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- DissertaçãoCapas das revistas Veja e Época, cenas da enunciação e persuasão: uma análise verbo-visualPagani, Maria Fernanda de Castro Andrade (2017-02-03)
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This paper deals with journalistic discourse with the objective of analyzing how effects of meaning are produced by the relationship between verbal and visual languages. For the accomplishment of this work, covers of magazines Veja and Época, published in the printed media, analyzed from the central concept of scenes of the enunciation, in dialogue with the notion of ethos, based on the works of Dominique Maingueneau. The conception of language adopted as the basis of the analytical procedures is the one that privileges the observation of linguistic and non linguistic elements in constant intermediation and implication - language, discourse, history, in complex relation -, around the production and transmission of meanings. As the result of this paper made it possible to understand how the expressive use of linguistic elements and visual elements was established in different strategies to persuade the reader and direct meanings in their understanding of the layers. - TCCChat GPT e Bard - processamento de linguagem natural e não literalidadeCastro, Clara Ferreira (2023-12-07)
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Esse trabalho busca investigar o cenário atual de Processamento de Linguagem Natural (PLN) na Língua Portuguesa, utilizando de conceitos da linguística aplicados a exemplos de respostas dos dois modelos de linguagem generativos mais populares atualmente: o Chat GPT, um chatbot online de inteligência artificial da companhia Open AI lançado em 2022, e o Bard, um modelo de linguagem conversacional e experimental do Google lançado em março de 2023. O foco da pesquisa é especificamente em relação a não literalidade e fenômenos relacionados, como o humor, ambiguidade, tradução e ironia. - TeseA construção da imagem: estratégias utilizadas em entrevistas por candidatos à presidência em 1989 e 2018Ogasawara, Mariana Andrade (2022-02-10)
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Tendo em vista que os candidatos a um cargo político precisam conquistar votos, devem atentar-se às escolhas de linguagem que fazem para construírem discursivamente suas imagens diante da sociedade. Esta tese propõe, portanto, uma análise e comparação das manifestações linguísticas atenuadas e intensificadas aplicadas como tática de persuasão do público eleitor durante entrevistas concedidas ao programa televisivo Roda Viva antes dos pleitos de 1989 e de 2018, partindo do preceito de que houve alterações no uso da linguagem em circunscrições temporais distintas. Para efetuar esta pesquisa, foram adotados como principal fundamentação teórica os pressupostos sobre fenômenos de constituição de imagem dentro de uma perspectiva interacionista, compreendidos como atividades sociais, de acordo com Bravo (1999, 2003, 2004), Hernández Flores (2004, 2005), Albelda (2004) e Briz (1998, 2002, 2007, 2012). O trabalho construiu-se a partir de uma análise pragmática, na qual trechos de vídeos televisivos das entrevistas constituem o corpus. Devemos considerar, afinal, que se tem no gênero entrevista uma interação por vezes polêmicas, especialmente dentro do discurso político, na qual se deve manter uma autoimagem a fim de conquistar votos por meio da aproximação com seus possíveis eleitores. - DissertaçãoDescortesia linguística: ameaça à imagem nos debates presidenciais brasileiros de 1989 e de 2014Andrade, Mariana Santos de (2017-03-22)
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Political discourse is often marked by clashes between the candidates for an election, who try to establish a self-image (face) that matches society expectations. Considering the controversies among politicians, it is possible that the speech given by them is marked by specific strategies aimed at maintaining their faces and at attacking their opponents’ faces, in order to obtain votes. This research analyses two presidential debates from the perspective of impoliteness studies. The central research problem can be reflected through two questions: a) How is the manifestation of impoliteness, considering the acts that threat the face, in the Brazilian presidential debates of 1989 and 2014? b) In view of the analysis, were there changes in the use of impolite strategies in different temporal divisions in the use of the Brazilian Portuguese? Based on these questions, we developed hypotheses that will be analyzed to guide the writing of this research: a) the political debate is a controversial interaction. Thus, it is necessary that the candidates remain constantly vigilant to preserve their faces, given the goal of winning votes; b) the communication process is guided by linguistic, cultural, ideological and social factors. As part of a complex that involves language and communicative practices of action, we note generally present in linguistic acts strategies needed to install and maintain harmony. However, there may be certain types of interaction in which impoliteness is the rule; c) impoliteness strategies may change over time. In light of the central problem and hypotheses, we intend to analyze the debates a perspective established in Pragmatics, based on the theoretical assumptions proposed by Bravo (1999, 2003, 2004a, 2004b), Blas Arroyo (2001, 2011) and Silva (2013). - TCCDistúrbios de linguagem e equoterapiaLanças, Catharina Fernandes (2023-12-07)
