Teses
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseA Educação Ambiental (EA) em contexto de ressocialização de adolescentes em conflito com a lei: mudanças de percepção ambiental e éticaVarela , Daniel Rodrigues Silva Fernandes (2024-08-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa teve como objetivo investigar a educação ambiental (EA) como uma ação modificadora da percepção ambiental e ética de adolescentes em conflito com a lei. Deu-se a partir da construção de um caminho teórico, utilizando autores que debatem as relações da construção ética e educacional para verificação da educação ambiental como processo deflagrador de construção de consciência ética e ambiental desses jovens em medidas de restrição de liberdade. O estudo percorreu as problemáticas ambientais históricas e contemporâneas a fim de relacionar as questões ambientais e sociais, que levam ao racismo e racismo ambiental e, consequentemente, ao processo de criminalidade de adolescentes em estado de vulnerabilidade social. Com base em conceitos e ações propositivas em educação ambiental e ética, a pesquisa buscou construir novos valores sociais e ambientais. A formação básica em EA foi oferecida aos servidores do sistema socioeducativo das unidades de internação CASE, capacitando-os para aplicar atividades de EA. Através de entrevistas, foi possível avaliar os comportamentos esperados dos adolescentes que participaram dessas ações e projetos. Os resultados indicam caminhos viáveis para incorporar a EA como uma atividade permanente e essencial no processo de ressocialização. Além disso, propõe-se o cumprimento das prerrogativas legais brasileiras, como a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). - TeseA escritura digital expandida de Wilton Azevedo : influências criativas entre artistas, professores e pesquisadoresMoreira, Hugo Daniel Rizolli (2023-10-27)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A pesquisa aqui proposta investiga as influências criativas que nascem das relações entre Wilton Azevedo, professores, artistas e pesquisadores. Se desenvolve no contato entre as linguagens da arte, relações homem-máquina e dispositivos digitais. Esse estudo reflete sobre o desenvolvimento de escrituras estabelecidas há séculos, desde o surgimento do código binário até ambientes virtuais, inspirado em experiências de Azevedo na elaboração do conceito de Escritura Digital Expandida. Essas mediações se constituíram nas trocas de Azevedo com os pesquisadores Menezes, Bairon, Santos e Bootz, e ganham potência criativa em relações artísticas, docentes e de pesquisa. Analisou-se os processos metodológicos e procedimentais, embasados em autores como Lieser, Salles, Flusser e Reas & McWilliams, que influenciaram criativamente professores, artistas e pesquisadores egressos do PPG-EAHC da Universidade Presbiteriana Mackenzie, discutindo elementos que podem ser considerados como embriões de uma nova teoria da gestalt, pensada a partir de conceitos como repetição, iteração, parametrização e mineração. Apesar da morte de Azevedo, sua alma intelectual resiste ao tempo, continuando a influenciar, além da geração que foi diretamente impactada por ele, o futuro de seus orientandos e pesquisadores que orbitaram em sua mente criativa, revelado em esboços, fotografias, performances e experiências teatrais. Foram entrevistados os ex-alunos de Azevedo: Vigna, Dimitre, Varlesi, Abiorana e Bellicieri, que pensaram seus percursos acadêmicos, docentes e artísticos, legitimando esses rastros criativos contemporâneos. Os resultados foram demonstrados além de textos reflexivos, na construção de mapas mentais que exploram relações de percepção, sentidos, processos e experiências de criação, em aquarelas desenvolvidas no decorrer da pesquisa. Demonstra-se que a troca de linguagens de nosso tempo não se encontra somente na representação direta de formas, cores, sons e movimentos, mas no diálogo conceitual, prático e criativo que se estabelece entre as mentes humanas e experiências digitais inventadas pelo próprio homem, que se constituem como processos criativos entre artistas, professores e pesquisadores. - TeseA expressão cromática: como os artistas se encantam com as coresNovaes, Gilson Alberto (2024-02-21)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa sobre as cores! As cores encantam as pessoas de todas as idades: crianças, jovens, adultos, idosos... Um olhar mais cuidadoso sobre os grandes mestres da pintura e logo percebe-se como, cada um em sua modalidade de atuação, manifestou sua preferência por determinada cor, manifestações essas no tempo, no espaço e em diferentes materialidades e técnicas artísticas. Essa pesquisa estuda a “Teoria da Cor”, basicamente, nas obras de Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Johann Wolfgang von Goethe, Michel Eugène Chevreul, Konrad Fiedler e Johannes Itten, oferecendo ênfase aos discos das cores criados por alguns deles, buscando sintetizar cada teoria, no seu devido tempo, na profissão de cada um, bem como em suas regiões geográficas