Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
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- DissertaçãoAprendizagem das competências dos gerentes de vendas da indústria farmacêuticaSilva, Márcio Pereira da (2014-08-19)
Administração
O presente estudo tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem das competências dos gerentes de vendas do segmento farmacêutico para o desempenho das suas funções. A opção por estudar esse segmento se deve à especificidade da sua atividade profissional, dado que, ao contrário da grande maioria dos gestores, o gerente de vendas trabalha em um ambiente externo, ou seja, sem acesso aos recursos físicos da empresa ou escritório. Além disso, poucos estudos versam sobre o tema no contexto da indústria farmacêutica. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou como estratégia de construção de dados entrevistas semiestruturadas realizadas com 12 gerentes de vendas da indústria farmacêutica nacional e multinacional: quatro gerentes do negócio primary care, quatro gerentes do negócio hospitalar e quatro gerentes do negócio de governo. Para discutir aprendizagem formal, informal e experiencial recorre-se aos estudos de Watkins e Marsick (1992) e Kolb (1984), para tratar de competências considerou-se, sobretudo, o modelo holístico de Cheetham e Chivers (1998), bem como Le Boterf (2007) e Zarifian (2001) para contextualizar o universo de trabalho do gerente de vendas da indústria farmacêutica. Os resultados demonstraram que o processo de aprendizagem das competências do gerente de vendas ocorreu de forma mais significativa pela aprendizagem informal em experiências vividas no dia a dia. Os gestores pouco passaram por experiências de aprendizagem formais que os ajudassem no processo de transição na carreira quando foram promovidos. Considerando o modelo de Cheetham e Chivers, as quatro dimensões da competência: cognitiva, funcional, comportamental e valores/ética foram observadas, estas duas últimas com significativa relevância, em virtude do fortalecimento das políticas de código de conduta da indústria farmacêutica dos últimos anos. - DissertaçãoAprendizagem orientada à sustentabilidade em organizações: o que mostram os relatórios de sustentabilidade e os atores que atuam na áreaAntunes, Bruna Ribeiro Silva (2022-08-11)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Esta pesquisa enquadra-se nos estudos de reflexão crítica e aprendizagem social orientada à sustentabilidade em organizações. Com o crescimento e a complexidade das crises socioambientais e dos movimentos de pressão social, a discussão sobre sustentabilidade integrou-se à parte da agenda das organizações. E uma prática que se tornou reconhecida neste contexto da sustentabilidade nas organizações são os relatórios de sustentabilidade. De todas as formas que se pode discutir essa temática, optou-se por uma análise a partir dos relatórios de sustentabilidade e da narrativa dos profissionais que atuam na construção desses documentos. O estudo desenvolveu-se a partir de duas questões de pesquisa, a saber: analisando as iniciativas de capacitação e educação orientadas para sustentabilidade que constam nos relatórios de sustentabilidade, o que se pode dizer sobre a evolução dos processos de aprendizagem em organizações nos últimos anos? A partir da experiência dos profissionais de sustentabilidade, quais as percepções que emergem dos resultados da análise desses documentos à luz da teoria da aprendizagem social para sustentabilidade? O objetivo geral do trabalho centrou-se em analisar a evolução dos processos de reflexão crítica e aprendizagem social para sustentabilidade, a partir das ações de capacitação e educação veiculadas nos relatórios de sustentabilidade e das narrativas de profissionais de sustentabilidade. Adotou-se um estudo qualitativo interpretativo básico, tendo como principais estratégias de construção de dados a análise documental dos relatórios de sustentabilidade, publicados entre os anos de 2016 e 2021, de cinco empresas multinacionais, reconhecidas internacionalmente por seu desempenho em sustentabilidade; e o documento normativo Global Reporting Initiative, que orienta a concepção desses relatórios; seguidos de entrevistas, sendo uma individual com uma especialista em relatórios de sustentabilidade e representante da Global Reporting Initiative, e outra coletiva, nos moldes de grupos focais, com cinco profissionais da área de sustentabilidade das cinco organizações objetos de estudo. Como contribuições, o estudo apresentou uma análise das ações de capacitação e educação para sustentabilidade nas organizações retratadas nos relatórios, e dos profissionais que atuam nas empresas, considerando avanços, desafios, barreiras e oportunidades. Ao mesmo tempo, apresentou contribuições sobre a importância dos elementos de aprendizagem social para sustentabilidade e da reflexão crítica para que a confecção do relatório avance para além das práticas formalísticas, e se tornem meios de alavancar os processos de desenvolvimento de aprendizagem das empresas em direção à sustentabilidade. - DissertaçãoAprendizagem social organizacional e sustentabilidade: a experiência de um programa empresarial de mulheres empreendedorasAmaral, Diego Gama (2015-03-18)
Administração
This work aimed to analyze the process of organizational learning under a social lens in a network of enterprises, relating such process to the premises of social learning for sustainability (SLfS). The purpose was to articulate the theory of social learning in these two approaches: a broader one, namely, the sustainability, and a more restricted one, that is, the organizational environment, based on a project of social development. The theoretical reference adopted for such study was based on studies focused on SLfS and on discussions regarding the social dimension of sustainability. As for the organizational context, the study recovered the concept of social learning within organizations, seeking to relate such concept to the critical elements of SLfS as well as to the barriers of organizational learning. To achieve such goal, the option was to choose a project built and maintained by means of social interactions among actors that experienced challenges and, hence, needed to dialogue and collaborate among themselves so to as to attain the same objectives. Accordingly, it was carried out a case study involving a network of popular ventures managed by Programa Mulher Empreendedora housed by Instituto Consulado da Mulher (ICM). This is the main social program of the trademark Consul , which is anchored in sustainability projects developed by such company. The main technique in the data gathering was the nonparticipant observation, which was complemented by documentation analyses and semi-structured interviews. With respect to the analysis of qualitative data, it was utilized the interpretative procedures inspired by Flores (1994). The results depicted similarities among the factors that promote social learning, considering the perspective of sustainability as well as that of organizational. The critical elements observed in the studies on sustainability (reflection and critical thinking; participation and engagement; negotiation and collaboration; systemic thinking; and communication) were corroborated in the interactions in the networks of enterprises, considering the social learning in the organizations. The questioning and dialogues among the entrepreneurs, coupled with the commitment to the businesses, had important roles for the learning process as the problems and solutions were discussed with transparency and on a democratic fashion. The adoption of new approaches and the changes