Farmácia - TCC - CCBS Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Farmácia - TCC - CCBS Higienópolis por Data de Publicação
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCSíntese e caracterização de derivados do ácido pirazinoico com atividade antimicobacterianaAranha, Cecília Maria Simões de Queiroz (2018-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A tuberculose (TB) é uma infecção bacteriana grave causada por micobactérias do complexo Mycobacterium tuberculosis. Atualmente, a doença é causa de morte de milhões de pessoas ao ano. Ainda que a prevalência não tenha aumentado, fatores como o surgimento de cepas multirresistentes, baixa adesão ao tratamento e co-infecção com o HIV colocam a tuberculose novamente em destaque entre as doenças infecciosas. A pirazinamida, fármaco bactericida utilizado na primeira linha de tratamento da TB, possui o ácido pirazinoico (POA) como produto de sua hidrólise, sendo este último considerado a forma ativa do fármaco, já que cepas resistentes não expressam a enzima responsável por essa conversão. Por não apresentar boa penetração pelas membranas micobacterianas, o POA possui atividade limitada. Sua esterificação surge como uma estratégia para melhorar essa penetração, sendo posteriormente convertido na forma ácida novamente, inclusive em cepas resistentes. Ésteres, no entanto, são pouco estáveis no organismo devido à presença de esterases no plasma. Os ésteres de POA foram sintetizados com bons rendimentos e foram testados in vitro quanto a sua estabilidade química e enzimática. Ao se mostrarem instáveis nessas condições, esses ésteres foram incorporados em lipossomas, vesículas comumente utilizadas na liberação de fármacos, objetivando aumentar sua estabilidade tanto em formulações quanto a plasmática, de forma a melhorar sua biodisponibilidade e atividade contra as micobactérias. - TCCAnálise dos fatores nutricionais em pacientes pós cirurgia bariátrica realizada pelo método em Y de RouxSoglia, Karoline Lemos (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A obesidade tem se tornado mais frequente em países de baixa e média renda, sendo que nos últimos anos sua prevalência aumentou de 4,8% para 6,2% em crianças abaixo dos 5 anos de idade entre os anos de 1990 e 2015. Devido ao aumento da chance de desenvolver problemas cardiovasculares e outras comorbidades, o procedimento cirúrgico é considerado efetivo nos casos de obesidade grave com falha de tratamento clínico. Os procedimentos podem envolver métodos restritivos e disabsortivos e, consequentemente, promover deficiências nutricionais. O presente estudo foi realizado através de uma revisão bibliográfica e teve como objetivo realizar uma revisão da literatura científica sobre os aspectos nutricionais em pacientes após cirurgia bariátrica utilizando o método de Gastroplastia Vertical em Y de Roux, focando nas alterações absortivas que podem ocorrer após a utilização do método e na importância da suplementação nutricional. Apesar de ser considerado o método cirúrgico para bariátrica mais utilizado, a Gastroplastia Vertical em Y de Roux, ou Bypass Gástrico em Y de Roux, pode provocar carências nutricionais devido à anastomose que é realizada e à alteração de absorção nutricional. Verificou-se que, além de uma dieta adequada, é necessário suplementar os principais nutrientes que tem sua absorção afetada pós cirurgia, como o a vitamina B12, vitamina B1, ácido fólico, vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), vitamina C, ferro, zinco, selênio, cobre e proteínas, por exemplo. Apesar dos inúmeros benefícios da cirurgia bariátrica, faz-se necessário um acompanhamento multiprofissional para que não ocorram complicações relacionadas às deficiências nutricionais, tornando-se importante que o paciente receba uma atenção farmacêutica e siga corretamente às recomendações e orientações, a fim de evitar desmotivação e insucesso no tratamento. Além disso, é imprescindível que mais estudos sejam realizados no âmbito da suplementação a fim de estabelecer quantidades eficazes no tratamento das deficiências nutricionais após cirurgia bariátrica. - TCCOtimização de rota sintética para a obtenção de compostos diidrobenzofurânicos bioativoFernandes, Gustavo Ariel Borges (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O anel benzofurano é um importante synthon para a