Ciências do Desenvolvimento Humano - Dissertações - CCBS Higienópolis (a partir de 2024)
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- DissertaçãoLeitura, escrita e aritmética após a pandemia: estudo com uma escola privada de Ensino Fundamental ISantos, Marcela Cristina Camargos dos (2024-02-29)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O fechamento das escolas devido à pandemia de COVID-19 permitiu que professores e instituições educacionais adotassem diferentes formas de ensino e aprendizagem. Contudo, estudos têm mostrado diferentes impactos no desempenho acadêmico de crianças e adolescentes durante e após a pandemia. Diante disso, este estudo teve como objetivos comparar o desempenho atual dos alunos em relação aos dados de normatização pré-pandemia, identificar quais habilidades acadêmicas apresentam maior diferença em relação aos dados pré-pandemia, identificar se há maior diferença de desempenho em algum ano escolar específico e verificar as relações em todas as habilidades avaliadas. A amostra foi composta por 100 participantes de uma escola privada, localizada no interior do estado de São Paulo. As idades dos participantes variaram entre 6 e 10 anos (M = 8,33; DP = 1,35), sendo 45% do sexo feminino e 55% do sexo masculino. Em relação ao ano escolar, 15% frequentavam o 1º ano, 15% o 2º ano, 24% o 3º ano, 16% o 4º ano e 30% o 5º ano. A presença de laudo diagnóstico de necessidade educacional especial no prontuário da escola foi adotada como critério de exclusão. Para avaliação da inteligência foram utilizadas as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. Para a aferição do desempenho de leitura, escrita e aritmética foi utilizado o Teste de Desempenho Escolar (TDE-II) e para avaliar a consciência fonológica, a Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral. A partir dos resultados obtidos, foram encontradas diferenças significativas em relação aos dados da amostra normativa em escrita para alunos do 2º, 4º e 5º anos (p = 0,058, 0,003, < 0,001, respectivamente), e em aritmética para alunos do 3º, 4º e 5º anos (p = 0,007, <0,001, < 0,001). Foram observadas correlações positivas e estatisticamente significantes entre os subtestes de escrita e leitura, com magnitude moderada (r = 0,44, p < 0,05). Ademais, a associação moderada foi identificada entre a PCFO e subteste de aritmética do TDE (r = 0,54, p < 0,01), e positivamente com magnitude variando entre pequena e moderada com as subescalas Leitura e Escrita (r = 0,20 e r = 0,36, respectivamente). Foram encontradas correlações entre os escores do Raven e pontuações do subteste de aritmética (r = 0,34, p < 0,05). Os resultados encontrados mostraram que, mesmo em uma população não vulnerável, como o caso dos participantes dessa pesquisa, considerados de nível social privilegiado, os déficits de aprendizagem também podem ser observados, sendo os maiores déficits em alunos das séries finais do Ensino Fundamental I. - DissertaçãoO impacto do ESDM-Early Start Denver Model para crianças no espectro do autismoCosta, Cintia Cibelli Borges Navarro da (2025-02-10)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
INTRODUÇÃO: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição do desenvolvimento que resulta no comprometimento da capacidade de comunicação e interação social das crianças. Os sinais mais relevantes no atraso do desenvolvimento observados inicialmente pelos pais e/ou cuidadores surgem nos primeiros anos de vida. A intervenção precoce de alta intensidade para crianças com TEA potencializa resultados na aprendizagem. O diferencial do ESDM – Early Start Denver Model é o uso de estratégias de ensino naturalistas, onde as brincadeiras acontecem através de atividades lúdicas e sensórias que resultam na conquista, engajamento e motivação da criança. OBJETIVO: Analisar o efeito da estimulação precoce em crianças com TEA através do ESDM investigar os efeitos do programa ESDM em crianças com TEA; b) avaliar a eficácia da intervenção precoce em ambientes naturais da criança, como a casa e a escola. Além disso, busca-se compreender como essas intervenções influenciam as crianças e suas famílias. MÉTODO: Estudo realizado com 24 crianças autistas em idades entre 18 a 48 meses, as crianças participantes foram submetidas a 15 horas semanais de atendimento em seu ambiente de rotina diária por 12 semanas. As habilidades das crianças foram avaliadas antes e após a intervenção para corroborar o aprendizado alcançado. RESULTADOS: Nos quatro níveis de habilidades avaliadas, houve melhorias consistentes em competências como comunicação receptiva e expressiva, motricidade fina e grossa, competências sociais, imitação, cognição, independência pessoal e comportamentos de atenção conjunta. DISCUSSÃO: A intervenção precoce, associada ao engajamento familiar, potencializa os resultados ao promover estratégias contínuas no ambiente natural da criança, favorecendo a generalização do aprendizado. CONCLUSÃO: A estimulação precoce por meio do ESDM apresentou resultados significativos no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), avanços consistentes no perfil de comunicação funcional, realizadas no contexto das rotinas diárias, práticas que promovem melhorias na comunicação receptiva e expressiva, bem como na interação social e nos padrões comportamentais.