Letras - Dissertações - CCL Higienópolis
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Navegando Letras - Dissertações - CCL Higienópolis por Assunto "adaptação cinematográfica"
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- DissertaçãoDo silêncio ao protagonismo em o lado bom da vida: a função paterna no romance e no filmeBragança , Isabela (2024-02-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta dissertação tem como propósito analisar a relação entre pai e filho tal como caracterizada no romance O lado bom da vida, de Matthew Quick (2012), e em sua homônima adaptação cinematográfica, de David O. Russell (2012), buscando: a) entender quais foram as mudanças essenciais desse relacionamento familiar entre livro e filme; b) explorar as possíveis motivações para essas escolhas; e, principalmente, c) entender como elas impactam na interpretação das obras pelo público. Estudos que envolvem a discussão sobre a adaptação de obras literárias estão consolidados no meio acadêmico, como os desenvolvidos pela autora Linda Hutcheon (2011), que é a principal referência teórica para este trabalho, visto que ela apresenta e defende uma visão ampla e coerente sobre a recepção de uma obra adaptada, entendendo-a como uma produção criativa, que não deve — não se pretende e não conseguiria — ser idêntica à primeira obra. Com este referencial, tomamos a adaptação cinematográfica de Russell (2012) como uma leitura particular do romance de Quick (2012), na qual foi necessário reestruturar alguns episódios e modificar algumas relações entre personagens, primeiramente pela natureza das mídias, que implicam diferentes tempos e espaços, mas também por outras questões técnicas e sociais. A hipótese norteadora da pesquisa foi de que tanto a reestruturação de acontecimentos do romance quanto a modificação de características de alguns personagens e seus relacionamentos são, em grande medida, decorrentes: 1) do fato de que a obra cinematográfica alcança um público diferenciado, que espera uma dinâmica narrativa mais fluida; 2) da relação pessoal do diretor com a obra de Quick (2012) gerar consequências em suas escolhas técnicas; e 3) da expectativa do público, mesmo que inconscientemente, de ver uma relação parental mais expressiva e condizente com a contemporaneidade, na qual tanto pai quanto filho busquem alguma forma de comunicação, ainda que falha. Para seu desenvolvimento, o trabalho foi dividido da seguinte forma: na Introdução da dissertação explicita-se o tema da pesquisa, objetivos, justificativa e metodologia; no Capítulo 2 são esclarecidos conceitos sobre a relação entre obra literária e sociedade, além de serem apresentadas definições tradicionais e modernas de “família” e da função paterna nesta; o terceiro capítulo analisa a relação parental construída especificamente no romance de Quick (2012); o quarto capítulo apresenta essa relação na adaptação cinematográfica, destacando as implicações interpretativas das mudanças observadas para o público telespectador e leitor. O texto é finalizado com as Considerações finais e com as referências que fundamentaram teórica e criticamente a pesquisa realizada. - DissertaçãoAs formas da adaptação cinematográfica e o narrador Brás CubasRizzo, Talitha Helena Sousa (2007-12-11)
Letras
O presente trabalho trata da relação entre literatura e cinema, discutindo a questão do ponto de vista teórico, além de trazer uma aplicação prática de análise, em que se traça um estudo comparativo entre textos das duas esferas semióticas. Nos capítulos teóricos, discute-se, em primeiro lugar, a questão da adaptação cinematográfica, atentando-se especificamente para as suas relações com a literatura. A visão aqui adotada baseia-se no conceito bakhtiniano do dialogismo e procura afastar-se do veio crítico bastante comum que fundamenta as análises romance-filme na discussão da fidelidade e que compreende adaptação como uma forma de tradução. O trabalho traz ainda material teórico relacionado à focalização nas narrativas ficcionais. Debate-se tal questão no que diz respeito tanto à teoria literária como à linguagem fílmica, apontando para fatores de aproximação bem como afastamento entre as duas. A análise tratará no romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis e no filme Memórias póstumas, de André Klotzel, da configuração do foco narrativo em cada uma delas separadamente, complementando-se por um momento de ponderação da relação entre as obras.