in behavior were the results of learning processes derived from the daily and practical experiences. Moreover, the relation among the five structural factors of the Program contributed to advance the learning process among the participants: (i) the mutual help among the ventures within the supply chain; (ii) the setting of the networks of ventures; (iii) the exchange of experience among the participants; (iv) the facilitation from the social educator; and (v) the stimulus for the process of reflection-action. The social educator in charge of assisting the ventures had an important function to encourage questioning and dialogue in the entrepreneurs, given the social and cultural context of the participating: low income and low literacy women. For the conception of social learning, a greater integration of the ventures in the network of experiences exchanges may reduce the effect of the fragility existing in the Program: the turnover of the entrepreneurs. At the end of the study, theoretical and practical subsidies were provided so that social development programs can be enhanced based on a more intelligible knowledge about the learning process among the participating actors. - TeseAprendizagem social para a sustentabilidade: um estudo sobre negócios sustentáveis em contextos de múltiplos atores sociais, relações e interessesD'angelo, Marcia Juliana (2013-05-07)
Administração
Um processo de busca de soluções para as complexas questões ambientais, econômicas e sociais nas organizações depende da ação coordenada entre diversos atores sociais envolvidos na teia do desenvolvimento sustentável e exige que estas reaprendam uma nova maneira de fazer negócios. Neste cenário que envolve múltiplos atores sociais, relações, contextos e interesses, a aprendizagem social tem emergido como uma abordagem híbrida para a resolução de problemas ambientais e sociais complexos. Trata-se de uma realidade diferente para as organizações cujo foco não é somente apoiar a resolução de problemas socioambientais, mas também a transformação de crises em oportunidades de geração de produtos e serviços sustentáveis. Assim, este estudo discutiu como uma organização de grande porte do setor químico está socialmente aprendendo a lidar com a dialética entre a busca pelo retorno sobre os investimentos para os acionistas e pelos benefícios para os seus outros públicos de interesse. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa orientada pela proposta de análise de narrativas de Boje. Assume a pesquisa, desta forma, uma abordagem pós-moderna, suportada pelos pressupostos do construtivismo social. Os dados, construídos por meio de entrevistas, conversas informais, documentos textuais e audiovisuais, e observação não participante, foram analisados seguindo a orientação da análise de antenarrativas. Os resultados descrevem como o processo de aprendizagem social para sustentabilidade (no caso, para uma agricultura sustentável) em uma organização com fins lucrativos contempla uma estratégia com base em competências desenvolvidas pela organização, um modelo de implementação e gestão sistêmico, parcerias estratégicas robustas; e uma grande capacidade de articulação para gerenciar os múltiplos atores sociais, interesses, contextos, espaços de aprendizagem, parceiros, conflitos e relações de poder. Por fim, a tese discute o significado do conceito de aprendizagem social para sustentabilidade em organizações com fins lucrativos. - DissertaçãoAprendizagem social para a sustentabilidade: uma análise das experiências dos agentes de sustentabilidade do agronegócioSantos, Tiago Luis Silva (2018-08-23)
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O objetivo desta dissertação é descrever e analisar os processos de Aprendizagem Social para Sustentabilidade (ASpS) construídos nas relações entre os Agentes de Sustentabilidade do Agronegócio (ASA) e os produtores rurais clientes de um Banco orientado para o agronegócio. Procurou-se compreender o contexto de surgimento desses profissionais; o papel dos atores envolvidos na solução de problemas socioambientais; bem como os processos de ASpS que se direcionam à resolução de problemas socioambientais, apontando limites, avanços e potencialidades. Em relação à metodologia, optou-se pela realização de uma pesquisa qualitativa e interpretativa. Os dados foram construídos por meio de entrevistas em profundidade com 11 Agentes de Sustentabilidade do Agronegócio do Banco objeto de estudo, complementados pela pesquisa em documentos disponibilizados pela organização. Após análise e interpretação dos dados coletados, chegou-se a resultados que apontam um processo de aprendizagem que evolui desde a criação do cargo de Agentes de Sustentabilidade do Agronegócio pelo Banco. O processo de ASpS ocorre por quatro vias principais: na prática, pelo exercício diário da função e na interação com os atores sociais; no estudo das políticas institucionais que listam diretrizes e metas de sustentabilidade; na adoção de novas tecnologias; e nos treinamentos, cursos e eventos de atualização, aprimoramento e capacitação. Do ponto de vista dos avanços, ainda que o cargo tenha sido criado para mitigar riscos em operações realizadas, o Banco buscou, por intermédio do ASA, melhorar positivamente o desempenho orientado à sustentabilidade dos clientes com uma proposta que vai além da mera auditoria. Em relação aos resultados mais críticos, o atingimento de objetivos econômicos, sociais, ambientais, tem limitações significativas, tendo em vista o que a ideia-força do desenvolvimento sustentável pressupõe. Dimensões importantes da sustentabilidade não estão sendo consideradas, como as demográfica, política e cultural; as narrativas não indicam questionar nem refrear a expansão de negócios no campo que podem acabar, em última instância, sendo insustentáveis; tampouco remetem à falta do exercício do diálogo entre distintos atores sociais, o que prejudica a construção de um processo genuíno de aprendizagem social para sustentabilidade. Como contribuições, pretendeu-se fazer avançar as discussões sobre aprendizagem social para sustentabilidade no âmbito das instituições com fins lucrativos e, mais especificamente, no contexto da agricultura, além de apresentar elementos para aprimorar os processos de aprendizagem social para sustentabilidade. - TeseAprendizagem transformadora na formação docente em administração: uma pesquisa-ação pedagógica em educação para a economia circularSantos, Veríssimo Nascimento Ramos dos (2023-10-24)
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O debate central desta tese está inserido no campo dos estudos da educação para a sustentabilidade em escolas de Administração, mais especificamente no que diz respeito à reflexão sobre uma formação docente orientada à aprendizagem transformadora, que seja um fio condutor de alunos que se tornem agentes de mudança em dilemas socioambientais coletivos. Argumenta-se que, uma perspectiva integradora, na qual a aprendizagem transformadora, em sua vertente social e crítica, e a educação para sustentabilidade, incluindo a vertente da educação para a economia circular, possa levar o professor a alcançar uma formação potencializadora para o enfrentamento de dilemas socioambientais coletivos, do ponto de vista conceitual e de ação pedagógica. Para sustentar este argumento, definiu-se como objetivo desenvolver, aplicar e avaliar uma proposta de formação do docente em Administração orientada à economia circular pautada pelos pressupostos da aprendizagem transformadora. Para tanto, realizou-se uma pesquisa-ação pedagógica, a partir do desenho de um Programa de Formação Docente em Economia Circular com professores de Administração em