Tecnologia Educacional - Monografia - EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Tecnologia Educacional - Monografia - EE Higienópolis por Título
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaA aprendizagem permeada pelas novas tecnologias: o uso da web 2.0 na educaçãoCampos, Mayara da Silva (2013-04-29)É relevante afirmar que atualmente a sociedade passa por uma grande inovação tecnológica, e que tal inovação se faz presente em todos os meios sociais, inclusive nas instituições de ensino. Diante desse fato o presente trabalho aborda como as novas tecnologias da informação e da comunicação, especificamente a web 2.0 estão presentes no âmbito educacional. Foi realizada uma pesquisa prática com o intuito de observar como os professores estão trabalhando as ferramentas da web 2.0, em que foi constatado que as ferramentas disponíveis hoje têm sido pouco utilizadas para fins educacionais, sendo mais aproveitadas como fonte de lazer e distração entre os alunos. Tal pesquisa revelou também que os professores recebem formação continuada e orientações didáticas quanto ao uso das tecnologias em sala de aula e procuram formular planos de ensino baseados em tais orientações, entretanto, o processo de inserção das tecnologias da web 2.0 ainda ocorre de maneira discreta. As ferramentas tecnológicas e especialmente as consideradas da web 2.0 tem grande potencial educativo e se utilizadas da maneira correta podem ser aliadas do professor e sustentáculos para uma prática pedagógica instigadora, reflexiva e propagadora de uma aprendizagem rica e significativa.
- MonografiaEducação a distância on-line: a tutoria e a mediação pedagógica nos ambientes virtuais de aprendizagemMonteiro, Ligia de Assis (2013-06-03)O presente estudo apresenta a Educação à distância on-line no contexto educacional, suas potencialidades e limitações dentro deste conjunto. O destaque será dado à atuação e como ocorre o processo de comunicação, aprendizagem, atuação dos profissionais e alunos nos processos educativos a distância. Assim a atuação dos tutores e mediadores pedagógicos nos ambientes virtuais de aprendizagem compôs o objetivo deste trabalho. Para consolidar este trabalho foi realizado um estudo de caso a fim de coletar dados referentes às interações que ocorrem no ambiente virtual, envolvendo equipe técnica do curso, alunos, material didático, avaliação e as ferramentas de comunicação disponíveis no ambiente. A finalização será por meio dos pontos expostos durante o trabalho.
- MonografiaEducação e tecnologia: mudanças e possíveis caminhos para um novo currículo dos cursos de graduação em pedagogiaRibeiro, Eduardo Araújo (2013-04-29)Para acompanhar as mudanças que vêm ocorrendo na sociedade, é preciso deixar para trás alguns paradigmas e dar início a um movimento de inovação, trocando o atual modelo de educação por um que consiga trazer mais resultados frente às gerações que nascem imersas neste mundo novo e informatizado. O processo é árduo: prevê a mudança de velhos hábitos, implica em derrubar mitos sobre o uso de tecnologias e em repensar a forma como estes recursos impactam a construção do conhecimento. A formação do futuro deve prever mudanças nos currículos da graduação em pedagogia, para que a sociedade consiga ser atendida em sua crescente demanda por profissionais da educação mais dinâmicos e capazes de atuar com criticidade e criatividade frente às novas gerações deste mundo digital. A evolução dos recursos informatizados, bem como a sua assimilação no cotidiano das escolas como elemento que pode ajudar na construção do conhecimento, são fatores que podem causar desconforto e repulsa nos professores pouco familiarizados com estas novidades em seu dia a dia. Neste sentido, este trabalho tenta expor informações relevantes sobre tecnologias voltadas à educação e ao, mesmo tempo, tenta apontar possíveis caminhos, ferramentas e teorias que possam ajudar o professor em formação a usar as tecnologias da informação e da comunicação a seu favor, através da exploração, da análise e da aplicação no seu cotidiano.
