Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
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Navegando Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) por Orientador "Ambrogi, Ingrid Hötte"
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- DissertaçãoA diversidade cultural brasileira como vivência para experienciar alteridade e empatia através da arte Naif.Marcelino, Daverson (2024-02-28)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O objetivo desta pesquisa foi investigar a expressão da cultura brasileira de pintores da arte naif que estabelecem um diálogo com o cotidiano, levantando questionamentos de conduta em relação às diferenças culturais. Ao analisar as obras selecionadas, identificando os elementos culturais presentes e compreendendo como essas representações artísticas podem estimular a reflexão e a transformação de atitudes em relação à diversidade cultural nos alunos, procurou-se explorar se o comportamento empático pode ser gerado a partir de experiências estéticas. Foi realizado um estudo de caso com crianças de classes média e média alta, por meio de oficinas realizadas com dois grupos distintos. O primeiro, em uma escola particular durante uma feira cultural e, um segundo, realizado em um condomínio fechado, com crianças da cidade de Guarulhos, região metropolitana da grande São Paulo. Houve a necessidade de uma abordagem qualitativa fundamentando-se na revisão bibliográfica embasada nos estudos de teóricos como Carl Rogers (1975), Ana Mae Barbosa (1995), Jean Piaget (2010), John Dewey (1934) e Sérgio Buarque de Holanda (1936). Na pesquisa em campo, houve a necessidade da criação e desenvolvimento de um jogo de tabuleiro como um artefato para vivenciar o olhar artístico e a contextualização, além de um trabalho artístico em conjunto com as crianças, incentivando a cooperação entre elas, e de maneira positiva, agregando não somente um conhecimento artístico, mas sobretudo, evidenciando assim um comportamento empático. - DissertaçãoArte como experiência estética transformadoraArruda, Maria Isabel Xavier De (2023-02-16)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A pesquisa visa investigar a experiência estética da obra de arte, em especial as artes visuais, e suas dificuldades de inserção como experiência na sociedade contemporânea. Entendendo experiência como a possibilidade de mudar um ponto de vista, uma trajetória buscou-se entender a dinâmica de como as obras de arte estão inseridas na sociedade atual, ressaltando algumas possibilidades de interação entre obras de arte icônicas e o público. No primeiro capítulo através do conceito de experiência de Dewey, Larrosa e Rancière analisaremos seus desdobramentos quanto tal para em seguida perceber como ela acontece na arte com Salles e Ostrower, em um diálogo com todas as etapas da experiência e sua aplicabilidade nas artes visuais. No segundo capítulo, analisaremos como nossa sociedade impede e articula-se para que tenhamos cada vez menos possibilidade de termos uma experiência estética plena. Por fim, no terceiro capítulo, pela associação de imagens e uma narrativa poética, pretende-se, além de indagar tais questões, oferecer uma possibilidade de experiência estética ao leitor. - DissertaçãoA biblioteca Mário de Andrade: um espaço das histórias vivasLotto, Andréa Isabel (2020-08-25)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This research seeks to understand the importance of Brazilian Public Libraries, in particular, the Mário de Andrade Library, whose main objective is to bring part of the historiography, which remains alive through the stories from which they have been preserved over time, and to enable the discussion about the role of public libraries as a support space for the contemporary community. Some of the authors who served as a goal are Hannah Arendt; Herman Reipert; Lillia M. Schwarcz; May B. Negrao; Pierre Nora, Roger Chartier and Milton Santos. It should be noted that the Circulating Section receives a greater number of visitors per year, and in July, become the largest audience. Despite the public changes altering some BMA rules, it remains a democratic place, offering visitors, from periodicals to rare works, as well as a lot of culture and leisure. Although BMA is temporarily closed to the public, in the pandemic times, the hybrid library innovates and promotes a full agenda of interesting activities, relevant to the current moment; bringing the public closer by including digital information, with cultural and socio-educational