Centro de Comunicação e Letras (CCL)
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- TCC+1 jornalista contra o assédio: as consequências que o assédio pode causar no psicológico e no exercício da profissão de jornalistas (podcast)Menezes, Rafaela Pelozi de (2020-07)
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Este trabalho gerou a produção de um podcast que teve como finalidade mostrar, analisar e debater as consequências que o assédio pode causar no psicológico e no exercício da profissão de mulheres jornalistas dentro e fora das redações - seja assédio por superiores, colegas de trabalho ou fontes. O que também gerou a discussão de diversos tópicos dentro de um mesmo tema - a importância em identificar e abordar o assunto, visibilidade e denúncia, sororidade feminina e cultura machista. O podcast possibilitou um ambiente de apoio e compartilhamento de experiências, dando voz e liberdade para as jornalistas dividirem seus relatos e opiniões umas com as outras, e para as outras, sobre o tema. - TCC100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922: sequência didática para a 3ª série do ensino médio e seus resultadosOliveira, Mariana Cajado de (2022)
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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina que é durante o Ensino Médio que os alunos buscam ampliar e consolidar o aprendizado adquiro no período do Ensino Fundamental, além de desenvolver um diálogo entre as áreas do conhecimento. Para que essa ação ocorra de maneira satisfatória, faz-se necessário que os estudantes possam articular o conhecimento da sala de aula com o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais, de modo a aplicar estes conhecimentos em situações práticas e relevantes da vida cotidiana. Além disso, no século XXI, o docente lida, em sala de aula, com alunos que necessitam ser protagonistas de seus processos de construção de aprendizagem e identidade de forma autônoma e considerando suas criações pessoais, aspectos a serem aplicados no que tange à área de Linguagens e Tecnologias. Foi a partir da necessidade proporcionar um dinamismo nas aulas de Literatura do Ensino Médio, que permitam o protagonismo do aluno no processo de ensino-aprendizagem, e da forte relação entre Língua Portuguesa e Arte que surgiu o tema deste Trabalho de Conclusão de Curso com o objetivo de aproximar os alunos do que ficou conhecido como A Semana de Arte Moderna de 1922, um marco no Modernismo e em toda a arte brasileira. Será apresentada uma sequência de oito aulas teóricas e práticas que foi desenvolvida com alunos da 3ª. série do Ensino Médio do Colégio Aliança, da cidade de Mairinque, São Paulo, e que foram concluídas com a elaboração de um novo evento de Arte Moderna criado, organizado por eles e apresentado a toda a comunidade escolar. Foram utilizados como base teórica os pressupostos de Brasil (1996 e 2017), Cosson (2014), Rouxel e Rezende (2013), Lajolo (2008) e Zilberman (2008). - TCC11 de setembro e islamofobia : uma análise da cobertura jornalística inicial realizada pelo the New York Times sobre os atentados de 11 de setembro de 2001 e suas consequências na perpetuação e no agravamento do preconceito contra seguidores da religião islâmicaPereira, Caroline Sargologos (2020)
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Esta monografia se trata de um estudo crítico da cobertura jornalística realizada pelo jornal americano The New York Times acerca dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, com o objetivo de identificar e compreender de que maneira esta contribuiu para a perpetuação e o agravamento da islamofobia nos Estados Unidos e no mundo. Para a produção deste trabalho, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca das origens da religião muçulmana e sua trajetória ao longo da história; dos atentados de 11 de setembro de 2001 e suas consequências; da relação de tais eventos com o aumento da islamofobia nos Estados Unidos; da história e principais valores do The New York Times, bem como de sua relevância para o jornalismo internacional. A metodologia de pesquisa adotada foi a Análise de Discurso, tendo como base teórica as obras de Helena Brandão, Maria do Rosário Gregolin e Eni Puccinelli Orlandi. Este trabalho se pauta a partir das ideias de Edward Said acerca do tratamento ocidental dado às culturas chamadas orientais. Nas matérias de cobertura dos atentados analisadas, foram encontradas evidências de generalizações, maniqueísmo e preconceito. - TCCOs 50 anos do padrinho: o legado cultural e artístico de “O poderoso chefão”Lima, Igor Vinicius Santos de (2022-06)