- MonografiaO olhar pictórico na construção significativa do elemento avaliação das webquests: uma contribuição para avaliar as competências e habilidades de matemática no 5º ano do ensino fundamentalValletta, Débora Waga (2013-04-29)Este trabalho de conclusão de curso traz uma contribuição sobre algumas possibilidades de aprendizagem utilizando o uso dos recursos educacionais disponíveis na internet/web, em especial ao elemento avaliação das WebQuests. Por meio desta pesquisa, buscamos relacionar os conteúdos curriculares do 5º ano do ensino fundamental, os recursos digitais, como softwares online, e as habilidades exigidas na avaliação em larga escala da Prova Brasil. Associamos essas questões às linguagens multimodais, visto que os nativos digitais durante essas conexões com o mundo sempre são mediados por algum tipo de tecnologia, seja o texto, som, imagem ou movimento. Além disso, este estudo buscou incentivar a reflexão do professor acerca do uso do computador e a potencialidade que os recursos educacionais disponíveis na web podem desencadear no processo de ensino e aprendizagem, visto que caminhamos para uma sociedade cada vez mais conectada e globalizada, tornando-se indispensável o repensar das funções atribuídas às avaliações educacionais e as novas tecnologias.
- MonografiaPedagogia hospitalar e tecnologia educacional: recursos tecnológicos na melhoria da pedagogia hospitalarFrazão, Cláudia de Fátima Tavares (2013-04-29)Hoje a tecnologia pode oferecer inúmeros caminhos para cada uma das situações na sociedade, sendo que o homem é sua principal ligação entre realidade e possibilidade. Pensando assim a ideia inicial desse estudo vislumbrou abordar um tema ainda pouco explorado, em comparação a sua importância, agregado aos possíveis benefícios que a tecnologia pode oferecer para transformar a realidade atual. A Pedagogia Hospitalar é um segmento que requer reflexão, reconstrução e empenho para uma nova maneira de acolher a criança e adolescente, que por motivo de enfermidade acaba tendo seu direito podado em relação a educação no ambiente escolar. Utilizar recursos tecnológicos por meio de profissionais capacitados em benefício dessa prática é objeto de um número restrito de pesquisas e estudos, sendo que nossa intenção nesse trabalho de conclusão de curso é elucidar sobre os caminhos possíveis e significativos nesse contexto. Devidamente estudados e explorados diversos olhares sobre como esse trabalho pode beneficiar a sociedade é que iniciamos nosso caminho rumo à uma construção abrangente e transformadora.
- MonografiaPesquisa na internet: a webquest na educação de jovens e adultosCabral, Thaís Ginícolo (2013-04-29)Este trabalho apresenta a pesquisa realizada em uma escola pública da cidade de São Paulo, com alunos da modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O foco da pesquisa é analisar a relação entre EJA e webquest, conceito criado por Bernie Dodge em 1995, na Universidade Estadual de San Diego – EUA. Tal conceito pode ser definido como uma metodologia de pesquisa guiada na internet e, por meio dele, pretendeu-se investigar a eficácia no processo de aprendizagem dos alunos. Com o intuito de construir uma relação entre a tecnologia e a modalidade de ensino aqui tratada, foi necessária uma contextualização com a informática na educação e os seus desdobramentos no ambiente escolar para, então, ser analisada a relevância da webquest na aprendizagem da turma escolhida. Além de uma pesquisa acerca dos temas citados, foi feito um relato da intervenção pedagógica realizada nas aulas de informática com a aplicação do projeto Webquest: currículo. Devido à diferença entre níveis de aprendizagem dos alunos, este recurso não atendeu completamente às expectativas inicias, fazendo com que o projeto sofresse alterações no decorrer da aplicação. Apesar da webquest não ter sido utilizada em sua plenitude, a maioria dos alunos conseguiu cumprir a tarefa proposta e avaliou que o recurso foi relevante para a aprendizagem.
- MonografiaSoftware livre na educaçãoGomes, Daniela Akimi Toyoda (2013-06-03)Este trabalho apresenta a temática do software livre e sua adequação na educação. A ênfase será dada a utilização e implantação em todos os setores como o educacional, empresarial e doméstico. Desta forma pretende-se esclarecer a importância do uso de software livre e desmistificar os preconceitos ainda existentes neste assunto. O presente estudo também abordará um breve histórico, conceituação de software livre, vantagens e desvantagens e para concretizar o trabalho será exposto informações sobre a implantação e utilização de soluções livres em escolas.