content for all. - DissertaçãoCarl Rogers na educação de ensino médioOliveira, Igor Alves Dantas de (2015-08-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The present research proposes, from an interview conducted with high school students in a regular school, and a literature search on the humanistic approach of Carl Rogers, to discuss the applicability of the author’s theories in high school education. It is introduced, first, the information about the school in which the survey was conducted, as well as the characteristics of the interviewed group. Also, it is presented the “etnopesquisa”, methodology chosen for this work. Hereafter, I perform a study of the humanistic approach of Carl Rogers for Psychology and Education, showing his approach as a counterpoint to B.F. Skinner behaviorism, which also gained strength in the 1970s. Thus, pointing out that the current education model followed by the school, to focus the schooling on examinations for entering college, is not promoting meaningful learning, that is, learning that motivates changes in thinking and behavior in students. The interview analysis shows that students, despite not knowing Carl Rogers and his approach, are looking for an education fairly close to that suggested by the author. From the Rogers approach, it is suggested a more reflective school, centered on the student, where he or she will pass through a self-discovery process and therefor, a meaningful learning experience, having the teacher as a facilitator of this process. - TeseA Casa Godinho como lugar de memória na cidade de São Paulo: 1890-1930Bianchi, Vaner Silvia Soler (2014-09-03)
Educação, Arte e História
A relevância dos estudos dos lugares de memória ajuda a compreender as relações sociais existentes em determinados períodos da sociedade. A presente pesquisa trata do levantamento histórico da Casa Godinho, mercearia do final do século XIX que, registrada como o primeiro Bem Imaterial da cidade de São Paulo, tem dado sua contribuição para manter vivas a cultura e a memória do paulistano. Com base nos autores Nicolau Sevcenko, Ernani Bruno e Jorge Americano, tratou-se do crescimento e transformações urbanas da cidade no final do século XIX e início do século XX, bem como suas transformações sociais, urbanas e culturais, dando ênfase à importância dessas mudanças para a criação de um novo modus vivendi do paulistano. As questões estruturais da obra, segundo a Bélle Époque, foram importantes para compreender a formação dos valores da elite. O resgate histórico da Casa Godinho foi relevante no sentido de que um local de memória pode ser elemento essencial para a salvaguarda da identidade, pois a memória se enraíza no concreto, no espaço, no gesto, na imagem, no objeto. Diante desta premissa recorreu-se ao apoio de Pierre Nora para traçar um recorte histórico da memória da Casa Godinho, como elemento representativo na formação cultural da elite na sociedade paulistana. Suas paredes estão repletas de significados simbólicos que, por sua vez, contribuem para desvendar novos fatos e permitem elaborar registros, salvando-os do esquecimento, na esperança de preservar tradições, hábitos e costumes ao compreender vínculos com aqueles que construíram a história, numa forma de garantir a sobrevivência de lugares de memória. As considerações finais confirmam a hipótese inicial de resgatar a mercearia como um comércio significativo para a cidade, como um espaço formador da identidade, um ambiente de materialização das relações sociais que interagem com o espaço urbano. A Casa Godinho é um núcleo de memória, um verdadeiro museu vivo! - DissertaçãoComo a educação física e o Taekwondo podem contribuir para a inclusão das crianças no mundo da cultura corporalTiago, Rodrigo Fernandes (2008-12-13)
Educação, Arte e História
Este de estudo consiste de uma pesquisa teórica, de natureza qualitativa bibliográfica, com o objetivo de analisar como a Educação Física e o Taekwondo podem contribuir para a inclusão das crianças no mundo da cultura corporal. Norteia-se por referenciais teóricos advindos de documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), das principais abordagens educacionais utilizadas na Educação Física Escolar: as teorias desenvolvimentista, a construtivistainteracionista, encontradas em diversos textos e publicações acadêmicas, demonstrando a relação da modalidade física do Taekwondo ante o processo de aprendizagem da criança. Nossa intenção é revelar como a criança poderá participar do processo de inclusão no