Administração do Desenvolvimento de Negócios (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração do Desenvolvimento de Negócios (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Medeiros Junior, Alberto de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAproveitamento de oportunidade para criação da empresa CLOSED Redes de ProteçãoSantos, Lucas Augusto Perez dos (2019-02-11)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O estudo deste projeto está focado na necessidade de uma empresa do ramo de instalação de redes de segurança predial na cidade de Santo André no ABC Paulista: obter um novo fornece-dor para sua principal matéria-prima de trabalho (as redes de segurança) que possuísse não apenas um preço mais competitivo, como também uma operação em conformidade (compli-ance) com as severas exigências regulatórias do setor, ponto que suscitava dúvidas com o atual fornecedor. Essa necessidade mostrou-se ser uma oportunidade de negócio para empreendi-mento, não obstante a complexidade para um empreendedor iniciante, identificada pelas pes-quisas relacionadas ao nicho de negócio, produto, mercado, identificação de fornecedor com certificação de qualidade e demais exigências regulatórias. Esse desafio propiciou a constitui-ção de uma nova empresa nomeada CLOSED Redes de Proteção, que foca suas energias na importação, fabricação e regularização de matéria prima para a instalação de redes de proteção predial, com a certificação de qualidade exigida pelas normas brasileiras o que é raro entre os importadores, configurando-se uma inovação nessa atividade. Todo o processo de constitui-ção da nova empresa envolveu estudos sob os mais diferentes aspectos como: tributário, con-tratual e modalidade empresarial. Foram consideradas também as forças competitivas, alianças estratégicas e análise de riscos relacionada às dificuldades identificadas na solução adotada. O negócio mostrou-se, enfim, plenamente viável desde o seu planejamento e a sua aplicabilidade já foi confirmada uma vez que a empresa já está efetivamente funcionando e já efetuou a sua primeira importação e já está conquistando novos clientes. - DissertaçãoA inovação de processos na gestão de contratos em uma instituição educacionalBarreto, Roseli Oliveira Damiani (2023-02-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: esse texto descreve a ação intervencionista para a solução do problema de melhorar constantemente o processo de elaboração, análise, execução e gestão de contratos celebrados pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie e suas mantidas, por meio de uma plataforma digital, por conseguinte oferecer maior segurança jurídica nas transações realizados no departamento da Consultoria Jurídica – COJUR. Aplicação: como solução, foi proposta a adoção de um módulo de Gestão de Contratos a partir da revisão das atividades existentes, possibilitando a criação de processos, métodos, fluxos de trabalhos, modelos de contratos, condução de melhores práticas de mercado, redução de custos, redução de riscos, base única de dados, permitindo garantir uma solução adequada e flexível às especificidades da Instituição. Inovação: o modelo proposto apresenta inovação de gestão em processos por meio da tecnologia aplicada, visando obter as melhores práticas do mercado, quanto à elaboração, análise, execução e gestão de contratos. Espera-se que, com essa solução, a Instituição consiga aprimorar constantemente seu processo de gestão de contratos, ampliando sua vantagem competitiva. Impacto: possibilitou maior visibilidade do departamento da consultoria jurídica, sendo reconhecida pela Instituição, como uma área de apoio estratégico, uma vez que atua de forma a manter sempre um diligente e preventivo aconselhamento jurídico e orientação dos direitos e interesses da instituição, por meio da elaboração, análise, execução e gestão de contratos firmados pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie e suas mantidas. Ainda neste sentido, o impacto para a Instituição reside na possibilidade de replicação da solução, não só para as unidades acadêmicas e administrativas, como também para as unidades de saúde da Instituição. Complexidade: a complexidade deu-se decorrente da diversidade de stakeholders envolvidos no processo decisório; resistência a mudanças no ambiente organizacional; grande número de áreas internas envolvidas no processo; sendo que elas são subordinadas às gestões distintas (Mantenedora e Mantidas) dificultando assim ações e processos como de sensibilização e engajamento no desenvolvimento do projeto, impactando diretamente a performance do projeto. Método e procedimentos: a metodologia adotada na solução de um problema foi baseada na Metodologia para trabalhos práticos e aplicados, de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017). Valeu-se, ainda, da técnica de coleta de dados e utilizou-se também o método qualitativo com a aplicação de entrevista aos envolvidos no processo. - DissertaçãoProjeto de internacionalização de grupo empresarial de gestão de marcas em produtos logomarcadosCapelache, Christopher (2018-08-16)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O estudo desenvolvido é uma pesquisa aplicada para decisão, baseada na oportunidade de internaciona-lização do grupo AB, de empresas de gestão de marcas em produtos logomarcados na América Latina. Mediante revisão da literatura acadêmica somada a contextualização do ambiente de negócios da orga-nização, foram observados os fundamentos da referida oportunidade e as opções estratégicas para o pro-cesso, assim como revelada as complexas circunstâncias da tomada de decisão, dado o atual relaciona-mento da organização com duas redes de negócio internacionais. Considerada a racionalidade limitada dos tomadores de decisão, foi utilizado o sistema de apoio à decisão SuperDecisions, para seleção da melhor alternativa estratégica para os mercados-alvo e estratégias de entrada identificados. O modelo concebido, considerou as seguintes dimensões: econômica; negócios (benefícios, oportunidades, custos, riscos) e questões chave do mercado-alvo. O resultado, apontou a realização de uma aliança estratégica no Chile como a melhor recomendação estratégica para o processo de internacionalização e produziu um modelo de apoio a tomada de decisão para empresas que se encontrem neste processo e necessitem avaliar múltiplos critérios e alternativas para diferentes mercados alvo.