Tecnologia Educacional - Monografia - EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 10
- MonografiaUso das tecnologias de informação e comunicação na pesquisa escolar: novas perspectivas educacionaisSilva, Vera Lucia Marques da (2012)Atualmente as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), facilitam o armazenamento, a criação e a busca de informações se tornando ferramenta para a obtenção de conhecimento. Dentro deste panorama, elaborar pesquisas escolares de qualidade se torna um desafio cada vez maior. Este trabalho apresenta uma analise de como as Tecnologias de Informação e Comunicação estão sendo utilizadas para a pesquisa escolar e quais são as implicações de seu uso na obtenção de maior qualidade na aprendizagem. Para esta analise, buscaram-se estudos, relatos e indicadores de desempenho, presentes em fontes de informação cientificamente autênticas, que trouxessem registros das contribuições das TIC na pesquisa escolar no que se referem as suas relações com ensino e aprendizagem. Refletiu-se sobre os objetivos de elaborar pesquisas escolares por meio das TIC, em relação à aprendizagem, abordando o papel do professor e o desenvolvimento da competência informacional. Como conclusões da análise inferencial, se pôde registrar que, no contexto escolar, temos poucas fontes de informação que nos ajude a traçar parâmetros qualitativos ou quantitativos, como medidas avaliativas para este foco de aprendizagem, mas que se faz prioridade investir na capacitação do aluno para utilização eficaz e eficiente dos recursos de tecnologia de informação e comunicação, para potencializar sua aprendizagem e torná-lo competente em informação.
- MonografiaEducação a distância on-line: a tutoria e a mediação pedagógica nos ambientes virtuais de aprendizagemMonteiro, Ligia de Assis (2013-06-03)O presente estudo apresenta a Educação à distância on-line no contexto educacional, suas potencialidades e limitações dentro deste conjunto. O destaque será dado à atuação e como ocorre o processo de comunicação, aprendizagem, atuação dos profissionais e alunos nos processos educativos a distância. Assim a atuação dos tutores e mediadores pedagógicos nos ambientes virtuais de aprendizagem compôs o objetivo deste trabalho. Para consolidar este trabalho foi realizado um estudo de caso a fim de coletar dados referentes às interações que ocorrem no ambiente virtual, envolvendo equipe técnica do curso, alunos, material didático, avaliação e as ferramentas de comunicação disponíveis no ambiente. A finalização será por meio dos pontos expostos durante o trabalho.
- MonografiaSoftware livre na educaçãoGomes, Daniela Akimi Toyoda (2013-06-03)Este trabalho apresenta a temática do software livre e sua adequação na educação. A ênfase será dada a utilização e implantação em todos os setores como o educacional, empresarial e doméstico. Desta forma pretende-se esclarecer a importância do uso de software livre e desmistificar os preconceitos ainda existentes neste assunto. O presente estudo também abordará um breve histórico, conceituação de software livre, vantagens e desvantagens e para concretizar o trabalho será exposto informações sobre a implantação e utilização de soluções livres em escolas.
- MonografiaO uso das redes sociais no ambiente escolar e suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagemRochael, Débora Sanchez (2013-05-06)Este trabalho aborda o surgimento das redes sociais, seu uso na atualidade por diferentes segmentos da sociedade, assim como na educação. Busca esclarecer ao leitor que a sociedade vive em rede desde a pré-história, passou por especializações que transformaram a comunicação rudimentar entre os homens em interações mais sofisticadas com apoio das novas tecnologias de comunicação e informação. Também apresenta a utilidade das redes sociais como recurso para a divulgação de notícias, organização de manifestações sociais, pesquisa e divulgação de informações pessoais, estabelecimento de relações por afinidades, gostos, interesses pessoais, profissionais e educacionais consolidando as redes sociais tecnológicas como uma das principais ferramentas da era da informação. Por ultimo, mostra a relação que as redes sociais podem estabelecer com a educação, sejam elas, redes sociais públicas ou educacionais. Essa abordagem serviu como embasamento para apresentar neste trabalho o planejamento de uma rede social exclusiva à educação, assim como o exemplo de sua utilização em uma aula de história.
- MonografiaPesquisa na internet: a webquest na educação de jovens e adultosCabral, Thaís Ginícolo (2013-04-29)Este trabalho apresenta a pesquisa realizada em uma escola pública da cidade de São Paulo, com alunos da modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O foco da pesquisa é analisar a relação entre EJA e webquest, conceito criado por Bernie Dodge em 1995, na Universidade Estadual de San Diego – EUA. Tal conceito pode ser definido como uma metodologia de pesquisa guiada na internet e, por meio dele, pretendeu-se investigar a eficácia no processo de aprendizagem dos alunos. Com o intuito de construir uma relação entre a tecnologia e a modalidade de ensino aqui tratada, foi necessária uma contextualização com a informática na educação e os seus desdobramentos no ambiente escolar para, então, ser analisada a relevância da webquest na aprendizagem da turma escolhida. Além de uma pesquisa acerca dos temas citados, foi feito um relato da intervenção pedagógica realizada nas aulas de informática com a aplicação do projeto Webquest: currículo. Devido à diferença entre níveis de aprendizagem dos alunos, este recurso não atendeu completamente às expectativas inicias, fazendo com que o projeto sofresse alterações no decorrer da aplicação. Apesar da webquest não ter sido utilizada em sua plenitude, a maioria dos alunos conseguiu cumprir a tarefa proposta e avaliou que o recurso foi relevante para a aprendizagem.