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- TCC+1 jornalista contra o assédio: as consequências que o assédio pode causar no psicológico e no exercício da profissão de jornalistas (podcast)Menezes, Rafaela Pelozi de (2020-07)Este trabalho gerou a produção de um podcast que teve como finalidade mostrar, analisar e debater as consequências que o assédio pode causar no psicológico e no exercício da profissão de mulheres jornalistas dentro e fora das redações - seja assédio por superiores, colegas de trabalho ou fontes. O que também gerou a discussão de diversos tópicos dentro de um mesmo tema - a importância em identificar e abordar o assunto, visibilidade e denúncia, sororidade feminina e cultura machista. O podcast possibilitou um ambiente de apoio e compartilhamento de experiências, dando voz e liberdade para as jornalistas dividirem seus relatos e opiniões umas com as outras, e para as outras, sobre o tema.
- TCC100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922: sequência didática para a 3ª série do ensino médio e seus resultadosOliveira, Mariana Cajado de (2022)A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina que é durante o Ensino Médio que os alunos buscam ampliar e consolidar o aprendizado adquiro no período do Ensino Fundamental, além de desenvolver um diálogo entre as áreas do conhecimento. Para que essa ação ocorra de maneira satisfatória, faz-se necessário que os estudantes possam articular o conhecimento da sala de aula com o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais, de modo a aplicar estes conhecimentos em situações práticas e relevantes da vida cotidiana. Além disso, no século XXI, o docente lida, em sala de aula, com alunos que necessitam ser protagonistas de seus processos de construção de aprendizagem e identidade de forma autônoma e considerando suas criações pessoais, aspectos a serem aplicados no que tange à área de Linguagens e Tecnologias. Foi a partir da necessidade proporcionar um dinamismo nas aulas de Literatura do Ensino Médio, que permitam o protagonismo do aluno no processo de ensino-aprendizagem, e da forte relação entre Língua Portuguesa e Arte que surgiu o tema deste Trabalho de Conclusão de Curso com o objetivo de aproximar os alunos do que ficou conhecido como A Semana de Arte Moderna de 1922, um marco no Modernismo e em toda a arte brasileira. Será apresentada uma sequência de oito aulas teóricas e práticas que foi desenvolvida com alunos da 3ª. série do Ensino Médio do Colégio Aliança, da cidade de Mairinque, São Paulo, e que foram concluídas com a elaboração de um novo evento de Arte Moderna criado, organizado por eles e apresentado a toda a comunidade escolar. Foram utilizados como base teórica os pressupostos de Brasil (1996 e 2017), Cosson (2014), Rouxel e Rezende (2013), Lajolo (2008) e Zilberman (2008).
- TCC11 de setembro e islamofobia : uma análise da cobertura jornalística inicial realizada pelo the New York Times sobre os atentados de 11 de setembro de 2001 e suas consequências na perpetuação e no agravamento do preconceito contra seguidores da religião islâmicaPereira, Caroline Sargologos (2020)
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Esta monografia se trata de um estudo crítico da cobertura jornalística realizada pelo jornal americano The New York Times acerca dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, com o objetivo de identificar e compreender de que maneira esta contribuiu para a perpetuação e o agravamento da islamofobia nos Estados Unidos e no mundo. Para a produção deste trabalho, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca das origens da religião muçulmana e sua trajetória ao longo da história; dos atentados de 11 de setembro de 2001 e suas consequências; da relação de tais eventos com o aumento da islamofobia nos Estados Unidos; da história e principais valores do The New York Times, bem como de sua relevância para o jornalismo internacional. A metodologia de pesquisa adotada foi a Análise de Discurso, tendo como base teórica as obras de Helena Brandão, Maria do Rosário Gregolin e Eni Puccinelli Orlandi. Este trabalho se pauta a partir das ideias de Edward Said acerca do tratamento ocidental dado às culturas chamadas orientais. Nas matérias de cobertura dos atentados analisadas, foram encontradas evidências de generalizações, maniqueísmo e preconceito. - TCCOs 50 anos do padrinho: o legado cultural e artístico de “O poderoso chefão”Lima, Igor Vinicius Santos de (2022-06)Esse relatório de pesquisa embasa a produção de um podcast temático sobre O Poderoso Chefão, obra cinematográfica que completa 50 anos de lançamento em 2022.Durantea sua produção, foram entrevistados, de forma online, cinco especialistas relacionados ao cinema, que procuraram explicar aspectos distintos da obra. No podcast, foram tratadas temáticas como o impacto do filme para década de 1970, a relação da obra com a Nova Hollywood, suas qualidades técnicas e narrativas, a representação feminina realizada na trama e o seu legado histórico na cultura popular. Para a sua produção, foram utilizados como base livros e artigos acadêmicos que abordam sobre jornalismo cultural, podcast e o filme propriamente dito, como: Jornalismo cultural no século 21de Franthiesco Ballerini; Jornalismo cultural de Daniel Piza; A construção do personagem Don Corleonee sua influência em: O Poderoso Chefão como produto cultural de Cristine de Andrade Pires; Tendências do Podcast no Brasil: Formatos e Demandas de Marcelo Abud; A convergência do rádio: o podcast como proposta para o jornalismo em aplicativos de streaming de Alexandre André Santos Pereira e Jean Carlos da Silva Monteiro, entre outros. Dessa forma, a partir das informações obtidas, o projeto teve como objetivo enaltecer, analisar, exemplificar e coletar evidências que reafirmem o impacto de “O Poderoso Chefão” para a Sétima Arte.