mundo da cultura corporal, objetivando o desenvolvimento integral desse aluno como mostra os Parâmetros Curriculares Nacionais, tendo como atividade base o Taekwondo. Contudo, constatamos que a Educação Física possui elementos culturais próprios norteadores para um desenvolvimento integral da criança e inserção no mundo da cultura corporal, e sugere elementos como a luta para alcançar seus objetivos. O Taekwondo, por sua vez, enquadra-se perfeitamente como atividade-base dessas ações. - DissertaçãoDesign thinking aplicado à educaçãoFratin, Rogerio Lindo (2016-08-05)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This research presents the interface between Education and Design Thinking, which is a method that uses a wide range of knowledge to solve proposed challenges in different areas. In using this methodology to search for changes on the dynamics and relations at school, Education opens the possibility to rethink its characteristics and problems. The present work realizes a research on a second grade mid school’s classroom of a private school in São Paulo, in order to raise its problems and find solutions based on the tools of Design Thinking. For this purpose, analyses, along with the coordination, teachers, inspectors and the canteen’s owner, which obstacles they notice on the teaching-learning process of the school, asking the students, through a printed survey, the positive and negative aspects of this process and what they would like to be improved. The result of the research and its analysis was the creation of a specific Design Thinking tools kit for this school. - DissertaçãoEducação não obrigatória: uma discussão sobre o estado e o mercadoCeleti, Filipe Rangel (2011-02-22)
Educação, Arte e História
O presente trabalho de pesquisa tem como proposta, a partir de pesquisa bibliográfica, discutir a obrigatoriedade estatal da educação. Apresentamos o surgimento histórico da obrigatoriedade educacional e os pressupostos que serviram de norte para os estados modernos constituírem um projeto de educação pública e também os argumentos para manter tal projeto na contemporaneidade, a partir de Jose Gimeno Sacristán. Como contraponto à defesa da compulsoriedade estatal da educação, foi trazido os argumentos de Murray Rothbard, e outros teóricos da Escola Austríaca de Economia, que propõe a retirada do estado das relações e acordos firmados entre indivíduos. Com o embate, tentamos demonstrar que uma educação desejável não pode ser provida pelo estado e que os indivíduos podem e deveriam conduzir a si mesmos. A partir do libertarianismo ético de Rothbard, apontamos que é o mercado, e não o governo, que deveria prover a educação. A partir da crítica ao modelo compulsório estatal, apresentamos duas propostas teóricas para a não obrigatoriedade do estado na educação os vouchers (vales-educação) e o homeschooling (ensino doméstico) - TeseO educador-pescador: uma metáfora sobre a formação empática do professor a partir de Rogers, Jung, HemingwayOliveira, Igor Alves Dantas de (2019-12-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho versa sobre o desenvolvimento do olhar empático como parte do processo da formação de professores para atuação como facilitadores da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa teórica, bibliográfica e qualitativa tendo por base referencial principal os autores Carl Rogers da Psicologia Humanista e Carl Gustav Jung da Psicologia Analítica. Pretende-se demonstrar através da reflexão das balizas propostas que o processo da formação empática do professor demanda um olhar para dentro antes de um olhar para o outro reconhecendo suas próprias fragilidades pessoais para então conseguir facilitar a autorrealização de seus alunos em todas as dimensões. A pesquisa se utiliza da obra literária "O Velho e o Mar" de Ernest Hemingway para uma construção metafórica do educador-pescador, aquele que busca dentro de si os elementos para o desenvolvimento empático que poderá ser útil em uma abordagem facilitadora de aprendizagem. Esta é uma pesquisa interdisciplinar nas áreas de Educação, Arte e História da Cultura com enfoque na Psicologia da Aprendizagem em uma abordagem Humanista da Educação. - DissertaçãoEstrada de ferro Vitória a Minas: conversas de beira de linhaDelage, Raquel Gotardelo Audebert (2012-02-01)
Educação, Arte e História
