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- TeseA Casa Godinho como lugar de memória na cidade de São Paulo: 1890-1930Bianchi, Vaner Silvia Soler (2014-09-03)
Educação, Arte e História
A relevância dos estudos dos lugares de memória ajuda a compreender as relações sociais existentes em determinados períodos da sociedade. A presente pesquisa trata do levantamento histórico da Casa Godinho, mercearia do final do século XIX que, registrada como o primeiro Bem Imaterial da cidade de São Paulo, tem dado sua contribuição para manter vivas a cultura e a memória do paulistano. Com base nos autores Nicolau Sevcenko, Ernani Bruno e Jorge Americano, tratou-se do crescimento e transformações urbanas da cidade no final do século XIX e início do século XX, bem como suas transformações sociais, urbanas e culturais, dando ênfase à importância dessas mudanças para a criação de um novo modus vivendi do paulistano. As questões estruturais da obra, segundo a Bélle Époque, foram importantes para compreender a formação dos valores da elite. O resgate histórico da Casa Godinho foi relevante no sentido de que um local de memória pode ser elemento essencial para a salvaguarda da identidade, pois a memória se enraíza no concreto, no espaço, no gesto, na imagem, no objeto. Diante desta premissa recorreu-se ao apoio de Pierre Nora para traçar um recorte histórico da memória da Casa Godinho, como elemento representativo na formação cultural da elite na sociedade paulistana. Suas paredes estão repletas de significados simbólicos que, por sua vez, contribuem para desvendar novos fatos e permitem elaborar registros, salvando-os do esquecimento, na esperança de preservar tradições, hábitos e costumes ao compreender vínculos com aqueles que construíram a história, numa forma de garantir a sobrevivência de lugares de memória. As considerações finais confirmam a hipótese inicial de resgatar a mercearia como um comércio significativo para a cidade, como um espaço formador da identidade, um ambiente de materialização das relações sociais que interagem com o espaço urbano. A Casa Godinho é um núcleo de memória, um verdadeiro museu vivo! - TeseO educador-pescador: uma metáfora sobre a formação empática do professor a partir de Rogers, Jung, HemingwayOliveira, Igor Alves Dantas de (2019-12-16)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho versa sobre o desenvolvimento do olhar empático como parte do processo da formação de professores para atuação como facilitadores da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa teórica, bibliográfica e qualitativa tendo por base referencial principal os autores Carl Rogers da Psicologia Humanista e Carl Gustav Jung da Psicologia Analítica. Pretende-se demonstrar através da reflexão das balizas propostas que o processo da formação empática do professor demanda um olhar para dentro antes de um olhar para o outro reconhecendo suas próprias fragilidades pessoais para então conseguir facilitar a autorrealização de seus alunos em todas as dimensões. A pesquisa se utiliza da obra literária "O Velho e o Mar" de Ernest Hemingway para uma construção metafórica do educador-pescador, aquele que busca dentro de si os elementos para o desenvolvimento empático que poderá ser útil em uma abordagem facilitadora de aprendizagem. Esta é uma pesquisa interdisciplinar nas áreas de Educação, Arte e História da Cultura com enfoque na Psicologia da Aprendizagem em uma abordagem Humanista da Educação. - TeseFaria de Vasconcelos e as diretrizes da pedagogia científica na formação matemática do professor primário (1909-1960)Marques, Josiane Acácia De Oliveira (2018-06-04)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This research presents the results of the investigation that aimed to understand, under orientations found in the works of the Portuguese author Faria de Vasconcelos, a scientific discourse to the teaching of arithmetic and how this discourse was appropriated in Brazilian pedagogical manuals and foreign translations that circulated in Brazil, guiding the pedagogical practice of primary school teachers between 1930 and 1960. To write this thesis, in addition to pedagogical manuals, other documentary sources were used, as periodicals and teaching programmes ruling at that time. The