uma instituição de ensino no Nordeste brasileiro. Para contribuir com o desenho do curso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre pesquisas interventivas à luz da aprendizagem transformadora no campo da Administração. Também foi realizada uma revisão de escopo sobre Educação para Economia Circular no campo da Administração. Além disso, conduziram-se 12 (doze) entrevistas com professores especialistas em Economia Circular no Brasil e no Canadá, que forneceram um panorama sobre a Educação para Economia Circular, a partir de uma discussão sobre estratégias de ensino, desafios da educação e competências docentes. Observou-se a predominância de iniciativas de EEC sob uma perspectiva tecnocêntrica, o que remete a uma necessária mudança de paradigma no ensino. A experiência pedagógica foi conduzida de forma remota, a partir de 08 (oito) sessões. Ao final do programa, foram conduzidas entrevistas qualitativas com os professores participantes da pesquisa-ação. Os dados foram analisados por meio de análise temática de acordo com as dimensões das reflexões definidas por Mezirow: reflexões de conteúdo, reflexões de processo e reflexões de premissas. Também foram analisadas ações práticas relatadas pelos professores com a incorporação dos conceitos na vivência docente. As análises contemplaram ainda a aprendizagem transformadora e o papel do educador, bem como as etapas de desenvolvimento do processo transformador: consciência de si como educador; revelando pressupostos; questionando criticamente e imaginando; envolvendo os outros no diálogo e, por fim, descrevendo uma nova perspectiva sobre a educação em gestão. Os resultados indicam como os professores participantes da pesquisa-ação demonstraram indícios de reflexões de premissas sobre a educação para economia circular e construíram projetos educativos em EC voltados para as atividades socioeconômicas dos campi em que atuam, planejando um novo curso de ação. A tese buscou trazer uma contribuição teórica, avançando na discussão sobre a experiência da formação docente em Administração à luz da teoria da Aprendizagem Transformadora, e, no debate por uma concepção de educação orientada à economia circular mais holística. Do ponto de vista da contribuição prática-metodológica, apresenta-se um modelo de formação docente e de análise do processo de transformação docente que pode servir de inspiração para iniciativas similares. - TeseAprendizagem transformadora para o enfrentamento de dilemas sociais coletivos em ações extensionistas: um olhar sobre as experiências emocionais de professores de administraçãoReatto, Diogo (2020-02-03)
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This thesis articulates the theoretical framework of the Sociology of Emotions with that of the Social Transformative Learning Theory in order to understand how the emotional experiences of management teachers from Brazilian public and private higher education institutions contribute to the engagement in the process of transformative learning towards the confrontation of collective dilemmas by their students. The argument to be defended is that the community outreach actions of management teachers have potential and are relevant to engage and transform the teacher himself, the student and their surroundings when permeated by emotional experiences that transcend the emotions focused on competitiveness, organizational functions, favoring the individual's connection with the community's collective dilemmas. To answer the research questions, a qualitative study was conducted, guided by the interpretative paradigm and supported by a phenomenological approach. Narrative interviews were conducted with sixteen undergraduate Management teachers from Brazilian higher education institutions who work on community outreach focused on actions towards changes towards a more sustainable society and that question existing models and practices. Written reports were collected from sixty students who participated in the respective community outreach. The results showed that: (1) Empathy, anguish and prosocial behavior were the cornerstones of the emotional experiences of the teachers interviewed. These elements, developed in primary socialization through the influence of their parents and teachers, allowed their community outreach pedagogical practices to address collective social problems; (2) Students engaged in community outreach actions by being exposed by their teachers to disorienting dilemmas related mainly to a teacher's personal struggle to form a conscientious administrator of social causes and a teacher's resistance to a limiting educational model in relation to environmental and social issues; (3) Students' reports about their involvement in community outreach actions indicate that they provided much more exposure to collective problems than the possibility of transforming their reference models. Even so, students and teachers pointed out that the skills acquired by the students were those centered on self-development such as communication, oratory and leadership, as well as those focused on the more integral formation of the individual as a social and environmental concern; motivation for social change; social responsibility and be able to see new possibilities for inclusive business; (4) Teachers reported much difficulty reaching the outside community and changing reality. The main difficulties were the lack of encouragement and support from the municipalities and the educational institution itself for the execution of community outreach; poor involvement and lack of community commitment to maintain projects over time. Students were more optimistic to see the transformation in the other because their action was oriented to a specific task, that is, their focus was to solve the other's problem and not necessarily think reflexively and critically about their own assumptions. The results of this research have implications for teachers, students and educational institutions in order to achieve a less self-centered and more common-oriented administration: (1) create spaces in the disciplines so that the emotional experiences of teachers and students can emerge and can be worked on; (2) foster the interdisciplinarity of teaching and research for problem solving; (3) encourage and support the creation and strengthening of student entities as a form of collective action to reformulate education; (4) Rethink higher education so that community outreach actions guide it and not the other way around. - TeseCompetências em negócios sociais : análise de narrativas das experiências de um grupo de empreendedores do Estado de AlagoasPinto, Ibsen Mateus Bittencourt Santana (2016-05-05)