Este trabalho traz a história da Estrada de Ferro Vitória a Minas sendo contada por uma multiplicidade de pontos de vista. Por meio da pesquisa etnográfica, de caráter qualitativo, revela-se a memória da ferrovia por parte daqueles que viveram/vivem próximo a ela. O reconhecimento e a valorização de experiências vividas por homens e mulheres em relação ao objeto possibilitaram que o trabalho preservasse essas memórias, trazendo, com isso, novos registros sobre a história da ferrovia. As contribuições oferecidas pela história oral e por conceitos de memória individual e memória coletiva são discutidas com base em autores como Alessandro Portelli, Pierre Nora, Oswaldo Truzzi, Michael Pollak, Ecléa Bosi, dentre outros. Apesar de a proposta principal ser as histórias de vida e, através delas, a história da ferrovia sendo recontada, buscou-se nas imagens pesquisadas uma possibilidade de investigação. Autores como Roland Barthes e Boris Kossoy auxiliaram nesse processo de entender as imagens como conteúdos a serem decifrados, o que levou à discussão sobre algumas fotografias referentes à ferrovia e seu processo de construção. Por meio da pesquisa de campo, foi possível registrar as vozes dos entrevistados e, com isso, dar-lhes a oportunidade de serem ouvidos. As falas possibilitaram compreender as mudanças trazidas pela ferrovia não apenas para as cidades, como também para aqueles que narram sua própria história de vida e compartilham suas memórias. - DissertaçãoUm estudo sobre a educação ambiental inserida no programa Mais Educação: a partir do relato de uma experiência de educadoresEsteves, Leandro Sales (2017-08-04)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The study presented here addresses the teaching of environmental education in the context of the Mais Educação (More Education) Program aimed at understanding how a proposal of integral education was translated into pedagogical practices by educators of a public school in the city of São Paulo. The Mais Educação Program was instituted in 2007 by the federal government and, inspired by the experiences of great educators such as Anísio Teixeira and Darcy Ribeiro, it represents the largest policy of the promotion of integral education in Brazil. Understanding integral education as a qualified extension of students stay in schools, the program established a system in which school units would extend their workday to shifts of more than seven hours per day by combining classes in the compulsory primary education curriculum with extracurricular activities related to art, sports, health, environment actions, review classes and other diversified pedagogical activities. Environmental education is among these diversified areas, being one of the strategies for the implementation of integral education. The program establishes this concept and to be developed marked by the principles of interdisciplinarity and transversality. From the theoretical references that address the challenges of integral education as a pedagogical proposal presented by authors such as Moll, Cavaliere, Coelho, Mignot, Brandão, Arroyo and Zuchetti and from the academic discussions in the field of environmental education proposed by authors such as Phillippe Jr, Pelicioni, Fracalanza, Tozoni-Reis, Ramos and Lopes, in addition to reading and analyzing official publications, the study makes a reading of an account of the action of environmental educators who started to work in a state school Participant of the Mais Educação Program. Through this report it was possible to understand the contributions of integration between social educators and the school, besides the conflicts between the experiences of environmental education developed in school regarding in the context of the Mais Educação Program. From the interviews, this study establishes the pertinent connections to integral education and environmental education, who allow a comprehension about the limits and possibilities of environmental education in the school from the point of view of educators.The deepening of the relationship between the community and the school, as well as the integration of formal and non-formal knowledge represent important findings of the contributions of Environmental Education for the implementation of Integral Education through the More Education Program. The study also verified the emergence of conflicts and uncertainties regarding the performance of community educators in the organizational structure of schools. - DissertaçãoUm estudo sobre o significado da casa durante o período da Pandemia do Coronavírus Sars-cov-2, entre analistas junguianos, sob a perspectiva da psicologia analíticaDaré, Paula Elisa Ricardo Serafim (2021-11-19)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa se propôs a realizar um estudo sobre o simbolismo da casa e as possíveis mudanças na ocupação de seus espaços durante a pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, com um grupo de analistas junguianos, na perspectiva da psicologia analítica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Os procedimentos técnicos utilizados abrangeram pesquisa bibliográfica sobre o tema, que envolveu estudiosos ligados à história da cultura, como Philippe Ariès e Georges Duby; filósofos que pensaram o habitar, como Gaston Bachelard e Martin Heidegger; as Obras Completas de Carl Gustav Jung e autores pós-junguianos. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários e entrevistas, em uma instituição de formação de analistas junguianos, em São Paulo. Os objetivos da pesquisa voltaram-se a responder se o estabelecimento de uma nova cultura pode alterar fatores objetivos e subjetivos em relação à moradia bem como realizar uma leitura simbólica da casa. Como resultados deste trabalho, pudemos concluir que houve, para a amostra estudada, mudanças na ocupação e no significado dos espaços da casa. A pandemia trouxe uma nova cultura em relação à casa, cultura essa que tende a ser incorporada ao longo do tempo. - TeseFaria de Vasconcelos e as diretrizes da pedagogia científica na formação matemática do professor primário (1909-1960)Marques, Josiane Acácia De Oliveira (2018-06-04)
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This research presents the results of the investigation that aimed to understand, under orientations found in the works of the Portuguese author Faria de Vasconcelos, a scientific discourse to the teaching of arithmetic and how this discourse was appropriated in Brazilian pedagogical manuals and foreign translations that circulated in Brazil, guiding the pedagogical practice of primary school teachers between 1930 and 1960. To write this thesis, in addition to pedagogical manuals, other documentary sources were used, as periodicals and teaching programmes ruling at that time. The analysis was made under historical and cultural perspective, employing the studies of the authors Michel de Certeau (2011b) on circulation, strategies and tactics, and Roger Chartier (1990) concerning appropriation and representation. The instructions contained in the pedagogical manuals for teaching arithmetic – Como se ensina aritmética: didática (1933) e Como se ensina a raciocinar em aritmética: psicologia experimental e didática (1934) – were supported by the child scientific study and the subject psychological knowledge. This would be the prescript, according to the Portuguese author, to succeed in teaching arithmetic. This scientific discourse instructed normal school teachers and students to acquaint themselves with the experimental psychology studies of the moment, before teaching skills, including arithmetic. The scientific studies about children, endorsed by Faria de Vasconcelos, consisted of psychology and physiology researches taking into consideration their ideal age, maturity to learn arithmetical operations, mental capacity and rationality. The subject psychological knowledge involved adjusting teaching methods to the child’s needs. Thus, to teach arithmetic, the teacher needed to adopt aspects of Scientific Pedagogy, as application of arithmetic tests, for the purpose of measuring the child’s knowledge, to determine the causes of mistakes made by students and teacher in arithmetic. Farias de Vasconcelos encouraged in his manuals that the school became a scientific experimentation laboratory in order to renovate teaching, a proposition from the philosophy of Progressive Education. The guidance presented in Vasconcelos works were disseminated to primary school teachers through appropriations made by other authors of pedagogical manuals, being incorporated into the Brazilian school culture. - DissertaçãoA favela do Moinho de dentro para fora : relatos e percepções de seus moradores sobre suas vidasTamura, Natália de Campos (2016-12-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This material proposes a collection and analysis of “Favela do Moinho” oral histories, the latest favela based in São Paulo’s Downtown City. Through inhabitans memories, there are reports about where they came from, how they live, what they want, what they understand in terms of violence, education, cultural environments and how they see and understand their own history and jobs. It reveals the composition of their urban space and some causes that facilitate the irregular and unpplaned land occupation, by helping us to know their internal dynamics and unveiling their logics of life. - DissertaçãoFormação de professores na universidade: o curso de Pedagogia em questãoPinto, Daniella Basso Batista (2009-01-29)
