Letras - TCC – CCL Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras - TCC – CCL Higienópolis por Orientador "Bueno, Alexandre Marcelo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA cidade nas palavras: a representação do espaço periférico em Capão Pecado, de FerrézSilva, Ana Karoliny Azevedo (2023-12-13)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
A partir da semiótica de linha francesa, este estudo se propõe a analisar e compreender as estratégias discursivas empregadas nas descrições de espaço do romance Capão Pecado, escrito pelo autor paulistano Ferréz. Os trechos verificados foram selecionados em razão de sua relevância quando de encontro com a espacialidade da narrativa, bem como foram considerados elementos relativos à significação dada através de suas respectivas organizações discursivas. Foram destacados os processos relativos à semântica e sintaxe discursiva do texto em questão, em que foram destrinchados aspectos como a ancoragem em pessoa, tempo e espaço, tematização, figurativização, a partir de suas debreagens. A análise de tais elementos se dá em razão do entendimento dos efeitos de sentido produzidos por meio de tais configurações textuais. A divisão dos trechos em categorias foi realizada com base na constatação de certas isotopias temáticas dentro da narrativa, o que resultou na apreensão da análise do nível discursivo do percurso gerativo de sentido por meio de três diferentes categorias temáticas: o espaço como reflexo de injustiças sociais; a relação entre espaço e violência urbana; e, finalmente, o espaço público como facilitador de socialização. Também foram observados elementos que configuram a coerência textual na narrativa, e como este recurso atua como veículo de simulacros da realidade. Por fim, a tensividade do discurso foi estudada pela assimilação da correlação entre intensidade e extensidade. Assim, considerando a apreensão do percurso gerativo de sentido, com ênfase em processos constitutivos do nível discursivo, e a tensividade atrelada aos excertos que conotam o espaço ficcional de Capão Pecado, este trabalho deseja ser uma contribuição para a compreensão de discursos literários contemporâneos através da semiótica discursiva, de modo a discuti-lo dando prioridade a procedimentos inerentes às semióticas literária e espacial. - TCCAnálise semiótica do machismo no programa PânicoAkimoto, Gabrielli Caroline (2023-12-12)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho visa a refletir sobre os discursos machistas vinculados aos meios de comunicação. Entendemos que esses discursos midiáticos têm a capacidade de reproduzir e reforçar estereótipos e perspectivas prejudiciais nas relações entre os gêneros feminino e masculino. Ao escolher o Programa Pânico na TV como objeto de estudo, analisamos um programa de auditório popular, voltado a um público jovem, permeado por polêmicas sobre machismo, racismo e homofobia. A análise se desenvolve com o subsídio da teoria semiótica de linha francesa com ênfase no percurso gerativo de sentido, em especial os níveis narrativo e discursivo. Assim, examinaremos os elementos discursivos presentes no programa que contribuem para a propagação do comportamento machista, o impacto da televisão na reprodução de estereótipos e como, dentro do programa, são construídas as identidades masculinas e femininas. Para isso, foram escolhidas duas produções audiovisuais feitas pelo Pânico: a primeira se refere a um quadro chamado “A Reconstituição” e, em segundo lugar, o quadro “Pesca de Bungee Jump”. Por meio desses episódios, será possível identificarmos os padrões e distinções dos personagens, como a mulher é vista de uma maneira objetificada, por meio de sua aparência, enquanto o homem deve demonstrar um agir corajoso para ser considerado “verdadeiramente homem”. Esperamos, assim, que este trabalho possa contribuir para as discussões sobre estereótipos de gênero na televisão e para o combate aos discursos machistas.