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Trata-se de uma pesquisa ancorada na abordagem interpretativista dos estudos em competências que se propôs a estudar o fenômeno do desenvolvimento da competência de empreendedores sociais enquanto um processo de “vir a ser” (SANDBERG; DALL'ALBA, 2006; SANDBERG; PINNINGTON, 2009). Para tanto, analisam-se as trajetórias de um grupo de empreendedores de quatro empresas que vem conseguindo resultados reconhecidos publicamente no Estado de Alagoas, destacando as experiências vivenciadas no percurso, desde a constituição do negócio à sua consolidação. Uma questão central norteou a tese: considerando as experiências de um grupo de empreendedores sociais, o que se pode apreender sobre o processo de desenvolvimento de suas competências que permitiram alcançar impacto social e sustentabilidade financeira? A análise de narrativas foi definida como proposta de investigação. As entrevistas narrativas foram a principal estratégia de construção dos dados, seguida de análise documental. Os dados construídos foram interpretados a partir da proposta de análise temática de narrativa de Riessman (2008). Tomaram-se como objeto de estudo as experiências de 13 sócios fundadores de negócios sociais do estado de Alagoas, dois de base tecnológica e dois da área da saúde. Como resultado, as experiências dos empreendedores apontaram o fluxo com que os aspectos constituintes da competência foram mobilizados no contexto e ressignificaram as ações, num processo de virem a ser empreendedores sociais. Cinco elementos centrais se revelaram nas narrativas construídas pelos sócios proprietários, ao contar a história da construção e consolidação do negócio, e como desenvolveram competências que os levaram ao reconhecimento público e à autossustentabilidade financeira, são eles: o contato direto dos sócios-proprietários com os problemas da realidade social; as condições materiais e humanas criadas por eles; o processo de se verem como empreendedores sociais; o compartilhamento de significados e o desenvolvimento de competências. Do ponto de vista das implicações teóricas, o que esses elementos constitutivos das narrativas mostraram é que, embora as empresas de base tecnológica e de serviços de saúde sejam muito diferentes, elas revelaram um fluxo muito semelhante no processo de virem a ser competentes. A forma como esses empreendedores contaram suas histórias e explicaram o desenvolvimento da competência individual e coletiva reflete, acima de tudo, a construção e consolidação de sua identidade como empreendedores sociais. Do ponto de vista das implicações práticas, o fluxo identificado com os elementos centrais pode servir de parâmetros de referência para as empresas nascentes e em desenvolvimento autoanalisarem sua própria trajetória, identificando os avanços na construção de uma identidade de negócio social, coletivamente, que fortaleça a competência do negócio. Do ponto de vista metodológico, destaca-se a utilização da pesquisa narrativa como proposta metodológica. Tal opção mostrou-se rica e interessante para compreender qualitativamente o fenômeno do desenvolvimento da competência em negócio social, permitindo revelar processos subjacentes à materialização das competências. - DissertaçãoCompetências para a sustentabilidade: um estudo sobre ações educativas voltadas ao desenvolvimento de gestoresScartezini, Vivian Neri (2009-09-03)
Administração
O presente trabalho tem como objetivo conhecer e analisar ações educativas que contribuam para o desenvolvimento nos gestores de competências voltadas à sustentabilidade, considerando a aprendizagem como um processo subjacente intrínseco. Para embasar este objetivo, buscou-se um arcabouço teórico que levasse à compreensão dos conceitos de sustentabilidade, educação para sustentabilidade, aprendizagem e competências nas organizações. A investigação pode ser identificada como um estudo qualitativo, fundamentado em um estudo de caso. A estratégia adotada para a construção dos dados foi a de entrevistas semi-estruturadas realizadas com 15 gestores, observação de campo e análise documental. Os resultados demonstraram que ações educativas, cujo enfoque e abordagem metodológica sejam voltados ao tema da sustentabilidade, favorecem o desenvolvimento de competências específicas nos gestores, a partir das aprendizagens individuais ocorridas, embora não sejam determinantes. Também pode ser evidenciado que participar de ações educativas corporativas sobre este tema, amplia o discurso dos gestores, mas não necessariamente isto se reflete na prática diária de gestão. - DissertaçãoCompetências para além da maximização de lucros para acionistas: o que revelam as narrativas gerenciais?Mendonça, Denise de Freitas (2013-02-05)
Administração
The present study aimed to seize and analyze narratives that reflect managerial concerns with the development of competence and ethical values in their daily management, identifying experiences that materialize such purposes into competent actions. The theoretical framework of interpretative skills left from the perspective offered by Sandberg and Tamarga (2007), Le Boterf (2003) and Zarifian (2001). A review of national and international literature on skills beyond the maximization of profits associated the term to a set of constructs such as ethics, values, social responsibility, environment, social justice, among others. This search revealed that these studies focus mainly on the environment of the classroom courses in business administration at the expense of organizational field and theoretical work. With the aim of contributing to an empirical study in this field, a survey of seven executives of different areas of five companies in the retail segment was developed. The study was supported by the proposed thematic analysis of narratives Riessman (2008). The results showed not only a difficulty for managers in dealing with the issue and telling stories that relate to examples of materialization of the skills that were not aimed at making a profit for shareholders and performance, as the examples outsourced were mostly negative, illustrating, above all, the lack of ethical competence. Skills and ethical values were associated, especially: to the company's ability to maintain a coherent attitude on unethical behavior by imposing consequences for deviations; respect to others; coherence between discourse and practice, the sense of justice, the ability to cope and assume errors, the achievement of organizational ethical standards, honesty and transparency. The narratives revealed the belief that ethical competence and values are inherent to human beings, and because of that, it is not up to them reinforcing that they encourage their development. There are few indications in their speeches of the existence of stimulus for reflection on this kind of organizational competence in the universe, which imposes clear limits to its development. At the end, the narratives give us clues about the relevance and urgency of discussing ethics and values in studies of human competence at work. - TeseConcepções de empreender e o desenvolvimento da competência empreendedora: um estudo à luz da fenomenografiaAmaro, Rubens de Araújo (2012-04-20)
Administração
The central objective of this study is to analyze how different conceptions of enterprise influence the development of the enterprising competency, taking as a reference the phenomenographic assumption that a single phenomenon is experienced in different ways by individuals. Generally, studies in this field treat competency as a set of attributes held by individuals and activated in real situations to resolve problems and take opportunities. They are based on a realist ontology, where subject and object are considered separate entities, and on an objectist epistemology, which presupposes that there is an objective meaning to all dimensions of the social world, waiting to be discovered by researchers. As a result, a set of individuals attributes that are independent of context are identified. These studies do not take into consideration the influence of the meanings that individuals attribute to their activities when developing their competency for enterprising. This gap is filled by this research, which is based on the idea that the different conceptions entrepreneurs have of their activities both form and organize the attributes put into play when these activities are performed. For this purpose, qualitative research using a methodology that is little known in organizational studies, phenomenography, was conducted. The main authors of this investigation approach are Ference Marton, Roger Säljö and John Bowden in the education