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Os distúrbios de linguagem representam uma área de preocupação clínica que afeta indivíduos em diferentes faixas etárias e contextos sociais. Essas condições caracterizam-se por dificuldades na aquisição, compreensão e expressão da linguagem, impactando diretamente a comunicação efetiva. Crianças e adultos que sofrem com esses distúrbios enfrentam desafios significativos em suas interações sociais, desempenho acadêmico e qualidade de vida em geral. Nesta perspectiva, este trabalho busca explorar a relação entre os distúrbios de linguagem e a equoterapia como uma abordagem terapêutica eficaz. Serão revisados estudos recentes que investigaram os efeitos da equoterapia na melhoria da comunicação e linguagem, bem como os possíveis mecanismos de ação envolvidos nesse processo. Compreender o potencial terapêutico da equoterapia no contexto dos distúrbios de linguagem pode abrir novas perspectivas de tratamento e aprimorar a qualidade de vida dos pacientes afetados por essas condições desafiadoras. - DissertaçãoAs duas faces de Jano : estudos discursivos e simbólicos Brasil-JapãoGonçalves, Higor Branco (2016-02-18)
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O presente trabalho visa comparar as culturas ocidentais, dentre as quais elegemos como foco especificamente a brasileira, com as culturas orientais, representadas aqui pela japonesa. O estudo será desenvolvido a partir das perspectivas da Análise do Discurso, em especial a partir das teorias de Dominique Maingueneau, quanto às noções de ethos e literatura como discurso. Contudo, não limitar-nos-emos a apenas uma vertente teórica: também o pensamento bakhtiniano perpassará constantemente as nossas reflexões. Conciliando linguística e literatura e tendo sempre em mente a dicotomia Ocidente/Oriente, verificaremos o papel central que as línguas vernaculares exercem, enquanto instrumentos de verbalização de signos, no desenvolvimento de ethé bastante distintos (ainda que ao mesmo tempo também familiares) nos dois hemisférios, bem como, por outro lado e de forma circular, a maneira como tais ethé revelam-se discursivamente considerando-se os diferentes contextos sociais. Após explicitarmos a importância do signo linguístico para o pensamento racional e discutirmos os quadros axiológicos representativos do Ocidente e do Oriente, lançaremos mão, no capítulo final, de um conto do escritor japonês Natsume Soseki e de um romance brasileiro da carioca Adriana Lisboa para ilustrar na prática a teoria aventada e expandir nossas reflexões. - TeseEnsino de redação no brasil do século XX: uma análise historiográficaAraújo , Carlos Henrique Teixeira de (2024-08-07)
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Esta tese tem por objetivo, por meio de uma perspectiva historiográfica, analisar o desenvolvimento do ensino de redação no Brasil, no século XX. Essa investigação procura continuidades e descontinuidades de teorias e metodologias linguísticas adotadas em livros didáticos em relação ao ensino de redação. Isto é: almeja-se entender como uma dimensão sociocultural implica o ensino de língua e as definições de língua e linguagem. Concentra-se, pois, em lições de dissertação nas obras aqui selecionadas a fim de compreender os mecanismos e os encaminhamentos didáticos por meio do progresso das teorias da linguagem no horizonte histórico. Desse modo, duas perguntas orientam a análise: (a) Qual a configuração histórica dos materiais didáticos de produção de texto no contexto educacional brasileiro? (b) Quais as ideias e teorias textuais estavam em voga na época, ou seja, qual é a visão de linguagem e língua materializada nos livros didáticos adotados em sala de aula? A reconstrução histórica em forma desta narrativa se deu por meio da observação de fontes históricas materiais (livros didáticos e manuais de redação). Selecionaram-se livros didáticos tidos como referência para o ensino médio – antigo segundo grau – no século XX, a saber: Português para o curso técnico (1958), de José Cretella Júnior; Técnica de redação (1978), de Magda Soares e Edson Nascimento; Encontros de redação, de Jayme Barros (1984), Curso de redação (1998), de Hildebrando A. de André; Do texto ao texto (1991), de Ulisses Infante; Texto e interação (2005), de William R. Cereja e Thereza C. Magalhães; Para entender o texto (2007), de José Luiz Fiorin e Platão Savioli. Para o estudo, foram empregados conceitos teóricos (que procedimentos metodológicos) da Historiografia da Linguística: continuidade e descontinuidade; dimensão interna e externa; princípios da contextualização, de imanência e de adequação; programas de investigação; grupos de especialidade; argumento da influência e recepção de teorias e saberes. O contexto cultural implica mudanças nas percepções de entendimento da língua, principalmente por meio das evoluções e das recepções da ciência da linguagem, por isso conjecturou-se, nesta tese, por meio de um olhar retórico, os movimentos pendulares entre novo e antigo no ensino de redação. Pode-se, portanto, constatar as alterações das visões linguísticas a cada época do século XX. - DissertaçãoUm estudo historiográfico da evolução da tradução automáticaDebonis, Luciana (2021-02-04)
