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- DissertaçãoCaracterísticas de organizações dignas sob o ponto-de-vista de gestores de organizações eclesiásticas neopentecostaisSantos, Gilberto Francisco dos (2012-02-06)
Administração
Este estudo buscou descrever características de organizações dignas, não-religiosas e religiosas, na ótica de pastores-gestores da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD), partindo do pressuposto de que as organizações podem ser entendidas como atores sociais que influenciam pessoas e transformam o ambiente. Isto é, elas podem ser dignas ou não-dignas, dependendo de suas práticas. De natureza descritivo-exploratória, a pesquisa adotou o método qualitativo, sendo de tipo interpretativo básico, visando a apreender os significados sobre o que seriam organizações dignas, por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com dez pastores da IIGD, tendo como roteiro inicial o questionário aberto utilizado por Teixeira et al. (2010), que investigaram o tema sob o ponto de vista de trabalhadores brasileiros. Os dados foram analisados empregando-se análise interpretativa inspirada em Flores. Pode-se dizer que a dignidade de ambos tipos de organizações, não-religiosas e religiosas, é descrita pelos respondentes por certas características empresariais: gestão de pessoas, credibilidade, cumprimento de compromissos, devendo os gestores ter boa índole. Os resultados mostraram que é preciso também considerar as especificidades das organizações ao tratar-se de investigar características de dignidade organizacional. No caso de organizações religiosas, as características do Plano Teológico comparecem ao lado de características das Práticas Eclesiásticas, que incluem a gestão de tipo empresarial. A IIGD apresenta características de organizações não-religiosas ao buscar lucro e crescimento, havendo indícios de apresentar características de organizações não-dignas. - DissertaçãoCompreendendo a construção e reconstrução dos valores relativos à competição organizacional (VRCO) no processo de mudança organizacional: um estudo de casoLeitão, Sueli dos Santos (2010-08-19)
Administração
This study it searched to understand the phenomenon of the organizational change by a perspective that considers the human element not as a resource that resist or accept the change, but as people who act and interact continuously in the construction of the process. When considering the organizational change from the interactions between stakeholders, it can do it taking in account the underlying values to these interactions, called Values Relative to Organizational Competition (VROC). For understanding the change as a continuous process of construction and sharing of meanings in the interactions between stakeholders and, that the Values Relative to Organizational Competition underlying these interactions, the present study seeks to understand as the Values Relative to Organizational Competition are constructed and reconstructed throughout the process of organizational change. For this, it was adopted strategy of research of the study of case and the qualitative methodology,considering as sources of evidence half-structuralized interviews and in depth, in a total of 20 interviews, observation not-participant, naturally occurring talk and documents for the construction of the empirical material, using the analysis of qualitative data for analysis and interpretation of the data. The results had shown that the VRCO can be modified to the measure that the introduction and acceptance of new discourse transforms the way with that the people interact, strengthening behaviors throughout the time and taking new the practical ones between stakeholders e, therefore, to the modification of values, understood here as Values Relative to Organizational Competition. As contribution to the managers, this study offers a deeper agreement on the phenomenon of the organizational change, having access aspects that, for being underlying (values), receive little attention in the processes from change. - DissertaçãoConstrução da resistência à mudança organizacional na relação entre agentesMatos, Juscely Reis (2016-08-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
The organizational resistance to change is commonly attributed to the change recipients, the ones labelled by the agents as the sole responsible for the occurrence of this phenomenon. As counterpoint to this traditional view, aroused an approach of corporative resistance as an attribution to both agents and recipients, by their interaction along the change process. However, we do not defend here a segregation of agent-recipient, once we consider that all involved in the process are agents of resistance construction. The objective of this study was to comprehend how resistance is created in the relationships amongst the various agents in a process of organizational change. Focusing on the consolidation of two sites pertaining to a company of the automotive industrial chain; it was adopted the qualitative approach and as research strategy the case study, considering as sources discursive materials, episodic interviews, observations and documents. The results obtained through the thematic analysis, show the occurrence of resistance in the different agents involved with the change, that rises up through actions and (re)actions of these agents along the process, beyond others reactions, such as distancing and acceptance of the change. The agency is not restricted to those responsible for planning and implementing the process, but present in others involved that shows up as capable to alter the original plans, through different ways of expressions of resistance. This study aims contributing to the field of organizational changes, bringing light to an approach of resistance yet scarcely explored, and proposing that all are agents in the resistance construction. This reflection shows up also important to the managers for them to realize how their actions are intrinsically related