- Dissertação65 anos entre Cinderelas: proposta didático-metodológica para aulas de produção textual do ensino médioQuesada, Rafaela Prinholato (2018-02-09)
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Há anos a produção Cinderela tem encantado pessoas do mundo todo. Desde a versão do longa de 1950, os estúdios Disney consolidaram-na como a princesa mais celebrada e representativa dos sonhos femininos infantis e juvenis. No entanto, com as mudanças de paradigmas que existiam sobre a figura feminina e seu papel social, foi necessário produzir uma releitura mais significativa e condizente com o mundo pós-moderno do famoso conto de fadas. O objetivo era atender às novas expectativas do público atual. Trata-se da versão live action de 2015 homônima. É a partir desse contexto que surge esta pesquisa. Almejou-se discutir, junto a turmas da 2a. série do Ensino Médio de uma escola privada, localizada em São Caetano do Sul, questões voltadas para essas mudanças, que se pautam no feminismo, cujo auge se deu a partir da segunda metade do século XX. Dessa forma, inicialmente, foi necessário estudar referenciais teóricos sobre o ensino de Língua Portuguesa desde a chegada dos jesuítas ao Brasil até os dias atuais. Posteriormente, houve uma análise comparativa entre a versão de 1950 e a de 2015. Esse estudo inicial permitiu a elaboração de uma proposta didático-metodológica, descrita ao longo deste estudo, em que se buscava a produção de um trailer sobre a versão de Cinderela que cada educando gostaria de ver. Em função do reconhecimento da realidade dos alunos, toda a proposta foi calcada nas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Como referenciais teóricos foram usados os pensamentos de Alloa (2015), Brasil (2000), Freire (2011, 2012) e Pastoureau (2007). Por fim, refletiu-se sobre a necessidade do docente, preocupado com a real formação dos seus educandos, observar os produtos culturais consumidos pelos discentes a fim de utilizá-los como ferramenta para a discussão de temas transversais da atualidade. - TCCÀ moda brasileiraCamargos, Maria Julia Farias (2022-06)O relatório de Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o documentário“ À Moda Brasileira”, dividido em dois episódios, que aborda pratos típicos e específicos da região Norte e Nordeste. Brasil é um país muito diverso etnicamente; culturas, alimentos, danças, religiões se mesclaram no território, criando uma própria identidade: a brasileira. Com isso, cada região ou cidade tiveram grandes e diferentes influências culturais em sua formação, ponto que o trabalho estuda. Assim, o projeto se aprofunda na gastronomia brasileira ao adentrar nas regiões e estados do Acre e Rio Grande do Norte, mostrando pratos e contando histórias dos entrevistados oriundos destes locais.