e como fizeram abordagens diferentes sobre o tema “Teoria das Cores”. Adotou-se como campo de estudo, um fenômeno de interesse interdisciplinar. As diferentes teorias das cores desses estudiosos da visualidade foram desenvolvidas em diferentes campos do conhecimento, o que mostra claramente a potência interdisciplinar do presente objeto de estudo, cujo argumento é a cor. Leonardo era um artista italiano, Newton, um físico inglês, Goethe, um filósofo alemão, Chevreul, um químico francês, Fiedler, um escritor e artista belga e Itten, um pintor, professor e escritor suíço. Apresentadas as teorias, a pesquisa vai mostrar no tempo e no espaço, uma relação “Artista/Cor”, buscando n’a expressão cromática, como os artistas se encantam com as cores. Por meio de revisão bibliográfica e análise de documentos, pesquisou-se as cores primárias — amarelo, vermelho e azul — e as secundárias — roxo, verde e laranja —, além de uma cor terciária — o marrom. Para cada cor, identificou-se um artista que a tenha usado com mais frequência em sua obra, usando-a com prioridade sobre as demais, combinando e interagindo umas com as outras. As sete cores e os sete artistas pesquisados, geraram no presente trabalho, seus respectivos “discos das cores”, mostrando no círculo cromático, as cores de preferência de cada um. Estudar as cores ao longo do tempo e do espaço, permitirá conhecer como esses artistas viveram seus dias e suas opções por determinadas cores em detrimento de outras. A presente pesquisa pretende atingir artistas, estudantes de arte, acadêmicos de um modo geral, abordando um tema que até então não se tem notícia, porém sendo notória aos olhos dos críticos de arte, a predileção desses pintores e artistas sobre determinadas cores: Van Gogh, Yves Klein, Matisse, Monet, Tom Wesselmann, Iberê Camargo e Rembrandt. - TeseA obra de arte como caminho de valorização da subjetividade das pessoas negras na sociedade brasileiraCaetano, Sheila Cristina Silva Aragão (2024-08-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta tese tem por objetivo problematizar, por meio da obra de arte “Cantos da Esquina” de Maxwell Alexandre, a construção da subjetividade do negro no Brasil pela perspectiva da História Cultural, de modo a auxiliar na construção da humanidade de pessoas negras e percorrer discussões sobre o eurocentrismo, para pontuar a objetificação da afrodiáspora brasileira juntamente com os privilégios da branquitude. Como solução para modificar essa coisificação, foi utilizado as funções da arte junto com a teoria do empoderamento nas obras de arte, proporcionando uma destituição da objetificação de pessoas negras. A subjetividade da população negra segue carregada de permanências históricas que, em comunhão a intercorrências diversas, limitam esse grupo ser percebido em sociedade com humanidade. A base teórica e metodológica que sustentou a tese foi a da Ella Shohat, Temuu Maki e Patrícia Hills Collins. O resultado foi um caminho visual por meio das exposições com temática e curadoria negra na cidade de São Paulo entre 2019 e 2024, historicizando as mesmas e proporcionando uma decolonialização do ver. Por conta disso, é possível quebrar os estereótipos impostos a afrodiáspora brasileira, tanto por conta do eurocentrismo quanto da colonização, e com isso, tornando possível a valorização das pessoas negras na sociedade brasileira. - TeseA práxis da educação intercultural no colégio estadual hispano brasileiro João Cabral de Melo Neto na perspectiva latino-americanaSgoti, Silmara de Mattos (2024-12-18)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Os processos de globalização impactaram de forma significativa a América Latina, ampliando desigualdades econômicas e sociais, especialmente a partir da década de 1990, com a intensificação das práticas neoliberais, que subordinaram a região aos interesses das potências econômicas. Esse contexto promoveu uma reorganização das sociedades, aumentando a circulação de pessoas, produtos e ideias, fortalecendo a interação entre culturas e resultando em um multiculturalismo que, embora aparente ser inclusivo, mantém na sua prática, hierarquias de poder. Nesse cenário, a educação configura-se como um vetor essencial para a formação de sujeitos críticos, capazes de compreender e resistir às dinâmicas da globalização excludentes. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a práxis da Educação Intercultural em uma escola pública brasileira de ensino médio e sua contribuição para a formação de sujeitos críticos e atuantes na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, sob a perspectiva latino-americana. Os objetivos secundários contemplam a análise da interculturalidade crítica, conforme os aportes teóricos de Catherine Walsh; a decolonialidade do poder e do conhecimento, segundo Aníbal Quijano; os desafios da práxis educativa intercultural no contexto escolar, com base em Vera Candau; a análise da implementação da interculturalidade no Projeto Político Pedagógico (PPP), considerando sua abordagem interdisciplinar, transversal e decolonial no currículo, e a ótica de estudantes e professores sobre a formação intercultural na prática. O estudo de caso foi realizado no Colégio Estadual Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto, localizado no Rio de Janeiro, uma instituição de ensino médio regular, com proposta de proficiência na língua espanhola e declarada intercultural. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com professores estudantes e gestores, e a análise documental do Projeto Político Pedagógico (2017-2024) da instituição. Os resultados indicam a presença de práticas de diálogo intercultural no ambiente escolar, promovendo a valorização da diversidade e a inclusão. Essas iniciativas contribuem para a construção de um espaço educativo mais equitativo, mitigando formas de violência simbólica, verbal e física por meio do reconhecimento da alteridade. Observou-se que a Educação Intercultural favorece o desenvolvimento do pensamento crítico sociopolítico dos estudantes, fortalecendo seu protagonismo e potencial de atuação política diante das desigualdades sociais. Contudo, a efetivação dessa abordagem enfrenta desafios significativos. A formação desigual dos professores em temáticas como interculturalidade e decolonialidade compromete a transversalidade desses conteúdos no currículo. E questões estruturais da política educacional do Estado do Rio de Janeiro, como a redução da carga horária para planejamento pedagógico, dificultam a construção de práticas interdisciplinares. A inadequação dos espaços físicos também limita a inclusão de pessoas com deficiência e restringe atividades pedagógicas integradas. Soma-se a isso o subaproveitamento do regime de ensino integral, dificultando a implementação de práticas interculturais eficazes. Esses fatores, entre outros citados na pesquisa, resultam na fragmentação da práxis da Educação Intercultural na instituição analisada. - TeseÀ sombra da vida nua: uma leitura biopolítica da infânciaBentes, Jackson Luiz Nunes (2014-09-01)
Educação, Arte e História
A tese desta investigação segue duas linhas paralelas. Na primeira desenha-se a história da infância a partir da qual é possível dizer que se construiu uma identidade da infância. Na segunda, entra em jogo a questão da vida à sombra da infância . Nesta linha, tem-se em mente que Walter Benjamin, autor fundamental para este trabalho, ao cunhar o conceito de vida nua , abriu caminho para se pensar a questão da infância sob um viés que, mais tarde, Michel Foucault, ainda que se ocupando de outras questões, chamou de biopolítica. Para realizar esta investigação, percorre-se um caminho que perpassa os meandros da história, da condição do ser ao qual se deu o nome de infância e o ser que se chamou de criança. O problema central é pensar a questão da vida deste ser chamado criança enquanto esta vida é determinada pelo poder. Refletindo sobre a criança e a infância, ou as infâncias, desde a filosofia até a linguagem do cinema, encontrou-se o filme O Enigma de Kaspar Hauser , que revela um personagem emblemático daquilo que Benjamin chamou de vida nua . Juntamente com a análise deste filme, a intenção da presente pesquisa é resgatar uma reflexão sobre a infância que seja capaz de levar em conta a produção cultural da infância para além da naturalização do infantil. A pergunta que serve de fio vermelho costurando as linhas paralelas refere-se ao problema da naturalização. A linguagem parece ser o que permite pensar a criança e a infância e toda a submissão ao poder à qual ela foi condenada indo, por meio disso, para além das ilusões da natureza . - TeseA abordagem rizomáticaMoraes, Renato Bulcão (2017-08-03)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Wilton Azevedo wrote his pos-doctoral paper The Beginning of the Expanded Scripture in 2009, at the University Paris 8. Azevedo made a semiotic study of the possibilities of poetry in the network environment of the Internet. He believed that his idea of expanded writing was not limited to poetry but also to education. He realized that in the 21st century everything that proposes knowledge building and art, should be developed in a rhizomatic approach. Using the methodology of Graça Mizukami to analyse educational approaches, we intend to verify if the proposal of Azevedo allows a teaching-learning practice that may be used in the internet environment. Also, as we combine Azevedo's ideas with Mizukami's methodology, we will collate examples that contribute to the understanding of what could constitute a rhizomatic education. In the course will be examined the ideas of G. Deleuze and F. Guattari, who adopted the term as a concept for their book Thousand Plateaus. - TeseAcaso, destino e sorte: o contemporâneo sob o prisma de Woody AllenBiffi, Luciana Angelice (2022-08-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Woody Allen é um cineasta com características sui generis. Ele se configura como um artista intelectual uma vez que ele debate temáticas frequentes em suas obras, apresenta problemáticas como em um romance de