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Esse relatório de pesquisa embasa a produção de um podcast temático sobre O Poderoso Chefão, obra cinematográfica que completa 50 anos de lançamento em 2022.Durantea sua produção, foram entrevistados, de forma online, cinco especialistas relacionados ao cinema, que procuraram explicar aspectos distintos da obra. No podcast, foram tratadas temáticas como o impacto do filme para década de 1970, a relação da obra com a Nova Hollywood, suas qualidades técnicas e narrativas, a representação feminina realizada na trama e o seu legado histórico na cultura popular. Para a sua produção, foram utilizados como base livros e artigos acadêmicos que abordam sobre jornalismo cultural, podcast e o filme propriamente dito, como: Jornalismo cultural no século 21de Franthiesco Ballerini; Jornalismo cultural de Daniel Piza; A construção do personagem Don Corleonee sua influência em: O Poderoso Chefão como produto cultural de Cristine de Andrade Pires; Tendências do Podcast no Brasil: Formatos e Demandas de Marcelo Abud; A convergência do rádio: o podcast como proposta para o jornalismo em aplicativos de streaming de Alexandre André Santos Pereira e Jean Carlos da Silva Monteiro, entre outros. Dessa forma, a partir das informações obtidas, o projeto teve como objetivo enaltecer, analisar, exemplificar e coletar evidências que reafirmem o impacto de “O Poderoso Chefão” para a Sétima Arte. - Dissertação65 anos entre Cinderelas: proposta didático-metodológica para aulas de produção textual do ensino médioQuesada, Rafaela Prinholato (2018-02-09)
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Há anos a produção Cinderela tem encantado pessoas do mundo todo. Desde a versão do longa de 1950, os estúdios Disney consolidaram-na como a princesa mais celebrada e representativa dos sonhos femininos infantis e juvenis. No entanto, com as mudanças de paradigmas que existiam sobre a figura feminina e seu papel social, foi necessário produzir uma releitura mais significativa e condizente com o mundo pós-moderno do famoso conto de fadas. O objetivo era atender às novas expectativas do público atual. Trata-se da versão live action de 2015 homônima. É a partir desse contexto que surge esta pesquisa. Almejou-se discutir, junto a turmas da 2a. série do Ensino Médio de uma escola privada, localizada em São Caetano do Sul, questões voltadas para essas mudanças, que se pautam no feminismo, cujo auge se deu a partir da segunda metade do século XX. Dessa forma, inicialmente, foi necessário estudar referenciais teóricos sobre o ensino de Língua Portuguesa desde a chegada dos jesuítas ao Brasil até os dias atuais. Posteriormente, houve uma análise comparativa entre a versão de 1950 e a de 2015. Esse estudo inicial permitiu a elaboração de uma proposta didático-metodológica, descrita ao longo deste estudo, em que se buscava a produção de um trailer sobre a versão de Cinderela que cada educando gostaria de ver. Em função do reconhecimento da realidade dos alunos, toda a proposta foi calcada nas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Como referenciais teóricos foram usados os pensamentos de Alloa (2015), Brasil (2000), Freire (2011, 2012) e Pastoureau (2007). Por fim, refletiu-se sobre a necessidade do docente, preocupado com a real formação dos seus educandos, observar os produtos culturais consumidos pelos discentes a fim de utilizá-los como ferramenta para a discussão de temas transversais da atualidade. - TCCA análise de texto em sala de aula por meio das metodologias ativas no ensino médioMendes, Renata Franco (2023-12-07)
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O ensino de Língua Portuguesa como língua materna nas escolas de Educação Básica ainda apresenta um desafio, já que ainda não há um consenso sobre a melhor abordagem a ser adotada no ensino regular na atualidade. Diante da crescente valorização das metodologias ativas como agentes de transformação no ambiente educacional, surgiu o questionamento central desta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): quais estratégias pedagógicas, baseadas em metodologias ativas, podem ser empregadas no ensino de Análise Textual em Língua Portuguesa para os alunos da 1ª. série do Ensino Médio? Durante o Estágio Supervisionado, uma etapa obrigatória para todos os futuros professores, foram identificadas práticas pedagógicas em aulas de Língua Portuguesa que se baseiam em metodologias ativas. Além disso, durante a formação da licenciatura, houve discussões sobre qual deveria ser o foco do ensino de Português nas escolas, o qual perdeu o sentido diante de aulas baseadas unicamente na memorização de regras gramaticais. Com isso, o objetivo principal foi criar uma sequência didática que seja prática e relevante para os estudantes do Ensino Médio. Para isso, usou-se como referencial teórico os pressupostos teóricos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em Antunes (2010), em Bacich e Moran (2018), em Soares (2005) e em Bagno (2012). - TCCA arte sendo mediadora dos sentimentosGama, Érika Ferreira (2023-12-08)