síntese de novos compostos bioativos, além de estar presente em compostos que apresentam efeitos em doenças do sistema nervoso central. As reações envolvidas na obtenção deste grupo são muito importantes e devem ser alvos de otimização para baratear seus custos. Alilação é uma reação de substituição nucleofílica que ocorre entre fenóis para-substituídos e brometo de alila, resultando em alil-fenil éters. O rearranjo de Claisen é uma reação de isomerização realizada através de altas temperaturas, e que consiste no deslocamento do grupo alila para a posição orto do anel. Este trabalho tem como objetivo, analisar sistematicamente os efeitos que regem as reações e otimizar o processo de obtenção barateando-o e o tornando mais “verde”. As metodologias empregadas para a alilação foram a convencional e a assistida por ultrassom, enquanto que a metodologia empregada no rearranjo de Claisen utilizou aquecimento por microondas. Os resultados indicaram que a metodologia convencional gerou melhores rendimentos que a metodologia ultrassônica na alilação dos fenóis, e provavelmente não ocorre por efeito sonoquímico. Também observa-se uma forte influência dos substituintes na velocidade dessa reação. Para o rearranjo de Claisen, o DMF ainda foi o melhor solvente, e a proporção de diglima e água 1:1 a 200 °C forneceu maiores taxas de conversão. O estudo fatorial mostrou que a temperatura tem efeito mais significativo que o solvente e que não apresentam efeito de interação significativo. - TCCImpacto da flexibilização de jejum na quantificação do perfil lipídicoBraga, Thiago Albini (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Nos últimos anos notou-se a necessidade de reavaliar a importância de jejum de 8-12 horas para exame de perfil lipídico. O presente trabalho realizou uma revisão da literatura para verificar a necessidade de jejum para análise do perfil lipídico, bem como, o impacto desta flexibilização aos indivíduos. Verificou-se que a não realização do jejum já vem sendo praticada em diversos países incluindo o Brasil. Porém, para que essa alteração seja realizada foram necessárias modificações nos métodos de quantificação do LDL, sendo necessária a utilização da fórmula de Martin, ao invés da equação de Friedewald usada apenas quando se realiza o jejum. Vale ressaltar que, quando os níveis de triglicérides forem superiores a 440 mg/dL e em casos específicos pré-determinados pelo médico, pode ser solicitada uma nova coleta ou a realização do exame em jejum. Em relação aos laudos houve simplificação dos intervalos de referência para colesterol total, HDL-C e TG, já que agora apresentam apenas a faixa “desejável”. Uma substancial mudança encontra-se nos intervalos de referência para as frações LDL-C e colesterol não-HDL, uma vez que, essas frações não vão mais exibir valores de referência para a população saudável. Seus valores representam alvo terapêutico a ser atingido com o tratamento hipolipemiante, levando em consideração a estimativa do risco cardiovascular calculado para cada paciente. Além dessas mudanças pode-se considerar que o estado pós-prandial indica de forma mais precisa as condições fisiológicas pelas quais o indivíduo está exposto no dia a dia ao contrário do jejum. Além disso, há comodidade em realizar o exame após uma consulta médica além de diminuir a chance de ocorrer hipoglicemia em pacientes diabéticos. Os estudos envolvendo testes clínicos demonstraram que o perfil lipídico em pacientes no estado pós-prandial mostrou valores mais precisos para a predição de riscos cardíacos. Desta forma deve ser realizada uma avaliação individual pelo médico e só assim em casos específicos realizar o exame com jejum. - TCCComparação de métodos de extração de DNA a partir de fontes escassasSilva, Marjorye Cristina Dias (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A fim de avaliar a eficiência, nível de contaminação, toxicidade, qualidade e quantidade da extração de DNA a partir de amostras escassas, como fios de cabelo e raspado bucal, os métodos de extração com fenol-clorofórmio, extração com cloreto de lítio, Kit Wizard® Genomic DNA Purification e método de Lahiri & Nurnberger otimizado por Salazar, foram comparados. A utilização desse tipo de amostra tem aumentado, por não serem invasivas, mais facilmente obtidas e resultarem em boa quantidade e qualidade de ácido