Letras - Teses - CCL Higienópolis
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Navegando Letras - Teses - CCL Higienópolis por Orientador "Alvarez, Aurora Gedra Ruiz"
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- TeseAprendizado de Antônio Bento nas veredas sertanejas. José Lins do Rego : Pedra bonita e CangaceirosAraújo, Karin Bakke de (2015-08-12)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Os romances Pedra Bonita (1938) e Cangaceiros (1953) de José Lins do Rego (1901-1957) conduzem o protagonista Antônio Bento Vieira pelas veredas sertanejas nordestinas na década de 1920, à ação alicerçada nos conflitos do cangaço e do messianismo com as autoridades constituídas dos mais diferentes níveis. O enredo é entretecido com base em sólidos elementos geográficos, históricos e linguísticos, pavimentando a jornada de formação do herói para além das fronteiras regionais. Essa estrutura geográfica, histórica e linguística fortemente presente nos dois romances foram cotejados com especialistas de cada modalidade, com ênfase na crítica literária publicada em vida do romancista. Na representação desse arcabouço temático, o autor coloca sua personagem central numa posição privilegiada na trama, de modo a ser testemunha direta dos grandes dramas envolvendo as partes em disputa. O leitor tem ao seu dispor recursos literários, como o grotesco, a carnavalização, a polifonia, a estrutura cronotópica, o ato responsável, o riso, conforme analisados por Mikhail Bakhtin, cujas considerações teóricas são confrontadas com trechos das duas obras. Também foram considerados aspectos literários presentes nos textos como o fluxo de consciência, conforme estudado por Robert Humphrey, e a presença do espaço e da natureza, comparados com os princípios defendidos por Gaston Bachelard. Os aspectos históricos das práticas e das táticas dos cangaceiros foram analisados considerando os estudos de Frederico Mello. Para compor a trajetória redentora do herói, o escritor aprofunda personagens coadjuvantes em conflito, construindo uma polifonia das vozes de todas as classes sociais das forças que se enfrentam. Essas personagens secundárias são aprofundadas no desenrolar da trajetória, formando um conjunto de manifestações que ampliam e adensam as opiniões presentes no local escolhido da ação. Ao mesmo tempo criam condições para alargar a visão de mundo do protagonista que, assim, fica livre para decidir sobre sua vida, síntese dos dramas regionais. - TeseClássico literário e adaptação em quadrinhos : uma possibilidade para a formação estético-discursiva do jovem leitorBitazi, Fernanda Isabel (2015-08-05)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
For the first time in 2006, Brazilian Federal Government included comics in the national program for libraries at schools, thus emphasizing the acceptance of comics adaptations of great literary oeuvres – literary classics – and encouraging publishing houses to release, from that year on, several works of this genre. Considering the commercial interest of the publishing houses, as well as the reasons that base the acceptance of this production by the government (use of adaptations in the educational context aimed at the formation of literature readers, or more specifically, readers of literary classics), this paper has the objective of investigating whether comics adaptations can help the formation of young readers and provide access to the aesthetics of the canonic literary hypotext as well as the aesthetics of comics. To reach this objective, O cortiço by Aluísio Azevedo and Dom Casmurro by Machado de Assis will be compared to their respective comics adaptations, both produced by Ivan Jaf and Rodrigo Rosa and published by Ática. It is worth noting that such comparative analysis can be made in the classroom, provided that it is adapted to this production context, so as to make the young reader realize that appreciating a comics adaptation of a literary work is a different experience from the appreciation of the literary classic itself. - TeseDois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistasPirolo, Ester Anholeto (2016-08-11)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho pretende investigar as estratégias de persuasão utilizadas em dois sites do campo educacional, a fim de mostrar como cada um deles, à sua maneira, constrói um ethos ajustado às paixões de seus leitores e aos efeitos que pretende provocar nesse público para se fazer crer e ter a adesão aos seus discursos. Trata-se dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o do sindicato dos professores