Letras - TCC – CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras - TCC – CCL Higienópolis por Autor "Dutra, Amanda Liz Ribeiro Cassiano"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAnálise contrastiva da educação bilíngue de duas escolasDutra, Amanda Liz Ribeiro Cassiano (2023-12-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho realiza uma análise contrastiva da Educação Bilíngue em dois contextos escolares. O estudo examina as abordagens pedagógicas adotadas por cada escola, comparando suas estratégias e práticas. A análise comparativa é realizada por meio de entrevistas, em que os profissionais das escolas compartilham suas perspectivas sobre o Ensino Bilíngue. Estas entrevistas são fundamentais para entender como a Língua Inglesa influencia a identidade cultural dos alunos e como as políticas linguísticas impactam o processo educacional. Além disso, o estudo examina o contraste no processo educacional ao usar um cenário de imersão total na Língua Inglesa e o outro com imersão parcial, que se dá pela alternação da Língua Materna juntamente à Inglesa, destacando sua importância no desenvolvimento da proficiência linguística dos alunos. Utilizando uma abordagem qualitativa, esta pesquisa não apenas identifica as diferenças na metodologia, mas também destaca as semelhanças que podem oferecer insights valiosos para educadores no Brasil. Os resultados indicam tanto a importância do contexto cultural no processo de Ensino Bilíngue, quanto o apontamento para estratégias eficazes para promover a proficiência em inglês. Este estudo contribui para a compreensão das práticas eficazes na Educação Bilíngue e destaca a importância de uma abordagem culturalmente sensível para promover a proficiência em dois idiomas durante o processo escolar básico.