam o convite para participar do estudo. A amostra da pesquisa exploratória foi contemplada com a participação de 10 gestores, e os dados da pesquisa foram analisados com a análise de conteúdo. Os resultados foram sintetizados por categorias a priori, sendo elas, o Smart Contract, evidenciando a relevância do uso de contratos inteligentes, destacando benefícios como rastreabilidade e confiabilidade , e as preocupações com os riscos regulatórios e técnicos. Para o Ecossistema Logístico, as evidências foram perceptíveis como elemento-chave para integração e eficiência logística, corroborando a literatura que discute tecnologia como Big Data e IoT. Na categoria Custo de Transação, os gestores identificaram desafios relacionados a custos inesperados e ajustaram suas práticas para reduzir impactos. Por fim, a categoria Desempenho Operacional Logístico apresentou como resultados os indicadores qualitativos e quantitativos, que emergiram como centrais na avaliação da eficiência logística. A etapa quantitativa descritiva, a coleta de dados deu-se por meio da construção e envio do questionário estruturado, para os gestores das empresas de transportes. Foram recebidos e validados 126 questionários, que foram processado pela técnica de Modelagem de Equações Estruturais, com o uso do PLS-SEM. A modelagem de equações estruturais (PLS-SEM) testou relações causais entre os construtos, buscando validar estatisticamente as relações entre os construtos e determinar o impacto de cada um deles. Identificou-se a não moderação da variável Smart Contract, em relação aos cenários propostos, visto que a significância estatística. Ao se processar o modelo, sem a variável moderadora, testando as relações causais entre os construtos, obtiveram-se os resultados de Coeficientes de Caminho para: Ecossistema Logístico e Custo de Transação com forte relação positiva; Ecossistema Logístico e Desempenho Logístico Operacional apresentou moderada a forte; e o Custo de Transação e Desempenho Logístico Operacional como Pequena a moderada. Assim sendo, o Ecossistema Logístico tem um impacto positivo e significativo no Desempenho Logístico Operacional e nos Custos de Transação, com maior intensidade sobre os custos. A relação entre Custos de Transação e Desempenho Logístico Operacional foi fraca, indicando que os custos possuem uma influência limitada no desempenho. Os resultados quantitativos complementaram os qualitativos, confirmando a relevância do Ecossistema Logístico e seu impacto nos Custos de Transação e Desempenho Logístico. Essa complementaridade fortalece a pesquisa, unindo a profundidade da abordagem qualitativa com a objetividade da quantitativa.
  • Tese
    Dignidade de trabalhadores transfronteiriços: implicações a partir das relações de trabalho complexas
    Mario, Fábio Aurelio de (2025-02-06)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Este estudo qualitativo-reflexivo por meio da Cartografia Simbólica de Boaventura de Souza Santos, teve como objetivo compreender como os trabalhadores transfronteiriços projetam dignidade, interesses e intimidade nas relações de trabalho. A análise revelou uma dinâmica complexa de poder e controle nas práticas de gestão organizacional, nas quais a dignidade frequentemente é marginalizada. As práticas de intimidade, que podem tanto fortalecer quanto corroer a dignidade no trabalho, desempenham papel estratégico nessa relação. Enquanto algumas práticas baseadas no respeito e no reconhecimento promovem um ambiente digno, outras, marcadas por exploração e negligência, violam essa dignidade. Foi identificada uma dualidade nas relações de trabalho, onde interesses econômicos se entrelaçam com dimensões subjetivas, como o pertencimento. Estratégias íntimas, como a valorização simbólica e negociações informais, contribuem para a criação de uma dignidade positiva para o trabalhador, mas, ao mesmo tempo, sustentam lógicas exploratórias que naturalizam condições precárias. Essa ambiguidade, denominada "dignidade ambígua", permite que ambientes de trabalho aparentem ser respeitosos, enquanto perpetuam violações dos direitos dos trabalhadores transfronteiriços. Além disso, a culturalização e a justificação de práticas organizacionais não éticas foram identificadas como mecanismos que marginalizam a discussão sobre a ilegalidade e a precariedade enfrentadas por esses trabalhadores. A dignidade projetada pelos trabalhadores torna-se, assim, uma resposta tanto às práticas organizacionais que desvalorizam seus direitos quanto à busca por ancorar uma dignidade positiva, mesmo em contextos adversos. Este trabalho destaca a necessidade de práticas organizacionais mais éticas e inclusivas, que respeitem as necessidades e os direitos dos trabalhadores transfronteiriços, reconhecendo a importância de um ambiente que promova o diálogo, o respeito e a dignidade. O estudo contribui para o debate sobre como superar a ambiguidade entre respeito simbólico e exploração, visando relações de trabalho mais justas com estes trabalhadores.
  • Tese
    Determinantes de estrutura de capital no setor de saúde do Brasil
    Pereira, Carmem Campos (2025-02-06)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    Esta pesquisa investiga os determinantes da estrutura de capital das Operadoras de Planos de Saúde (OPS) no Brasil, explorando como variáveis setoriais específicas e condições financeiras que moldam suas decisões de alavancagem. Utilizando dados de 2018 a 2023, analisados à luz das teorias de tradeoff, pecking order e Teoria da Agência, a tese propõe um modelo que considera variáveis dependentes de alavancagem, variáveis independentes de interesse específicas do setor e variáveis de controle. Os resultados buscam identificar indicadores que satisfaçam tanto as demandas regulatórias da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) quanto as expectativas de investidores e acionistas. As análises mostram que a sinistralidade influencia positivamente o endividamento em alguns cenários, enquanto a tangibilidade dos ativos reforça a capacidade de acesso a crédito de longo prazo. Por outro lado, o Retorno sobre Ativos (ROA) está negativamente associado à alavancagem, em conformidade com a teoria de pecking order. Adicionalmente, a pesquisa explora diferenças entre modelos de negócios, evidenciando que operadoras odontológicas apresentam maior alavancagem em função de margens operacionais mais robustas e menor risco assistencial. Os achados contribuem para o entendimento das dinâmicas financeiras no setor de saúde suplementar, fornecendo subsídios para gestores e reguladores na formulação de estratégias e políticas econômicas que promovam a sustentabilidade das OPS. Além disso, reforçam a importância de abordagens teóricas integradas e de análises empíricas que considerem as especificidades do setor regulado da saúde no Brasil.