APEOESP. Adotamos como alicerce teórico os fundamentos da Análise do Discurso e da Retórica, apoiando-nos, sobretudo, nos estudos de Dominique Maingueneau, Patrick Charaudeau, Aristóteles, Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, entre outros. A partir da reflexão teórica, nossa análise alcança textos e links que se dedicam ao tema da violência nas escolas públicas paulistas e, também, os textos pelos quais os sites se apresentam ao público leitor. A análise do corpus nos aponta que os portais, mesmo evidenciando ethé antagônicos entre si, assemelham-se no fato de construírem discursos autoritários, que desejam mostrar realidades cristalizadas, vistas no modo de dizer impositivo utilizado pelas duas instituições. A APEOESP revela-se, num tom beligerante, hiperbólico, sempre pronta a denunciar o que considera falta de ação da Secretaria de Educação do Estado diante dos inúmeros casos de violência que ocorrem nas escolas públicas paulistas. A Secretaria de Educação, por sua vez, expressa-se num tom mais cauteloso, sereno, como uma instituição protetora dos membros da comunidade escolar, mostrando que os casos de conflito são normais nas escolas e estão sob controle. Verificamos que a hipótese de que cada um dos enunciadores harmoniza seu ethos aos efeitos que pretende causar nos leitores se confirma e que ambos são, pois, eficazes em persuadir e manipular seus interlocutores. - TeseEntre tensão e fruição: estado de imanência nos contos de Lídia JorgeMachado, Eliane Aparecida (2020-12-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Lídia Jorge, escritora portuguesa contemporânea, já tem seus romances prestigiados há algum tempo por um vasto público, assim como pelos reconhecidos “especialistas literários”, os críticos e os historiadores da literatura. Esta tese, no entanto, dedica-se a um estudo voltado para os contos, e mais especificamente, aqueles publicados em coletâneas entre 1997 e 2016, como Marido e outros contos (1997), O belo adormecido (2004), Praça de Londres (2008) e O amor em Lobito Bay (2016). Dada a mencionada relevância da escritora, justifica-se o interesse em conhecer se ela também se ocupa, nas narrativas curtas, de temáticas relacionadas às questões sociais e como estas são tratadas no gênero conto. Nessa direção de pensamento, o objetivo desta investigação propõe analisar as obras selecionadas da contista que compõem o corpus desta pesquisa a fim de documentar a constituição textual e a significação de seus contos. Esta investigação parte da hipótese de que Lídia Jorge, a fim de projetar de seus contos um universo ficcional tão próximo do real, e assim afirmar seu compromisso ético como escritora e seu papel social como artista engajada, promove uma escrita que se constrói por meio de um jogo entre tensão e fruição. No âmago de sua escrita, entre o tensionar e o fruir provocado e estimulado pelo texto, Lídia Jorge retém em seus contos o sentido de imanência da vida, e que é percebido pelo leitor como um estado de potência, uma força vital que delineia o real sem o presentificar, uma insinuação de realidade que surge da interação entre universos que atuam nesse processo de escritura literária. Como embasamento teórico, esta tese apoia-se em três questões fundamentais: o conceito de “Plano de Imanência”, proposto pelo filósofo Gilles Deleuze; a apreciação da ideia de “Fruição Literária” como um processo decorrente de “Atos de significação” e “Atos de cultura” e que permeiam a experiência do leitor com o texto, conforme analisa Jerome Bruner, e a dinâmica interativa entre os atores que se anunciam na escritura literária decorrentes desse processo, a partir dos postulados de especialistas em literatura; e, as convenções literárias em contexto contemporâneo à publicação do corpus, propostas por Douwe Fokkema, Linda Hutcheon, Stuart Hall, assim como as vozes de outros estudiosos do discurso literário na Pós-Modernidade. - TeseEpigramas e vozes: as autoconsciências em O retrato de Dorian GrayFratric, Glauco Correa da Cruz Bacic (2016-08-26)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
