Pedagogia (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis por Orientador "Silva , Debora da Silva Cardoso"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA brincadeira e a interação como potencializadoras do desenvolvimento e aprendizagem na Educação InfantilLima , Maria Janaina Freire de (2022-06-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A pesquisa aborda uma temática de grande relevância, a inserção de jogos e brincadeiras que são acentuadas como a ludicidade no processo de ensino aprendizagem das crianças da Educação Infantil e suas interações, pois na Educação Infantil as crianças compartilham de um conjunto de situações que promovem as ações estruturantes para o bem-estar dentro da escola e com base nos seus valores significativos da interação social, na autonomia e cooperação. O objetivo desta pesquisa é apresentar um estudo sobre a importância e os benefícios inerentes a inserção dos jogos e brincadeiras na interação como potencializadoras no desenvolvimento da aprendizagem da Educação Infantil. Os métodos aplicados para a realização dessa pesquisa consistem em uma pesquisa bibliográfica em caráter exploratório, pois a parte inerente a contextualização condiz com materiais como artigos e demais periódicos retirados das bases de dados Scielo, Google Acadêmico e CAPES com a aplicação de descritores que melhor condizem com a temática abordada. Os resultados demonstraram que a escola é um ambiente interessante e atraente, servindo como base para estimular o desenvolvimento integral da criança, que possibilitam as manifestações corporais, para que se encontrem o significado na relação em que as crianças mantêm com o mundo, de forma que garantam os resultados positivos inerentes a esse processo. Concluiu-se que os jogos e brincadeiras abriram possibilidades de interação com a cultura infantil que envolve a ludicidade. - TCCAfetividade: a importância do cuidar na Educação InfantilAndrade , Victoria Lima (2023-12-04)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta monografia aborda a influência da afetividade nas rotinas das creches e seu impacto no processo de ensino e aprendizagem, visando discutir sobre a indissociabilidade entre o educar e o cuidar na educação infantil. Para tanto foram analisados documentos oficiais legislativos (BNCC, RCNEI, DCN e DCNEI), além de obras publicadas com materiais escritos e audiovisuais de pesquisadores renomados em educação infantil como Gonzalez-men; Widmeyer-eye (2014), Richter; Barbosa (2010), Bujes (2001), Maranhão (2023), DeVries; Zan (1998), Unesp; Univesp TV (2011). A metodologia inclui observação e registros escritos da rotina do grupo de crianças e das ações e relações dos profissionais de uma creche específica, pautada num roteiro de observação. A observação foi direcionada às ações do educar e cuidar, identificando as possibilidades de assegurar sua indissociabilidade. As análises fundamentaram-se em obras relevantes da área, revelando resultados que evidenciam uma concepção construída pelos profissionais observados, que associa as ações de cuidado exclusivamente às necessidades fisiológicas e biológicas. Enquanto as ações educativas eram assimiladas ao contexto instrutivo e de ensino. Esses resultados sugerem incompreensão dos profissionais em relação à indissociabilidade entre cuidar e educar, o que reflete uma abordagem mecanizada e inadequada nas rotinas da creche observada. - TCCEducação Infantil como local de intervenção precoce para o aluno autistaMelo , Rosana Costa de Morais Pavarini de (2022-06-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O Autismo é um tema que ainda há muito que se pesquisar, por isso vem sendo assunto frequentemente abordado pelos profissionais da área. As escolas, atualmente, têm em seu meio estudantil, crianças com Transtorno do Espectro Autista-TEA fazendo parte do seu quadro de alunos. Com o Estatuto da pessoa com deficiência as escolas e os profissionais da área devem estar cada vez mais preparados para lidar com a inclusão e saber desenvolver estratégias que estimulem estes alunos para que possam apresentar resultados positivos em sua aprendizagem. Esta pesquisa vai tratar sobre o TEA e as intervenções psicopedagógicas diante das dificuldades de aprendizagem da criança autista. Com o intuito de se chegar ao objetivo pretendido com esse estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de buscar atualizações pertinentes ao tema para poder estar mais informada e compartilhar as descobertas literárias. Foi elencado também à pesquisa alguns artigos sobre o tema, textos e livros, possibilitando o enriquecimento de conhecimentos como um todo. Por meio da análise e discussão dos resultados notou-se a ausência de uma formação adequada para o atendimento de crianças com TEA, assim como percebeu-se que o professor junto com uma equipe multidisciplinar tem papel imprescindível no tratamento de crianças autistas, trazendo mudanças satisfatórias na relação desse indivíduo com o meio em que vive. Portanto, se faz urgente e necessário um olhar mais atento ao currículo acadêmico visando a ampliação deste componente que aborda sobre a inclusão desde os anos iniciais do curso de formação de professores a fim de que estejam preparados para atender esse público específico no ambiente escolar.