- MonografiaO uso das redes sociais no ambiente escolar e suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagemRochael, Débora Sanchez (2013-05-06)Este trabalho aborda o surgimento das redes sociais, seu uso na atualidade por diferentes segmentos da sociedade, assim como na educação. Busca esclarecer ao leitor que a sociedade vive em rede desde a pré-história, passou por especializações que transformaram a comunicação rudimentar entre os homens em interações mais sofisticadas com apoio das novas tecnologias de comunicação e informação. Também apresenta a utilidade das redes sociais como recurso para a divulgação de notícias, organização de manifestações sociais, pesquisa e divulgação de informações pessoais, estabelecimento de relações por afinidades, gostos, interesses pessoais, profissionais e educacionais consolidando as redes sociais tecnológicas como uma das principais ferramentas da era da informação. Por ultimo, mostra a relação que as redes sociais podem estabelecer com a educação, sejam elas, redes sociais públicas ou educacionais. Essa abordagem serviu como embasamento para apresentar neste trabalho o planejamento de uma rede social exclusiva à educação, assim como o exemplo de sua utilização em uma aula de história.
- MonografiaUso das tecnologias de informação e comunicação na pesquisa escolar: novas perspectivas educacionaisSilva, Vera Lucia Marques da (2013-04-29)Atualmente as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), facilitam o armazenamento, a criação e a busca de informações se tornando ferramenta para a obtenção de conhecimento. Dentro deste panorama, elaborar pesquisas escolares de qualidade se torna um desafio cada vez maior. Este trabalho apresenta uma analise de como as Tecnologias de Informação e Comunicação estão sendo utilizadas para a pesquisa escolar e quais são as implicações de seu uso na obtenção de maior qualidade na aprendizagem. Para esta analise, buscaram-se estudos, relatos e indicadores de desempenho, presentes em fontes de informação cientificamente autênticas, que trouxessem registros das contribuições das TIC na pesquisa escolar no que se referem as suas relações com ensino e aprendizagem. Refletiu-se sobre os objetivos de elaborar pesquisas escolares por meio das TIC, em relação à aprendizagem, abordando o papel do professor e o desenvolvimento da competência informacional. Como conclusões da análise inferencial, se pôde registrar que, no contexto escolar, temos poucas fontes de informação que nos ajude a traçar parâmetros qualitativos ou quantitativos, como medidas avaliativas para este foco de aprendizagem, mas que se faz prioridade investir na capacitação do aluno para utilização eficaz e eficiente dos recursos de tecnologia de informação e comunicação, para potencializar sua aprendizagem e torná-lo competente em informação.
- MonografiaUso das tecnologias de informação e comunicação na pesquisa escolar: novas perspectivas educacionaisSilva, Vera Lucia Marques da (2012)Atualmente as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), facilitam o armazenamento, a criação e a busca de informações se tornando ferramenta para a obtenção de conhecimento. Dentro deste panorama, elaborar pesquisas escolares de qualidade se torna um desafio cada vez maior. Este trabalho apresenta uma analise de como as Tecnologias de Informação e Comunicação estão sendo utilizadas para a pesquisa escolar e quais são as implicações de seu uso na obtenção de maior qualidade na aprendizagem. Para esta analise, buscaram-se estudos, relatos e indicadores de desempenho, presentes em fontes de informação cientificamente autênticas, que trouxessem registros das contribuições das TIC na pesquisa escolar no que se referem as suas relações com ensino e aprendizagem. Refletiu-se sobre os objetivos de elaborar pesquisas escolares por meio das TIC, em relação à aprendizagem, abordando o papel do professor e o desenvolvimento da competência informacional. Como conclusões da análise inferencial, se pôde registrar que, no contexto escolar, temos poucas fontes de informação que nos ajude a traçar parâmetros qualitativos ou quantitativos, como medidas avaliativas para este foco de aprendizagem, mas que se faz prioridade investir na capacitação do aluno para utilização eficaz e eficiente dos recursos de tecnologia de informação e comunicação, para potencializar sua aprendizagem e torná-lo competente em informação.