desoxirribonucleico. A análise quantitativa e a pureza do material genético extraído foi avaliada com espectrômetro NanoDrop® e fluorimetria (“QuantiFluor® dsDNA System”). Em seguida, a eficiência da extração foi avaliada a partir da reação em cadeia da polimerase (PCR), que amplificou o gene da β-globina humana, posteriormente visualizado através da análise eletroforética em gel de agarose a 2% e transiluminador de luz azul. Analisando os resultados, constatou-se que a extração pelo método de Lahiri & Nurnberger otimizado por Salazar apresentou melhor eficiência e vantagem frente aos demais métodos estudados, já que foi o único em que foi possível visualizar o gene ampliado, além de ser considerado o método mais prático, rápido e atóxico. - TCCAvaliação da estimativa do clearance de creatinina por MDRD e CKD-EPI em pacientes com câncer de cabeça e pescoçoFerretti, Laura Caroline Arantes (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A estimativa da taxa de filtração glomerular é um fator importante para determinação da diminuição da função renal. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho das equações de MDRD (Modification of Diet in Renal Disease) com 4 variáveis e CKD-EPI (Chronic Kidney Disease Epidemiology Collaboration) em relação ao clearance de creatinina real em pacientes com câncer de cabeça e pescoço em acompanhamento no setor de oncologia do Hospital de Clínicas da UNICAMP submetidos ao primeiro ciclo de quimioterapia com cisplatina. O presente trabalho foi conduzido por estudo descritivo comparativo realizado pela análise de dados de 54 pacientes com câncer de cabeça e pescoço, sendo 49 do gênero masculino e 5 do gênero feminino, que foram divididos em 3 grupos. O grupo 1 é formado por todos os pacientes, grupo 2 com os pacientes que apresentam o clearance de creatinina menor do que 60ml/min/1,73m² e o grupo 3 com os pacientes que apresentam o clearance de creatinina maior ou igual a 60ml/min/1,73m². A avaliação das equações foi realizada por análise de dados medindo a acurácia, bias e precisão. Nenhuma equação atingiu o parâmetro de acurácia que valida o seu desempenho. Porém a equação de CKD-EPI teve melhor desempenho em relação a equação do MDRD, por ter apresentado os melhores resultados de acurácia e menor viés. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Ciências Médica da UNICAMP (Processo nº 274/2011). - TCCDoenças que sofrem o descaso da saúde pública e privada e o papel do farmacêuticoFahl, Mariana de Freitas (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Atualmente, a elevada incidência de doenças como a Hepatite A, Febre Amarela, Doença de Chagas e as Leishmanioses que atingem a população de baixa renda do país, vem representando um crescente problema de saúde pública. Isso ocorre, pois, estas doenças não possuem investimento suficiente para a pesquisa e desenvolvimento de medidas de prevenção eficazes, diagnósticos precoces e tratamentos específicos. O presente trabalho realizou uma revisão da literatura científica e teve como objetivo analisar o panorama atual que demonstra a reemergência destas doenças e identificar as justificativas para a falta de investimento por parte do setor público e privado, além de comprovar a importância do profissional farmacêutico na prevenção e cuidado destes pacientes. Conclui-se que embora estas doenças necessitem de maior investimento, o farmacêutico como profissional da saúde pode contribuir para a melhoria do estado de saúde e qualidade de vida das pessoas que estão vulneráveis ou que possuem estas doenças. Este deve reforçar a importância da prevenção primária, secundária e terciária e, além disso, orientar o paciente quanto ao uso correto e racional dos medicamentos, possíveis efeitos colaterais e, principalmente, sobre a importância da adesão ao tratamento medicamentoso. - TCCEfeitos do consumo de Kefir sobre fatores de risco para Doença CardiovascularRojas, Bruna Corrêa (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