tese, por vezes aborda questões filosóficas e elabora personagens à luz do contemporâneo e pelo viés da sociedade norte americana, os quais ele está inserido. Para além de objeto para ciências humanas como a História e a Filosofia, e diante das diversas temáticas abordadas na sua cinematografia, o acaso e o destino ganham destaque em alguns roteiros. Contudo, Woody traz para dialogar com esses conceitos a ideia de sorte, que se apresenta tanto como um conceito quanto um valor para a sociedade contemporânea. Nesse afã, é necessária uma sistematização da obra de Allen, dividindo-os em ‘fases’ ou ‘faces’, para melhor compreendê-lo. Após a categorização, as ideias de acaso, destino e sorte vão se evidenciando de formas diversas em sua obra. Entretanto, para o aprofundamento na obra, três filmes são objetos centrais desta pesquisa: ‘Crimes e Pecados’ (1989), ‘Match Point’ (2005) e ‘Tudo Pode Dar Certo’ (2009). Os conceitos aparecem nos filmes como forma, através da linguagem cinematográfica, e como conteúdo de suas obras, onde seus personagens dissertam sobre eles. Conjuntamente com a atividade metodológica da decupagem dos filmes, é realizada uma análise de roteiro, próxima da semiótica, das cenas, dos diálogos e de outros aspectos importantes que o artista constrói como recurso dramático. Essa interpretação, por vezes se relaciona com outras referências artísticas, em um exercício comparativo com a literatura russa de Dostoievsky, principalmente com ‘Crime e Castigo’ (1866), e com a filosofia niilista e existencialista. Se a obra é ela e tudo o que foi produzido sobre ela, o diálogo com outras produções, principalmente de outras áreas, auxilia e fundamenta essa análise. Assim, a tese de que a sorte é um valor contemporâneo para Woody Allen, aparece como argumento nos filmes e se efetiva a partir de um olhar crítico do mundo contemporâneo. Seja pelo prisma do pós-moderno e da liquidez de Bauman, de um mundo dinâmico e complexo como aponta Nassin Nicholas Taleb e de uma perspectiva crítica da sociedade norte americana, como faz o sociólogo Francis Wheen. Finalmente, a cinematografia de Woody Allen nos chama para refletir sobre esses temas tanto em aspectos epistemológicos, quanto no âmbito individual. Seu olhar permeado de noções a priori, de subjetividade e da especificidade do seu tempo, tornam os conceitos de acaso, destino e sorte palavras complexas, que possuem uma circularidade cultural. - TeseAisthesis: vestígios sobre produção e ativação da estesiaCarvalho, Leonardo Birche de (2024-06-26)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A palavra grega aisthesis, que pode ser traduzida como percepção sensível, recebeu desde a Era Antiga o olhar de diversos teóricos, principalmente da filosofia, que nela viam as bases para a construção do conhecimento, ou da interação do indivíduo com o mundo, ou ainda sobre a reação do sujeito frente a uma experiência. A partir do iluminismo, aisthesis dá origem a uma ciência específica pelas mãos de Alexander Baumgarten (1993), que define a nova ciência como estética, uma ciência da percepção sensível, entendendo-a em sua totalidade e autonomia. Desde então, a aisthesis é retomada por pensadores interessados nas formas de interação e experiência dos indivíduos com as obras de arte, como podese observar em Immanuel Kant (2016, 2020), Liev Vigotski (2001, 2003, 2005), Hans Robert Jauss (1994, 2002a, 2002b) e Jacques Rancière (1996, 2009a, 2009b, 2011, 2012, 2021). Esta pesquisa é iniciada pelo acercamento da conceituação dada para aisthesis no percurso histórico por esses teóricos, que fundaram as discussões sobre a percepção sensível ou revolucionaram os pensamentos até então correntes. Após o acercamento conceitual, a pesquisa percorre duas obras artísticas, a instalação Através, de Cildo Meireles, e a instalação Florestania, de Eliana Monteiro, objetivando responder à pergunta: estaria a estesia, como perturbadora do repouso dos sentidos, integrada ao processo de criação de artistas e produtores culturais contemporâneos? As obras são apresentadas e estudadas a partir de depoimentos de seus criadores registrados em literatura e audiovisual, bem como a partir da fortuna crítica, de depoimentos de espectadores e de demais pesquisadores, construindo cenário que possibilita afirmar sobre a intencionalidade de criadores na ativação da estesia para o público e na proposição de vivência estética em suas obras e a relação do campo da produção nessa ação. - TeseAlguma música brasileira muitas Semanas antes de 22. Nacionalismo e Modernidade em Alexandre Levy e Alberto Nepomuceno.Modolo, Parcival (2022-06-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta pesquisa pretende apreciar a “Semana de Arte Moderna de 22”, buscando ratificar sua importância para a sedimentação dos conceitos de uma arte moderna e nacional, brasileira, mas reconhecer a pertinência e o valor de movimentos artísticos culturais anteriores, em especial no que se refere à música, na consciência, antes, e nas experiências práticas depois, de uma linguagem – musical, no nosso caso – nacionalista e moderna, na qual já se pode identificar claramente padrões que podem ser entendidos como tais, padrões esses tipificados na obra de Alberto Nepomuceno e Alexandre Levy, compositores que tomaremos não como exceções, mas sim como exemplo do que outros seus contemporâneos também o fizeram. É a partir da concepção de história processo, pois, que relacionamos a linguagem moderna e nacionalista, evidente nas composições de Levy e Nepomuceno, com as transformações culturais, sociais e políticas presentes na passagem do século XIX para o XX, construtoras dos conceitos de modernidade e arte nacional apregoados e defendidos na Semana de 22, até porque não cremos que a História caminhe sincrônica e linearmente na direção de um futuro inevitável. Foram nosso lastro conceitual Bauman, Bobbio, Bourdieu, Hobsbawm e Le Goff, dentre outros. Textos recentes, publicados em razão do centenário da Semana de Arte Moderna, efeméride esta que também nos mobilizou para esta pesquisa, abonaram nosso argumento central. O ano de 2022 comemora o primeiro centenário da Semana e o segundo da Independência do Brasil. Bom tempo para reavaliações. - TeseAs Amazônias da Cazumbá: a fotografia como vivência de antropologia visual e socioambiental para revelar uma reserva extrativista e sua culturaVasconcelos, Aurelice da Silva (2019-02-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This study has revealed the journey and the results of a photographic image production at the Cazumbá-Iracema Extractive Reserve, Acre, and an original photographic work. The research has used visual anthropology which aims to study mankind through images. The objective was to reveal the lifestyle and peculiarities of the extractivist culture. To capture how extractivists perceive the world, the methodology included use of phenomenology, oral histories and interpretation of the images produced by both the researcher and the extractivists themselves. In this research images were used as data and catalysers of visual and poetic narratives, which go beyond the mere task of illustrating texts. With this photographic work of almost ten years, it was possible to give voice to the extractivists, rescue memories, value the extractivist culture and create aesthetic experiences with the dwellers of the Reserve. The photographic workshops were conducted following principles of a critical and transforming environmental education, allowing for the creation and strengthening of meetings, revealing space for creation, strengthening bonds, stimulating imagination and co-imagination. With this, we could see the strengthening of ecological subjects, scientist citizen, and the unfolding of potential political and social events such as the growth of community-based tourism and a collaborative network between dwellers, researchers and visitors from a particular way of establishing bonds. The main theoretical reference was Paulo Freire who built the base for pedagogical discussion and reflection about reflexive, cultural, conscious and emancipatory educational processes. The images had the role to provoke thoughts, questionings and changes. The extractivist culture was revealed from a transdisciplinary vision based on social and affective intervention through use of the photographic language, a process which promoted cultural consciousness, identity values and environmental behaviour. - TeseAntônio Abujamra: inquietações brechtianas na cena teatral do BrasilCampos, Luiz Antonio Souza (2024-08-24)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente tese tem como objeto de pesquisa o diretor, ator, produtor e provocador Antônio Abujamra. A investigação parte do pressuposto de que Abujamra foi um diretor brechtiano por excelência, explorando suas contribuições significativas ao teatro pelas cidades brasileiras em que passou e sua inclinação para o teatro político e crítico. A tese explora a sua trajetória artística em Porto Alegre, momento em que se envolveu ativamente no Teatro Amador, destacando os espetáculos em que trabalhou e os movimentos culturais em que esteve presente. Seu processo de formação teatral foi enriquecido com a obtenção de uma bolsa de estudos, fato que lhe permitiu estagiar com Jean Vilar, Roger Planchon e no Berliner Ensemble, entre 1958 e 1960. Tais estágios foram fundamentais para estruturar sua abordagem brechtiana, influenciando profundamente sua carreira subsequente. A tese propõe identificar e analisar sua marca brechtiana através de cinco dramaturgias encenadas e dirigidas por Abujamra ao longo de cinco décadas distintas, fornecendo um panorama abrangente de sua carreira e evolução artística. Foram adotadas como estratégia metodológica as seguintes ações: análise documental e contextual; revisão e pesquisa bibliográfica; e entrevistas. As obras selecionadas para análise são Sorocaba, senhor!; Os efeitos dos raios gama nas margaridas do campo; Morte acidental de um anarquista; A resistível ascensão de Arturo Ui; e Hamlet é negro, seguindo os rastros e evidências que