area, and Gloria Dall Alba and Jörgen Sandberg in the competency area. This research was performed with twelve young entrepreneurs who participated in a pre-incubation program at a university located in the state of São Paulo. The data was collected based on two rounds of phenomenographic interviews held at the start and end of the program. Minutes from meetings between the students and the program advisors and with consultants from the junior company connected with the university were also used. The data was analyzed using phenomenographic techniques and the results point to the existence of three different ways of conceiving of enterprise within the group: (1) As an extension of a profession; (2) As an economic activity; (3) As an economic activity with a social impact. The evidence shows that these ways of experiencing enterprise lead to different strategies for learning and competency development. The evidence also shows that the individuals who had the deeper conceptions (2 and 3) developed their competency on more complex levels and obtained more success on the program, having their business projects evaluated and being invited to the incubation stage. After they participated in the program, their conceptions remained the same, which shows that learning occurred within the conception the individuals already possessed when they entered the program. This evidence helps to look at competency development in a new light. In order to develop professional competency it is necessary to go beyond the transmission of content required for good professional performance. It is fundamental to promote interventions that transform the conceptions individuals have of their activities. Individuals with deeper conceptions develop competencies on deeper levels. - DissertaçãoConcepções de Fair Play e as competências dos gestores para um jogo limpo nas organizações: uma análise fenomenográficaHeidrich, Silvia Bertossi (2011-08-11)
Administração
Trata-se de um estudo fenomenográfico que teve por objetivo mapear e compreender as variações na concepção de Fair Play (FP) de um grupo de gestores que trabalham em uma organização que estabelece como diretriz geral uma política de jogo limpo. A intenção foi identificar e analisar as competências associadas a cada concepção, considerando as experiências vivenciadas pelos gestores. A pesquisa foi conduzida em uma empresa multinacional de origem sueca, fundada em 1862. De acordo com sua história, desde essa data, os negócios são realizados por meio de um relacionamento próximo com os clientes, que se sustentou ao longo dos anos graças ao sentido de Fair Play. As teorias e principais teóricos que embasaram essa pesquisa foram: Marton, para tratar de fenomenografia; Sandberg, para estudar competências na ótica interpretativista/fenomenográfica; Commans, Macauley e Lawton para discutir Fair Play nas organizações. Desta forma, adotou-se uma perspectiva qualitativa/ interpretativa que se desenvolveu segundo as premissas metodológicas da fenomenografia. A estratégia de construção dos dados recorreu à análise de documentos da organização e entrevistas em profundidade com gestores, ocupando cargo de liderança há pelo menos um ano. Como principais resultados, a pesquisa revelou que há quatro formas centrais de se conceber Fair Play: como regra, transparência, justiça e princípios. Cada uma dessas concepções apresentam ainda sub-variações que dão sentidos diversos a noção de regra, transparência, justiça e princípio. As competências dos gestores representam a materialização dessas concepções. Ao final, o estudo reforça a idéia de que conhecer as diferenças de concepções pode ser um caminho que contribua para que iniciativas e práticas de desenvolvimento de competências em Fair Play avancem. E se, tal qual os gestores afirmaram, por unanimidade, que a competência em Fair Play se desenvolve, sobretudo, por meio do exemplo, o mesmo raciocínio cabe à organização como um todo. Concepções mais superficiais gerarão modelos de atuação mais ou menos superficiais, e organizações mais ou menos competentes em operar em direção a uma lógica de jogo limpo. - TeseConcepções de valor social segundo os beneficiários : pesquisa fenomenográfica no campo do empreendedorismo socialChumbo, Rafaela Andrade Nascimento (2022-02-17)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
No Brasil a desigualdade social é grave e estamos entre os 10 países mais desiguais do mundo. É nesse contexto de debilidades que observamos empreendedores buscando por soluções para as diferentes demandas sociais. Fundam organizações com objetivos híbridos e tentam equilibrá-los, recorrendo, por vezes, a investimentos de risco a fim de manterem suas atividades sociais. Algumas dessas empresas sociais atuam no ramo de microfinanças, na oferta de microcrédito, criado para ajudar um indivíduo pobre a apoiar seu pequeno negócio gerador de renda. Os empreendedores sociais buscam criar, assim, valor social (VS). Mas do que se trata VS? Para responder à pergunta, realizamos uma revisão de literatura, analisando artigos científicos internacionais e nacionais, constatando que a maior parte dessas pesquisas não conceituam VS e algumas abordam-no como impacto social. Poucos dos estudos empíricos ouviram os beneficiários. Notamos uma lacuna a ser preenchida sobre valor/impacto social, e resgatamos o conceito de VS de Thomas e Znaniecki, da tradição interacionista simbólica, os quais entendem valor social como algo extrasubjetivo, concreto ou abstrato, que tem significado para um grupo social à medida que o experienciam e lhe atribuem finalidade. Propomos inserir esse conceito no campo do ES de forma a ampliar a compreensão sobre valor/impacto social. Nosso objetivo foi analisar as variações nos modos de experienciar o microcrédito, enquanto um valor social, pelos beneficiários, em face dos objetivos sociais das organizações que ofertam esse recurso. Adotamos a ontologia relacional em uma perspectiva epistemológica interpretativa, empregando como estratégia de pesquisa a fenomenografia. Entrevistamos 30 tomadores de empréstimos pertencentes à carteira de clientes de uma empresa social que oferta microcrédito. Para tratamento e análise dos dados, seguimos a orientação fenomenográfica, que nos permitiu identificar duas categorias de descrição – Microcrédito como recurso para sobrevivência do negócio, e Microcrédito como recurso para florescimento do negócio, que revelaram dois modos qualitativamente distintos de experienciar o recurso. Igualmente identificamos três categorias de variação críticas – Finalidade do microcrédito, Resultado da utilização do microcrédito e Razão para continuar renovando, que caracterizam e diferenciam as duas categorias de descrição, evidenciando a relação inclusiva entre elas. Destacamos também duas categorias de variação não críticas - Sentimento na renovação, e consequência para o empreendimento caso o microcrédito deixe de existir, que se apresentaram de forma comum nas duas categorias de descrição. Entendemos que ambos os modos que os beneficiários experienciam o microcrédito fica aquém da finalidade do microcrédito em sua origem, bem como dos objetivos da empresa social, dado que há beneficiários que utilizam parte do recurso direto para vida pessoal/familiar e, beneficiários que não necessitam do empréstimo, mas têm o crédito aprovado. Somado a isso, temos a renovação que, habitualmente, não é realizada pelo agente de crédito no local da atividade e a ausência de orientação para aprimoramento da gestão do empreendimento pode levar ao mau uso do recurso e ao endividamento. São indícios que podem orientar o empreendedor (e investidores) da empresa social ofertante de microcrédito a revisitar decisões e ações de modo que o retorno social almejado seja percebido pelos beneficiários. - DissertaçãoConstrução de competências para o desenvolvimento regional sustentável: uma análise da experiência de uma instituição financeira públicaBarbosa, Adriana Costa (2011-02-17)