analysis was made under historical and cultural perspective, employing the studies of the authors Michel de Certeau (2011b) on circulation, strategies and tactics, and Roger Chartier (1990) concerning appropriation and representation. The instructions contained in the pedagogical manuals for teaching arithmetic – Como se ensina aritmética: didática (1933) e Como se ensina a raciocinar em aritmética: psicologia experimental e didática (1934) – were supported by the child scientific study and the subject psychological knowledge. This would be the prescript, according to the Portuguese author, to succeed in teaching arithmetic. This scientific discourse instructed normal school teachers and students to acquaint themselves with the experimental psychology studies of the moment, before teaching skills, including arithmetic. The scientific studies about children, endorsed by Faria de Vasconcelos, consisted of psychology and physiology researches taking into consideration their ideal age, maturity to learn arithmetical operations, mental capacity and rationality. The subject psychological knowledge involved adjusting teaching methods to the child’s needs. Thus, to teach arithmetic, the teacher needed to adopt aspects of Scientific Pedagogy, as application of arithmetic tests, for the purpose of measuring the child’s knowledge, to determine the causes of mistakes made by students and teacher in arithmetic. Farias de Vasconcelos encouraged in his manuals that the school became a scientific experimentation laboratory in order to renovate teaching, a proposition from the philosophy of Progressive Education. The guidance presented in Vasconcelos works were disseminated to primary school teachers through appropriations made by other authors of pedagogical manuals, being incorporated into the Brazilian school culture. - TeseA formação híbrida da alimentação ítalo-paulistana: um diálogo com a cidade de cultura, memória e pertencimento no século XXILandi, Camila de Meirelles (2021-12-17)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Diante da escassez de registros históricos que evocam questões ligadas ao hibridismo na alimentação e na gastronomia ítalo-paulistana, a presente pesquisa se propõe a investigar, na perspectiva histórico-cultural, a cultura alimentar/gastronômica que faz nascer o termo “cozinha híbrida”, em especial a do século XXI – a qual nasce por meio de fragmentos culturais alimentares trazidos pelos imigrantes italianos em diferentes espaços temporais. O estudo lida com a hipótese de que a cozinha do imigrante italiano na cidade de São Paulo ganha, no decorrer do tempo, novos sabores, ingredientes e representações em um processo de hibridismo cultural, reflexo de um desenvolvimento urbano e econômico de uma metrópole. Questiona-se como, diante da diversidade culinária dos imigrantes italianos e das recriações realizadas no processo de adaptação a novos territórios, especialmente em São Paulo, deu-se a reflexão sobre construção da cozinha híbrida, lócus desta pesquisa. A proposta da tese discute e interpreta tais processos de interlocução dessa cultura italiana trazida e reproduzida pelo imigrante ao longo do tempo e executada pelos paulistanos da cidade atualmente, como um hábito diário em um processo de adaptação local. A investigação é justificada pelo fato de a cultura alimentar imigrante ainda não ser entendida, analisada e interpretada dentro de recortes temporais, circunstanciais e de acordo com seu conjunto de artefatos híbridos, mas sim em sua maioria tendo uma única definição de “cultura” de um determinado país. Portanto, esta pesquisa utiliza-se de exemplos encontrados na cozinha do imigrante italiano presente no mosaico cultural alimentar paulistano. Dentro dos recortes temporais iniciais, faz-se um sobrevoo destacando os períodos: a primeira grande leva de imigrantes (1870 até 1946); a segunda grande leva de imigrantes (1946 a 1980); o ingresso desses imigrantes a partir da década de 1970 e a partir dos anos 2000, com novos modelos de estabelecimentos de alimentos e bebidas e uma modificação importante no cenário gastronômico mundial. O diálogo tem suporte referencial teórico de autores como Canclini (1998), Cuche (1999), Burke (2003), Hall (2004), Strauss (1952) e Freyre (1933), em suas pesquisas sobre identidade cultural, cultura híbrida e a formação das sociedades brasileiras, e de Dussel (2005), em outra perspectiva da construção histórica. A metodologia empregada parte de uma pesquisa de cunho qualitativo de caráter documental e bibliográfico; apresenta uma pesquisa de campo com degustações de pratos típicos em estabelecimentos gastronômicos que fazem parte dos recortes temporais pré-estabelecidos – com a colaboração de dois profissionais do mercado de gastronomia –; e uma entrevista com um chef italiano radicado em São Paulo. A partir da discussão apresentada, conclui-se, com base em dados e análises, um cenário atual com uma nova interpretação da construção da cultura alimentar dos imigrantes na cidade de São Paulo, criando e fortalecendo a expressão “cozinha híbrida” – termo inexistente no Brasil até então, o qual passará a ser utilizado pela autora desta pesquisa para esclarecer e elucidar as características marcadas pelos encontros de culturas alimentares distintos. Estes fornecem dados para a construção de novos repertórios culturais, com base em um conjunto de práticas culinárias que se mesclam a partir de suas estruturas sócio-históricas, as quais possibilitam a reprodução de vivências sociais identitárias de grupos, de sociedades e culturas. - TeseGoiabas, açúcar, mãos firmes e tradição: uma cartografia afetiva do saber-fazer artesanal da goiabada cascãoAraujo, Fernanda Maria Oliveira (2019-08-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este estudo trata do saber-fazer artesanal da goiabada cascão, o doce feito de goiabas e açúcar em tacho de cobre que é culturalmente representativo, que recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial em algumas instâncias municipais e que se encontra em situação de vulnerabilidade diante das transformações do mundo contemporâneo, globalizado e industrial. Qualitativa e de natureza exploratória, a pesquisa objetiva conhecer o contexto histórico do doce, levantar o saber-fazer no contexto atual e valorizar o bem cultural disseminando o conhecimento através de tecnologias digitais. A investigação alicerçada nos estudos da história da alimentação e do patrimônio com o apoio de autores e estudiosos como Ulpiano B. de Meneses perpassa por temáticas como identidade e memória, amparando-se em autores como Jacques Le Goff, Pierre Nora e Maurice Halbwachs bem como da cultura popular tradicional baseada no olhar de Edward Thompson. A cartografia foi utilizada como método de pesquisa para o levantamento do bem cultural no contexto atual. Como resultado foram elencados quatro elementos focais do saber-fazer: o doceiro (o detentor do saber), a família, o ofício e os utensílios, orbitados por seis outros elementos não menos importantes - o mercado, os ingredientes, a patrimonialização, as ações de salvaguarda, as memórias e as histórias. Verificou-se que a principal força de sustentabilidade do saber-fazer artesanal da goiabada cascão está no significado que tem para o doceiro, para a comunidade e para o homem que não perdeu a capacidade de se integrar ao meio e às suas origens. Preservar um bem cultural de natureza imaterial não significa fixar, preservar um bem cultural imaterial refere-se à transferência de conhecimentos, habilidades e significado. Isso implica que o reconhecimento por parte de instituições governamentais e o registro como Patrimônio Cultural Imaterial é importante para a valorização do bem cultural, mas não o suficiente para sua preservação. A preservação de um bem cultural imaterial dá-se por, ao menos, dois aspectos: o valor afetivo que têm para seus representantes e para sua comunidade, e o valor perceptivo do outro, do homem que por vezes distante de suas raízes ainda é capaz de se conectar com tradições que são as bases estruturais de nossa identidade como nação. O presente texto organizado em quatro capítulos traz no primeiro um olhar sobre o universo da alimentação, do patrimônio imaterial e da valorização da cultura alimentar; o segundo capítulo apresenta o contexto histórico do doce, da marmelada de marmelos trazida na bagagem dos portugueses que para o Brasil vieram no período Colonial ao transbordamento de novos sabores, extremamente doces e saborosamente brasileiros; o terceiro