comprovam sua abordagem brechtiana. Cada obra é examinada em seu contexto histórico e cultural, destacando como Abujamra incorporou elementos do teatro de Bertolt Brecht. Além da análise das obras, a tese busca oferecer uma visão detalhada da formação de Abujamra, desde seus primeiros passos no teatro até suas influências mais marcantes. Ao posicionar Abujamra como um diretor brechtiano, a tese não apenas ilumina sua obra e legado, mas também contribui para uma compreensão mais ampla do impacto de Bertolt Brecht no teatro brasileiro. Abujamra utilizou os preceitos brechtianos para desafiar e subverter convenções, engajar o público e promover uma reflexão crítica sobre a sociedade, características essas que permeiam todas as fases de sua carreira. - TeseO apagamento histórico da guerra do pau de colher (Bahia, 1932-1938)Araújo, Wllyssys Wolfgang Reis Dias (2023-02-09)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A década de 1930 foi uma das mais áridas do século passado para a história do Brasil. Em meio às estiagens prolongadas e à situação política conturbada, a região nordeste vivia um caos social que resultou em movimentos como o Cangaço de Lampião em Pernambuco, o Sítio Caldeirão no Ceará e o Movimento do Pau de Colher na Bahia. Em ordem de repercussão, este último foi o que menos ecoou ou teve seus acontecimentos estudados, visto que não consta sequer na História Oficial do Brasil. Assim, durante essa pesquisa nos debruçamos sobre a ótica do silenciamento e do apagamento histórico provocado intencionalmente pelas instituições oficiais brasileiras. Recorreremos em muitos momentos às falas dos sobreviventes ouvidos para esta pesquisa, correlacionando-as às ponderações de estudiosos ou contrapondo-as à bibliografia que, mesmo escassa, amealhada numa cuidadosa investigação deste pesquisador, contribuirá significativamente para o reconhecimento do lugar das vítimas e de suas famílias. Com isso, essa tese deve figurar, sobretudo, como uma contribuição aos estudos e análises da Guerra do Pau de Colher, que permite o engrossamento de pesquisas acerca das manifestações religiosas no Nordeste, no Brasil e, quiçá, no mundo. - TeseAprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafiosRamirez, Rodrigo Avella (2017-06-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente não se limitam às fases iniciais da docência, nem a modelos prescritivos de treinamento. O cotidiano profissional do professor é marcado por práticas e desafios resultantes das mais variadas experiências vivenciadas, porém, poucas vezes socializadas. Tendo a experiência profissional como eixo norteador deste trabalho; considera-se, o professor, em seu local de trabalho, como o principal produtor de conhecimentos sobre sua própria prática docente. Como referencial teórico, utilizam-se teorias que têm na epistemologia da prática o seu alicerce, tais como: base de conhecimento para o ensino e processo de raciocínio pedagógico; grupos colaborativos e comunidades de aprendizagem; professor reflexivo e postura investigativa. Particularmente, este trabalho atenta para um grupo de quatro professores experientes de língua inglesa que atuam no ensino superior, público e tecnológico. A partir de uma perspectiva colaborativa de trabalho, busca-se compreender como esse grupo analisa suas aprendizagens, suas práticas pedagógicas e as próprias contribuições das ações exercidas pelo grupo como espaço de desenvolvimento da docência. Para tanto, constitui-se uma pesquisa de natureza qualitativa, que adota como estratégia metodológica a pesquisa narrativa. Ao longo de oito meses, encontros quinzenais, coletivos e individuais, foram gravados e transcritos os quais vêm a compor os textos de campo usados como coleta de dados. A análise das narrativas coletivas e das histórias de vida individual dá-se de acordo com o conceito de espaço tridimensional da narrativa (Clandinin & Connelly, 2015) e confirmam o grupo como um espaço de formação que potencializa o desenvolvimento de paisagens de conhecimento profissional. - TeseAprendizagem e desenvolvimento profissional de professores do ensino superior: práticas pedagógicas com o uso de tecnologiaBratti, Marilia Pizzatto (2015-08-31)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta pesquisa, sobre a formação do educador teve por objetivo efetuar a análise das trajetórias de aprendizagem e desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior que utilizam as tecnologias digitais de informação e comunicação em sala de aula. Esta problemática surgiu a partir da necessidade, que ora se impõe ao docente, de efetuar a incorporação das tecnologias digitais em sua prática pedagógica superando o caráter tecnicista dessa ação. No entanto, não é possível ignorar que a incorporação das tecnologias digitais na prática docente não acontece de maneira natural. Essa incorporação é processual e contínua e encontra-se relacionada a questões como: amplo acesso às ferramentas tecnológicas; uma formação superior que garanta ao docente uma base de conhecimento para que as