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Este relatório, produzido como parte do Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, embasa a produção de um livro-reportagem fotográfico com o tema "A Arte como Mediadora de Sentimentos". Este trabalho se fundamenta em relatos e memórias de cinco artistas de rua que tiveram experiências com a arte, as quais transformaram seus sentimentos. Para atingir esse propósito, foram conduzidas entrevistas presenciais e dias de acompanhamento com os personagens. Por meio da combinação de fotografias e textos em linguagem do jornalismo literário, busca-se transmitir os sentimentos que foram relatados, observados e registrados. A fim de desenvolver esse produto, o relatório bibliográfico desempenhou um papel fundamental na pesquisa dos temas explorados. Foram consultados livros que orientam tanto o tema quanto o produto, incluindo "Cultura e Sentimento" de Maria Claudia Coelho e Claudia Barcellos Rezende, "A Necessidade da Arte" de Ernst Fischer, e "Fotojornalismo" de Jorge Pedro Sousa. Em síntese, a execução do livro-reportagem fotográfico atingiu o objetivo de demonstrar os sentimentos que a arte transmite por meio das experiências dos artistas de rua na cidade de São Paulo. - TCCA cidade nas palavras: a representação do espaço periférico em Capão Pecado, de FerrézSilva, Ana Karoliny Azevedo (2023-12-13)
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A partir da semiótica de linha francesa, este estudo se propõe a analisar e compreender as estratégias discursivas empregadas nas descrições de espaço do romance Capão Pecado, escrito pelo autor paulistano Ferréz. Os trechos verificados foram selecionados em razão de sua relevância quando de encontro com a espacialidade da narrativa, bem como foram considerados elementos relativos à significação dada através de suas respectivas organizações discursivas. Foram destacados os processos relativos à semântica e sintaxe discursiva do texto em questão, em que foram destrinchados aspectos como a ancoragem em pessoa, tempo e espaço, tematização, figurativização, a partir de suas debreagens. A análise de tais elementos se dá em razão do entendimento dos efeitos de sentido produzidos por meio de tais configurações textuais. A divisão dos trechos em categorias foi realizada com base na constatação de certas isotopias temáticas dentro da narrativa, o que resultou na apreensão da análise do nível discursivo do percurso gerativo de sentido por meio de três diferentes categorias temáticas: o espaço como reflexo de injustiças sociais; a relação entre espaço e violência urbana; e, finalmente, o espaço público como facilitador de socialização. Também foram observados elementos que configuram a coerência textual na narrativa, e como este recurso atua como veículo de simulacros da realidade. Por fim, a tensividade do discurso foi estudada pela assimilação da correlação entre intensidade e extensidade. Assim, considerando a apreensão do percurso gerativo de sentido, com ênfase em processos constitutivos do nível discursivo, e a tensividade atrelada aos excertos que conotam o espaço ficcional de Capão Pecado, este trabalho deseja ser uma contribuição para a compreensão de discursos literários contemporâneos através da semiótica discursiva, de modo a discuti-lo dando prioridade a procedimentos inerentes às semióticas literária e espacial. - TCCA cinematografia de terror nacional e sua visibilidadeMiranda, Lucca Pazetto (2023-12-05)
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O cinema de terror nacional possui uma riqueza muito grande de conteúdo, tanto culturalmente quanto criativamente. Infelizmente para o público e a crítica ele raramente é lembrado. Este relatório apresenta a pesquisa feita para tentar descobrir as causas desse gênero ser pouco explorado em território nacional, já que o gênero a partir de obras internacionais faz muito sucesso. Além disso, através de um podcast, mostrar de maneira descontraída com auxílio de convidados: André Lehneman, Sergio Silva, Gabriel Kater, Gabriel Peron e Nicole Rodrigues; que são especialistas e amantes de horror cinematográfico, um pouco das características e obras do gênero. - TCCA cobertura brasileira das cinco grandes ligas europeias de futebol na internetCaixeta, Lucca Apollonio (2023-12-11)