capítulo representando o eixo central da pesquisa apresenta a cartografia do saber-fazer artesanal da goiabada cascão no contexto atual, do percurso trilhado às coisas vistas, lidas, ouvidas e pensadas, o olhar da pesquisadora é apresentado e representado através de um diagrama; e, por fim, o quarto e último capítulo é dedicado à apresentação da plataforma digital construída ao longo da pesquisa com o objetivo de divulgar e valorizar o saber-fazer artesanal da goiabada cascão. - TeseMamulengo e brincantes: diversão, arte e culturaSchneider, Cynthia Campelo (2020-08-31)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The research looked into the mamulengo fun and some of its participants in the State of Pernambuco, taking into consideration the creativity, the dialogues between reality and artistic production, enhancing musical art as the main objective of study. To complete this study a bibliographic revision was made visiting the cities of Atlanta, GA, USA, Recife, Lagoa de Itaenga, Glória do Goitá, as well as interviews with masters of mamulengo and the transcription of guidelines of songs created for fun translating the soul of the puppet. .Authors like Luís da Câmara Cascudo, Néstor Garcia Canclini, Michel de Certeau Certeau, Aaron Copland and Cecília Almeida Salles endorsed the thoughts of the research its main object being to investigate how the masters and mamulengueiros create or even recreate the musical participation in this fun. For some, the word mamulengo refers to suttle or soft hands, that is the necessary ability to give live moments to the puppets. Built with mulungu wood, the puppets "come alive" at the moment of the performances, for people of all ages. It is an art that requires from its performer different abilities highlighting improvisation, so that there is no repeated fun even if the same puppets are used. With joyous songs and much good humour, the master of the fun needs much expertise to develop conversations, conduct the fun from inside a tent and sing loudly the old fashion songs as old as the fun itself. In the universe of myths and legends the spot where the fun takes place is called São Saruê, a land that allows for all variety of magic and feelings. Between conflicts and conquests the mamulengo fun follows its course surviving the most varied scourges, launching new performers and the music as one of its main components, because " it is the music that beckons the spirits of the puppets" and makes them come alive. - TeseMário Zan: um arauto da música de fronteira de Mato Grosso do SulFerrari, José Francisco (2015-02-05)
Educação, Arte e História
Esta tese tem como objeto de pesquisa reconhecer o músico/sanfoneiro Mário Zan, como um dos primeiros compositores a divulgar os ritmos e a música da fronteira sul-mato-grossense, aos outros estados da nação e também fora dela, o que contribuiu para torná-lo conhecido e respeitado no Brasil, concluindo ser o mesmo, um arauto da música de fronteira de Mato Grosso do Sul. Com isso objetivamos verificar a influência da música de fronteira nas composições de Mário Zan, bem como a relevância de sua passagem pelo Estado na década de 1940, para a música da cultura local sul-mato-grossense. A pesquisa foi realizada a partir de consultas ao jornal da época, que circulava em Campo Grande, conversas informais com amigos, músicos e conhecidos de Mário Zan, além de declarações feitas a mim, depoimentos de familiares do artista e, também, a partir de memórias e relatos que obtive por meio de conversas com o próprio Mário Zan em novembro de 1996. Utilizei a pesquisa bibliográfica sobre o artista para verificar o objetivo proposto, que resultou em uma narrativa biográfica do compositor. A pesquisa bibliográfica mostrou-se fundamental para este estudo e, dessa forma, os livros de José Hamilton Ribeiro, Maria da Glória Sá Rosa, Rosa Nepomuceno, José Octávio Guizzo, Álvaro Neder, Evandro Higa, Rodrigo Teixeira, dentre outros, foram de grande importância para a compreensão da música local. Somam-se a esses os estudos de teóricos culturalistas tais como: Antônio Cândido, Eneida Maria de Souza, Hugo Achugar, Nestor Garcia Canclini, Homi Bhabha, Angel Rama, entre outros, que deram suporte às minhas reflexões teóricas sobre o assunto. Por fim, concluo