- DissertaçãoA narratividade bíblica no conto “na arca”, de Machado de Assis: uma análise funcionalistaCrispim, Priscila Nery Paixão (2023-08-15)
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Esta dissertação busca verificar como a linguagem (dimensão lexical e construcional) é caracterizada no texto bíblico e no conto literário machadiano. Os textos de análise no trabalho são o conto de Machado de Assis “Na Arca: três capítulos inéditos de Gênesis”, doravante nomeado apenas como “Na Arca”, e o relato bíblico de Gênesis, capítulos 6 e 7, transcrito em uma versão de tradução considerada tradicional, a Almeida Revista e Atualizada (ARA). Verifica-se que o texto bíblico apresenta um relato prescindindo de comentários entremeados na narrativa, e prezando, pois, pelo seu objetivo de ensinar e doutrinar a comunidade religiosa que nela crê. O texto machadiano, por sua vez, cria arte, na apresentação de comentários marcados com fina ironia. O objetivo da pesquisa é pôr em cotejo as características de aproximação e de distanciamento do conto à linguagem bíblica em sua versão tradicional. Para tanto, busca-se aporte teórico sobre tempo narrado e tempo comentado em Weinrich (1968), análise da conversação em Marcuschi (2010), além de recorrer-se à moldura teórica do funcionalismo linguístico analisado em Halliday (2001) e Neves (2001; 2006; 2018a). A amostra permite concluir por uma grande diferença entre as duas narrativas, apesar de ambos os textos tratarem da mesma história. A busca inicial deste trabalho foi verificar se Machado de Assis utilizou aspectos próprios da linguagem bíblica e, se usou, quais são os pontos de distanciamento e de aproximação do conto machadiano (literário) com a linguagem bíblica. A conclusão foi que há mais pontos de distanciamento lexical e mais pontos de aproximação na construção linguística. - TCC(À) espera: relatório de realização de um documentário sobre a espera na adoçãoXavier, Ana Luiza Guimarães Vieira (2021-07)
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No Brasil, o processo de adoção é composto por vários passos obrigatórios que o postulante deve seguir, entre eles se destacam a entrega de documentos, avaliações psicológicas, econômicas e sociais. Embora dados atuais mostrem que a quantidade de pais à espera de filhos é bem maior que a quantidade de crianças disponíveis à adoção, há muito o sistema segue sendo o mesmo. Este relatório trata sobre a elaboração do documentário, (A) Espera, que teve como objetivo acompanhar a vida dos candidatos na fila dá adoção a fim de expor as qualidades e defeitos da burocracia envolvendo o Sistema Nacional da Adoção e Acolhimento no Brasil e, ao mesmo tempo, evidenciar os efeitos dessa longa espera. Para tanto, foi necessário o estudo de obras, como Nichols (2005), Guzman (2017), Paiva (2004) e estudos, como Gominho e Brenda (2019). Além disso, o documentário ouviu especialistas da área, que trabalham diariamente na Vara da Infância e Juventude resolvendo o destino de famílias por adoção. Apesar dos obstáculos apresentados por causa das regras da pandemia, a produção deste trabalho contornou o problema escolhendo entregar a câmera na mão dos personagens, assim, ao acompanhar por seis meses as famílias, transmite-se uma visão subjetiva de quem vive a espera. Ao concluir a edição de ‘(À) Espera’ foi possível perceber todas as características de um trabalho jornalístico: apuração, busca por fontes, entrevistas, decupagem e edição - TeseA abordagem intertextual entre cultura de massa e literaturaGomes Junior, Edmundo (2019-08-15)
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This thesis aims to demonstrate how intertextuality can and should be used as a teaching tool, not only in Literature, but also within an interdisciplinary proposal that seeks multiple literacy. In order to accomplish that we propose the use of references belonging to the several manifestations of popular culture, among them productions defined as kitsch, such as comic books, memes and movies. Since students consume narratives in those media, through intertextuality we seek common ground between high literature and popular culture. One of the matching points of these seemingly dichotomous contexts is in religious kitsch, present in both Marvel Comics and in literary productions, including José Saramago's novel Blindness. The reading of images, both in the comic books and in the novel allows identifying the intersection of other texts, exemplifying the concept of intertextuality defined by Julia Kristeva. These practices demonstrate that intertextual exercises can aid teaching approaches as a tool to approximate the fictional universe of the student and the teacher, valuing the identities of individuals. We propose that the reading of comics does not seek to replace the reading of literary works, and in this sense, we present, instead of adaptations of these works in comic books, the analysis of the ones better known by the common public, recognizing their appeal among the youngster. The identification of intertextual elements such as parody and pastiche in kitsch productions helps to recognize them in high literature, which allows a more pleasant reading of