As doenças cardiovasculares (DCV) são consideradas mudanças no funcionamento do sistema cardíaco. Há relatos na literatura científica da relação entre alterações da microbiota intestinal com DCV e SM. A microbiota intestinal é composta por uma variedade de microorganismos que tem como principal função proteger a região contra bactérias consideradas patogênicas. O kefir (ou quefir) são grãos compostos por microorganismos imobilizados em uma matriz proteica e polissacarídea, onde diversas espécies de bactérias e leveduras coexistem de forma simbiótica, que ao adicionar leite ou água com açúcar iniciam um processo de fermentação produzindo compostos bioativos. As propriedades benéficas do kefir são resultado de três mecanismos: os microrganismos, metabólitos gerados e produtos da fermentação. O presente trabalho tem como propósito avaliar os efeitos do consumo de kefir sobre fatores de risco para doenças cardiovasculares, tais elas, fatores relacionados a glicemia e diabetes, lipídeos plasmáticos e pressão arterial e circulação cardiovascular, e seu consequente benefício para a saúde a partir da revisão de estudos clínicos de intervenção realizados em humanos e animais. Esta revisão analisou dezesseis artigos, porém predominantemente foram encontrados estudos com animais e apenas dois eram com humanos dentro dos critérios estabelecidos. Os resultados e as evidências apresentadas tanto em animais como em humanos são promissoras em relação à funcionalidade do kefir para proteger o organismo contra fatores de risco para DCV, entretanto são necessários mais estudos realizados em humanos. A revisão concluiu que é evidente que os probióticos não substituem terapias farmacológicas, porém podem ser alternativas não-farmacológicas consideráveis quando relacionadas com práticas mais convencionais na redução do risco de doenças crônicas. - TCCSintomas psicossociais, tratamento e adesão em retocolite ulcerativaHoffmann, Bruna Carolina Petry (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A Doença Inflamatória Intestinal (DII) é uma denominação genérica utilizada para descrever um conjunto de doenças que afetam o trato gastrointestinal através do desencadeamento de uma cascata de reações inflamatórias que culminam em uma resposta imunitária exacerbada. Os principais objetivos do tratamento da doença de Crohn (DC) e da retocolite ulcerativa idiopática (RCU) são o controle dos sintomas, o equilíbrio nutricional, a melhora da qualidade de vida e mais recentemente o conceito de remissão endoscópica com cicatrização da mucosa. Porém, a terapêutica da DII pode tornar-se complexa, principalmente com o surgimento das novas estratégias terapêuticas, por isso é imprescindível um maior acompanhamento destes pacientes de modo a garantir a eficácia e segurança do tratamento e uma otimização da adesão à terapêutica. Desta forma, este trabalho tem por objetivo realizar um levantamento bibliográfico com o intuito de informar sobre os mecanismos fisiopatológicos da doença, assim como os tratamentos indicados para correta orientação e acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes. De acordo com a análise dos artigos selecionados, observou-se que os medicamentos atuam no bloqueio ou ativação de diferentes células, receptores e mediadores participantes da cascata inflamatória visando à interrupção da inflamação e a remissão da doença. O tratamento convencional se baseia no acréscimo de drogas cada vez mais potentes, porém com mais possibilidades de eventos adversos, conforme a resposta insuficiente na etapa anterior. Os eventos adversos das medicações e a necessidade de um tratamento contínuo mesmo em indivíduos assintomáticos devem ser pontos bem esclarecidos para garantir a adesão adequada ao tratamento proposto. Deste modo, o farmacêutico adquire um papel principal no desempenho destas funções, tornando-se no profissional de saúde com mais habilidades para acompanhar, gerir e responsabilizar-se pela terapêutica dos pacientes com DII. - TCCAnálise de resíduo químico de finasterida em etapas de produção empregando cromatografia líquida de alta eficiência para fins de validação de limpezaRibeiro, Gabriella da Silva (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Estudando as boas práticas de fabricação inclui-se a validação de limpeza e esta deverá considerar um procedimento que deverá ser realizado para remover todos os resíduos nos equipamentos de produção. Este trabalho apresenta uma análise de determinação de resíduo químico verificando o procedimento de limpeza nos equipamentos compressora, desempoeirador, detector de metais e blistadeira, usados durante o processo de fabricação de um comprimido. A técnica de amostragem direta (swab) foi