Matemática - TCC - FCI Higienópolis
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Navegando Matemática - TCC - FCI Higienópolis por Assunto "active methodologies"
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- TCCMetodologias ativas métodos de ensino aplicáveis a gerações tecnológicasNóbrega, Rayane Xavier da (2024-12-09)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
A evasão escolar preocupa devido aos baixos índices de formação, sendo o desinteresse dos alunos uma das principais causas. Este trabalho busca identificar metodologias ativas que promovam o protagonismo dos estudantes, incentivando sua participação e aprendizagem autônoma. Foi realizado uma revisão bibliográfica sobre essas metodologias, analisando suas aplicações práticas e como contribuem para o ensino, especialmente em matemática. A pesquisa foi dividida em duas etapas: uma análise das discussões acadêmicas sobre o tema e outra sobre a integração das dificuldades no ensino de matemática com metodologias ativas. As metodologias ativas representam uma mudança no ensino, proporcionando uma educação mais significativa e alinhada com as necessidades sociais. - TCCO ensino de geometria por meio de metodologias ativas: Uma proposta de sequência didáticaLimachi, Denis Gabriel Blanco (2023-12-08)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda acerca do ensino da Geometria no contexto educacional brasileiro. Destaca a falta de ênfase dada a estes conceitos e a busca crescente por abordagens inovadoras, principalmente por meio de metodologias ativas de ensino (Bossi; Schimiguel, 2020). A pesquisa se propõe a explorar como as metodologias ativas podem contribuir para tornar o ensino de Geometria mais atrativo e eficaz, com destaque na aplicação prática e no envolvimento dos alunos. Para tanto, o estudo está estruturado em três capítulos. O primeiro capítulo abrange a evolução histórica do ensino de Geometria no Brasil, desde as influências antigas de Tales de Mileto e Platão até eventos mais recentes que moldaram a forma como a Geometria é abordada nas escolas do país. O segundo capítulo discute o uso de metodologias ativas na educação, como a Aprendizagem baseada em projetos; Gamificação e Aprendizagem em equipes, enfatizando a importância de envolver os alunos no processo de aprendizagem e o papel do educador como facilitador. Já o terceiro e último capítulo explora o uso da tecnologia no ensino da Geometria, com ênfase em abordagens inovadoras, tendo estas como uma ferramenta para ampliar a compreensão dos conceitos matemáticos. Além disso, este mesmo capítulo apresenta uma sequência didática focada no ensino de sólidos geométricos no contexto de cidades inteligentes, incorporando os princípios das metodologias ativas de forma prática e colaborativa. - TCCTecnologias digitais e o ensino de trigonometria: o uso de softwares matemáticos educacionais no ensino médioAbelhão, Mariana Borges (2025-06-17)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O presente trabalho investiga o papel das tecnologias digitais na melhoria da aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, com ênfase no ensino de trigonometria. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, teve como objetivo principal identificar e analisar materiais didáticos digitais gratuitos que possam ser utilizados por professores para tornar suas práticas pedagógicas mais interativas e eficazes. A partir de um levantamento teórico e da análise de plataformas como GeoGebra, Desmos e PhET Simulações, o estudo evidenciou que o uso dessas ferramentas favorece a visualização de conceitos abstratos, o engajamento dos alunos e o desenvolvimento de competências previstas na BNCC. Os resultados apontam que, apesar do avanço tecnológico e da ampla disponibilidade de recursos digitais, ainda existem desafios relacionados à formação docente e ao acesso à infraestrutura tecnológica nas escolas. A pesquisa conclui que o uso consciente e planejado de tecnologias digitais, aliado a metodologias ativas e à formação continuada de professores, pode transformar o ensino da Matemática, tornando-o mais inclusivo, contextualizado e significativo. O estudo reforça a importância de políticas educacionais que promovam a equidade no acesso às tecnologias e incentivem práticas pedagógicas inovadoras no ensino da Matemática