Educação, Arte e História
A proposta deste estudo se refere à compreensão de como está sendo desenvolvida a aprendizagem profissional da docência no curso de Pedagogia e sua contribuição para a prática pedagógica do professor; e reconhecer o olhar dos alunos diante de seu processo de formação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, ou seja, uma análise da literatura, bem como dos documentos do curso, no que diz respeito as suas diretrizes curriculares e propostas pedagógicas para a formação docente, intrínsecas ao seu Projeto Pedagógico. Como modalidade de pesquisa, optou-se por um estudo de caso acompanhado de pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e de cunho descritivo, utilizando-se como procedimento metodológico entrevistas semi-estruturadas com questões direcionadas, realizadas com alunos do 8º semestre do curso de Pedagogia em uma Universidade privada no município de São Paulo. Contudo foi verificada como é concebida, pela ótica dos futuros professores, a aprendizagem profissional da docência no curso de Pedagogia e seu pensamento quanto à prática pedagógica dos alunos de final de curso. O presente estudo, portanto, não pretendeu concluir a investigação, uma vez que esta não se esgota. Nesse sentido, pretende-se dar continuidade à pesquisa, utilizando-se de novas análises e compreensões, além de apontar possíveis trajetórias em relação à formação de professores. - TeseA formação híbrida da alimentação ítalo-paulistana: um diálogo com a cidade de cultura, memória e pertencimento no século XXILandi, Camila de Meirelles (2021-12-17)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Diante da escassez de registros históricos que evocam questões ligadas ao hibridismo na alimentação e na gastronomia ítalo-paulistana, a presente pesquisa se propõe a investigar, na perspectiva histórico-cultural, a cultura alimentar/gastronômica que faz nascer o termo “cozinha híbrida”, em especial a do século XXI – a qual nasce por meio de fragmentos culturais alimentares trazidos pelos imigrantes italianos em diferentes espaços temporais. O estudo lida com a hipótese de que a cozinha do imigrante italiano na cidade de São Paulo ganha, no decorrer do tempo, novos sabores, ingredientes e representações em um processo de hibridismo cultural, reflexo de um desenvolvimento urbano e econômico de uma metrópole. Questiona-se como, diante da diversidade culinária dos imigrantes italianos e das recriações realizadas no processo de adaptação a novos territórios, especialmente em São Paulo, deu-se a reflexão sobre construção da cozinha híbrida, lócus desta pesquisa. A proposta da tese discute e interpreta tais processos de interlocução dessa cultura italiana trazida e reproduzida pelo imigrante ao longo do tempo e executada pelos paulistanos da cidade atualmente, como um hábito diário em um processo de adaptação local. A investigação é justificada pelo fato de a cultura alimentar imigrante ainda não ser entendida, analisada e interpretada dentro de recortes temporais, circunstanciais e de acordo com seu conjunto de artefatos híbridos, mas sim em sua maioria tendo uma única definição de “cultura” de um determinado país. Portanto, esta pesquisa utiliza-se de exemplos encontrados na cozinha do imigrante italiano presente no mosaico cultural alimentar paulistano. Dentro dos recortes temporais iniciais, faz-se um sobrevoo destacando os períodos: a primeira grande leva de imigrantes (1870 até 1946); a segunda grande leva de imigrantes (1946 a 1980); o ingresso desses imigrantes a partir da década de 1970 e a partir dos anos 2000, com novos modelos de estabelecimentos de alimentos e bebidas e uma modificação importante no cenário gastronômico mundial. O diálogo tem suporte referencial teórico de autores como Canclini (1998), Cuche (1999), Burke (2003), Hall (2004), Strauss (1952) e Freyre (1933), em suas pesquisas sobre identidade cultural, cultura híbrida e a formação das sociedades brasileiras, e de Dussel (2005), em outra perspectiva da construção histórica. A metodologia empregada parte de uma pesquisa de cunho qualitativo de caráter documental e bibliográfico; apresenta uma pesquisa de campo com degustações de pratos típicos em estabelecimentos gastronômicos