empregada para remoção de um possível resíduo do ativo nos equipamentos. As análises quantitativas foram realizadas pela técnica de cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). O método analítico empregado, investiga resíduo do princípio ativo finasterida, baseando-se na especificação, que se trata da concentração máxima permitida nos resultados a serem obtidos. A metodologia aplicada para quantificação de resíduos de finasterida utilizando a técnica de cromatografia líquida de alta eficiência apresentou como resultados das análises valores aceitáveis, dentro da especificação de qualidade proposta. Desta forma, acredita-se que esse processo é imprescindível e reflete segurança ao paciente. - TCCAnálise em amostras glandulares cervico-vaginais da presença de HPVBitun, Marina Anchieta (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Papilomavírus humano é o virus que causa a doença sexualmente transmissível mais comum e frequente da atualidade, levando a preocupação mundial, pelo fato de sua correlação com o câncer. Após duas décadas de descoberta, estimativas recentes indicam que infecções pelo HPV, são responsáveis por aproximadamente 500.000 casos de câncer e associados a 275.000 casos de morte, anualmente, justificando a realização deste trabalho, que teve por objetivo detectar e genotipar o HPV de alto e baixo risco oncológico em amostras da cérvice uterina de pacientes com diagnostico citológico de células glandulares atípicas. Para atingirmos estes objetivos, as amostras biológicas foram coletadas em meio líquido, seguida de extração de DNA por kit comercial (Promega) e a detecção e genotipagem do HPV foi realizada por Nested Multiplex PCR (NMPCR). De acordo com os resultados obtidos, todas as amostras analisadas apresentaram pelo menos 1 tipo de HPV. O tipo de HPV mais frequente foi o 18 (100%) e menos frequente foi o 33 (28,6%). Portanto, conclui-se que houve uma alta prevalência do HPV, principalmente os de alto risco oncogênico, o que contribui para um prognóstico desfavorável das pacientes estudadas. Estes resultados devem ser futuramente confirmados e mais pacientes devem ser incluídos, a fim de confirmar os dados apresentados neste trabalho. - TCCPerfil de saúde de alunos universitários: uma abordagem com foco no cuidado farmacêuticoAlves, Mariana Rodrigues Chagas (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A população brasileira tem sofrido diversas mudanças no seu perfil de saúde e isso é decorrente do aumento das doenças crônicas e do envelhecimento da população. O profissional farmacêutico tem um importante papel na atenção primária a saúde, pois visa buscar maneiras de propor mudanças de estilo de vida e de garantir uma farmacoterapia racional, voltada para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Dessa forma, o presente trabalho visa traçar o perfil de saúde de estudantes universitários. Para isso, foram incluídos 51 ingressantes do curso de farmácia acompanhados durante 3 semestres. Os mesmos passaram por uma avaliação clínica feita por meio de anamnese farmacêutica, exames laboratoriais e prestação de atenção farmacêutica. Ao final do estudo, foi observado que 73% dos estudantes fazem uso de bebidas alcoólicas, 22% fazem uso de cigarro e a mesma porcentagem, de narguilé, 49% não praticam atividade física, 43% não consideram sua alimentação saudável, 34% utilizam medicamento de uso contínuo e 88% fazem uso de automedicação; 24% já usaram alguma droga ilícita sendo que 14% são usuários de alguma droga. No decorrer do estudo foram propostas as mudanças de estilo de vida e realizados encaminhamentos para outros profissionais, de modo a garantir o acompanhamento farmacoterapêutico e clínico dos alunos. Com isso, foi possível traçar o perfil de saúde dos alunos, através de estudos de casos, e prestar uma atenção farmacêutica individual, obtendo-se resultados positivos conforme a adesão dos estudantes. - TCCTratamento farmacológico para esclerose múltipla disponível na rede pública de saúde do Brasil e a atuação do farmacêutico no cuidado aos pacientes acometidos por esta doençaSousa, Priscila Bastos Evers de (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A esclerose múltipla é uma doença idiopática, autoimune, crônica e progressiva que normalmente atinge pessoas entre 20 e 40 anos de idade, pode seguir 4 cursos distintos