Letras - Dissertações - CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras - Dissertações - CCL Higienópolis por Autor "Almeida Junior, Raul Marcelino de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoIntertextualidade e produção de sentidos: análise em anúncios publicitáriosAlmeida Junior, Raul Marcelino de (2018-02-20)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho acadêmico tem como objetivo avaliar a presença da intertextualidade no discurso publicitário, e demonstrar a relevância da intertextualidade nas relações intertextuais e dialógicas no processo de significação dos textos. O referencial teórico que consolida este trabalho parte das considerações estabelecidas pela linguística textual (em especial nos trabalhos de Ingedore Koch), tendo em vista as ideias iniciais de Mikhail Bakhtin; e de autores do ramo da comunicação midiática, dentre eles Bazerman, Sampaio e Citelli. Como material a ser analisado recorreu-se a anúncios publicitários de uma campanha da Rede Hortifruti, líder no setor de hortifrutigranjeiros no país, e pioneira ao lançar um conceito de marketing de varejo que utiliza as frutas, verduras e legumes como “personagens”. Verificou-se durante a análise, a presença de diferentes discursos, resgatados com uma nova roupagem, tendo participação ativa no funcionamento do processo persuasivo, e confirmando a presença da intertextualidade como um valioso auxílio à publicidade, tanto em textos impressos quanto na internet, constatando ocorrências linguísticas e visuais tidas como intertextuais.