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Contextualiza as características e a consolidação do jornalismo esportivo, com foco no futebol. Traz uma reflexão a respeito da linguagem do jornalismo esportivo, em comparação com o jornalismo tradicional. Apresenta as Cinco Grandes Ligas Europeias de Futebol e os veículos escolhidos para a fase de análise. Explica o cotidiano da cobertura digital das Cinco Grandes Ligas Europeias no Brasil e no exterior. Busca coberturas online de partidas de uma mesma temporada europeia realizadas pelos veículos escolhidos. Analisa e compara os conteúdos desses veículos com base na técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Destaca as expressões mais importantes em cada um dos textos observados. - TCCA cobertura jornalística do caso Evandro (1992): a influência do jornalismo local no entendimento do casoCosta, Bianca Nascimento (2023-12-12)
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Este trabalho apresenta o caso do assassinato do menino Evandro Ramos Caetano, que aconteceu em no ano de 1992, na cidade Guaratuba, no Paraná, suas repercussões reviravoltas do caso, além de apresentar uma análise da cobertura jornalística realizada por veículos de imprensa local na época do crime. Sete pessoas foram acusadas e, cinco destas, condenadas pelo assassinato do garoto de 6 anos de idade. O caso ficou popularmente conhecido como “As bruxas de Guaratuba” pelo seu suposto envolvimento com magia negra. Somente em 2018, quando o jornalista Ivan Mizanzuk começou a lançar os primeiros episódios de seu podcast “Projeto Humanos: O Caso Evandro”, que a conclusão das investigações começou a ser questionada, até que autor do podcast teve acesso a fitas de áudio que comprovaram que os sete acusados foram torturados pela polícia militar para confessarem seus envolvimentos com o crime. Em 2023 a descoberta dessas fitas foi acabou, por fim, alterando a conclusão do caso e pondo um ponto final nas acusações. A análise das matérias de jornal realizada se baseia nos preceitos éticos na profissão e em estudos a respeitos do sensacionalismo e do jornalismo policial. Também foi feita uma apresentação do podcast de Ivan e dos elementos e ferramentas jornalísticas utilizadas em seu desenvolvimento. - DissertaçãoA competência oral do professor de inglês da educação básica: formação, percursos e desafiosSilva, Ana Carolina De Melo (2023-08-08)
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Ensinar e aprender um novo idioma é sempre um desafio, especialmente no contexto nacional de educação básica. Assim, este estudo teve por objetivo investigar o percurso de formação e atuação do professor de inglês na educação básica brasileira. Investigar-se-á o ensino da habilidade oral tendo por base teórica a Abordagem Comunicativa de línguas estrangeiras, iniciada por Hymes (1966) e posteriormente desenvolvida por diversos autores, como Richards e Rodgers (2001), Larsen-Freeman; Anderson (2013) e Littlewood (1989). Esta dissertação, com base na pesquisa bibliográfica, examinou a história do ensino de línguas no Brasil, a preparação dos alunos na Licenciatura de Letras- Inglês e analisou dois livros didáticos com o objetivo de investigar o quanto a proficiência oral de professores de inglês é por eles sugerida. Estudos, registros e publicações relevantes sobre o assunto foram estudados para atingir esse objetivo. Constatou-se que muitos cursos ainda apresentam deficiências em termos de prática oral para os alunos de Letras. Embora a teoria linguística seja amplamente discutida, há poucas possibilidades para o desenvolvimento da competência oral, o que acaba por impactar no modo como os futuros professores atuam em sala de aula. Os livros didáticos utilizados nas escolas mostraram uma tendência a uma abordagem mais comunicativa, com maior inclusão de atividades destinadas à prática oral. No entanto, também houve várias falhas, como a falta de realismo das circunstâncias comunicativas hipotéticas e a falta de recursos que teriam auxiliado muito o engajamento e a fluência da fala. Ao destacar a importância de uma formação adequada e de materiais didáticos que valorizem a prática oral autêntica, este estudo bibliográfico busca compreender a importância da competência oral de professores de inglês no processo de ensino-aprendizagem dessa língua na educação básica brasileira. - TCCA conquista do paraíso: o ingresso de jovens de baixa renda no ensino superior por meio do PROUNISilva, Giovanna Siebra da (2023-12-05)