e caracteriza-se pelo ataque e destruição da mielina que envolve os axônios dos neurônios do sistema nervoso central. Cada vez mais a evolução das técnicas de diagnóstico e terapias medicamentosas possibilita um melhor prognóstico para os pacientes, no entanto, a falta de conhecimento destes sobre a doença e os possíveis eventos adversos derivados do tratamento farmacológico podem levar à baixa adesão terapêutica e consequente falha no tratamento. Em razão do caráter crônico desta doença, presença de polifarmácia e grande quantidade de efeitos adversos inerentes à terapia medicamentosa a atenção farmacêutica é fundamental para evitar falhas terapêuticas e melhorar a adesão ao tratamento. Em vista do exposto, justifica-se o desenvolvimento deste trabalho cujo objetivo consiste em realizar uma revisão bibliográfica da literatura para apresentar quais são e como agem os medicamentos atualmente disponibilizados no componente especializados do SUS para tratamento da esclerose múltipla, bem como citar como o farmacêutico pode contribuir para melhora da qualidade de vida dos pacientes durante o tratamento farmacológico. - TCCTeor de lactose e contagem de microrganismos em leites fermentados por kefir: um estudo comparativoLopes, Letícia Corrêa (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Objetivo: Avaliar o efeito do tempo de fermentação e teor de gordura do leite sobre parâmetros fermentativos do kefir. Materiais e Métodos: Amostras de leite integral (LI) e desnatado (LD) foram inoculadas com grãos de kefir por 48h a 25ºC. Foram realizadas análises físico-químicas (pH, acidez, lactose) e microbiológicas (bactérias láticas-BAL e leveduras) em amostras do início (T0), após 24 horas (T24) e 48 horas (T48). Considerou-se significativo *p<0,05. Resultados: Após 24h de fermentação houve redução (34%) do teor de lactose (%g/ml) de ambos os leites que não diferiram entre si (LI, de 4,3±0 para *2,8±0,5; LD, de 4,0±0 para *2,6±0,1), porém após 48h não houve diferença significativa em relação a 24h (LI 2,5±0,1 e LD 2,5±0,1). Foi observado aumento da acidez (% de ácido lático) das amostras de leite integral e desnatado após 24h de fermentação em relação ao T0 (LI, de 0,17±0 para *0,74±0,01; LD, de 0,16±0 para *0,88±0,05), porém os valores para o leite desnatado foram significativamente maiores que o integral. A contagem de BAL variou de 108 a 109 UFC/ml e a de leveduras de 106 a 107 UFC/ml, porém não foram encontradas diferenças significativas entre os tipos de leite nem entre tempos de fermentação. Conclusão: A fermentação do leite por 24h com kefir reduziu significativamente o teor de lactose e elevou a contagem de bactérias láticas e leveduras, independentemente do teor de gordura do leite utilizado. A fermentação por 48 horas não trouxe vantagem adicional sobre redução do teor de lactose nem contagem de microrganismos. - TCCA fitoterapia como opção terapêutica complementar em pacientes oncológicosSchalch, Isabel Santi (2019-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O câncer, como uma das doenças mais acometidas no mundo todo, tem como um de seus principais tratamentos a quimioterapia, que, por mais eficiente que seja, promove muitos efeitos adversos, sendo prejudiciais à saúde do paciente. Com isso, muitas pessoas procuram formas alternativas de tratamento para auxiliar a terapia, buscando assim, nas Práticas Integrativas e Complementares, o caminho da cura. A utilização das plantas medicinais é a prática mais procurada pela população, em decorrência disso faz-se, neste presente trabalho, uma seleção de referenciais teóricos que compreendam os conhecimentos dessa medicina. - TCCFormas farmacêuticas de administração oral para pacientes geriátricos com problemas na deglutiçãoDomingo, Heloisa Detogni (2019-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O presente trabalho aborda a situação de pacientes idosos com dificuldades no processo de deglutição, com foco, principalmente, nas formas farmacêuticas utilizadas para a administração de medicamentos por via oral. Isto porque, como se sabe, o envelhecimento causa diversas mudanças fisiológicas que podem, por sua vez, influenciar diretamente na escolha da forma farmacêutica mais adequada para estes pacientes. Atualmente, existem inúmeras formas de fabricação do medicamento e, muitas vezes, há dificuldades na escolha da mais