to the resistance phenomenon, that they fiercely try to avoid during the process of change. - DissertaçãoConstrução e reconstrução de valores relativos à competição organizacional: acompanhando a mudança contínua de uma prestadora de serviçosTussi, Alessandra Colla Soletti (2016-04-28)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Organizational change may be viewed from an ongoing standpoint as a process emerging from the daily actions of players functioning within the organizational sphere over time, through experiences and adjustments to everyday contingencies (ORLIKOWSKI, 1996), in a constant corporate coming-to-be construction process (TSOUKAS; CHIA, 2002). Underlying these daily actions by players pursuing resources in a competitive context are values related to organizational competition – VROC (DOMENICO, 2007a). Steered by this understanding, and taking into consideration the importance of longitudinal studies for understanding corporate changes (MINTZBERG, 1979; PETTIGREW, 1990; VAN DE VEN; HUBER, 1990; VAN DE VEN; POOLE, 1995; BEER; EISENSTAT, 1996; ORLIKOWSKI, 1996), we extend a project undertaken by Brazil’s National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), under the aegis of the Values, Dignity and Management research group. Moving ahead with studies that began with the CMA company, selected for its unusual management approach, we identify and analyze which VROCs were maintained, abandoned or re-signified during the coming-to-be process of this company from 2013 through to yearend 2015. Using a qualitative method grounded on the single case study research strategy with a cross-sectional approach, 22 semi-structured interviews constituted the sources of evidence, together with non-participant observations, spontaneous conversations and documents. Through analyzing these data, it was noted that the following VROCs were maintained: ‘coherence between what is said and what is done’; ‘informality’; ‘commitment to results’; ‘specialized knowledge’; ‘innovation’; and ‘freedom’, while ‘collective participation’ and ‘primacy of the human being’ VROCs were re-signified. Moreover, ‘commitment to the founder’ was discontinued, replaced by the new organizational competition value of ‘commitment to the managing partners’ which was built up during the period covered by this study, together with the ‘personal effort’ and ‘collaboration’ VROCs. We also noted that the organization continues to stand out from mainstream management styles in its sector through upholding certain aspects rated as comparative advantages over other firms in the fiscal and tax segment. As academic contributions, we contribute to the understanding of ongoing change as a coming-to-be process through analyzing values related to organizational competition, viewed as institutionalized and relatively provisional categories. As practical contributions, we offer administrators a reflection on understanding organizational changes beyond the episodic approach, showing how companies can stand out through mainstream management practices. - DissertaçãoA contribuição das conversações dos agentes e das conversas de fundo para a construção de respostas à mudança organizacionalPiazzi, Daniele Brenha (2019-02-14)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A mudança no âmbito das organizações é inerente à ação humana, atingindo assim a vida das pessoas que dela fazem parte gerando diversas reações. Por isso, a necessidade da participação dos envolvidos é apontada como fundamental para o sucesso da implementação da mudança. Apesar da literatura acadêmica apontar que a comunicação é uma ferramenta importante para lidar com as respostas à mudança organizacional, defendemos neste estudo que a mudança como fenômeno é um processo criado e mantido pela comunicação, por meio das conversações. Por essa razão, este estudo visou compreender como as conversações entre agentes de mudança contribuem para a construção das respostas à mudança organizacional. Focalizando a implementação de um novo departamento em uma instituição de ensino superior privada, foi adotada a abordagem qualitativa, e como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Os dados foram levantados por meio de observação participante, análise de documentos e grupos de foco. Os resultados obtidos mediante análise temática e análise inspirada na pragmática da comunicação indicam que as conversas de fundo, bem como os tipos de conversa que existem, ou não, nas organizações, contribuem para a construção de diversas respostas nos agentes, e não só a resistência. Foram identificadas as conversas de fundo de ceticismo e confiança, além da de resistência. Os resultados da pesquisa também apontam que para a eficácia da mudança, deve haver na organização a aplicação de quatro conversas, a saber iniciação, compreensão/entendimento, desempenho e encerramento. Concluímos por fim que a comunicação é criada, sustentada, gerenciada e encerrada pelas conversações entre agentes. Pretende-se contribuir com este estudo para o campo da mudança nas organizações ao explorar a abordagem de comunicação ainda pouco tratada em estudos sobre mudança. - DissertaçãoContribuição das práticas para objetivos empresariais: um estudo de caso em empresa de inovação social brasileiraChumbo, Rafaela Andrade Nascimento (2017-07-27)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
