Pedagogia - TCC – CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia - TCC – CEFT Higienópolis por Assunto "autismo"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAlfabetização bilíngue em crianças com o Transtorno do Espectro AutistaSchimitt, Julia Ann (2022-12-01)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Essa pesquisa tem como objetivo compreender como a educação e a alfabetização bilíngue influenciam o processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), explorando se os benefícios apresentados em crianças neurotípicas também se aplicam às crianças com autismo. A metodologia adotada foi bibliográfica, com análise de dados multimodal (quantitativo/qualitativo), relacionando os resultados e conclusões de cada artigo com a perspectiva de Lev Vygotsky e Emilia Ferreiro. Os resultados indicam uma escassez de estudos sobre o tema, especialmente de artigos escritos em português e uma tendência cronológica em termos de metodologia adotada, onde observa-se que foram realizados estudos bibliográficos acerca do tema primeiro para abrir espaço para estudos de caso e pesquisas de campo nos anos subsequentes. Além disso, foram analisados os resultados dos artigos e notou-se que não há prejuízos comprovados com relação à educação bilíngue para crianças com TEA, mas que os ganhos culturais, cognitivos, sociais e metalinguísticos contribuem para o desenvolvimento das crianças que apresentam espectro autista. Para o melhor desenvolvimento desses alunos, é esperado que haja uma ação inclusiva que inclui um mediador para auxiliá-los e um ambiente escolar pronto para realizar ações que acomodem suas necessidades. - TCCEstratégias pedagógicas para alfabetizar crianças com o transtorno do espectro do autismo: o olhar do professorGronymo, Camila de Jesus; Prado , Regina Guazzelli do (2022-12-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação social, verbal, não verbal e o comportamento e impacta a vida social e acadêmica do indivíduo. O objetivo geral desta pesquisa é compreender as estratégias de alfabetização utilizadas pelos professores do Ensino Fundamental I com esse alunado no ambiente escolar. O procedimento metodológico adotado foi pesquisa de campo exploratória, com aplicação de questionário semiestruturado em professores de escolas públicas e privadas do município de São Paulo. No total, 30 professores responderam ao questionário e, de acordo com a amostra investigada, há possibilidade de alfabetizar alunos com autismo de acordo com as suas potencialidades, adaptando o ambiente para que essa aprendizagem ocorra e um método facilitador é a tecnologia. Conclui-se que todas as estratégias são fundamentais para que o aluno com autismo possa se desenvolver cognitivamente e socialmente dentro do espaço escolar, sendo priorizado e respeitado pelos demais dentro da sala de aula. Finaliza-se esse estudo destacando a necessidade de pesquisas de campo com alunos com autismo em processos de alfabetização. - TCCO papel do pedagogo e os desafios na clínica multidisciplinar: um relato de experiênciaSouza , Fernanda Tamara de (2023-12-13)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O profissional pedagogo tem encontrado novos desafios devido às mudanças sociais e culturais recentes. Portanto, esse artigo propõe uma reflexão sobre a atuação e desafios do pedagogo na clínica multidisciplinar. O método de pesquisa foi o analítico com o uso de leis, artigos e bibliografias que abordam o fazer pedagógico e a caracterização de uma clínica multidisciplinar para pessoas com transtorno do neurodesenvolvimento. Assim, foram os objetivos do estudo: identificar o papel do pedagogo em ambientes não escolares; entender como se dá a organização de uma clínica multidisciplinar que trabalha no ensino e aprendizagem de pessoas deficientes e os possíveis desafios encontrados pelo pedagogo nesse ambiente. Desta forma, podemos compreender o importante papel desempenhado pelo pedagogo, juntamente com a equipe, nas clínicas multidisciplinares.