Letras - TCC – CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras - TCC – CCL Higienópolis por Assunto "autobiográfico"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCRealidade do acesso ao ensino no Nordeste: uma conscientização para a comunidade escolar através de relatos e dramáticas nas aulas de língua portuguesaFernandes, Nicolle Amadai (2022-07-10)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O ambiente educacional, tem como primícias a democratização social e cultural, de modo a formar o cidadão. O impacto nas mudanças sociais que vêm acontecendo, influenciam também no ensino de literaturas, em que as histórias e textos tendem a aproximar-se da realidade dos discentes. As aulas de língua portuguesa assumem o papel de gerar pensamento crítico, político e social, e para construir essa consciência é preciso explorar os seus diferentes gêneros textuais, que permitem que nos transportemos para novas culturas e vivências. Pensando nisso, esse estudo busca apresentar uma realidade próxima, mas, ao mesmo tempo, distante, à carência educacional que existe no nordeste do nosso país, que muitas vezes se reflete em estereótipos, que causam sentimento de inferioridade nos nordestinos, quando migram para a região sul/sudeste. A educação exerce influência sobre as pessoas e as pessoas transformam a sociedade. A partir do pensamento freiriano, esta pesquisa oferta uma sequência didática, para o 2º ano do Ensino Médio, que utiliza histórias autobiográficas dos moradores da cidade de Pão de Açúcar –AL, posteriormente a dramatização, estabelecendo uma relação de sensibilização para a comunidade escolar. Foram usados como referenciais teóricos as reflexões dos Parâmetros Curriculares Ensino Médio (2002); Base Nacional Comum Curricular (2017); Augusto Boal (1980), (1991) e (2012); Freire (1987); Bakhtin (2000) e Bazerman (2007).