No Brasil, havia mais de 207 milhões de habitantes em 2016. Apesar dos avanços nos últimos 50 anos, grande parte dessa população reforça, a cada dia, as estatísticas sobre má distribuição de renda, aumento no desemprego, falta de moradia, precariedade tanto no sistema de saúde pública, como no saneamento básico. O empreendedorismo social e com fins lucrativos vem ganhando visibilidade em meio a esse ambiente de fragilidade, encorajando indivíduos a fundarem organizações sociais, que utilizam ou não do conhecimento da inovação para enfrentarem os problemas sociais. Empresas de inovação social e com investimentos de fundos de filantropia de risco (Philanthropic venture capital – PhVC), que buscam objetivos social e econômico são foco desta dissertação, como parte de um estudo mais amplo, de âmbito longitudinal, que busca entender o vir a ser de organizações de inovação social e os desafios enfrentados com o propósito de alcançar objetivos híbridos. A pesquisa foi realizada em um negócio social de impacto e de inovação social, destacado no cenário nacional, que já fez parte de estudo anterior. Nosso objetivo nesta pesquisa foi compreender a contribuição das práticas, mais especificamente aquelas relativas a profissionais da área comercial nas relações com clientes, para o alcance dos objetivos social e econômico dessa organização. Para alcançá-lo, adotamos como estratégia de pesquisa o estudo de caso qualitativo, em uma perspectiva interpretativista. O levantamento dos dados foi realizado por meio de 21 entrevistas qualitativas, que incluíram como participantes, agentes de negócios, clientes, CEO-fundador, sócio-diretor, sócio-investidor e assistente administrativo, ligados a essa empresa. Adicionalmente, lançamos mão de observação não participante, conversas informais e documentos on-line. Para tratamento e análise dos dados, seguimos a análise temática, que nos permitiu caracterizar a empresa, além de descrever e analisar 27 práticas. São elas: 20 práticas relacionadas à interação de agentes e clientes, sendo 11 práticas relativas à captação e fechamento de proposta de novo cliente, três práticas envolvidas na assinatura do contrato para liberação do microcrédito, três práticas relativas à cobrança de clientes e três práticas referentes, exclusivamente, à renovação do microcrédito. Além dessas, identificamos três práticas relacionadas às interações de agentes e supervisão, e quatro práticas na interação de agentes e empresa, que se conectam e interferem nas práticas dos agentes em interação com os clientes. Foi possível perceber forte presença da tecnologia na realização de tais práticas, o que mostra o encontro de diferentes materialidades durante sua execução. Considerando-se que os negócios sociais de impacto buscam obter lucro para ter recursos suficientes que promovam seu objetivo social, alcançado ao atender o maior número possível de pessoas (escala), concluímos que todas as práticas aqui analisadas servem tanto ao objetivo econômico, quanto social. No entanto, se considerarmos que empresas sociais e de inovação social devam promover transformações sociais duradouras, será preciso à organização construir novas práticas de forma a trazer consequências mais amplas para seus beneficiários, que levem os microempreendedores não só a melhorarem a condição financeira de suas vidas e famílias, mas a trabalharem juntos para alcançarem melhorias para a comunidade em que vivem. - DissertaçãoDignidade organizacional: um estudo em uma organização financeiraSantana, Magda Magnolia (2011-12-15)
Administração
Dignidade é um tema discutido principalmente pela filosofia quando referente ao ser humano.No âmbito das organizações, as discussões vêm ocorrendo principalmente relacionadas à dignidade no trabalho e do trabalhador. Alguns esforços vêm sendo feitos para conceituar o que seja dignidade organizacional. Este trabalho objetivou identificar as práticas, atributos e valores relativos à dignidade organizacional de uma instituição financeira, na percepção de seus empregados. A pesquisa foi desenvolvida em um banco privado e classifica-se como descritivo-exploratória, utilizando o método quantitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário sobre práticas, atributos e valores relativos à dignidade organizacional,desenvolvido e validado por Teixeira et al. (2011). A amostra não-probabilística foi composta por 103 casos válidos. Os dados foram tratados mediante estatística descritiva e técnicas paramétricas e não paramétricas. A análise dos dados revelou que algumas práticas relativas à dignidade organizacional não são percebidas pelos empregados do banco como tal. As práticas referentes a promover o desenvolvimento do empregado foram as menos percebidas pelos respondentes, ao passo que as práticas que compõem o fator não engana os stakeholders foram as práticas que mais caracterizam a dignidade do banco pesquisado,segundo os respondentes. A análise de dados também revelou que homens e mulheres percebem diferentemente as práticas referentes a promover o desenvolvimento dos empregados. A pesquisa comparou, ainda, os resultados dessa amostra com o estudo de Teixeira et al. (2011) com trabalhadores brasileiros e os resultados apontaram diferenças estatisticamente significativas em práticas e atributos relativos à dignidade organizacional entre os dois grupos: trabalhadores brasileiros e bancários. - DissertaçãoEmpresas de inovação social: visões de mundo de fundadores e práticas organizacionaisSimões, Luis Francisco Marques (2016-02-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Although several companies have experienced greater economic and social development in the last century, social problems persist in areas such as health, education, housing and environmental management. This situation led actors of society to seek innovative solutions to mobilize social and economic forces, for a better world, balanced and fair. In this sense, we see the role of social innovation entrepreneurs who is sensitive to local challenges, know that it is not sustainable to past success patterns. Social innovations create solutions from the public itself needs who wish to attend, by the active participation of the various stakeholders involved, ensuring the sharing of solutions proposed for other communities. The need for capital, however, is one of the critical aspects for the implementation and maintenance of organizations that generate this kind of innovation, which has opened space for funds philanthropic venture capital act as stakeholders in for-profit organizations geared to social innovation. Since these companies are challenged to meet social and economic