adequada melhorar a eficácia na administração para esses pacientes. Outras mudanças causadas pelo envelhecimento que também têm grande importância são o aumento do número de medicamentos administrados em conjunto e do uso irracional destes, sendo que estes fatores podem trazer riscos à saúde do paciente que, muitas vezes, não possui as informações necessárias sobre o uso correto dos medicamentos, as interações entre eles e seus efeitos adversos. Sendo assim, há grande necessidade de um acompanhamento feito por um farmacêutico durante os tratamentos desses pacientes, disponibilizando as devidas informações sobre os medicamentos administrados. Além dos farmacêuticos, outros profissionais da saúde tem um importante papel no acompanhamento dos pacientes como na administração de medicamentos, diagnósticos de doenças e prescrições corretas. Porém ainda há falta de investimentos na qualificação desses profissionais, vendo que ainda possuem dificuldades na identificação dos sinais e sintomas da disfagia, acarretando no erro de diagnóstico e, consequentemente, no erro da escolha da forma farmacêutica e da prescrição adequada. - TCCProdução de medicamentos estéreis: formas farmacêuticas, processos e boas práticas de fabricaçãoDomenicali, Giovanna Simonetti (2019-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Medicamento é todo produto desenvolvido a partir de fármacos, no intuito de trazer o bem-estar físico, mental e social à população. Para se produzir um medicamento há que se considerar o fármaco utilizado, a quantidade, a qualidade, o manuseio, a produção, ou seja, todo o processo de desenvolvimento e fabricação até sua administração para que não haja danos ao paciente. Neste trabalho o objetivo foi de realizar uma revisão bibliográfica sobre produção de medicamentos estéreis, detalhando o processo de fabricação e administração dos mesmos para que o êxito no tratamento das doenças seja alcançado e também o olhar atento e meticuloso do farmacêutico seja mais apurado em relação aos cuidados com todo o processo. A utilização desses medicamentos requer atenção e são aqui apresentados de forma significativa. A literatura que versa sobre o assunto menciona os diversos métodos de esterilização: métodos, ensaios, avaliação, controle, monitoramento, prazo de validade e validação. Fatores estes que influenciam de modo singular de cada passo na fabricação e administração de um medicamento. Nesse sentido, a fabricação de medicamentos no Brasil é amparada e acompanhada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que é responsável pela supervisão dos processos de produção de medicamentos por um farmacêutico. Sendo uma preocupação o acompanhamento de todos as etapas sob o olhar crítico do farmacêutico garantindo a qualidade, esterilidade e eficácia devida do medicamento, assim como o constante estudo sobre a temática para a atualização de acordo com o progresso em que nos encontramos hoje. - TCCQualificação térmica do Leito Fluidizado Freund Vector FLN- 60 em uma industria farmacêutica brasileira localizada na região metropolitana de São PauloNakao, Julia Godoy (2019-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A dinâmica das Boas Práticas de Fabricação na Industria Farmacêutica engloba conceitos que visam a padronização, segurança, robustez e reprodutibilidade dos diversos processos de fabricação de medicamentos, e que são gerenciados prioritariamente pelo setor de Garantia de Qualidade. Os conceitos de Validação e Qualificação foram normatizados através da RDC n°17 de Abril de 2010 para a fiscalização e manutenção da qualidade dos processos envolvidos na cadeia da Industria Farmacêutica. Dessa forma, o conceito insere-se na área de Garantia de Qualidade de modo a aprimorar os padrões de qualidade de produção dos produtos que chegam ao consumidor final. A Validação consiste em um ‘’ato documentado atestando a robustez e qualidade de um procedimento, processo, equipamento, material, atividade ou sistema’’, enquanto a Qualificação consiste em um ‘’conjunto de ações realizadas para atestar e documentar que quaisquer instalações, sistemas e equipamentos estão propriamente instalados e/ou funcionam corretamente e levam aos resultados esperados’’ (ANVISA 4, 2010). O presente trabalho abordou a Qualificação de Desempenho Térmico de um Leito Fluidizado Freund Vector FL-N-60 instalado