Administração
Nos últimos anos, os crescentes problemas socioambientais e a conseqüente responsabilização dos atores sociais a enfrentarem estes problemas têm feito com que as empresas, entre elas as instituições financeiras, caminhem no sentido de reposicionar suas estratégias empresariais de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável. Seguindo neste caminho, o BEP (nome fictício), uma instituição financeira pública, lançou o programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), com a promessa de impulsionar o desenvolvimento sustentável nas regiões onde está presente. Para a viabilização deste programa, a instituição reconhece a necessidade de formar agentes corporativos preparados para assumir este desafio. Frente a este cenário, o presente estudo tem como objetivo compreender como ocorre o processo de desenvolvimento de competências de atores corporativos para implementação de projetos de DRS. Justifica-se a necessidade deste estudo para o avanço de discussões sobre competências numa perspectiva político-societal, uma vez que a construção do DRS é alavancada por meio de processos participativos e exige a articulação de atores sociais, bem como uma atuação socialmente responsável por parte dos profissionais. Trata-se, portanto, de abordar as competências em uma dimensão pouco explorada, que se preocupa, sobretudo, com a capacidade de os profissionais extrapolarem os limites da organização e identificarem de que maneira podem contribuir para o desenvolvimento das regiões e das respectivas comunidades, ampliando o sentido do trabalho para além de questões de geração de valor para as atividades da organização. Para responder aos objetivos propostos, foi conduzido um estudo de caso qualitativo. Já a análise de dados empregou o processo de análise textual interpretativa, proposta por Gil Flores (1994). Os resultados desta pesquisa sinalizam que ao desenhar um projeto educativo mesclando ações formais (programa de certificação interna em responsabilidade socioambiental e DRS, curso presencial sobre DRS e MBA Executivo em DRS) e informais (experiências de trabalho junto a comunidades carentes, vivências com grupos de produtores familiares, grupos de trabalho e fóruns de discussão), a BEP potencializou o desenvolvimento de competências, uma vez que as ações formais contribuíram com conhecimentos para guiar a atuação dos gestores e as ações informais auxiliaram no agir de acordo com as necessidades locais das comunidades. Para avançar em suas iniciativas de desenvolvimento de competências, a organização precisa investir na formação continuada dos gestores, a fim de melhorar a comunicação com os parceiros e com o mercado, além de atentar para o processo de transição de gerências bancárias, estabelecendo um ritual de transição para que a competência dos gestores torne-se uma competência organizacional. Os gestores também já começam a rever suas capacidades tradicionais, ampliando o sentido do trabalho para além de indicadores quantitativos, como a maximização de lucro para acionistas, mas avaliando seu trabalho também sob a ótica qualitativa, de forma a contribuírem para o desenvolvimento social, educacional e profissional das comunidades. É um novo gestor, que ultrapassa as fronteiras da organização, vai a campo e olha o seu entorno, descobrindo oportunidades de negócio que permeiam uma nova lógica de desenvolvimento, ancorada no desenvolvimento das regiões e de suas respectivas comunidades, de forma sustentável. É um gestor que também tem de transitar por áreas de conhecimento distintas de sua formação original, conhecendo áreas de negócios que até então não faziam parte de sua expertise, bem como as relações legais, trabalhistas e modo de produção nestas áreas. - DissertaçãoDe operário a supervisor: a aprendizagem das competências gerenciais no setor da construção civilFerreira, Jane Helena Irizawa Dias (2008-12-04)
Administração
Managerial performance and its competences has been a frequent subject in academic literature, despite of the fact that the majority of the researches are approached by strategic levels of performance. This study emphasizes the operational management in the civil construction sector represented by the construction supervisors, remarkably known by their great experience and tacit knowledge of the productive processes. These supervisors, who have similar academic background comparing to the operational workers, have developed managerial competences that enabled them to mobilize big teams towards the defined objectives, in accordance with standards and cultural organizational values. However, there are peculiarities that differentiate civil construction sector from the others in the production industry, and that directly interfere in the professional development process. The main peculiarity refers to the mobility of the production site. In the civil construction sector, the finished product is delivered and the company withdraws from the production site. In other industries, instead, it is the product itself that leaves and the production site remains static. Other characteristic is the disruption of the productive process flow that needs to be started up each new enterprise and generally with construction workers hired locally. It highlights the importance of the supervisor, the man in charge of these workers and considered by them a legitimate organizational representative. Previous studies in this sector have shown that some years of experience will be necessary so as to go through the supervision level. Much of the knowledge and improvement of the main operations is generated by the operational teams and the supervisor acts as a catalyst of this process. So, the accumulated experience derived from knowing how to do seems to be restricted to few professionals in this level of supervision. The situation brings about the difficulty in hiring supervisors in the market and reinforces the importance of providing professional development for the function in the workplace. It also reinforces the need to consider new forms of development due to the mobility of the production site. Therefore the objective of this study was to analyze how the transition from construction worker to supervisor occurs, investigating the learning process of managerial competences. A qualitative case study was carried through in a great company in the civil sector, where supervisors and managers allocated in different enterprises and regions were interviewed. The analysis of the research findings was based on experiential learning theories, considering individual and organizational factors that can interfere in the process and in the acquisition of competences. The identification of competences in the construction supervisors were analyzed according to Zarifian s dimensions: a) taking initiatives and assuming responsibilities; b) practical understanding based on acquired knowledge; c) mobilizing the network of actors; and d) sharing implications and assuming responsibilities. This study contributed to the identification of experiences and nontraditional learning actions in the workplace, in order to develop competences that can accelerate the supervisor s learning process and to minimize the difficulties inherent in the sector. - TeseO desenvolvimento da racionalidade sustentável crítica e transformadora: uma análise de experiências de ensino e aprendizagem em cursos