objectives, counting, often with the presence of investors in their management, this research sought to understand how social innovation entrepreneurs deal with the tension between organizational goals antagonistic by the investigation of the business world views that have and its reflection in organizational practices they have identified. To achieve the proposed objective, there was a basic interpretive qualitative research, using, fundamentally, semi-structured and in-depth interviews, covering six founding of social innovation companies, which were analyzed by interpretative textual analysis with categorization a priori and a posteriori. The results allowed to establish relations between the life story of social entrepreneur and social innovation company, two views of the business world “actually is “ and “how it should be”, present in the founders. The presence of these business worldviews contributed to the decision of founding of social innovation companies as an alternative form of enterprise, within the capitalist context of private organizations and practices implemented to integrate the objectives, social and economic, which are them inherent. - DissertaçãoInfluência da dissimilaridade de valores individuais nos resultados de times em ambiente simulado de jogos de empresasRivera, Jorge Ramón D´acosta (2009-05-14)
Administração
Numerosos estudos atribuem os resultados organizacionais à atuação de times de alta gerência (TAG), aos quais compete formular respostas adaptativas ao ambiente. A definição dessas respostas envolve escolhas estratégicas, diante de problemas não estruturados. Com freqüência, esses estudos sugerem que o processo de escolha estratégica é influenciado pela base cognitiva e pelos valores dos executivos que compõem esses times. Muitas pesquisas sobre times de alta gerência têm centrado a atenção sobre a composição desses times, utilizando variáveis demográficas como proxies de características em nível profundo para entender o comportamento do time e seus resultados. O objetivo deste estudo foi verificar a influência de características em nível profundo - as dissimilaridades de valores individuais de membros de TAG - nos resultados desses times. Valores individuais são metas desejáveis e transituacionais que variam em importância e servem como princípios na vida de uma pessoa, podendo dizer respeito tanto à vida em geral quanto a contextos específicos como o trabalho. Este estudo foi realizado em um ambiente simulado de Jogos de Empresas, onde 186 graduandos de administração e contabilidade responderam os inventários de valores QPV de Schwartz e EVT de Porto e Tamayo, validados no Brasil. Os estudantes desempenharam o papel de executivos agrupados em 44 times gerenciais, fazendo escolhas estratégicas que determinaram o resultado das organizações simuladas, administradas por esses times. Mediante uma pesquisa de natureza descritivo-exploratória, utilizando o método quantitativo, foram determinadas as relações entre a dissimilaridade de valores dos membros de times, como variáveis independentes, e o resultado desses times, como variável dependente, por meio de tratamento estatístico bi e multivariado. Foram encontrados dois modelos de regressão estatisticamente significativos que relacionam, respectivamente, o resultado dos times às dissimilaridades dos valores gerais de segunda ordem Abertura à mudança e Conservação e aos valores relativos ao trabalho Realização no trabalho e Prestígio, mostrando que a escolha estratégica de times gerenciais, diante de problemas não estruturados, é influenciada pelas dissimilaridades de alguns tipos de valores individuais e não de outros. Os modelos de regressão encontrados apontam, ainda, que essa influência sobre os resultados pode ser positiva ou negativa, dependendo do tipo motivacional do valor considerado. - DissertaçãoA influência de valores pessoais e de realização de valores pessoais no ambiente organizacional (RVP) nos valores organizacionaisMaurino, Sandra Ventura (2010-04-20)
Administração
O objetivo deste estudo foi verificar a influência de valores pessoais e de realização de valores pessoais no ambiente organizacional (RVP) nos valores organizacionais percebidos pelos empregados como praticados. Valores pessoais são metas desejáveis que servem como princípios na vida do indivíduo, enquanto valores organizacionais são metas compartilhadas pelos empregados, que orientam a vida da organização. A realização dos valores pessoais no ambiente organizacional (RVP) é a intensidade com que os valores pessoais são realizados pelos indivíduos na organização na qual atuam. A pesquisa, de natureza descritivo-exploratória e de tipo quantitativo, foi realizada em três empresas multinacionais, duas do segmento de tecnologia e uma de serviços financeiros, por meio da aplicação de instrumento contendo três questionários: de valores pessoais, RVP e valores organizacionais, desenvolvidos a partir da teoria de valores básicos de Schwartz. Segundo esta teoria, os valores de entidades sociais individuais ou coletivas, encontram-se categorizados em quatro pólos ou valores de ordem superior, que se opõem dois a dois (autotranscendência versus autopromoção; abertura à mudança versus conservação). Para o tratamento de dados utilizou-se estatística descritiva, análise de correlações e regressão linear múltipla, além da técnica de Multidimensional Scaling para validação teórica dos construtos. Três valores organizacionais de segunda ordem (abertura à mudança, conservação e autopromoção) apresentaram modelos de regressão estatisticamente significativos, sendo as variáveis de realização de valores pessoais em ambiente organizacional as que mais aparecem como variáveis independentes significantes relativamente aos valores pessoais. No entanto, os coeficientes de determinação baixos, apontam na direção de que outros fatores, além de valores pessoais e sua realização no ambiente organizacional influenciam os valores organizacionais. - DissertaçãoA influência dos valores organizacionais no desempenho de agências bancáriasMelo, Wagner Fabiano de (2010-08-20)
