Administração do Desenvolvimento de Negócios (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração do Desenvolvimento de Negócios (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis por Assunto "aceleradora corporativa"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoSustentação e desenvolvimento de Aceleradora de StartupMendes, Gabriel Martins (2019-02-20)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This study aims to present the proposed initiatives to solve an operational problem that limit the startup accelerator growth, Bluefields Development, based in São Paulo city. Initially, the identified problem was the low revenue of the acceleration programs, frustrating the expansion of company’s portfolio. This paper presents the startup accelerator market, main competitors, problem diagnosis, proposed solution for the identified problems, action plan, the intervention and results obtained during the research. The strategy adopted to solve the problem included offering a wider range of corporate accelerate product, with innovative way, in order to cover the stakeholders of the startups ecosystem, including large corporations that would be interested in innovating their products and process. To achieve this objective, Bluefields developed and offered four new products and discontinued one of them. It was prepared an action plan to implement each product of the expanded portfolio, including an analysis of expected financial returns with the final purpose of achieving its financial sustainability. These analyses were complemented by the assessment of internal and external threats and risks for each product. The study is aligned with Bluefields’ Board, which approved all the proposed steps to guarantee its applicability. The author faced a complex environment during the research, due to the characteristics of the business of accelerator companies, to find other ways to help entrepreneurs to achieve fasters results and improve the companies’ revenue. In order to understand the best solution for the identified issue, the author engaged in conversations with the main internal stakeholders and gathered external opinions and academic references. - DissertaçãoSustentação e desenvolvimento de aceleradora de startupMendes, Gabriel Martins (2019-02-20)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da solução de um problema que tem inibido o crescimento de uma aceleradora de startup, a Bluefields Development, localizada na cidade de São Paulo. O problema identificado inicialmente foi a baixa receita proveniente dos programas de aceleração ofertados, frustrando a expansão do portfólio de produtos da empresa a empreendedores. Estão apresentados o mercado em que a aceleradora atua, os seus principais concorrentes, o diagnóstico do problema inicial, a proposta para a sua solução, o plano de ações, a intervenção e a avaliação dos resultados obtidos durante o trabalho. A estratégia para a solução do problema compreendeu a oferta mais ampla de produtos de aceleração corporativa, de maneira inovadora, buscando atender diversos atores do ecossistema de startups, incluídas as grandes empresas que buscam inovar produtos e processos. Para isso, foram desenvolvidos e ofertados quatro novos produtos pela Bluefields, e a descontinuidade de um deles. Foi elaborado o plano de ações para a implementação de cada um dos produtos do portfólio ampliado, com uma análise dos retornos financeiros esperados, para tornar a aceleradora financeiramente sustentável. Essas análises foram complementadas pela avaliação das ameaças e riscos internos e externos para cada um dos produtos. O trabalho foi realizado em pleno entendimento com a direção da empresa que aprovou cada uma das suas etapas, de maneira a viabilizar a sua aplicação. Enfrentou-se uma elevada complexidade no desenvolvimento do trabalho, dadas as características da atuação da aceleradora, para elaborar propostas para ajudar empreendedores a avançarem mais rapidamente com os seus negócios, das mais variadas naturezas, e gerar mais receita para a empresa. Foram realizadas muitas conversas internas e observações externas e pesquisas em literaturas para se entender o que seria mais adequado oferecer a este público.