em uma Industria Farmacêutica Brasileira localizada na região metropolitana de São Paulo. Para os testes, foram utilizados doze sensores tipo T, posicionados em pontos críticos de distribuição de temperatura na parte interna do equipamento, para monitoramento da temperatura durante 1 hora de secagem para os setpoints de 40,0°C e 85,0°C, com registros a cada 30 segundos. Os critérios de aceitação de ≥30,0°C e ≤50,0°C, para o setpoint de 40,0°C, e de ≥75,0°C e ≤95,0°C, para o setpoint de 85,0°C, foram atendidos para os estudos realizados, sem excursões de temperatura observadas nos períodos avaliados, demonstrando assim a capacidade do equipamento na manutenção do parâmetro estudado na monografia. - TCCAvaliação das boas práticas no processo de fracionamento e distribuição de plantas medicinais em distribuidora da área metropolitana do município de São Paulo/SPWatson, Anna Carolina Vieira (2019-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O controle microbiológico das plantas medicinais é indispensável para garantir a qualidade do produto e minimizar os riscos para o consumidor. As plantas possuem uma grande variedade de fungos e bactérias em sua microbiota natural, sendo, portanto, esperado que parte destes microrganismos sejam encontrados no produto final. Entretanto, durante as etapas de pré e pós-colheita destes vegetais, uma maior carga microbiana pode ser adicionada às plantas, e assim um produto potencialmente contaminado é colocado à disposição da população como forma de tratamento terapêutico, sendo um risco à saúde pública. Neste estudo, três amostras de plantas medicinais das espécies Matricaria recutita, Peumus boldus e Centella asiatica doadas por uma empresa distribuidora localizada no município de Mairiporã foram avaliadas quanto à qualidade microbiológica. A análise foi realizada no laboratório de microbiologia no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foram avaliadas a contagem total de microrganismos mesófilos, incluindo bactérias e fungos, e realizada a pesquisa de microrganismos patogênicos, dentre eles Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Salmonella sp. As plantas analisadas apresentaram todos os resultados dentro dos parâmetros especificados, e ausência de todos os microrganismos patogênicos. Os resultados apresentados certificaram o cumprimento das Boas Práticas de distribuição e fracionamento por parte da empresa. Paralelamente a este estudo, foi realizada a análise de plantas medicinais adquiridas no comércio popular de São Paulo, e os resultados comparados posteriormente. - TCCVitamina D na Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP): revisão de literaturaJomaa, Carolina (2019-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma das endocrinopatias mais comuns entre mulheres na idade fértil. Embora o mecanismo da doença ainda não esteja bem definido, essa síndrome está freqüentemente associada à resistência à insulina (RI), obesidade hiperandrogenemia, inflamação crônica e estresse oxidativo. A doença pode se manifestar por hirsutismo, acne, seborréia, alopecia, irregularidade menstrual, obesidade e cistos ovarianos. As alterações hormonais contribuem para que as portadoras desenvolvam muitas complicações quando não é feito o tratamento adequado, sendo este direcionado para a regularização do ciclo menstrual, recuperação da fertilidade, prevenção de possíveis complicações, nos quais a vitamina D pode ter um papel muito importante. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão da literatura para avaliar o papel da suplementação de vitamina D na SOP. A revisão foi realizada nos bancos de dados nacionais e internacionais, tais como Scielo e PubMed, com artigos publicados entre 2000 e 2019. Após análise dos artigos, observa-se uma deficiência de vitamina D comum entre as mulheres portadoras da síndrome, que pode exacerbar sintomas da SOP. Além desta associação, observou-se que concentrações reduzidas de 25OHD foram associados com resistência à insulina, irregularidades menstruais e ovulatórias, infertilidade, hirsutismo, hiperandrogenismo, obesidade e fatores de risco para desenvolvimento de doença cardiovascular. Entretanto, ainda não existe um consenço na literatura científica sobre o papel da suplementação de 25OHD na SOP, sendo necessária a realização de mais estudos para comprovar esta hipótese.