Matemática - TCC - FCI Higienópolis
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Navegando Matemática - TCC - FCI Higienópolis por Orientador "Oliveira, Gabriel Henrique de"
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- TCCAnálise de questões de matemática em vestibulares: um estudo comparativo entre as provas para a USP e para a UNESPRodrigues, Bruno Giovani Cação (2024-06-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O vestibular representa uma das principais vias de acesso ao ensino superior no Brasil e, consequentemente, assume uma importância para o futuro dos jovens no país. Diante da relevância social deste tema, junto à escassez de produções científicas na área e a dificuldade enfrentada por grande parte dos estudantes em relação à matemática, justifica-se a elaboração desta pesquisa. Dessa forma, propõe-se a análise de trabalhos acadêmicos referente ao tema e as questões de matemática presentes na primeira fase dos vestibulares das universidades de São Paulo com o maior número de inscritos nos últimos anos: USP e UNESP. Os resultados dessa pesquisa evidenciam a necessidade constante de atualização por parte dos professores da área, dada a evolução histórica do vestibular no Brasil e suas transformações ao longo do tempo. De fato, nos últimos cinco anos, observaram-se mudanças significativas, como a alteração do número total de questões de matemática em ambos os exames. Além disso, a análise proporcionou uma compreensão detalhada destes vestibulares, destacando os conteúdos mais frequentes nas provas e as características das questões, como o emprego da contextualização e seus diferentes níveis de dificuldade. Os dados encontrados podem servir como base para a preparação de aulas, conteúdos e atividades por parte dos docentes, além de contribuir para o estudo dos vestibulandos, facilitando assim o processo de busca pela aprovação. - TCCMetodologias ativas métodos de ensino aplicáveis a gerações tecnológicasNóbrega, Rayane Xavier da (2024-12-09)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
A evasão escolar preocupa devido aos baixos índices de formação, sendo o desinteresse dos alunos uma das principais causas. Este trabalho busca identificar metodologias ativas que promovam o protagonismo dos estudantes, incentivando sua participação e aprendizagem autônoma. Foi realizado uma revisão bibliográfica sobre essas metodologias, analisando suas aplicações práticas e como contribuem para o ensino, especialmente em matemática. A pesquisa foi dividida em duas etapas: uma análise das discussões acadêmicas sobre o tema e outra sobre a integração das dificuldades no ensino de matemática com metodologias ativas. As metodologias ativas representam uma mudança no ensino, proporcionando uma educação mais significativa e alinhada com as necessidades sociais. - TCCTecnologias digitais e o ensino de trigonometria: o uso de softwares matemáticos educacionais no ensino médioAbelhão, Mariana Borges (2025-06-17)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O presente trabalho investiga o papel das tecnologias digitais na melhoria da aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, com ênfase no ensino de trigonometria. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, teve como objetivo principal identificar e analisar materiais didáticos digitais gratuitos que possam ser utilizados por professores para tornar suas práticas pedagógicas mais interativas e eficazes. A partir de um levantamento teórico e da análise de plataformas como GeoGebra, Desmos e PhET Simulações, o estudo evidenciou que o uso dessas ferramentas favorece a visualização de conceitos abstratos, o engajamento dos alunos e o desenvolvimento de competências previstas na BNCC. Os resultados apontam que, apesar do avanço tecnológico e da ampla disponibilidade de recursos digitais, ainda existem desafios relacionados à formação docente e ao acesso à infraestrutura tecnológica nas escolas. A pesquisa conclui que o uso consciente e planejado de tecnologias digitais, aliado a metodologias ativas e à formação continuada de professores, pode transformar o ensino da Matemática, tornando-o mais inclusivo, contextualizado e significativo. O estudo reforça a importância de políticas educacionais que promovam a equidade no acesso às tecnologias e incentivem práticas pedagógicas inovadoras no ensino da Matemática