works which are considered complex. - TCCAcesso negado: relatório de realização de uma narrativa transmidiática a respeito da exclusão digital que segrega parte da populaçãoSilva, Paula Faria (2021-06)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este relatório deu base à uma narrativa jornalística transmidiática, em que foram disponibilizados vídeos, áudios e textos, abordando o tema da exclusão digital — que acontece quando um grupo de pessoas, que não consegue se inserir no meio tecnológico, é completamente excluído — se trata de um tema com demasiada importância para sociedade, pois poucos se preocupam com o abismo que esse tipo de segregação pode abrir. O objetivo desse relatório é mostrar um contexto geral a partir do tema, coletar dados sobre o assunto, dar uma explicação da ideia de exclusão digital, evidenciar a realidade de restrição de oportunidades que os excluídos vivem e, inclusive, de desigualdade social ainda mais acentuada, apresentar soluções práticas para a inclusão e disponibilizar materiais que poderão ser distribuídos para auxiliar pessoas no uso de aplicativos. Para a estruturação do relatório foi utilizada uma metodologia baseada em leituras de artigos e obras bibliográficas sobre o tema, amostra da população usando de um questionário elaborado através do Google Forms, além de entrevistas com personagens de diferentes faixas etárias, raças, profissões e gênero. Em suma, os resultados obtidos a partir das pesquisas, mostram que a falta de acesso às tecnologias podem acontecer por conta de diversos fatores, como renda, idade, condições físicas ou mentais, porém, independente da razão, as consequências são muito ruins em diversos âmbitos das vidas dos excluídos, como falta de oportunidades no mercado de trabalho, afastamento dessa parte da população, prejuízo no aprendizado de alguns indivíduos, entre outros aspectos que são expostos ao longo do relatório. - TCCAs ações do Corinthians em busca de maior visibilidade para as questões da mulher no futebol: Corinthians e a mulher: onde ela quiserMelo, Maria Deyvislene Patricio de (2019)Durante muitos anos as mulheres que gostam de futebol tiveram que enfrentar os mais diversos desafios entre proibições, preconceito, discursos de gênero nos quais predomina a supremacia masculina e outros vários fatores que cada vez mais as motivou a lutar e mostrar que lugar de mulher é onde ela quiser. Vendo a necessidade de sensibilizar a sociedade e mostrar que de fato, o lugar da mulher é também no futebol, o Sport Clube Corinthians Paulista criou, em 2018 duas campanhas importantíssimas com o intuito de combater o preconceito e o assédio sexual. Neste trabalho de conclusão de curso tem-se como objetivo reportar essa realidade do público feminino no futebol, por meio da realização de entrevistas e da avaliação dos projetos Respeita as Minas e Cale O Preconceito, as duas campanhas de empoderamento lançadas pelo clube. Para o desenvolvimento deste material foram utilizados artigos, livros, estudos e levantamentos referentes tanto ao futebol quanto à presença feminina neste meio, além de entrevistas com pessoas vinculadas com o clube direta ou indiretamente.
- TeseO acompanhamento dos estágios curriculares supervisionados por meio do Facebook: uma ferramenta midiática na formação do docente da área de LetrasMartins, Valéria Bussola (2014-04-03)
Letras
A formação de professores vem à tona com uma frequência cada vez maior na medida em que diminui o número de jovens que escolhem exercer sua atividade profissional na área da educação. Baixos salários, péssimas condições de trabalho, jornada semanal exaustiva, baixa estima social e indisciplina por parte dos alunos têm contribuído para que o número de discentes nos cursos de Licenciatura diminua. Ademais, no início da formação, o graduando já enfrenta dificuldades. Quando tem de cumprir o estágio curricular supervisionado para receber a habilitação para ministrar aulas, o licenciando é desestimulado na medida em que muitos professores que atuam na Educação Básica não encorajam os estagiários a entrar na profissão. Foi a partir desse desanimador contexto educacional brasileiro que surgiu a prática geradora desta tese. Este trabalho objetiva refletir sobre o papel do estágio curricular supervisionado na formação do profissional da área de Letras. Propõe-se, dessa forma, averiguar como o estágio está regulamentado, como transcorre, como é orientado pelos professores nas instituições formadores e nas instituições da Educação Básica, como interfere na formação docente e se ele pode fazer germinar nos graduandos o gosto pela profissão de educador. Sendo fruto de uma experiência profissional voltada para a formação docente, esta tese busca, também, oferecer aos professores da Licenciatura em Letras uma alternativa mais atraente e significativa de acompanhamento para os estágios. Para tanto, é descrita a experiência de se acompanhar os estágios por meio de uma rede social: o Facebook, que permitiu que os alunos expressassem-se de uma forma muito mais dinâmica, ressaltando a constante possibilidade de reflexão grupal já que todos os alunos acompanharam os estágios dos colegas. Por fim, pondera-se sobre a necessidade de