Administração de Empresas - Teses - CCSA Higienópolis
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- TeseEffects of governance structure on mitigation of cyber risks in servicesRossi, Marcia Cristiane (2023-11-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A tese aborda a exploração de riscos cibernéticos em serviços, com foco na estrutura de governança e seu impacto na mitigação desses riscos. Os objetivos específicos incluem a investigação das particularidades dos serviços no ambiente cibernético, a identificação das medidas adotadas pelas empresas, a análise do papel da tecnologia nas estruturas de governança em empresas que enfrentam riscos cibernéticos e, ainda, o desenvolvimento de um framework de riscos cibernéticos em serviços. Inicialmente, conduziu-se um estudo bibliométrico para a obtenção de informações sobre o estado da arte das publicações relacionadas aos riscos cibernéticos em serviços. Com base nessa análise, os objetivos da pesquisa foram delineados. Para atingir esses objetivos, foi desenvolvido o referencial teórico. Sua principal base é a Teoria dos Custos de Transação, que investiga como as empresas lidam com a complexidade das transações para coordenar atividades, com referências relevantes em Coase (1937), Williamson (1985, 1991) e Ménard (2004). Além disso, a pesquisa concentra-se nas abordagens de Faïz Gallouj e Faridah Djellal (2011, 2018, 2023), cujas análises são pertinentes para compreender a Inovação em Serviços, especialmente em um contexto cibernético em constante evolução. A análise e discussão dos Contratos Econômicos foram baseadas principalmente no trabalho dos pesquisadores Brousseau e Glachant (2002). Adotou-se uma estratégia de pesquisa mista, composta por duas etapas distintas, utilizando uma abordagem mista (Bryman, 2021; Creswell, 2010): na primeira etapa quantitativa, questionários foram aplicados a empresas responsáveis pelo gerenciamento de riscos cibernéticos em serviços, visando a coleta de dados e a definição de categorias fundamentais. Na sequência, realizou-se uma fase qualitativa em que as entrevistas foram exploradas por meio da análise de conteúdo (Bardin, 2020), permitindo uma análise mais detalhada das práticas, políticas e desafios associados ao gerenciamento de riscos cibernéticos em serviços. Foram discutidos os resultados da pesquisa nestas duas fases. Na primeira fase (quantitativa), 175 profissionais participaram de um questionário, que foi analisado por meio de agrupamento, cuja análise descritiva permitiu desenvolver um framework de mitigação de riscos cibernéticos em serviços, posteriormente organizada em eixos temáticos. Na segunda fase da pesquisa (qualitativa), foram realizadas entrevistas com 20 participantes, e a análise qualitativa foi conduzida com base no roteiro de entrevistas desenvolvido a partir dos eixos temáticos obtidos na fase quantitativa do estudo. As categorias foram desenvolvidas a posteriori por meio da análise de conteúdo, seguindo as premissas de Bardin (2020). Como resultados, a análise integrada dos dados levou à construção do Modelo Teórico dos Efeitos da Estrutura de Governança nas práticas de mitigação de riscos cibernéticos em serviços. Além disso, é apresentada uma proposta de contribuição e expansão do conhecimento, destacando o ambiente cibernético como uma especificidade de ativos na Teoria dos Custos de Transação, levando à proposta da Taxonomia de Serviços Cibernéticos: Serviços Digitais e Plataformas, atualizando o modelo proposto por Bordoloi et al. (2019) e alinhando-o também com os 'Setores Núcleos Típicos' da Taxonomia Tecnológica Setorial de Serviços de Miozzo & Soete (2001), proporcionando informações sobre a caracterização dos Serviços Digitais na economia. Os modelos teóricos e fluxos apresentados nesta tese encontraram suporte e evidência empírica, sugerindo futuras investigações empíricas. - TeseAplicação do machine learning na gestão da cadeia de suprimentos sob o contexto de custos de transaçãoMorais, Roberto Ramos de (2023-08-21)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Essa tese teve como objetivo identificar do desempenho da cadeia de suprimentos no desempenho organizacional a partir da aplicação de aprendizado de máquina nas relações entre os construtos, em um contexto de economia dos custos de transação. Os objetivos específicos foram o de identificar as características (tipos) de aprendizado de máquina utilizado nas empresas, aplicações de aprendizado de máquina na cadeia de suprimentos, uso de aprendizado de máquina conforme o alinhamento estratégico da cadeia de suprimentos. O trabalho teve caráter inédito ao relacionar os construtos orientação estratégica de cadeia de suprimentos, teoria da economia dos custos de transação, desempenho da cadeia de suprimentos e desempenho da empresa, com a moderação do uso de aprendizado de máquina. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: bibliográfica, na construção do referencial teórico; pesquisa exploratória e qualitativa, composta de entrevistas com 11 profissionais que atuam em cadeia de suprimentos. Posteriormente, aplicou-se um questionário com 72 assertivas a 121 profissionais que atuam com aprendizado de máquina. Por meio de análise fatorial exploratória, foram identificadas as variáveis significativas, o que possibilitou, por meio do SmartPLS-4, analisar as correlações, confiabilidades dos construtos e os impactos resultantes do uso de aprendizado de máquina. Os achados confirmaram que o uso de aprendizado de máquina tem impacto positivo nas relações entre orientação estratégica da cadeia de suprimentos e redução dos custos de transação e entre a redução dos custos de transação e o desempenho da cadeia de suprimentos. Diante dos resultados, pode-se concluir que o uso de aprendizado de máquina propiciou a melhoria do desempenho d cadeia de suprimentos que foi repassado para o desempenho da empresa. Como contribuições o estudo trouxe: a aplicação do aprendizado de máquina amplia o entendimento sobre a relação entre os construtos; obteve subsídios para descobrir padrões nos dados envolvidos nos processos de cadeia de suprimentos por meio de análise fatorial que identificaram fatores influentes para o sucesso da cadeia de suprimentos. - TeseA relação entre idade subjetiva, metaestereótipos etários, ameça de estereótipo e experiência de inclusão em contact centersBento, Kaique Dias (2023-08-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Nas últimas décadas, a literatura tem relatado que as experiências subjetivas do envelhecimento podem contribuir para um melhor entendimento de processos psicológicos e fisiológicos, impactando, inclusive, o contexto organizacional. A Organização Mundial da Saúde já sinaliza que “é importante reconhecer que a idade cronológica não é um marcador preciso das mudanças que acompanham o envelhecimento”, já que fatores como cultura, gênero, papéis sociais e o contexto podem influenciar a visão do que é “ser velho”. Esses olhares fomentaram o desenvolvimento de pesquisas vinculadas à idade subjetiva de uma pessoa, definida como a idade com a qual um indivíduo se identifica e se percebe, a partir de aspectos como sua autoimagem, experiências, contexto cultural, papéis e relações sociais que exerce/desempenha. Igualmente importantes, outros temas passaram a ser considerados no contexto do trabalho, como os metaestereótipos etários e a ameaça de estereótipo. Os metaestereótipos, que são percepções sobre os estereótipos que grupos têm uns dos outros, desempenham um papel importante na ameaça de estereótipo e na experiência de inclusão. Quando indivíduos de grupos marginalizados percebem que são alvo de estereótipos negativos, experimentam ameaça, o que prejudica sua sensação de pertencimento e desempenho, podendo afetar a sua experiência de inclusão. No contexto desta tese, argumenta-se, portanto, que a idade subjetiva do trabalhador pode melhor explicar a sua experiência (ou não) de inclusão no ambiente de trabalho. Frente ao exposto, assume-se como objetivo geral analisar a relação entre a idade subjetiva, os metaestereótipos etários, a ameaça de estereótipo e a experiência de inclusão em contact centers. Foi efetuado um estudo empírico em um contact center junto a 272 colaboradores, que sustentou as cinco hipóteses propostas, demonstrando uma relação entre os construtos analisados. Dentre os resultados, também são exploradas orientações para pesquisas futuras, com temas pouco explorados que relacionem a idade subjetiva à gestão de pessoas e demais áreas/funções organizacionais. - TeseEssays on market volatilityAdelino, Rogerio Batista (2023-09-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
The understanding of volatility and its dynamics plays a crucial role in financial markets and theory. In the field of finance and investments where the general random variable being considered is the return of an asset, volatility can be understood as the dispersion of the returns in relation to a centrality measure. This idea has direct implications for both the academy and the practice, from a simple compounding return appraisal to the pricing of financial assets and portfolio management. Additionally, volatility also can be analyzed as a dynamic process, with a changing nature over time, according to specific events or trends in the market, affecting as an example the protection capacity that diversification is able to provide. In recent years, computing capabilities and information availability opened a new perspective for volatility studies. The computation of data on the high-frequency scale enabled a potentially new econometric framework. In common sampling frequency, such as daily calculations, for example, traditional econometric models can be used to understand the elements of the series, as in the case of drift or randomness. As the model evolves based on the usage of high-frequency data, in the sort of seconds or even shorter frequencies, some other crucial elements in the dynamic of prices in the form of ruptures in the time series (jumps) may be uncovered. This research project aims to contribute to the existing theoretical framework of volatility and risk by advancing the understanding of the interconnectedness between the traditional and high-frequency volatility measures, evolving the use of jump identification measures and their economic enablers, developing the understanding of market efficiency and microstructure risk, providing innovative examples of real-life modeling, and approximation of the theory with practical strategies in the investment industry. To