This study aims to analyze the second version of Oscar Wilde's The picture of Dorian Gray, published in 1891, from the perspective of its three main characters (Dorian Gray, Basil Hallward, and lord Henry Wotton). Based on the voices within the utterances that make up the characters' dialogs, our aim is to interpret their self-consciousness, their views on art itself, and to what extent they stand in relation to Victorian England, the space and the time of the narrative; Dorian Gray, as a disciple of Lord Henry Wotton in the implementation of the ideas of a socalled new Hedonism, and as a Doppelgänger materialized by his picture; Basil Hallward, as a conservative individual, in favor of moral values, yet as an artist refracting the Realism of his days, by pursuing the perfect aesthetic representation in a combination of Antiquity and Renaissance forms and the Romantic soul, which preceded Realism; and lord Henry Wotton, 'the illusionist of words', who makes his point by refracting the views of his time and space by resorting to the irony and the maxims of epigrams. The latter are also resorted to by Wilde in the whole preface of 1891's version of The picture of Dorian Gray, so as to stand against the myriad of critical reviews which considered his only novel as 'immoral'. We will address Mikhail Bakhtin's self-consciousness theory, as well as Walter Pater's and Karl Beckson's in regard to the Aesthetic movement. Last, but no least, Munira Mutran's and Richard Elmann's writings on Wilde's autobiographical works related to his position as an aesthete and a dandy, yet by no means do we intend to affirm that The picture of Dorian Gray is mainly an autobiography, but an expression "of the self as having multiple possibilities", in Elmann's words. As a conclusion, we will aim to identify the characters' cosmovision, in a never-ending process of reflecting and / or refracting their time and space values. - TeseA franquia God of War: da saga grega à nórdicaAlmeida, Luciano Aparecido Borges (2021-09-02)
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Na era da convergência de mídias, a indústria de games tem se engajado para criar narrativas cada vez mais complexas para os seus jogos. A crítica especializada na última década registra um aumento expressivo de jogos digitais cujas narrativas são tão empolgantes e imersivas quanto a interatividade proporcionada pela jogabilidade, que é a atividade fim de um game. Se a jogabilidade de um game viabiliza a criação de uma história, questiona-se até que ponto a interatividade do leitor-jogador interfere nas categorias narrativas (tempo, espaço, personagens e ação) em God of war. Outro ponto a destacar é que em meio a essa narratividade, o leitor-jogador se vê diante de um texto digital, cuja representação narrativa é a de um mundo em que os cenários são capazes de oferecer uma leitura verbo-visual de cânones da literatura, povoado por indivíduos com dilemas com os quais o público pode se identificar e participar de ações captadas com tomadas de câmera em plano-sequência de modo similar ao cinema. No universo da franquia God of war, corpus deste trabalho, as categorias narrativas vinculam-se às mitologias grega e nórdica, relidas e atualizadas. Cada um desses objetos estabelece o seu enredo e atende aos meios da mídia em que foram forjados. Este estudo defende a hipótese de leitura de que a jogabilidade, compreendida como elemento nuclear da narrativa, cria vários mecanismos discursivos e intermidiais, que, no âmbito do herói, propiciam experimentações em diferentes culturas, as quais contribuem para a sua autoconsciência; e, na esfera do leitor-jogador, consolidam a imersão no game. Para desenvolver esta tese estabelecem-se dois objetivos: primeiro, identificar o modo pelo qual as numerosas referências intermidiáticas comparecem para dar amplitude aos conteúdos tratados ao longo dos games que conformam a história do protagonista; segundo, determinar o processo pelo qual a jogabilidade cria a história de um game ao operar as categorias narrativas de tempo, espaço, personagens e ação. A perspectiva teórica neste estudo é a da narratologia, particularmente no campo da intermidialidade, em que se examina no intertexto o tratamento da relação entre o verbal e o não verbal. Como suporte teórico, a tese conta, entre outros, com os importantes trabalhos de Joseph Campbell, Irina Rajewsky e Jeannine Novak. - TeseO Gótico de Edgar Allan Poe no cinemaPereira, Maria da Luz Alves (2016-06-22)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta pesquisa tem como objetivo geral estudar algumas adaptações de Edgar Allan Poe para o cinema ao passo que os objetivos específicos se resumem nos seguintes: a) refletir sobre o Gótico literário, procurando identificar as suas principais estratégias de representação; b) investigar as linhas fundamentais que definem a base gótica dos contos e dos filmes, a fim de estabelecer relações entre eles; c) analisar as narrativas verbais e as cinematográficas, destacando o grau de afastamento e de aproximação entre elas, mediante a recriação da estrutura