Administração
Este trabalho objetivou verificar a influência dos valores organizacionais de agências bancárias no desempenho destas unidades. Diversos autores mencionam que os valores organizacionais percebidos como praticados são orientadores da vida da organização,oferecem motivação para o alcance dos objetivos, afetam as decisões, criam modelos mentais semelhantes entre os empregados e são determinantes da produtividade organizacional. Estes argumentos sugerem que estes valores têm o potencial de influenciarem indireta e diretamente o desempenho organizacional. Nota-se, entretanto, uma carência de pesquisas brasileiras dedicadas ao exame desta relação, o que motivou a realização deste estudo. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição bancária pública e se classifica como um teste de hipótese e descritiva. O questionário intitulado Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO) foi adaptado para a mensuração dos valores organizacionais das agências. Os dados desta variável foram coletados no nível individual e, para cada agência da amostra, foi calculada a média das respostas a cada assertiva do questionário para obter os dados no nível das agências bancárias. O desempenho de cada agência foi medido pelo percentual de metas que foram integralmente realizadas no ano de 2009. A fonte destes dados é primária e o modo de mensuração é objetivo, pois foram fornecidos diretamente pela instituição financeira e se basearam em registros factuais. A amostra é do tipo não-probabilística e composta por 271 agências, cujos dados acerca dos valores organizacionais foram proporcionados por 720 respondentes. A análise dos dados fez uso de técnicas estatísticas univariadas, bivariadas e multivariadas. A análise fatorial revelou que os valores organizacionais das agências se estruturam em quatro fatores: respeito aos stakeholders, diversão para os empregados, atuação competente e prestígio. O prestígio está positivamente correlacionado com o desempenho das agências e o respeito aos stakeholders e a diversão para os empregados estão inversamente correlacionados com a variável dependente. A análise de regressão múltipla resultou em um modelo que explica 9,5% da variância no desempenho e contém dois fatores como variáveis preditoras, prestígio e atuação competente, que influenciam positivamente o desempenho.Estes fatores representam teoricamente os pólos: autopromoção e/ou abertura à mudança. Os fatores negativamente correlacionados com o desempenho, por sua vez, retratam ou aparentam retratar teoricamente o pólo de autotranscendência. Os resultados mostram que os valores organizacionais são uma das variáveis que impactam no desempenho organizacional. - DissertaçãoNão realização de valores pessoais no ambiente organizacional e saída voluntária de profissionais das organizaçõesVitti, Verônica de Castro (2019-08-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Se antes o usual era construir a carreira em uma única empresa, hoje os indivíduos permanecem cada vez menos tempo em uma mesma organização. Os elevados índices de turnover relacionados aos pedidos de demissão voluntária preocupa as organizações e profissionais que trabalham nas áreas de recursos humanos. Assim, torna-se cada vez mais importante compreender o que leva os indivíduos a decidirem pela saída voluntária, com o objetivo de evitar a perda não só financeira, mas também do conhecimento levado com eles. Entre os antecedentes da intenção de saída, principal proxy de saída voluntária, está a realização de valores pessoais, definido como a percepção de realização das metas motivacionais do indivíduo por meio das atividades que executa cotidianamente na organização em que está inserido. Este estudo teve como objetivo analisar a contribuição da percepção de não realização dos valores pessoais para a saída voluntária propriamente dita. De modo a explorar resultados obtidos em estudos anteriores, optou-se pela abordagem qualitativa. Os dados foram levantados por meio de entrevistas semiestruturadas com elementos do método laddering, levando-se em consideração a trajetória profissional e aspectos da vida pessoal. Foi selecionado um grupo de oito participantes, com idade entre 27 e 39 anos, que tivessem vivenciado, ao menos duas vezes, a saída voluntária em sua trajetória profissional e, que, no momento da entrevista, estivessem inseridos em empresas de tecnologia. A análise categorial dos dados tornou possível a inferência dos tipos motivacionais de Abertura a Mudança e Autopromoção - orientados para o foco pessoal - como os mais importantes para o grupo de participantes. A percepção de não realização desses mesmos tipos motivacionais estiveram presentes nos diversos processos de decisão dos entrevistados, evidenciando que os valores mais importantes contribuem para as saídas voluntárias realizadas quando os profissionais percebem que suas metas motivacionais não estão sendo preenchidas e visualizam que outros ambientes organizacionais poderão fazê-lo. - DissertaçãoReações a paradoxos : um estudo em organização de economia mistaFrança, Rafael Pedroza de (2018-08-09)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