que o estado de Mato Grosso, atual Mato Grosso do Sul, começou a ser conhecido musicalmente por meio das composições de Mário Zan. O artista ao apropriar-se dos ritmos fronteiriços e mostrá-los para outras regiões do país fez o papel de porta-voz, ou seja, tornou-se um arauto da música de fronteira de Mato Grosso do Sul. - TesePatrimônio em transformação: estudo de caso da cidade MatarazzoSaes, Francisco Gonçalves da Cunha (2020-09-17)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The built complex of the Matarazzo Complex expose itself not only as a bearer of the city's memory, but also as privileged place to undestand the social dynamics that participated in the intense urbanization process in São Paulo from the turno of the 19th to the 20th century. This research is based on a case study that establishes the hypothesis of its transformation from an urban derelict land to a place for the enjoyment of city dwellers in the centrality of the metropolis. The person-environment interrelations of these buildings listed by the historical heritage and their suitability for new and diferente uses and functions will be part of this investigation. The research seeks to establish a productive collaboration, fostering a partnership between the various types of knowledge involved, with a interdisciplinar approach. - TeseProcessos de digitalização: escolhas eficientes para difusão de acervos e arquivosPereira, Márcio André Ferreira (2019-12-17)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This paper researches options to help the preservation and diffusion of collections and archives linked to cultural issues such as museums, institutes and others that seek as a means of preserving and expanding the diffusion of information technologies - ensuring their preservation in digital format. It is concerned with technological obsolescence in this process, which may lead to information loss. The research is qualitative and bibliographic with field research using the data collection instruments of the case study Projeto Museu de Rua. For bibliographic reference the researches and publications of the main thinkers were used to which stands out the professor Dr. Ingrid Hötte Ambrogi, Acacia Maria Maduro Hagen, Jose Maria Jardim, Kenneth and Jane Laudon, Lev Manovich, Michael Pollak, Miguel Ferreira, Pierre Nora , Sylvia Caiuby Novaes, G. Somasundaram, Alok Shrivastava and EMC Education Services. Many challenges were found in the Museu de Rua Case Study such as cataloging and processing of images, setting up the best cataloging card to be implemented in BibLivre and the availability of infrastructure offered by Mackenzie. With the submission of the new project Museu de Rua do Bexiga, and, if approved, it is expected to contribute to the digitization and availability of this collection to the community of Bexiga - TeseO uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limitesPinto, Paulo Rodrigo Ranieri Dias Martino (2015-02-23)
Educação, Arte e História
O cenário que abriga a educação e a relação ensino-aprendizagem nesta segunda década do século XXI revela avanços tecnológicos velozes e difíceis de serem acompanhados, além de uma evolução no conceito de conexão que permite mudanças ainda maiores no campo da mobilidade, facilitadas pela popularização dos dispositivos que temos à palma das nossas mãos, como os celulares e os tablets. O presente trabalho buscou contribuir ao encontrar pistas a indicar que dispositivos tecnológicos as escolas estão levando para as salas de aula e se estas instituições estão pensando pedagogicamente as atividades dos alunos que se utilizam destes aparelhos. O estudo múltiplo de casos em escolas de São Paulo permitiu perceber que métodos são adotados pelas instituições na formação dos seus professores (quando há) e nas experiências com os alunos. Concluiu-se, entre outras coisas, que a educação pode ser vista atualmente como sócio-conectiva com origem no construtivismo, há não há larga formação aos docentes nem muitos exemplos de atividades pedagogicamente pensadas, além de diferentes maneiras de utilização dos dispositivos, de acordo com a faixa etária e a disciplina. O estudo reforça a necessidade de se haver uma continuidade na pesquisa e outros trabalhos nesta área.