tecnologias digitais sejam incorporadas para além do seu caráter tecnológico; e um programa de desenvolvimento profissional que estimule o uso das tecnologias digitais. A partir do oferecimento dessas ferramentas ao docente, há a possibilidade de se estabelecer um debate e uma reflexão acerca da importância, e da contribuição pedagógica, que a incorporação das tecnologias digitais podem desencadear na prática pedagógica do docente e no processo de ensino e aprendizagem. Esse estudo embasou-se nos princípios da abordagem qualitativa de cunho analítico-descritivo, no referencial teórico e na contribuição de dez docentes com tempo de experiência significativa no campo da docência no ensino superior e que desenvolviam sua prática pedagógica a partir da incorporação das tecnologias digitais. Os docentes entrevistados responderam um instrumento de pesquisa – questionário semiestruturado – e forneceram informações e subsídios que contribuíram para a construção da seguinte consideração: o processo de incorporação das tecnologias digitais na prática pedagógica não se constitui numa garantia de melhoria na qualidade da prática docente. Somente se dará uma incorporação efetiva das tecnologias digitais quando os docentes se assumirem como protagonistas de sua prática, isso significa dizer que os docentes possuem a responsabilidade e o compromisso permanente com processos de formação profissional e quando as políticas públicas educacionais considerarem que o trabalho docente se desenvolve além da esfera de executor de planos e programas planejados alheios a sua participação. - DissertaçãoA apropriação dos conceitos de martírio (narrativa de karbala) e jihad pelo Hezbollah e a questão da violência como forma de resistênciaLuz, Flávia Abud (2018-02-22)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The martyrdom of Hussein and his companions at Karbala, Iraq, was a major turning point in Islamic history in order to draw the religious doctrine and Shiite identity, a fact that highlighted the differences (primarily political) between Sunni and Shiite. The narrative of the event, evoking the ideas of suffering, compassion, justice and even sacrifice for a greater good, throughout history overlaid as a political tone and became part of critical speeches on politics, social and economic aspects, directed at the “external enemies”, such as imperialism, or within, such as local leaders pressures. In the lebanese context the reading of Karbala‟s narrative and the martyrdom of Imam Hussein as made from 1960s by Musa Al-Sadr and later by Ayatollah Muhammad Husayn Fadlallah rescued the revolutionary and political potential of Karbala‟s narrative by presenting the Imam‟s martyrdom as an act of courage and religiosity that had as one of the objectives to defy a political order perceived as oppressive and deviant of Islamic values (such as justice). From the experience of process such as conflicts between Shiite communities in southern Lebanon and soldiers of Palestinian armed resistance, incursions by Israel‟s defense forces into the country (1978 and 1982) and the intensification of the Lebanese civil war (1975-1990), that a militant shiite discourse articulated in the interaction of the concepts of martyrdom, jihad and resistance was forged, sought space and adherents among shiites and manifested through Hezbollah, a self-declared resistance movement that took advantage of the use of violence against foreign targets (Israel‟s defense forces) and their internal allies in Lebanon, such Southern Lebanese Army. This research sought to investigate the link between the interpretation of Shiite doctrine, especially the founding aspects of the aforementioned division of Islam, such as martyrdom (mainly Karbala‟s narrative) and jihad, and Hezbollah‟s activities in Lebanese territory since its inception in 1978 until 2009, when the party participated in the governmental dialogue aimed of stabilizing Lebanon after the political crisis established in 2005, agreed to participate in the cabinet and published a new manifesto. - TeseArte e cultura da moda como fundamentos do vestir contemporâneoGarcia, Sueli (2014-02-14)
Educação, Arte e História
A presente tese, intitulada Arte e cultura da moda como fundamentos do vestir contemporâneo , teve como hipótese central a questão do ato de vestir como expressão das conexões entre arte e cultura da moda. A ideia central foi investigar a moda e sua importância na formação da subjetividade como meio de elaborar uma aparência que revele a dimensão do autoconhecimento do indivíduo. A aparência reflete o entendimento que o indivíduo tem de si, como também de sua identidade como um modo de ser. A questão simbólica e a interdisciplinaridade da moda correspondem às expectativas do indivíduo no processo da criação de uma aparência que extrapola a sua funcionalidade. A moda na esfera do sensível nos permite refletir sobre o grau de autoconhecimento do indivíduo que se expressa por meio das imagens provenientes da vestimenta no espaço público. Portanto, o autoconhecimento expresso pelo indivíduo por meio da aparência e da moda o posiciona no mundo como um modo identitário de ser, isto é, de expressar o seu self. - TeseArte em Cena: teatro na escola pública como prática de liberdadeOliveira, Marcia Cristina Polacchini de (2014-12-17)