que fazem parte dos recortes temporais pré-estabelecidos – com a colaboração de dois profissionais do mercado de gastronomia –; e uma entrevista com um chef italiano radicado em São Paulo. A partir da discussão apresentada, conclui-se, com base em dados e análises, um cenário atual com uma nova interpretação da construção da cultura alimentar dos imigrantes na cidade de São Paulo, criando e fortalecendo a expressão “cozinha híbrida” – termo inexistente no Brasil até então, o qual passará a ser utilizado pela autora desta pesquisa para esclarecer e elucidar as características marcadas pelos encontros de culturas alimentares distintos. Estes fornecem dados para a construção de novos repertórios culturais, com base em um conjunto de práticas culinárias que se mesclam a partir de suas estruturas sócio-históricas, as quais possibilitam a reprodução de vivências sociais identitárias de grupos, de sociedades e culturas. - TeseGoiabas, açúcar, mãos firmes e tradição: uma cartografia afetiva do saber-fazer artesanal da goiabada cascãoAraujo, Fernanda Maria Oliveira (2019-08-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este estudo trata do saber-fazer artesanal da goiabada cascão, o doce feito de goiabas e açúcar em tacho de cobre que é culturalmente representativo, que recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial em algumas instâncias municipais e que se encontra em situação de vulnerabilidade diante das transformações do mundo contemporâneo, globalizado e industrial. Qualitativa e de natureza exploratória, a pesquisa objetiva conhecer o contexto histórico do doce, levantar o saber-fazer no contexto atual e valorizar o bem cultural disseminando o conhecimento através de tecnologias digitais. A investigação alicerçada nos estudos da história da alimentação e do patrimônio com o apoio de autores e estudiosos como Ulpiano B. de Meneses perpassa por temáticas como identidade e memória, amparando-se em autores como Jacques Le Goff, Pierre Nora e Maurice Halbwachs bem como da cultura popular tradicional baseada no olhar de Edward Thompson. A cartografia foi utilizada como método de pesquisa para o levantamento do bem cultural no contexto atual. Como resultado foram elencados quatro elementos focais do saber-fazer: o doceiro (o detentor do saber), a família, o ofício e os utensílios, orbitados por seis outros elementos não menos importantes - o mercado, os ingredientes, a patrimonialização, as ações de salvaguarda, as memórias e as histórias. Verificou-se que a principal força de sustentabilidade do saber-fazer artesanal da goiabada cascão está no significado que tem para o doceiro, para a comunidade e para o homem que não perdeu a capacidade de se integrar ao meio e às suas origens. Preservar um bem cultural de natureza imaterial não significa fixar, preservar um bem cultural imaterial refere-se à transferência de conhecimentos, habilidades e significado. Isso implica que o reconhecimento por parte de instituições governamentais e o registro como Patrimônio Cultural Imaterial é importante para a valorização do bem cultural, mas não o suficiente para sua preservação. A preservação de um bem cultural imaterial dá-se por, ao menos, dois aspectos: o valor afetivo que têm para seus representantes e para sua comunidade, e o valor perceptivo do outro, do homem que por vezes distante de suas raízes ainda é capaz de se conectar com tradições que são as bases estruturais de nossa identidade como nação. O presente texto organizado em quatro capítulos traz no primeiro um olhar sobre o universo da alimentação, do patrimônio imaterial e da valorização da cultura alimentar; o segundo capítulo apresenta o contexto histórico do doce, da marmelada de marmelos trazida na bagagem dos portugueses que para o Brasil vieram no período Colonial ao transbordamento de novos sabores, extremamente doces e saborosamente brasileiros; o terceiro capítulo representando o eixo central da pesquisa apresenta a cartografia do saber-fazer artesanal da goiabada cascão no contexto atual, do percurso trilhado às coisas vistas, lidas, ouvidas e pensadas, o olhar da pesquisadora é apresentado e representado através de um diagrama; e, por fim, o quarto e último capítulo é dedicado à apresentação da plataforma digital construída ao longo da pesquisa com o objetivo de divulgar e valorizar o saber-fazer artesanal da goiabada cascão. - DissertaçãoA história da cidade de Santa Isabel através do olhar do Chico fotógrafoPrado, William Jordão do (2016-11-30)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The