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O projeto se baseia na produção de um documentário que aborda como tema o acesso de jovens de baixa renda ao ensino superior por meio da política pública do Programa Universidade para todos (PROUNI). Além da trajetória para chegar ao ingresso a universidade, o TCC também apresentará os efeitos que inserir esse jovem dentro de instituições de ensino superior causaram tanto para ele como individuo, mas também para aqueles que o cercam, e por fim, a sociedade. O trabalho procura mostrar o caráter transformador da educação, bem como a importância da mesma ser integralmente democratizada. - TeseA construção do ator da enunciação em textos acadêmicos e políticos de Fernando Henrique CardosoFukusava, Ricardo Chaves (2024-08-05)
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Este trabalho tem por objetivo construir e analisar o ator da enunciação dos textos acadêmicos e políticos de Fernando Henrique Cardoso. Nosso objeto de estudo é composto de quatro textos. Dois destes representam a totalidade dos textos do gênero do discurso acadêmico: uma tese de doutorado, o Capitalismo e escravidão no Brasil Meridional: o negro na sociedade escravocrata do Rio Grande do Sul, e uma tese de pós-doutorado, o Empresário industrial e desenvolvimento econômico no Brasil. Os outros dois representam a totalidade de textos do gênero do discurso político: o Discurso de posse do cargo de presidente da república de 1º de janeiro de 1995 e o Discurso de posse do cargo de presidente da república de 1999. Nosso propósito é desvelar o ator da enunciação por meio da análise desses quatro textos, isto é, o éthos do enunciador. Para isso utilizamos a semiótica greimasiana como fundamentação teórico-metodológica para desenvolver o nosso estudo. Para operacionalizar nossas análises selecionamos os principais traços configuradores do ator da enunciação encontrados em nosso objeto de estudo. Primeiramente, destacamos o que entendemos ser um tom professoral do enunciador. Esse traço se evidencia quando o enunciador se projeta como sujeito competente e também como doador de um saber ao enunciatário. O segundo traço encontrado é a utilização da figura de um herói como um elemento de comparação entre este e o enunciador. Enaltecer, depreciar ou se igualar ao herói é um recurso que o enunciador utiliza dependendo de seus objetivos discursivos. No terceiro traço apontamos como o enunciador vê a sociedade como uma sancionadora de suas ações. Devido a isso evita ações que podem ser consideradas excessivas ou insuficientes, dando preferência para ações mais equilibradas, entendidas como atitudes da justa medida. - TeseA construção do sentido do lyric video : um estudo semiótico do discurso audiovisualAkamine, William Takenobu (2024-02-08)
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O videoclipe, como uma manifestação discursiva que combina elementos musicais e visuais, emergiu como uma forma de divulgação de músicas e de artistas. Sua ascensão ocorreu durante os anos 1980 e 1990, impulsionada pelos progressos tecnológicos. Atualmente, com o crescimento das plataformas digitais, os videoclipes encontraram novos meios de distribuição e consumo que permitem aos espectadores uma experiência interativa e imersiva. Este estudo visa a examinar a evolução do videoclipe ao longo do tempo, desde sua origem até sua manifestação na contemporaneidade, explorando não apenas suas dimensões estéticas e tecnológicas, mas também sua função cultural por meio de sua organização enquanto linguagem. Dentre os diversos gêneros e estilos que compõem o universo do videoclipe, esta tese analisa, a partir das contribuições de estudos da Semiótica francesa Greimasiana, as linguagens que estruturam o lyric video e as suas possibilidades de leitura. O objetivo é analisar os efeitos de sentido dos videoclipes selecionados disponíveis no YouTube. O corpus da pesquisa é composto por lyric videos selecionados e agrupados com base em sua construção audiovisual, categorizando-os nos estilos de filmagem, animação e híbrido. A proposta consiste na análise de três lyric videos: Inimitável de Nando Reis; o videoclipe da banda Natiruts intitulado Tudo vai dar certo e, por fim, a música Próximo amor de Luan Santana. Este trabalho aborda ainda os recursos tipográficos e sua organização estética, em uma articulação sincrética da linguagem audiovisual. As análises empreendidas revelaram que a diversidade proporcionada pelo sincretismo do texto contribui para a divulgação de maneira efetiva da música e do artista. Além disso, os efeitos de sentido identificados abordam temas cotidianos, tais como a diversidade, crenças e relacionamentos, instigando a reflexão sobre diversas questões relevantes da sociedade. - TeseA construção do sentido do lyric video: um estudo semiótico do discurso audiovisualAkamine , William Takenobu (2024-02-08)