A mudança nas organizações é entendida sob uma perspectiva contínua, inerente à ação humana e resultado da construção social, feita por atores nas organizações, que continuamente reconstroem hábitos de ação e redes de crenças. No processo de organizar, pode ocorrer a saliência de demandas até então latentes, contraditórias, todavia imbricadas, ao que se dá o nome de paradoxos, que dificultam ou encorajam o desenvolvimento das organizações. Tendo isto em vista e considerando a importância de estudos sobre paradoxos nas organizações, buscou-se focalizar as tensões envolvendo o binômio público-privado de organizações de economia mista, mais especificamente compreender as reações de gestores a essas tensões paradoxais em contexto de um processo de mudança que revisou a missão e os valores da organização. Para tanto, empregou-se abordagem qualitativa, tendo como estratégia de pesquisa o estudo qualitativo básico. O levantamento de dados foi realizado em uma empresa de economia mista do setor financeiro, a partir de transcrições de vídeos, documentos internos e públicos e entrevistas qualitativas com oito gestores de unidades de negócios que atendem médias e grandes empresas. Os resultados da análise mostraram três tipos de tensões paradoxais relacionadas ao binômio público-privado: de desempenho, pertencimento e aprendizagem, construídas por meios de mensagens ambíguas, ciclos recursivos e contradições do sistema. As reações às tensões, fruto da interpretação dos gestores a essas tensões, realimentam ciclos viciosos, que acabam por olhar para os elementos da de forma separada, por meio de projeções ou divisões, que remetem as dualidades a áreas, produtos, práticas, tempos e locais diferentes, sem encara-las de forma conjunta. O processo de mudança, acabou por (re)alimentar as tensões já existentes, tornando-as cada vez mais imbricadas no sistema organizacional. Como contribuições, pôde-se colaborar para o entendimento de tensões paradoxais, especialmente tornadas salientes em processos de mudança, além de oferecer aos gestores lente para entender as contradições nas organizações. Além disso, mostrou-se que em algumas organizações a própria gênese pode favorecer a existência de tensões paradoxais. - DissertaçãoRealização de valores pessoais no ambiente organizacional e a influência no comprometimento organizacionalDutra, Samantha Silva (2015-02-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O constructo Comprometimento Organizacional passou a ser intensamente investigado entre o final dos anos 1970 e início da década de 1990 (MEYER; ALLEN, 1997; BASTOS, 1998). Pesquisadores comumente examinam as relações entre comprometimento e potenciais variáveis antecedentes, como características pessoais e valores pessoais, visando identificar quais dessas variáveis podem influenciar o comprometimento (MEYER; ALLEN, 1991; TAMAYO, 2005; MEYER; HERSCOVITH, 2001; COHEN, 2009). Este estudo visou verificar a influência da Realização de Valores Pessoais no Ambiente Organizacional (RVP) no Comprometimento Organizacional (CO), definindo-se Comprometimento Organizacional como o ‘estado psicológico’ das pessoas, contemplando seus sentimentos e/ou crenças sobre o relacionamento com a organização em que atuam, implicando ou não no estabelecimento de um vínculo (MEYER; ALLEN, 1991) e Realização de Valores Pessoais no Ambiente Organizacional como a percepção de realização das metas motivacionais pessoais na organização em que as pessoas trabalham ao desempenharem suas atividades cotidianas (MAURINO; DOMENICO, 2012). Adotou-se a abordagem multidimensional para CO, considerando-se seus três componentes: afetivo, normativo e instrumental (MEYER, ALLEN, 1991), enquanto RVP tem como base a teoria de valores básicos de Schwartz (1992). Nesta pesquisa, de natureza exploratória-descritiva, foi utilizado o método quantitativo a partir da aplicação de um instrumento composto por dois questionários, IRVP – Inventário de realização de valores pessoais no ambiente organizacional (MAURINO; DOMENICO, 2012) e a escala reduzida de Comprometimento Organizacional de Meyer, Allen e Smith (1993) na versão para o Brasil (MEDEIROS, 1997). A amostra, caracterizada como não probabilística, contou com 159 casos válidos, sendo composta em sua maioria por mulheres, com 39 anos em média, que atuavam, em sua maior parte, como gestoras de pessoas. Para o tratamento de dados foi utilizada estatística descritiva, bivariada e multivariada. Os resultados mostraram que valores de autotranscendência foram aqueles percebidos como os mais realizados no ambiente organizacional, enquanto o Comprometimento afetivo obteve a maior média de respostas. Por sua vez, não houve correlações negativas, como hipotetizado, entre a percepção de realização de valores de segunda ordem opostos. Quanto mais as pessoas perceberam realizar seus valores pessoais - de autopromoção, abertura à mudança, autotranscendência, e conservação -, mais presença de Comprometimento afetivo e normativo nas organizações em que trabalhavam. A partir da análise de regressão, foi possível afirmar que RVP consegue explicar 13,3% da variância de Comprometimento afetivo e 12% no caso do Comprometimento normativo, alcançando-se o objetivo geral da presente pesquisa. - DissertaçãoRealização de valores pessoais no ambiente organizacional e saída voluntáriaGonçalves, Daniela Borracha (2017-08-10)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
It is essential that companies make investments in the retention and attraction of human capital. Avoiding the voluntary departure of employees, especially those with better skills and capabilities, and creating a favorable working environment for them to remain have become important goals for organizations. For this, it is necessary to understand what factors lead the individual to voluntarily leave. The main objective of this study is to analyze the contribution of perception of non-realization of personal values to the voluntary departure of the organization, through the following specific objectives: to identify the most important personal values of the participants and to identify if the perception of non- Organizational environment is considered in the process that led to the voluntary departure of the organization in which they acted. In order to meet these objectives, the voluntary exit constructs were presented, considered as the result of a process with several stages that culminates with the act of leaving the organization, and perception of realization of personal values in the organizational environment (RVP), defined as the Perception of accomplishment of personal motivational goals in the organizational environment in which people act when performing their daily activities. In order to broaden the approaches used to investigate personal values and PVR, in