Letras - TCC – CCL Higienópolis
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Navegando Letras - TCC – CCL Higienópolis por Orientador "Batista, Ronaldo de Oliveira"
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- TCCChat GPT e Bard - processamento de linguagem natural e não literalidadeCastro, Clara Ferreira (2023-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esse trabalho busca investigar o cenário atual de Processamento de Linguagem Natural (PLN) na Língua Portuguesa, utilizando de conceitos da linguística aplicados a exemplos de respostas dos dois modelos de linguagem generativos mais populares atualmente: o Chat GPT, um chatbot online de inteligência artificial da companhia Open AI lançado em 2022, e o Bard, um modelo de linguagem conversacional e experimental do Google lançado em março de 2023. O foco da pesquisa é especificamente em relação a não literalidade e fenômenos relacionados, como o humor, ambiguidade, tradução e ironia. - TCCDistúrbios de linguagem e equoterapiaLanças, Catharina Fernandes (2023-12-07)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Os distúrbios de linguagem representam uma área de preocupação clínica que afeta indivíduos em diferentes faixas etárias e contextos sociais. Essas condições caracterizam-se por dificuldades na aquisição, compreensão e expressão da linguagem, impactando diretamente a comunicação efetiva. Crianças e adultos que sofrem com esses distúrbios enfrentam desafios significativos em suas interações sociais, desempenho acadêmico e qualidade de vida em geral. Nesta perspectiva, este trabalho busca explorar a relação entre os distúrbios de linguagem e a equoterapia como uma abordagem terapêutica eficaz. Serão revisados estudos recentes que investigaram os efeitos da equoterapia na melhoria da comunicação e linguagem, bem como os possíveis mecanismos de ação envolvidos nesse processo. Compreender o potencial terapêutico da equoterapia no contexto dos distúrbios de linguagem pode abrir novas perspectivas de tratamento e aprimorar a qualidade de vida dos pacientes afetados por essas condições desafiadoras. - TCCTente ver (vertente): estudo sobre a percepção de linguagem visual com Lygia PapeDiniz, Cleo Fortunato Stochi (2022-07-16)
Centro de Ciências e Letras (CCL)
O presente trabalho tem como objetivo verificar o funcionamento do aparelho perceptual-cognitivo e os sentidos que a linguagem visual estimula no observador para a interpretação. Entendendo como o ponto de partida do observador e o ambiente em que está inserido influenciam na individualidade e na lógica ao observar artes e o mundo como um todo, podemos entender a linearidade das estruturas visuais desenvolvidas. Para isso, utilizaremos obras de Lygia Pape, artista multimídia brasileira, reconhecida por suas obras que faziam parte do movimento neoconcretista. Duas obras foram selecionadas para o trabalho: “Divisor” (1968) e “Poemas visuais: Língua Apunhalada” (1968). Com elas, poderemos interpretar como se dá o entendimento dos observadores que concordaram em compartilhar suas percepções das mesmas e práxis em sociedade. Sabendo que a percepção individual é composta também pela inserção social e estereótipos criados também na linguagem visual, se torna possível perceber o referente e os códigos verbais escolhidos para expressá-lo. Contando com diferentes opiniões de diferentes faixas etárias, poderemos entender como e quais as motivações para que as escolhas sejam feitas. Assim, surgiu a pergunta que deu norte a esta pesquisa: como a prática social ao lado de sua percepção/cognição conduz à fabricação de seu “pensamento visual” diante das obras de Lygia Pape? Agregando os dois pontos conseguimos captar as diferentes significações e possibilidades de expressões de acordo com a semiose particular. Por este estudo, conseguiremos assimilar como a percepção dos sentidos da linguagem visual e a cognição estão ligados ao processo da significação, a semiose, sem a manifestação da linguagem de forma direta. Compreendendo sua forma de perceber e atuar no mundo, compreendemos seus mecanismos de diferenciação e identificação, e seus valores para captar o verbal e o não verbal. Também, com as obras de Lygia Pape, entendemos como os “óculos sociais” influenciam a leitura e criação de significado a respeito delas.