de pós-graduação em gestãoBrunnquell, Claudine (2018-05-10)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Esta tese teve como objetivo compreender o desenvolvimento da racionalidade sustentável crítica e transformadora, a partir das experiências de ensino-aprendizagem em cursos de pós-graduação em sustentabilidade, bem como analisar como essas experiências de ensino aprendizagem se materializam em novas ações ou práticas no ambiente de trabalho desses alunos. A partir de uma abordagem qualitativa interpretativa crítica, analisou-se as experiências de ensino-aprendizagem de alunos em dois cursos de pós-graduação em sustentabilidade localizados no Brasil. Para a construção dos dados, recorreu-se a entrevistas com coordenadores, professores e alunos, observação não-participante, consultas a documentos institucionais e produção textual discente. As categorias de análise consideram dois níveis de reflexão - reflexão sobre sustentabilidade - problem-solving, e reflexão crítica para a sustentabilidade - problem-posing (KEMBER et al., 2008; MEZIROW, 1991), sendo esta última a fomentadora de uma mudança profunda (KING, 2004, 2009; KITCHENHAM (2008). Os resultados mostram que há alunos que se aproximam de uma discussão de fundo, e vão além da reflexão instrumental e do problem-solving. O mesmo ocorreu com as experiências de transformação, que embora não atinja seu nível mais profundo, os alunos se mostram emocionalmente dispostos, abertos e permeáveis à mudança. Ao fazer um mapeamento do conteúdo das reflexões e transformações vivenciadas pelos participantes da pesquisa, os resultados mostraram que estes processos reflexivos e transformadores fazem parte de um continuum, um processo não sequencial, no qual os questionamentos críticos e não críticos e as transformações mais ou menos profundas vêm e vão se desenvolvendo ao longo da experiência educativa. Tais inconstâncias são naturais e inerentes à fase de transição paradigmática que se está vivendo em direção à uma racionalidade crítica sustentável. Contudo, se por um lado, os relatos discentes externalizam reflexões que podem ser consideradas críticas, bem como descrevem transformações significativas de modelos mentais, por outro, foi possível observar que a materialização das experiências de ensino-aprendizagem na prática desses profissionais ainda não está consolidada. Os alunos estão saindo destes cursos com pouco espaço para atuação dentro das empresas. Os cursos vêm perdendo alunos, e há um processo de juniorização ao longo dos anos. Já não pertencem ao alto escalão como nas primeiras turmas, tendo pouco poder de decisão e autonomia dentro das organizações para alterar sua prática de trabalho e muito menos o modo usual das empresas agirem. Como consequência, estas especializações estão formando um profissional perdido em sua identidade. Os cursos, por sua vez, também estão sujeitos a este contexto de mercado e acabam, por vezes, reproduzindo as mesmas idiossincrasias do mundo corporativo que tentam combater. Mesmo que exista uma geração que está questionando os modelos de gestão e buscando uma formação para sustentabilidade, corre-se o risco destes cursos estarem formando profissionais com a mentalidade que a empresa busca, ou seja, dentro lógica do mainstream, ou ainda, formando profissionais de base e não lideranças. Por mais que os alunos tenham apresentado reflexões críticas para sustentabilidade, o foco de ensino ainda está, sobretudo, no problem-solving, e seu potencial crítico e transformador fica minimizado. A despeito desse cenário, estes cursos assumem uma função social importante, cumprindo um papel no desenvolvimento da racionalidade crítica e transformadora e funcionando como espaços de aprendizado, reflexão, transformação e compartilhamento de ideias. Espera-se que esta pesquisa tenha contribuído para a compreensão dos conteúdos dos processos reflexivos e de transformação dos profissionais que estão nesses programas, bem como dos dilemas, limites e contradições imersas nestas propostas formativas, trazendo implicações para coordenadores de cursos, professores e pesquisadores na área. - DissertaçãoDesenvolvimento de competências gerenciais em uma empresa brasileira em processo de internacionalização: uma abordagem fenomenológicaLisboa, Maria Silvia do Amaral (2008-09-18)
Administração
Trata-se de um estudo fenomenológico/interpretativista que teve por objetivo apreender e interpretar a essência da experiência dos gestores em desenvolver competências para atuar no exterior. A intenção foi descobrir qual o significado que atribuem a estes desafios impostos na conquista de mercados globais e de que forma este significado foi se traduzindo em ação nas suas práticas de trabalho. Buscou-se observar, também, os processos de aprendizagem que deram suporte para o desenvolvimento das competências desses gestores. Para atingir este objetivo recorreu-se a abordagem interpretativista/fenomenológica dos estudos de competências, considerando, sobretudo, o modelo de Sandberg (2000), para quem a competência é decorrente do significado que o trabalho tem para o trabalhador. Sendo assim, foram analisadas as experiências vividas por sete gestores brasileiros no processo de internacionalização de uma empresa de alimentos nacional. Apesar de cada experiência vivida pelos gestores ser única, podese identificar as invariantes dos discursos, o que permitiu distinguir que, em linhas gerais, os profissionais desenvolvem as habilidades para atuar no exterior por meio de: (a) suas experiências profissionais vividas no dia-a-dia dos negócios, já que nenhum deles passou por processos dirigidos de formação como treinamentos, cursos ou outro tipo de iniciativa mais formal por parte da empresa. Foram, sobretudo, suas vivências no exterior, o enfrentamento dos desafios da adaptação, da língua e da cultura que serviram como fonte primária de aprendizado para o seu desempenho internacional. Além disso, (b) suas histórias de vida e trajetória profissional, isto é, a maneira como cada individuo conduziu a sua experiência, suas batalhas pessoais e esforços, exerceu influência nas condições necessárias para ser bem sucedido no exterior, quando tiveram que enfrentar um ambiente totalmente novo e superar os desafios impostos por situações que não são familiares. Os resultados revelaram que a essência do fenômeno de tornar-se competente no exterior acontece de forma gradativa e evolutiva. A passagem por uma fase de desconforto inicial é condição para ir para a segunda fase de reflexão e comparação sobre as diferenças com o país de origem, até atingir a etapa de adaptação e assimilação, em que os gestores começam a aprender a dar respostas eficientes aos dilemas culturais vivenciados. Imersos em uma nova cultura, o trabalho e a função de gestor adquirem outros significados. Ser competente no seu país de origem não significa ser competente num país estrangeiro. A convivência com outros grupos sociais faz com que os profissionais iniciem um processo de mudança e tornem-se mais críticos, capazes de desenvolver uma visão mais ampla da função gerencial, o que os capacita a conviver com uma diversidade de situações. O desenvolvimento de competências acontece, portanto, por um processo interno de auto-mobilização e reflexão frente a uma nova realidade de trabalho, clientes, processos, negócios e etc. A aprendizagem que dá suporte à competência é a de entender esse outro, o que permite interpretar e dar significado aos seus modos de pensar e agir. Essa compreensão impulsiona uma mudança no comportamento dos gestores para que sejam aceitos, compreendidos e inseridos no novo contexto. A capacidade de entender o que está oculto, de decifrar atitudes e comportamentos ao longo do tempo, leva não só o gestor a adquirir competências para dar respostas aos problemas enfrentados, ganhar respeito e credibilidade, mas a conquistar uma auto-estima profissional e autoconfiança para desempenhar melhor a sua função gerencial em terras estrangeiras. - DissertaçãoDesenvolvimento de competências no contexto da diversidade nas organizações: um estudo sobre os desafios dos gestores frente à inclusão da pessoa com deficiênciaSerrano, Claudia Aparecida (2008-02-14)