research intends to debate, inside a historical perspective and a sociological approach, how Chico Fotógrafo's collection can help to rescue and understand the history of Santa Isabel as a city, when it is mainly oral and fragmented. It uses the hypothesis that the city will not be able to subsist for a long time only supported by orality. Because of that, the study ensures the importance of resorting to photographic records as a historical source, so that, combined, it can preserve and the non-dissipation of the places' memory. Therefore, it concludes that during a virtual age is necessary to search for a digital media able to organize, scan and share of Chico Fotografo's material as a historical source. Also, strengthens the conclusion showing as the past photograph is disseminated and preserved, it creates a democratic process. At the end, it permits the city historical knowledge and the recognition of people as being part of it, through a experience capable of interacting image and history. - DissertaçãoImagem e escrita: o livro didático de História para o ensino médio sob o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)Bandouk, Gabriel Luiz (2014-02-11)
Educação, Arte e História
This work analyzes the pictures and the writing in high school History books in accordance with Programa Nacional do Livro Didático (National Textbook Program) PNLD, created by the federal government in 1985. The data from this survey, organized in graphs and tables, identified permanence and changes in the pictures and in the writing of high school History books through a comparative table of the two most sold books to PNLD with four other previous collections published by major publishers, two of them published between 1980 and 1990, when PNLD did not cover History in High School and two other editions published between 1960 and 1970, thus preceding PNLD. Initially we recovered the history of PNLD when it was observed that this program has helped to increase the number of teaching collections and to bring major foreign publishers to Brazil, as the purchase of millions of books which were given for free to all public schools in the country, was guaranteed by the government. This new reality has helped to promote a more careful publishing of textbooks since Basic Education Department, in partnership with federal universities assumed the responsibility to coordinate and evaluate the competing works. Although it was created in 1985, it was only in 2005 that PNLD contemplated History and so far two high school PNLDs were conducted related to it, the first one was between 2007 and 2008 and the other between 2011 and 2012. - DissertaçãoA importância da cultura alimentar no Vale do Paraíba PaulistaRibeiro, Maria Luiza Rocha (2020-08-24)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This dissertation proposition is to develop the debate through a bibliographical research and a historical approach grounded in the oral history, using as research instruments: recipe books, photographs and stories of the descendants at shows the country culture presents in the Vale do Paraiba, North of Sao Paulo, Brazil. It deals with the hypothesis of existence of the hillbilly man and search through the customs and traditions, perpetuated in time, to accentuate the aspects that prove the continuity of this culture, in the 21th century. It addresses the relationship between the “caipira” man and food in history context of the region through the years of it building, and then, summarizing the relevance of this cultural exchange in the food culture construction of Vale do Paraiba in Sao Paulo. Using as theoretical basis, the concept of food is culture introduced by Montanari (2013), the understanding of the Brazilian's cuisine formation by Dória (2014), the countryside's food in the state of São Paulo by Candido (2017), approaching the methodological’s concept of the oral history by Thompson (1998 e 2002), besides the historical concept related by other researchers like Motta Sobrinho (1978). Finally, to clarify that country culture and Vale do Paraíba are amalgamated. The region has suffered many influences from other cultures and appropriated of them. The way of being and existing in this country culture is still lived inside the houses of these people, but they don’t accept the title “caipira” because the image of this man still is very derogatory between them. That’s why they don't want to be related as “caipira”.
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