se repensar os cursos de formação dos docentes de Língua Portuguesa, de se alterar os objetivos e a forma de execução dos estágios supervisionados e a importância da constante atualização também dos professores que formam outros docentes. - TCCAçúcar, charutos e revoluçãoPereira, Gustavo Amado Frias (2018-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta etapa teórica do Trabalho de Conclusão embasa o livro-reportagem Açúcar, Charutos e Revolução, que aborda as transformações pelas quais Cuba vem passando nos últimos anos. Este ano de 2018 marcou o fim do sobrenome Castro no cargo de presidente da República, posto ocupado por quase 60 anos. No lugar assumiu Miguel Diaz-Canel. O fato é simbólico para uma Cuba que nos últimos anos vem passando por alterações, não só políticas, mas também econômicas, diplomáticas e cotidianas. Dentre os tópicos estudados para execução do livro estão a história da Revolução Cubana, a biografia das suas principais figuras, e a atualidade do país insular em seus principais pilares. Para uma visão aprofundada e mais inserida do tema estudado, foi necessário realizar uma viagem ao país localizado no Caribe, realizada em junho deste ano. - DissertaçãoAinda é possível sonhar com a liberdade?: análise hermenêutica do discurso: I have a dreamSantos Filho, Jorge Corrêa dos (2017-08-28)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The speech “I Have a Dream”, delivered by Martin Luther King, has echoed throughout the world over the years for political, social and religious reasons. Despite being a deeply studied text, this dissertation aims to approach it within the scope of a hermeneutical analysis of the discourse, seeking to better understand its pertinence and adequacy, both at the time of its pronouncement and in the present day. In its original context, Luther King's speech points to the struggle against racial segregation and the exclusion of civil rights of black Americans. The manner in which the speech and the objectives of the March for Rights and Labor were presented took over the US capital city with people aggrieved for suffering segregation and sensitive to this intolerant attitude. For this, this dissertation, as it aims a Hermeneutic Analysis of the Discourse, recovers historical, social, political and religious contexts. The present study also makes intertextual connections to other Luther King’s conferences, as well as with several moments in which the presence of the text of the Sacred Scriptures can be recognized. Finally, under a contemporary view, this research verifies the current relevance of the theme of "I Have a Dream", a discourse that is constantly re-contextualized and whose theme is always urgent. - TCCAlbertina - um retrato cultural do morroMartins, Manuela Ferreira (2019-07)Haja vista que a desigualdade social é um fenômeno que abrange principalmente os países subdesenvolvidos, o Brasil ocupa o 9º lugar no ranking global de desigualdade econômica. Abrangendo o quesito das comunidades, o enredo do livro vigente se passa na comunidade da Vila Albertina, no Morro do Piolho, zona norte de São Paulo. Diferentemente de outras abordagens midiáticas em que se espera notícias sobre tráfico de drogas, pobreza, balas perdidas, criminalidade e abusos de autoridade policial, este livro retrata alguns comércios e ações sociais da região, humanizando seus moradores e não apenas incluindo-os em números e estatísticas. Desde a história do bairro contada pelo morador mais antigo Averaldo Nunes, à ação social promovida pelo Instituto Projetando Sonhos de João Vitor Pego, o restaurante mais conhecido que começou de uma caixa térmica de Ari Barbosa, os cabelos mais procurados na barbearia de Marcelo Paixão da rua principal de comércios até o time de futebol do coração do bairro coordenado por Tatiana Silva, o livro faz um resgate cultural do bairro da Vila Albertina.
- TCCAlém da retratação do fato: um estudo de campo sobre as narrativas da contemporaneidadeOliveira, Yasmin Patricia de (2018-07)As narrativas da contemporaneidade, conceito criado pela jornalista Cremilda Medina, são aquelas que revelam a polifonia e a polissemia do mundo contemporâneo e vão além da retratação do fato e das notícias cotidianas. O objetivo deste trabalho foi compreender os principais elementos e correntes desse tipo de narrativa. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de ordem qualitativa, não-estruturada e focalizada, em que três profissionais da área foram entrevistados e relataram suas experiências criando narrativas complexas. Para aprofundar a análise, o presente estudo se dividiu em quatro pilares observados a partir das entrevistas: grande reportagem, storytelling, jornalismo digital e epistemologia do jornalismo. Além das entrevistas, esta monografia compreendeu outros estudos de caso que ajudaram a entender as narrativas da contemporaneidade para além do seu aspecto documental, literário ou estrutural, mas do ponto de vista antropológico, centrado na esfera comunicacional. Ao final, entende-se a importância de um jornalismo que reforça o espaço para a marca autoral do repórter frente à possibilidade de opções discursivas de um mundo contemporâneo e interconectado.