narrativa; d) verificar o nível de autonomia estética das produções fílmicas em relação à obra literária. Como corpus foram selecionados quatro contos: “The fall of the house of Usher”, “Metzengerstein”, “William Wilson” e “Never bet the devil your head ― a moral tale”, de Poe; e dois filmes: The fall of the house of Usher e Histoires extraordinaires. A investigação segue em duas direções: primeiro, discutimos o Gótico, procurando entender o Gótico americano e posicionar Poe diante dessa estética; segundo, procedemos a uma análise interpretativa dos textos narrativos e, na sequência, partindo da verificação das inversões e supressões, dos acréscimos e deslocamentos, analisamos os textos fílmicos como adaptações. Especificamente, procura-se detectar a partir de quais mecanismos as obras cinematográficas dialogam com a obra de Poe, ou seja, em que medida elas atualizam a obra oitocentista. Esta tese se justifica por contribuir para a ampliação do arcabouço teórico das análises sobre adaptações de obras literárias para o meio fílmico e por possibilitar que a obra de Poe continue viva na memória do público/leitor. Trabalhamos com a hipótese de que há um diálogo entre os diferentes discursos, com o intento de mostrar que os elementos verbais, performáticos, cinéticos e audiovisuais contribuem de modo significativo para a interpretação contemporânea da obra de Poe. - TeseAs histórias em quadrinhos nas aulas de língua portuguesa como instrumento de leitura e de produção autoralPessoa, Alberto Ricardo (2011-02-04)
Letras
A tese deste trabalho defende que no ensino médio se apresente um estudo crítico acerca do uso das histórias em quadrinhos como recurso educacional e meio de expressão em aulas de Língua Portuguesa, como recomendam a LDB e os PCN desta disciplina, que se referem à utilização do ensino dos gêneros textuais. Não é mais aceitável que se continue a trabalhar com essa linguagem em sala de aula, apenas como estratégia para ensinar conteúdos. Desenvolvendo as idéias de Will Eisner, Irandé Antunes e Paulo Ramos, consideramos que os alunos podem aprender fundamentos da Língua Portuguesa, o uso da língua, tanto no seu cotidiano quanto na literatura a par da leitura de textos verbais e não verbais, em suas mais variadas formas de intersecção como as histórias em quadrinhos propiciam, bem como o domínio de uma linguagem que desenvolva a capacidade de expressão e de comunicação. Para isso, é necessário que o ensino de histórias em quadrinhos seja abrangente como é o ensino da gramática, da literatura e da redação. Propõe-se, nesta tese, que se introduzam os alunos ao estudo dos recursos de construção das histórias em quadrinhos, dos seus estilos, que se fale de seus autores, do seu contexto social e que se apresentem propostas pedagógicas para poder trabalhar os quadrinhos como uma atividade interdisciplinar. Dentro desta linha de pensamento, esta tese se apresenta com o objetivo de oferecer subsídios para o estudo das histórias em quadrinhos, nos seus variados gêneros, com o fito de desenvolver as competências de leitura, de oralidade e de escrita dos elementos verbais e não verbais. Pretende-se que este novo modo de estudar os quadrinhos traga ao aluno o prazer de ler e de criar essa mídia. - TeseA imagem especular e o autorretrato nas relações dialógicas em Narciso e Dorian GrayCardoso, Diogo Souza (2021-02-12)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta tese propõe refletir e analisar as relações dialógicas entre os personagens Narciso e Dorian Gray, considerando a natureza distinta de cada um, Narciso é um personagem mítico, enquanto Dorian Gray é um personagem literário. Essa diferença exige um tratamento específico que reflita o processo discursivo dos personagens dentro de suas características próprias. Nas relações dialógicas, examinam-se, aqui, as transposições dos personagens verbais Narciso, de Ovídio ([circa ano 8 d.C.] 2017), e Dorian Gray, de Oscar Wilde ([1890] 2014), para o campo das artes visuais, particularmente, para as seguintes obras: a pintura Narciso (1599-1600), de Caravaggio; o cartum intitulado Narcissus takes a selfie (2014), de Andy Singer; a tela The picture of Dorian Gray (1943-1944), de Ivan Albright e a pintura El retrato de Dorian Gray (1979), de Eduardo Solá Franco. E analisam-se as relações entre os próprios textos verbais, o de Ovído ([circa ano 8 d.C.] 2017) e o de Oscar Wilde ([1890] 2014). Esta tese mostra como, tanto em Narciso quanto em Dorian Gray, o espelhamento e o autorretrato são elementos essenciais para a construção de efeitos de sentidos identitários nesses personagens ligados