achieve these goals, the work includes three articles designed to highlight novelties in the calculation and usage of volatility measures in investment practice, pointing to the broadness of the theme of the study. The first article focuses on the hedging capability of volatility indexes in equity portfolios, the second article utilizes the sort of upper-end of high-frequency data to demonstrate the riskiness differences between large and small-cap equities, and the last article goes beyond in evaluating the Brazilian stock exchange under an ultra-high-frequency framework. The research depicts implications to hedging using volatility instruments, points to the presence of jumps in high-frequency, and demonstrate efficient conditions in which jumps or noise are frequent in terms of market efficiency and heterogeneity of microstructure riskiness. - TeseLugar de escuta no trabalho: uma proposta de desenvolvimento para líderes à luz da teoria da escuta transformadoraLemos, Vanessa Angioletti Ferreira (2023-08-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Esta tese situa-se no campo dos estudos sobre escuta no trabalho à luz da teoria da aprendizagem transformadora. Nasce da participação em um grupo de trabalho internacional, que estuda a escuta, avançando na pesquisa com foco no ambiente organizacional, indo além das investigações até então realizadas no contexto educacional. O argumento da tese é que há a necessidade de se fomentar a escuta transformadora como um meio para promoção do desenvolvimento de pessoas dentro das organizações. Isso porque essa dimensão da escuta tem potencial para estimular a reflexão crítica tanto daquele que fala quanto daquele que escuta, atuando como um gatilho para iniciar o processo de aprendizagem transformadora. Para desenvolver tal argumento, inicialmente, revisitou-se o conceito de escuta e seus elementos centrais em diferentes campos de estudos, incluindo os organizacionais. Em seguida, à luz dos pressupostos da aprendizagem transformadora, propõe-se um avanço na compreensão do conceito de escuta transformadora no ambiente corporativo. Na sequência, desenhou-se um protocolo de escuta transformadora que fomentasse relações mais autênticas no ambiente corporativo, e permitisse uma revisão de pressupostos sobre a escuta tanto da parte de quem escuta como de quem é escutado. A questão que norteou o estudo foi: a escuta transformadora, exercitada por meio do uso de um protocolo, poderia revelar ao orador e ouvinte seus próprios dilemas, crenças e hábitos da mente, desencadeando o processo de aprendizagem transformadora e mudando pressupostos? Mais especificamente, buscou-se: a) desenvolver um protocolo adaptado de Escuta Transformadora no ambiente de trabalho; b) promover uma experiência de desenvolvimento de liderança a partir da utilização do Protocolo da Escuta Transformadora; c) mapear e analisar diferentes compreensões de escuta dos participantes da pesquisa, antes e depois da utilização do Protocolo da Escuta Transformadora; d) examinar como as concepções e experiências de escuta influenciam as práticas de escuta dos gestores participantes; e) discutir o conteúdo e a natureza das transformações, bem como os limites e potencialidades do uso de um protocolo de Escuta Transformadora (ET) no ambiente de trabalho. Para compreender o potencial de um outro tipo de escuta dentro de espaços organizacionais, foi elaborada uma proposta de desenvolvimento para quinze lideranças de uma mesma organização, de acordo com o ciclo da pesquisa ação e os pressupostos da aprendizagem transformadora, composta por rodas de conversas reflexivas; entrevistas fenomenográficas com os gestores, antes e depois da participação no programa; entrevistas com os responsáveis pela área de Recursos Humanos; e, finalmente, um grupo focal com os subordinados dessas lideranças. Os resultados apontam que as rodas de conversa reflexivas se constituíram como um lugar de escuta relevante para os gestores. E que o protocolo de ET se tornou uma ferramenta que atua como gatilho para aprendizagem transformadora e impulsiona revisão de pressupostos sobre o sentido e a forma de escutar o outro no ambiente corporativo, com potencial para gerar abertura para mudanças. Todos os gestores apontaram para uma tomada de consciência sobre a forma como exerciam a escuta no trabalho, e mudaram sua concepção sobre o sentido da escuta em algum nível. Parte dos subordinados das lideranças participantes identificaram mudança no comportamento de seus superiores, o que indica que a experiência teve algum efeito prático perceptível. Como contribuição, do ponto de vista teórico, apresenta-se um conceito de escuta transformadora no trabalho, diferenciando-a dos demais tipos de escuta. Já do ponto de vista metodológico, a tese traz um modelo de protocolo de escuta transformadora que pode ser replicado, adaptado ou modificado tendo em vista diferentes ambientes profissionais e contextos corporativos. Do ponto de vista prático, apresenta uma metodologia viável para construção do lugar de escuta no trabalho, a partir de incidentes críticos e de conversa reflexivas, que podem servir de orientação para facilitadores e organizações. Ao final, a tese aponta os limites da investigação, bem como oportunidades para pesquisas futuras.