this study we used the qualitative approach, based on semi-structured interviews, with elements of the laddering method. The participants were eight professionals who had participated in the same trainee program early in their careers and had approximately 10 years of experience. From the categorical analysis of the transcripts it was possible to identify the most important first-order motivational types, Self-Direction and Stimulation, both goals related to Openness to Change, and Achievement (Self-Enhancement). In the voluntary decision-making process of participants in this study, different times for voluntary exit were identified. The perception of not realizing the most important personal values in the organizational environment in which they acted was a factor considered in this process, including the decision to exit to other areas of the organization. - DissertaçãoTipologias de perfis de empregados a partir do significado do trabalho e da realização de valores pessoais: um estudo em uma organização bancáriaSivieri, Ana Cláudia Gentil (2016-04-27)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This study aimed at identifying types of employees’ profiles of a national banking organization from the Meaning of Work and Personal Values Realization in the organizational environment – PVR. The assumption is that organizations are not mere environments where it draws sustenance, but spaces that enable the realization of the covering both the concrete aspect of materializing a task, how to develop a process of identity and personal story based on the experience social which, over time, relations and impacts meaning of work. This entire process has been valued by organizations, especially after the productive restructuring that took place from the twentieth century, who brought the concept of human capital. Thus, individual perceptions need to be known and understood. The Meaning of Work is the subject that has developed as a scientific research object from the work of the Meaning of Working Group (MOW, 1987). One of the most relevant studies in Brazil based on the MOW was carried out by Borges (1998b), who drafted the model adopted in this study, treating the meaning of work as a subjective and social cognition, influenced by socio-historical aspects. Already the RVP construct (MAURINO, DOMENICO, 2012) seeks to measure the perception of fair values people in the workplace, the main basis of the theory of Schwartz values (1992). This research, survey type was performed by use of two questionnaires: Inventory Labor Meaning, adapted for this research, and the Inventory of Personal Values Realization in the organizational environment. The liquid sample included 2,649 respondents, most married men, averaging 40 years. Data analysis was performed by multivariate statistical techniques. The results showed high absolute centrality of work, that is, the level of importance of the work, bringing the work as the second most important sphere of life, preceded by the family. Employees of the bank aims to working conditions, self-fulfillment and self-development, however, describe the concrete work as a source of security, which demands responsibility, commitment and agility in the face of everyday activities. In addition, they realize the routine wear and pressure as associated to the work. Mostly, they realize Self-Transcendence values, which show the highest scores. Data analysis also allowed to raise a hypothesis for future research, which verifies the existence of a positive relationship between centrality of work and RVP. To identify the types, we used the cluster analysis technique, resulting in three clusters, typified as Engajed, Responsible and Critic Persons. - DissertaçãoValores pessoais e de sentido de vida: um estudo com participantes de um programa de mobilização socialMoreira, Andrea (2010-02-25)
Administração
Valores pessoais e valores de sentido de vida são metas desejáveis e transsituacionais, que variam em importância e servem como princípios gerais na vida de uma pessoa, sendo os valores de sentido de vida princípios orientadores da vida de entidades sociais, associados à missão que esta assume para sua existência. Este estudo, de natureza descritivo-exploratória, utilizando o método quantitavivo, teve como objetivo verificar se existem diferenças na importância dos valores pessoais e de sentido de vida dos empregados de uma instituição financeira, em função do tipo de participação que eles assumem nas diferentes etapas do programa de mobilização social instituído pela empresa em que atuam, em favor da defesa dos direitos da criança e do adolescente. Participaram da pesquisa 522 empregados, aos quais foram aplicados dois questionários validados para mensuração dos construtos. Após o tratamento de dados, 437 casos foram considerados válidos e distribuídos em três grupos de acordo com o tipo de participação no programa de mobilização social. Utilizando-se a técnica de análise da variância, foi identificado que os empregados que assumem maior responsabilidade no programa de mobilização social, realizando visitas aos municípios onde os projetos são desenvolvidos, apresentam maiores médias nos valores pessoais de universalismo, relacionados a metas de promoção de bem-estar da sociedade, de estimulação, relacionados a busca de novidades e desafios; ao mesmo tempo em que valorizam menos valores de conformidade, relacionados à manutenção do status quo. Em relação aos valores de sentido de vida, apresentam maiores médias do que os demais grupos em Evolução Espiritual. - DissertaçãoValores relativos à competição organizacional: um estudo de caso olhando as interações entre empregados de organizações privadas e moradores do entornoKatsurayama, Ernesto Hideaki (2014-08-14)
Administração