pelo fio condutor da alteridade. Procura-se desbravar a imagem do eu, defendendo a autorrepresentação como um outro-para-si. Esta investigação, que possui como metodologia o estudo comparativo entre as obras que compõem o corpus, tem como principal embasamento teórico a filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin e o Círculo (2011, 2014, 2015), por seguir a ideia de dialogia ao buscar as relações interdiscursivas entre personagens em mídias verbais e visuais. Além do filósofo russo, outros autores figuram como base teórica, são eles: Mircea Eliade (1992, 1998, 2018) e Junito de Souza Brandão (2004), para tratar dos estudos sobre o mito, e os conceitos de Antonio Candido (2011) e Octavio Paz (1984), para analisar as características do romanesco. E, para discutir as artes visuais que integram o corpus, vêm à tona aproximações filosóficas com os postulados de Jean-Paul Sartre (2008) a respeito do conceito de coisa e de imagem, e as obras de Wassily Kandinsky (1997) e de Donis Dondis (2007), para a análise da sintaxe das imagens. - TeseJudaísmo e cristianismo em Elisa Lispector e em Clarice Lispector: testemunho e vestígioJeronimo, Thiago Cavalcante (2020-11-23)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
This thesis investigates productions and testimonies by Elisa Lispector and Clarice Lispector related to Jewish and Christian themes. The methodological orientation of this work goes through the examination of the authors' production, as well as the bibliographic research of their respective critical fortunes, guided by theoretical foundations related to the issues of literary theory. Structured in seven chapters, preceded by introduction and followed by final considerations, this investigation has the objective to clarify possible features of a testimonial aspect to Judaism, conditioned to Elisa, and of a writing limited to vestiges of the same religious component attributed to Clarice. Here, it is interpreted that Elisa raises her production by highlighting Jewish particularities in her characters and, to a certain extent, inserting, in the textual materiality, some degree of prejudice in relation to Christianity; On the contrary, Clarice demarcates Jewish traits in her production, erasing Judaism in many ways as a model of faith or life, while tonifying an accentuated dialogue with the evangelistic figures. Through this understanding, the reading hypothesis of this study is based on a comparative perspective linked to a writing of Jewish themes. In the case of the authors, Elisa and Clarice, the first recognizes herself as Jewish, and there is a textual explicit and equally relevant dynamic in her bookkeeping. Elisa, in a conscious decision, assumes the condition of being a Jew as a relevant part of her literary creation. Differently, Clarice takes herself away, in her work, from this nomenclature and situation. Based on the comparison between the writers 'texts, therefore, it is proposed to investigate disparate aspects of the authors' production with respect to the religious themes. Therefore, the specific objectives are to analyze how Elisa Lispector appropriates her Jewish tradition to materialize her characters, as well as how Clarice Lispector criticizes the same themes. The results obtained indicate that Clarice detaches herself from Judaism in her writing and she silences it in her experience; conversely, Elisa witnesses this condition explicitly and intentionally. Interpretation unfolded by the analyzes referring to the treatment that the sisters evoke in their productions about Christianity. Elisa rejects the Christian theme in her production, and Clarice welcomes it, however she does it with such acute criticism. Among the theorists who support the interpretations extended in this work analyzes, there is the remarkable contribution of Amós Oz and Faina Oz-Salberger, Berta Waldman, Carlos Mendes de Sousa, Edward Said, Frederico Lourenço, Mikhail Bakhtin, Nádia Battella Gotlib, Regina Igel and Sholomo Sand. - TeseLinguagem e morte na experiência lírica de Herberto HelderLima, Carmem Medeiros (2019-08-08)