Administração
Este estudo tem como principal objetivo analisar a experiência de gestores na inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) em suas equipes de trabalho. A intenção foi descobrir qual o significado que tais gestores atribuem ao termo inclusão e de que forma tal significado vem se traduzindo em práticas inclusivas. Pretendeu-se, com isto, identificar os processos de aprendizagem decorrentes da experiência da inclusão que dão suporte ao desenvolvimento da competência dos gestores em tratar com o universo da PcD. Trata-se de um estudo exploratório, conduzido pelo método qualitativo interpretativo básico, proposto por Merriam. Os dados foram coletados em cinco empresas multinacionais distintas, dos segmentos: agronegócios, automotivo, editorial, energia e tecnologia diesel, por meio de entrevistas em profundidade, semi-estruturadas, realizadas com gestores que têm PcDs em suas equipes há pelo menos um ano; com as PcDs a eles subordinadas; e com os responsáveis pelo Programa de Inclusão de cada empresa. O tratamento dos dados coletados seguiu a proposta de interpretação do conteúdo da informação textual de Gil Flores. Para a realização deste estudo, recorreu-se aos seguintes autores e teorias: para discutir diversidade, Cox Jr.; como referência ao conceito de inclusão e deficiência, Sassaki e Amaral; quanto à noção de identidade social, Tajfel; e, para discutir competências e aprendizagem, Sandberg, Cheetham e Chivers, Kolb, entre outros. A análise dos dados revelou que, para os gestores, o ato de incluir está mais relacionado à questão da justiça social do que à idéia de empoderamento da PcD. Tal interpretação os levou a priorizar o desenvolvimento de dois tipos de competências: comportamentais e éticas e valores. O principal processo de aprendizagem identificado para o desenvolvimento dessas competências foi o vivencial, o que levou os gestores a revisarem seus conceitos, questionarem e modificarem suas crenças, e, em conseqüência dessa reflexão, revisarem sua forma de gerenciar. O trabalho ora apresentado pretendeu ampliar o conhecimento e aprofundar a discussão sobre o tema a partir de uma nova perspectiva: o gestor como agente de inclusão. - TeseDesenvolvimento de competências para a sustentabilidade : um estudo dos significados e práticas na hotelariaPantuffi, Cláudia Martins (2017-09-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Sustentabilidade é um tema frequentemente abordado, tanto no âmbito acadêmico, como no organizacional. Suas reflexões, pesquisas e práticas são de interesse para organizações, sociedade, comunidade, fornecedores e clientes. Abordar o tema na organização envolve considerar valores e estratégias, desenvolvimento humano e as práticas adotadas. Esta pesquisa está direcionada para o segmento do Turismo, mais especificamente a hotelaria, cujas ações voltadas para sustentabilidade vêm se desenvolvendo nos últimos anos, com foco para as questões ambientais, sociais e econômicas (PEREZ; BOSQUE, 2015). O tema deste trabalho é o desenvolvimento de competências orientadas para sustentabilidade na hotelaria, por meio de suas práticas. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram adotadas as contribuições e reflexões teóricas de Sandberg (2000, 2005); Dall´Alba e Sandberg (2006); Sandberg e Dall´Alba (2009); Sandberg e Pinnington (2009) e Sandberg e Tosukas (2011), no que diz respeito ao desenvolvimento de competências pela abordagem interpretativista e ao mundo vivido e o ser no mundo. Gherardi (2000, 2001, 2009, 2010, 2011, 2014), para contemplar a prática e suas relações. Quanto a hotelaria, foram considerados para reflexão: Baum (1990); Kirk (1995); Bader (2005); Houdré (2008); Hsieh (2010, 2012); Grosbois (2012); Font et al. (2012), entre outros. O objetivo da presente pesquisa é identificar e analisar o sentido de sustentabilidade e as práticas desenvolvidas por hoteleiros, com o propósito de discutir as competências a elas associadas. A pesquisa foi qualitativa, com a utilização de roteiro de entrevista com perguntas abertas e vinhetas, ambos respondidos digitalmente. Os hoteleiros que participaram da pesquisa atuam em hotéis de redes e independentes, e ocupam cargos gerenciais ou técnico operacionais. Como resultados, têm-se que sustentabilidade na hotelaria se direciona com mais ênfase às dimensões ambiental e econômica, com a dimensão social pouco lembrada, desenvolvendo, dessa forma, competências circunscritas com práticas orientadas para sustentabilidade enfatizando as referidas dimensões. Aponta, ainda, a necessidade de investimento e abertura de espaços para reflexão e ressignificação do trabalho. Como contribuições, destacam-se o mapeamento e detalhamento das práticas adotadas sob a percepção dos hoteleiros, estabelecendo relação com elementos do mundo vivido (SANDBERG; DALL´ALBA, 2009), o alerta quanto à necessidade de olhar para as dimensões territorial e cultural, uma vez que os impactos do setor hoteleiro sobre essas dimensões são significativos, e também as reflexões desenvolvidas na análise podem servir como uma rota quando se pensa na sustentabilidade e seu entrelaçamento com a hotelaria, as entidades representativas, a formação do hoteleiro e os outros envolvidos. Lacunas foram identificadas direcionando futuras pesquisas. - DissertaçãoDesenvolvimento de competências para a sustentabilidade: um estudo sobre a gestão de projetos societais sob a perspectiva de gruposD´angelo, Marcia Juliana (2009-08-20)
Administração
Esta pesquisa teve como objetivo descrever e compreender o processo de desenvolvimento de competências coletivas, sob a perspectiva de grupos, comitês ou conselhos voltados às questões de sustentabilidade, na gestão de projetos societais nas organizações. Pretendeu-se conhecer como estes grupos, responsáveis pela implementação de tais iniciativas, entendem os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade e traduzem seus princípios em ações concretas e competentes práticas e políticas em consonância com as metas de negócios das organizações. O estudo apoiou-se nos autores interpretativistas em competências, especialmente Jörgen Sandberg, que trabalha com a construção de significado de trabalho e também nos estudos de sensemaking de Karl Weick para analisar a construção de significado de sustentabilidade, que é a base para os grupos desenvolverem suas competências. Para tanto, foi conduzido um estudo qualitativo interpretativo básico em oito organizações cinco multinacionais e três nacionais. Os dados, coletados por meio de análise documental e de entrevistas semi-estruturadas, foram analisados segundo o processo de análise de dados qualitativos proposto por Flores (1994). Os resultados mostram a circularidade do desenvolvimento de competências societais a partir dos présignificados esposados originados nos contextos de formação, educação e trabalho do indivíduo, que são a base para a criação do significado de trabalho dos Grupos. Conclui-se que o significado de trabalho desses Grupos ainda não é uma revisão da forma como os negócios devem ser conduzidos, e sim refinamentos contínuos a partir dos pré-significados esposados.
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