A busca pela competitividade das empresas mostra os seus stakeholders (clientes, fornecedores, gestores e empregados, acionistas, investidores, financiadores e comunidades) interagindo na busca dos recursos necessários à sua sobrevivência. Às interações entre stakeholders visando à obtenção de recursos num ambiente competitivo estão subjacentes os valores relativos à competição organizacional (VRCO) (DOMENICO, 2007). O objetivo desta pesquisa foi compreender como são construídos os VRCO na interação entre gestores e demais empregados de empresas e moradores das comunidades onde se inserem. A pesquisa foi realizada com base no método qualitativo de pesquisa, sob o paradigma interpretativo, utilizando como estratégia de pesquisa o estudo de caso, em uma organização do segmento de mineração que extrai e processa minério numa planta metalúrgica localizada a 45 quilômetros de uma cidade no interior de Goiás. Esta pesquisa foi realizada com emprego de 23 entrevistas individuais semi estruturadas, dois grupos de foco, observação não participante (em fórum comunitário e visitas a entidades sociais), conversas espontâneas e documentos. A análise do material discursivo levantado durante a pesquisa mostrou que os VRCO foram construídos à medida que os empregados e os moradores foram desenvolvendo, em conjunto, um novo vocabulário nas interações ocorridas entre eles ao longo de mais de 40 anos de relacionamento. As práticas desenvolvidas durante esse período tiveram os seguintes VRCO subjacentes: cumprimento de compromissos, respeito, valorização da mão de obra local, abertura ao entendimento, formalidade, transparência e compromisso com o resultado. Assim como nas pesquisas de Domenico (2007) e Leitão (2010), notou-se que os VRCO apreendidos nesta pesquisa parecem resultar da busca do equilíbrio dinâmico entre a visão de mundo do fundador (o mundo como deveria ser) combinada com a visão de mundo expressa nas políticas corporativas (o mundo como ele é) e a necessidade de adequação à realidade, ao mesmo tempo em que evidenciaram a reprodução dos aspectos culturais da sociedade da qual os stakeholders fazem parte. - DissertaçãoValores relativos à competição organizacional: um estudo de uma empresa pertencente a uma multinacional americanaFeitosa, Sandra Ruiz Barbosa (2010-08-19)
Administração
O estudo dos valores no âmbito das organizações tem sido predominantemente abordado sob a ótica da perspectiva social psicológica, a partir de questionários que mensuram a percepção dos empregados sobre os valores existentes nas empresas. Diferentemente, Domenico (2007) propõe o conceito de valores relativos à competição organizacional (VRCO) a partir da perspectiva sociológica da psicologia social, definidos como crenças socialmente construídas, que possuem significado para um indivíduo ou grupo, orientadoras das ações sociais entre stakeholders, visando à obtenção de recursos para organizações que atuam em ambiente competitivo. Este estudo teve por objetivo apreender e descrever os VRCO a partir das práticas relativas a empregados e clientes presentes em uma empresa deficitária pertencente a um grupo multinacional americano. Realizado sob uma abordagem interpretativa, mediante pesquisa qualitativa de tipo etnográfico, empregou entrevistas individuais e em grupo, documentos e observações para coleta de dados e análise interpretativa em seu tratamento. Da análise dos resultados emergiram oito VRCO, a saber: não-atenção aos funcionários, não-atenção aos clientes, não-atenção aos recursos da empresa, não-transparência dos gestores, pessoalidade nas relações, proteção de interesses próprios, cumprimento de obrigações legais e obediência às instâncias superiores, sugerindo que a manutenção de uma organização com prejuízo por vários anos, sob condições precárias de trabalho, empregados obedientes em diversos níveis e não questionadores, representava a solução de menor custo para a corporação à qual pertencia, dadas as questões de contexto envolvidas. O estudo dos valores relativos à competição organizacional pode iluminar a discussão sobre o papel das corporações, mostrando uma face,por vezes, escondida. - DissertaçãoValores relativos à competição organizacional: um estudo em uma pequena empresa do polo cerâmico de pedreiraSantos, Camila Maximiano dos (2014-08-14)
Administração
Em um novo caminho para estudar pequenas empresas que não as teorias de empreendedorismo, buscamos compreender, sob o ponto de vista dos stakeholders internos, como os valores relativos à competição organizacional estão sendo construídos em uma pequena empresa industrial do polo cerâmico da cidade de Pedreira , São Paulo . Esses valores são construídos pelos stakeholder s nas interações sociais por meio de linguagem, orientam suas ações e são refletidos na s práticas organizacionais, comportamentos e procedimentos típicos observados nas organizações. A partir do paradigma interpretativo, na perspectiva interacionista e com base no método qualitativo, optamos pela est ratégia de estudo de caso único. R ealizamos , na empresa escolhida para a construção do material empírico, o total de 13 entrevistas , sendo em pro fundidade com o fundador e semi estruturada com demais stakeholders internos , além de utilizarmos observações não participantes e documentos , fazendo uso da análise qualitativa para apresentação e in terpretação d esses mate riais discursivos . Os resultados revela ra m dez valores relativos à competição organizacional: conhecimento especializado do fundador, abertura a oportunidades, informalidade nos procedimentos, compromisso com o crescimento, cumprimento de certas obrigações legais, enfrentamento de desafios, presenteísmo , não transparência, pessoalidade nas relações e não compromisso com o outro , que , por vezes, estiveram subjacentes às práticas com somente alguns indivíduos do mesmo grupo de stakeholders . Sobretudo, esses valores foram orientados pelas visões de mundo do fundador , necessidades organizacionais e aspectos do contexto econômico, social e político em que seus stakeholders est avam inseridos . O estudo de valores relativos à competição organizacional nessa peque na empresa foi um primeiro passo para discutir questões relativas à sobrevivência das micro e pequenas empresas brasileiras.