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This study analyses how the philosophical discourse configures literary discourse in the poems of the last work published in life of the poet Herberto Helder, A morte sem mestre, focusing on two main themes, language and death, in a phenomenological perspective from the philosophical studies of Giorgio Agamben. We will show up the moments the poetic language sometimes seems to be the solution of the human existence, sometimes this language proves inefficent, inconclusive, incapable of expressing the sensible truth, making us to think that the creative process of the poet is as arduous as that of facing death. In order to guide the research, we seek the dialogue between philosophy and poetry and we investigate two hypotheses: first, the death is compared to the process of the creation of the poetic language and for this reason it will be true only if the poetic Dasein will be aware of your finitude and second one, it shows up that the sensitive poetic writing is unable to express the essence of language, because only death can contain all the truth that is within Dasein. We will stand out in the four chapters the language elements of the poet’s universe, placing them in a mythical/sacred/profane reading and we will explore the meaning of death bringing philosophy conceptions for the study of texts, relating them with the arduous process of Portuguese poet’s creation which is discovered in the silence and in the impossible writing. “This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001.” - TeseOlhares para o tempo (e o vento): um estudo da cronotopia na literatura verissianaNovroth, Ana Lúcia Macedo (2020-08-17)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
O presente trabalho tem por objetivo investigar a cronotopia na obra O tempo e o vento, de Erico Verissimo, visto que nela há recorrência de um conjunto de motivos espaço-temporais que dão sustentação às diferentes experimentações e possíveis transformações da personagem no percurso narrativo. Tempo e espaço não são apenas pano de fundo para a trama, mas impulsionadores da diegese e fundamentais na construção da identidade dos heróis ao longo de sua trajetória, dado que a cada tempo histórico há um novo homem e uma nova percepção de mundo. Essas categorias serão estudadas por diferentes vieses, dentre os principais, apontam-se: a Teoria da Literatura, a Fenomenologia e a Filosofia da linguagem. Amparando as discussões das questões propostas, comparecem Gérard Genette, Mircea Eliade, Gaston Bachelard e Mikhail Bakhtin, sendo o último convocado especificamente no que toca ao cronotopo e aos discursos produzidos pelo sujeito no espaço-tempo. Entende-se que um tratamento multidisciplinar do objeto estético permite um maior alcance na investigação, à medida que se estabelecem diferentes pontos de vista sobre a temática. Para dar conta desta empresa, em primeiro lugar o tempo e o espaço serão analisados como categorias narrativas estudadas pela Teoria literária, em seguida, será demonstrado como Mikhail Bakhtin, sob o enfoque da Filosofia da linguagem, as unifica e as transforma no conceito singular de cronotopo. Entende-se que o olhar ganha relevância como elemento de instalação da autoconsciência, a partir do olhar em relação ao outro: quem olha, quando e de onde. - TeseOlhares para o tempo (e o vento): um estudo da cronotopia na literatura verissianaNovroth, Ana Lúcia Macedo (2020-08-17)
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O presente trabalho tem por objetivo investigar a cronotopia na obra O tempo e o vento, de Erico Verissimo, visto que nela há recorrência de um conjunto de motivos espaço-temporais que dão sustentação às diferentes experimentações e possíveis transformações da personagem no percurso narrativo. Tempo e espaço não são apenas pano de fundo para a trama, mas impulsionadores da diegese e fundamentais na construção da identidade dos heróis ao longo de sua trajetória, dado que a cada tempo histórico há um novo homem e uma nova percepção de mundo. Essas categorias serão estudadas por diferentes vieses, dentre os principais, apontam-se: a Teoria da Literatura, a Fenomenologia e a Filosofia da linguagem. Amparando as discussões das questões propostas, comparecem Gérard Genette, Mircea Eliade, Gaston Bachelard e Mikhail Bakhtin, sendo o último convocado especificamente no que toca ao cronotopo e aos discursos produzidos pelo sujeito no espaço-tempo. Entende-se que um tratamento multidisciplinar do objeto estético permite um maior alcance na investigação, à medida que se estabelecem diferentes pontos de vista sobre a temática. Para dar conta desta empresa, em primeiro lugar o tempo e o espaço serão analisados como categorias narrativas estudadas pela Teoria literária, em seguida, será demonstrado como Mikhail Bakhtin, sob o enfoque da Filosofia da linguagem, as unifica e as transforma no conceito singular de cronotopo. Entende-se que o olhar ganha relevância como elemento de instalação da autoconsciência, a partir do olhar em relação ao outro: quem olha, quando e de onde.