Engenharia Civil - TCC – EE Higienópolis
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Navegando Engenharia Civil - TCC – EE Higienópolis por Orientador "Franzin, Roberta Nunes Attili"
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- TCCComportamento mecânico de concreto com a adição de escória de chumbo para uso como concreto pesadoGarcia, Caroline Araujo; Abrarpour, Giovanna; Bigongiari, Sophia Amaral Galozzi; Wertheim, Thomas Junior Vila (2021-06-18)
Escola de Engenharia (EE)
Diante da intensa exploração dos recursos naturais e geração de resíduos, por vários setores industriais, torna-se importante a busca por práticas mais sustentáveis para a construção civil. Este trabalho teve como objetivo avaliar as propriedades físicas e mecânicas de um traço de concreto produzido com a adição de escória de chumbo, resíduo decorrente do processo de reciclagem de baterias chumbo-ácido, a fim de verificar sua viabilidade de uso como concreto pesado. Inicialmente foram avaliadas a composição química da escória, bem como sua granulometria e massa unitária. Os resultados obtidos indicaram a substituição do agregado miúdo (areia) pela escória, no concreto. Foram produzidos quatro traços utilizando cimento Portland V-ARI, por não conter adições em sua composição: um traço convencional de concreto (traço de controle), um traço convencional de concreto supostamente pesado para fins de comparação e dois traços de concreto com a substituição de 30% e 50% da areia pela escória de chumbo. Para todos os traços foram determinadas as massas específicas e resistência à compressão para as idades 7, 14 e 28 dias. Para os corpos de prova na idade de 28 dias foram realizados também ensaios de absorção de água. Os traços com a escória de chumbo não atingiram a resistência mínima de 20 MPa, definida em norma. Os resultados obtidos mostraram que a incorporação da escória de chumbo no concreto não conferiu a ele as características necessárias para uso como concreto pesado de acordo com as normas, mas não excluem a possibilidade de uso desse concreto para outras finalidades. - TCCConcreto resfriado produzido com resíduos de construção para uso em blocos de fundaçãoMathias, Izabela Queiroz; Amparado, Rafaella Sickert; Gonçalves, Taciana Felippe (2021-12-07)
Escola de Engenharia (EE)
O presente trabalho visa avaliar as propriedades físicas e mecânicas de concreto resfriado produzido com resíduos de construção civil (RCC), para uso em blocos de fundação. Neste tipo de concreto manifestações patológicas indesejadas, em razão das altas temperaturas do concreto durante a cura, são recorrentes, razão pela qual se utiliza concreto resfriado. Foram desenvolvidos seis traços de concreto, sendo dois para controle (um não refrigerado e outro refrigerado, sem adição de RCC) e quatro (2 não refrigerados e 2 refrigerados) com a adição de 20% e 30% de RCC. O resíduo utilizado é um resíduo de concreto Classe A, à base de cimento Portland. Foram realizados ensaios de caracterização dos agregados e de controle tecnológico dos diferentes traços de concreto nos estados fresco e endurecido. Como esperado, o agregado reciclado utilizado na substituição do agregado artificial apresentou maior teor de absorção de água e menor massa específica que o artificial. Todos os traços, inclusive o de referência não apresentaram bons resultados para a consistência, indicando que um estudo de dosagem e modificação da relação água/cimento precisam ser realizados. Os resultados da absorção de água no estado endurecido foram inferiores à 2,76%, com os melhores resultados para os traços refrigerados com RCC. Com relação à resistência média à compressão, os resultados obtidos aos 28 dias de idade foram superiores a 20 MPa, inclusive os traços com a adição de 30% de RCC, o que indica que tal substituição atende às exigências de resistência de concreto estrutural para blocos de fundação. - TCCRevitalização de rios com o uso de wetlands: análise do rio Pnheiros.Tenório, Caroline César; Freitas, Grace de Barros (2020-07)
Escola de Engenharia (EE)
A poluição de corpos hídricos urbanos, receptores de esgoto, tem sido motivo de preocupação em cidades de grande adensamento populacional e soluções alternativas para o tratamento das águas e de seu entorno são necessárias. Este trabalho teve como objetivo fazer um estudo sobre a viabilidade dos Sistemas de Wetlands Construídos na revitalização de rios urbanos e verificar a viabilidade do seu uso no rio Pinheiros, em São Paulo, Brasil. Foi feito o levantamento de informações sobre o estado atual do rio e o dimensionamento de um Sistema de Wetland do Tipo Francês, cujos cálculos tiveram como base a redução da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). O melhor resultado, sem considerar a ação da macrófita escolhida, mostra que o sistema teria que ter uma área de 0,69 km² que ocuparia 8,1 km de extensão do rio Pinheiros. Essa Wetland conseguiria reduzir a DBO para 15 mg.L-1, valor ainda superior aquele necessário para a manutenção da vida aquática. Foi feita também uma estimativa do custo. O estudo conclui que o custo desse sistema é menor do que outras alternativas de despoluição das águas do rio, possui viabilidade de implementação, mas não conseguiria sozinho, nas condições atuais do rio, resolver o problema. O estudo sugere que essa alternativa deve ser considerada e aliada a outras formas de tratamento das águas do rio Pinheiros. - TCCUtilização de óxido de grafeno em concreto com resíduos de construção civil.Sogayar, André Rahuan; Dias, Luana Inez Ribeiro; Pereira, Mylena Cattani (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
Os resíduos de obras e demolição na construção civil possuem grande potencial para serem reciclados como agregados na produção de concreto, quando comparados com outros resíduos. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a influência da adição de Óxido de Grafeno (GO) na resistência do concreto com o reaproveitamento de Resíduos de Construção e Demolição (RCD). Foi desenvolvido um estudo experimental visando avaliar as propriedades físicas dos agregados e as propriedades mecânicas de quatro traços de concretos, sendo eles: a referência estabelecida como concreto convencional, o referencial com GO, o concreto reciclado, com a substituição dos agregados naturais por RCD, e concreto reciclado com RCD e GO. Os traços com GO foram produzidos com a adição de 0,03% do óxido, em relação ao consumo total de cimento. Para todos os traços foram determinadas as massas específicas, o índice de absorção de água e a resistência mecânica à compressão. Os quatro traços atingiram, aos 28 dias, a resistência mínima de 20 MPa definida em norma para concreto estrutural. No entanto, observou-se que a resistência do concreto reciclado não aumentou com o teor de GO utilizado neste trabalho.