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O videoclipe, como uma manifestação discursiva que combina elementos musicais e visuais, emergiu como uma forma de divulgação de músicas e de artistas. Sua ascensão ocorreu durante os anos 1980 e 1990, impulsionada pelos progressos tecnológicos. Atualmente, com o crescimento das plataformas digitais, os videoclipes encontraram novos meios de distribuição e consumo que permitem aos espectadores uma experiência interativa e imersiva. Este estudo visa a examinar a evolução do videoclipe ao longo do tempo, desde sua origem até sua manifestação na contemporaneidade, explorando não apenas suas dimensões estéticas e tecnológicas, mas também sua função cultural por meio de sua organização enquanto linguagem. Dentre os diversos gêneros e estilos que compõem o universo do videoclipe, esta tese analisa, a partir das contribuições de estudos da Semiótica francesa Greimasiana, as linguagens que estruturam o lyric video e as suas possibilidades de leitura. O objetivo é analisar os efeitos de sentido dos videoclipes selecionados disponíveis no YouTube. O corpus da pesquisa é composto por lyric videos selecionados e agrupados com base em sua construção audiovisual, categorizando-os nos estilos de filmagem, animação e híbrido. A proposta consiste na análise de três lyric videos: Inimitável de Nando Reis; o videoclipe da banda Natiruts intitulado Tudo vai dar certo e, por fim, a música Próximo amor de Luan Santana. Este trabalho aborda ainda os recursos tipográficos e sua organização estética, em uma articulação sincrética da linguagem audiovisual. As análises empreendidas revelaram que a diversidade proporcionada pelo sincretismo do texto contribui para a divulgação de maneira efetiva da música e do artista. Além disso, os efeitos de sentido identificados abordam temas cotidianos, tais como a diversidade, crenças e relacionamentos, instigando a reflexão sobre diversas questões relevantes da sociedade. - TCCA construção imagética da bruxa e de Atena no universo narrativo de LoonaRibeiro, Vitoria Evelyn Mota Dias (2023-12-11)
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Inspirados comercialmente e artisticamente por movimentos sociais, muitos produtos midiáticos se apropriam de suas discussões. Dentre os exemplos contemporâneos, o grupo sul-coreano LOONA, criado em 2016 sob a premissa de construir um universo narrativo próprio por meio de seus materiais audiovisuais, emprega perfis de mulheres historicamente considerados subversivos em sua narrativa de teor feminista. Por isso, buscando reconhecer permanências e atualizações, o presente Trabalho de Conclusão de Curso estuda semioticamente a construção da bruxa, tanto nos seus papéis de matrona e aprendiz, como na ligação proposta pela narrativa com a deusa grega Atena. A priori, com base na pesquisa bibliográfica, considerando a estruturação da história em materiais de naturezas diversas, lançados pelos solos e pelas subunidades que integram o LOONA, estudamos seu universo narrativo por meio do modelo transmidiático. Disso, foi possível levantar elementos-chave da segunda subunidade, um trio denominado ODD EYE CIRCLE. Para a análise dos materiais selecionados, optamos pela semiótica peirceana e, em apoio às leituras feitas dos signos levantados, recorremos a um dicionário de símbolos. Paralelamente, utilizamos uma enciclopédia voltada aos conceitos, práticas e símbolos associados à bruxa. Dessa forma, pudemos conferir como a sabedoria divina ganha novos contornos na passagem da Atena virginal para a mulher que almeja viver o amor em sua totalidade. Igualmente, concluímos que a narrativa mescla signos comumente interpretados como inocentes com outros tidos como malignos, em um esforço tanto publicitário, como artístico e crítico. Portanto, enxergamos no ODD EYE CIRCLE a apresentação e representação da rebeldia feminina para emancipação dos diferentes perfis de mulheres presentes na narrativa. - DissertaçãoA face entre os versos: uma análise literária da alegoria da sabedoria em provérbiosBarbosa, Lucas Romaryo Nascimento (2023-09-22)