- TCCAlém de uma opçãoClaramunt, Victoria Pacheco (2021-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O projeto propõe uma grande reportagem sobre filhos adotivos por jovens casais. Prevê que a imagem da adoção como atitude altruísta revela a desinformação sobre o tema; e que as novas famílias formadas sendo por jovens casais é criticada por quebrar padrões sociais. Além do estudo teórico e do contexto social e cultural sobre a problemática da adoção relacionada com famílias, pretende-se elaborar uma narrativa transmidiática, através de site e redes sociais para informar sobre o processo de adoção; ressaltar a visão de especialistas em relação ao tema; além de compartilhar histórias de adoção com relação de escolha, amor e gratidão. - DissertaçãoO Alienista : eco de vozes sociaisIto, Márcia Camargo (2006-08-11)
Letras
Based on the Line of Research, discursive process and textual production , the present work focuses on the relation between the ethos and the discourse. The ethos is revealed through the discourse, in the same way, the discourse is supported by a body and a voice . We followed the Discourse Analysis of French way, backed to the social historic lingüistic process, in the work O Alienista by Machado de Assis. In this corpus (text) we used the Maingueneau s perspective, that each ethos express a different discourse; considering the Aristotle s principle of verisimility who affirms that to the poet is not necessary to tell what happened exactly; but what could have happened. For this perspective, we analysed many fictional ethé in interaction, that results in a dialogue between many ideologies that argument with each other, promoting the text development. In this fictional world, criated by Machado de Assis, we worked with the concepts of poliphony and interdiscursivity. The presence of many voices has a functional purpose, because they are articuled strategically, to visualize the dialogue between many discourses; and, as a result, the conflit between many ideologies. If we look with attention, we will see that O Alienista projects the structure of a fictional world, reported by the narrator s ironical ethos, that denounces the society of his time, or, apart from this, the society that exists in the eternal present. - TCCAlimentando histórias: a gastronomia como preservação cultural de imigrantesPereira, Bárbara Rodrigues (2019-07)Quando saem do seu país de origem, os imigrantes carregam muito além da bagagem física: a comida é um dos pontos principais quando falamos em tradição e preservação cultural. Na websérie Alimentando histórias, conhecemos três imigrantes que vieram ao Brasil na década de 1950 e que mantêm os hábitos alimentares até os dias de hoje. Eva Matravolgyi nasceu na Hungria e cozinhou o goulash, uma de suas receitas predileta; Boulos é do Líbano e é casado com Marlene, neta de libaneses e que gosta de cozinhar os principais pratos típicos árabes, como kibe, homus e coalhada seca; e Sara, que saiu da Espanha aos 12 anos e prepara as tradicionais tortillas espanholas.
- DissertaçãoO amor romântico parodiado em A mulher sem pecado, de Nelson RodriguesReis, Rafael de Oliveira (2016-05-17)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Se pretende en esta investigación, basada en la teoría de la parodia y la retórica, la forma de analizar los discursos y acciones de Olegario y Lidia depreciar el amor y directo a la destrucción de la relación matrimonial. Análisis de la mujer sin pecado tiene la intención de investigar cómo el amor romántico se parodió, destacando las acciones y los diálogos entre Olegario y Lidia, personajes de la obra, así como las acciones y los diálogos entre pares de personajes de novelas románticas: El moreninha , de Joaquim Manuel de Macedo y de la destrucción de Amor, Camilo Castelo Branco, que servirá como elementos parodiado. Por lo tanto, se tendrán en cuenta los contextos históricos; el diálogo intertextual y interdiscursivo Nelson Rodrigues el trabajo de manera que se destacan las inversiones; la capacidad de persuasión de personajes que buscan cambiar las situaciones que serán evidentes a partir del discurso general y discurso partidista; la carnavalización del amor y la relación matrimonial como resultado de mentiras y celos exhibidas por el modernismo y la presencia de la carta como un elemento indispensable permeado importancia. Con el resultado del análisis, se concluye que los discursos de los personajes involucrados en el drama corroborado que se produjo la traición de Lidia, que culminó en una práctica crítica de la contextualización como las representaciones morales y sociales, la eliminación de cualquier representación que huye romántica de la realidad. El amor de gran prestigio para los moralistas periodo determinado llegó a ser subvertido y el choque de la modernidad dio lugar a la amortización de los aspectos antes romanticismo sobreestimado.