Educação, Arte e História
The present work discusses the Art on Stage Project, its creational and development process, held at the State School Plínio Barreto in São Paulo county, and also includes the analisys of the projects student theater company (2007-2014), a teen s group that holds the same name, and evaluates its creative process, assemblies and performances that took place at school and beyond. This research assumes that the theater concept is a practice of freedom and a possibility to provide the opportunity for public schools students and alumni to expand their ability to create as well as to be part of a constructive process, and also assumes theather as a facilitator of their potentialities development in today's society, with an more human and active participation. I take the premise that art - theater - constitutes a critical and transformative educational activity, and I use Edgard Morin, Paulo Freire, and Lev Vigotski thoughts, in a historical and cultural perspective, as well as theatricals Constantin Stanislavski and Augusto Boal theories and practices, to promote a qualitative approach investigation assumed as action research, that includes the direct participation of the students involved in the process. This work developed a methodology which reframed action research due to a critical-dialogical and participatory process that understands that students can become empowering agents and art and culture producers. - TeseA arte na contemporaneidade: Presenteausente: da experiência de passagem para a existênciaDuarte, Keller Regina Viotto (2014-02-21)
Educação, Arte e História
The work developed presents the setting and occupation PRESENT/ABSENT, embodied through a photo job made by the artist. Its result is presented in the first part of the work and reveals the fictional and artistic self refered approach the author gave to the process as a narration of the research's paths, which are shown in the second part of the work. In a dialogue between times and spaces, it was necessary to build up environments for that artistic production. They can be hypermedia spaces (virtual space mainly on internet, such as blogs and social nets) as well as regular spaces (real environment such as the one selected, which is a hotel room) here named as the artist cabin. The artist family album is considered the starting point for a gathering and selection of the artist s father pictures, together with some personal objects of his. Those objects make up the data that will be related to other artist images produced in different times and spaces aiming at a new fictional and self-referenced creation. This way the artistic creation is developed building up new materials making use of specific elements of visual languages presented in the compositions through similar and contrastive approaches. From this action it can be identified the passage experience as much as the existence. In this study, both the artist and her father s existences are revealed in a expressive-reflected dimension embodied in an interdisciplinary doctoral these as a contemporary artistic production. - TeseAteliê efêmero: uma expedição poética com encáustica, arte, saúdeNogueira, Ana Carmen (2022-05-05)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa tem como foco os processos artísticos vividos no Ateliê Efêmero – um ateliê circulante e remoto com a pintura encáustica, buscando verificar se ela possui a capaci dade de impulsionar a experiência do fazer artístico, além de ter valor terapêutico e regenera dor. A ideia de um ateliê que se desloca no tempo e no espaço surgiu em função da pandemia de COVID-19. A pesquisa tem como base a artografia (IRWIN, 2013), fundamentada na me todologia de pesquisa baseada em arte (PBA) com especial olhar sobre a Arteterapia (McNI FF, 1998), possibilitando as expressões artísticas dos participantes-pesquisadores como forma de investigação em conformidade com processos cartográficos. Para o tratamento e análise de dados coletados durante os quatro encontros individuais com os 27 participantes-pesqui sadores, por meio de diários de bordo, foi utilizado o software livre Iramuteq, desenvolvido na França, que desde 2013 vem sendo utilizado no Brasil. Assim, são mobilizadas diferentes formas de pensar o uso criativo e rigoroso da arte em todo o processo da pesquisa como uma experiência imersiva e reflexiva a partir das vivências e experiências de cada participante em um processo colaborativo em combinação com métodos de pesquisa qualitativos e artísticos. Identificamos, documentamos e descrevemos os complexos fenômenos que testemunharam os processos transformadores que ocorreram na união da expressão, reflexão, aprendizagens e compartilhamentos baseados na arte em busca da qualidade de vida e bem viver