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Este trabalho é uma análise literária da alegoria da sabedoria em Provérbios. Objetivou-se compreender e explicar os efeitos de sentido criados por cada elemento que compõe a representação da sabedoria como alegoria dentro do livro, bem como seu desenvolvimento, especificamente nos capítulos 1, 8 e 9. Provérbios é um livro bíblico cuja autoria é atribuída ao famoso rei Salomão. A obra se insere na tradição de livros que constituem o gênero “Sabedoria”, pois trata, com linguagem poética, das discussões sobre “o que é” sabedoria e “como exercê-la” na prática. O percurso investigativo desta pesquisa partiu da compreensão de elementos externos (como a autoria e o gênero) e, depois, elementos internos (a estrutura do livro) para, então, realizar a interpretação da representação literária da sabedoria na obra. Utilizamos ferramentas de interpretação da linha teórica da “Bíblia como literatura” encontradas nos escritos de Robert Alter e João Leonel, bem como métodos de interpretação do conceito de “poesia hebraica bíblica”, como teorizado pelos autores Alonso Schökel e Zuleica Silvano. Como resultado, a pesquisa gerou subsídios para a leitura da poesia bíblica. - DissertaçãoA identificabilidade e a acessibilidade da cadeia referencial de contos brasileirosBorges, Brenda Evelin de Souza (2023-08-10)
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Neste trabalho, identificou-se as formas como uma cadeia referencial, com elementos introduzidos e mantidos nela como itens referenciais, é construída em contos brasileiros e quais são os efeitos de sentido possíveis em alguns desses itens referenciais dos contos selecionados para análise. Para tanto, o corpus da pesquisa foi construído pela seleção de seis contos do livro Os cem melhores contos brasileiros do século, seleção organizada por Italo Moriconi. Os critérios de escolha dos seis textos foram estabelecidos a partir da divisão cronológica que o próprio organizador usa em sua obra, sendo a primeira seção composta por contos publicados de 1900 a 1930, a segunda de 1940 a 1950, a terceira de 1960, a quarta de 1970, a quinta de 1980 e a sexta de 1990. Na primeira parte do trabalho, conceituaram-se os princípios básicos da Linguística sistêmico-funcional, tendo como principal referência a obra An introduction to systemic functional linguistic, de Halliday e Matthiessen (2014); em seguida, conceituou-se contexto e gênero textual, partindo das obras Language, context and text, de Halliday e Hasan (1985), An introduction to systemic functional linguistic, de Eggins (2004), Genre relations, de Martin e Rose (2008) e a A criação literária, de Moisés (1997); e, por fim, referência, um tipo de coesão textual, tendo como base Cohesion in English, de Halliday e Hasan (1976), e Texto e gramática, de Neves (2021). A partir desse referencial teórico, verificaram-se quantitativa e qualitativamente os diferentes esquemas de preenchimento gramatical (sintagma nominal, ou pronome, ou zero) dos principais itens referenciais dos textos selecionados; a partir desses dados, verificou-se qual tipo fórico é mais recorrente em cada cadeia referencial; em seguida, foi feita uma comparação entre os tipos fóricos de pares de contos com algumas décadas de diferença de publicação; por fim, detectou-se qual é o grau de identificação dos tipos fóricos mais recorrentes nos contos analisados. A análise revelou que a depender do efeito de sentido provocado no texto diferentes tipos fóricos são usados para preenchimento das casas fóricas que constroem a cadeia referencial dos itens referenciais analisados. - TCCA importância do terceiro setor na vida da pessoa com deficiência visualCarvalho, Nilcéia Terezinha Parize de (2023-12-07)
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Cerca de dezoito milhões de pessoas no território brasileiro possuem algum tipo de deficiência, das quais cerca de 3% são Deficientes Visuais (DV). Cuidar da pessoa com deficiência visual, desde a infância até a fase adulta, tem sido insuficiente por parte do poder público, o chamado Primeiro Setor, especialmente pelas poucas políticas públicas e atividades que promovam redução da discriminação e da exclusão. Ao analisar artigos, cujas pesquisas revelam falta de inclusão do DV, o caminhar de suas famílias nas diferentes fases de sua vida e o trabalho realizado pelo Terceiro Setor, foram selecionados DVs de diferentes idades e realidades para serem entrevistados. Um Documentário Participativo foi, então, produzido registrando-se as informações mais relevantes de cada entrevista. As etapas vivenciadas pelos mesmos, expostas cuidadosamente na obra, revelaram lacunas existentes no Primeiro Setor no atendimento aos seus direitos constitucionais. Pode-se constatar que os entrevistados contaram com o auxílio pessoal e/ou familiar do Terceiro Setor, permitindo melhor desenvolvimento psicomotor e em suas relações interpessoais, maior inclusão nas atividades educacionais e culturais, bem como sua capacitação para o mercado de trabalho. A importância deste estudo, portanto, quer em sua expressão teórica ou prática, fica demonstrada por sua relevância em despertar reflexão e ação em prol da pessoa com deficiência visual.