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A tradução automática (TA) é uma modalidade de tradução que serve de recurso para facilitar o estreitamento de barreiras linguísticas. O surgimento dos primeiros experimentos de máquinas de tradução foram na década de 1940 nos EUA, os quais investiram em estudos nessa área por quase duas décadas, até serem atingidos por um corte nesses investimentos no final dos anos de 1960. A retomada das pesquisas aconteceu apenas a partir dos anos de 1980 e inaugurou um novo padrão de estudos científico no campo. Na década seguinte, a abertura do mercado de tradução técnica promovida pela oferta de ferramentas para automatização da tradução impulsionou o progresso das pesquisas. Desde a virada do milênio, os estudos em TA demonstraram avanços significativos em virtude da evolução tecnológica que permitiu o desenvolvimento de ferramentas de TA com base em deep learning e inteligência artificial (IA). Para a reconstrução dessa narrativa historiográfica, este trabalho fundamentou-se no conceito de programas de investigação proposto por Swiggers (1981) e grupos de especialidades teóricas de Murray (1994), a fim de estabelecer os programas de investigação da TA. A partir de uma reflexão epistemológica sobre a natureza da tradução do ponto de vista das operações da linguagem (OUSTINOFF, 2003), que inclui a natureza cultural do processo tradutório, chegamos à fundamentação dos métodos de mecanização da linguagem (AUROUX, 1998). Com o objetivo de construir uma interpretação historiográfica sobre os processos de TA para estabelecer uma postura crítica a seu respeito, foram definidos critérios de análise com base em parâmetros internos (incidência da língua na tradução adotada nos modelos de TA) e parâmetros externos (contexto histórico e social em que circulavam as ideias linguísticas que impactaram os programas da TA). A análise crítica busca evidenciar as rupturas teóricas e metodológicas ocorridas em cada programa de investigação da TA, bem como observar suas mudanças do ponto de vista de visão de língua que determinaram o avanço dos modelos de TA. - DissertaçãoEthos e ideologia nos quadrinhos “As aventuras de Tintin” (Trilogia noir et blanc)Pacheco, Mariana Seminati (2019-02-04)
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Ce projet de recherche de master vise à proposer une analyse de la construction discoursive du genre Bande Dessinée, spécifiquement concernant de la Trilogie du Noir et Blanc des «Aventures de Tintin». Pour cela, dans un premier moment seront définis les concepts qui ont été appliqués comme critères pendant l’analyse en accord avec des éléments théoriques-métodologiques de l’Analyse du Discours (Dominique Maingueneau) et de la Sémiotique discoursive française. Des extraits ont été sélectionnés des trois premiers albums de la Bande Dessinée Belge, plus connus comme «Trilogie Noir et Blanc», lesquels feront l’objet d’une analyse de discours verbal et imagétique. Pour ce mémoire nous avons privilégié l’analyse de l’Ethos et des images symboliques véhiculées à atravers les discours. Dans le processus de l’analyse notre intention est de comprendre comment sont considérées les valeurs idéologiques et sociales dans le discours des albums, ainsi que leur rapport historique. - DissertaçãoIdeias linguísticas no século XVI : o pensamento de João de Barros – uma análise pela historiografia da linguísticaSilva, Paulo Henrique Gonçalves Oliveira da (2017-02-03)
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This scientific research, financed by CAPES and Mackenzie Presbiterian University, has as its main goal the proposal of a historiographic analysis of two compendia written by João de Barros in sixteenth century, focusing on how the author treated the communicative process in each of them: Grammatica da lingua portuguesa (1540) and Dialogo em louvor da nossa linguagem (1540). Through the reflections, parameters and principles of analysis proposed by Pierre Swiggers and Konrad Koerner, we sought to analyze in which measure the external elements influenced João de Barros’ thoughts presented in his grammar and apology and how the communicative process shows itself to be inserted in this genre of text, which traditionally did not approach this subject. With research apparatus that consider the historical context, the artistic movements and the influence that these external elements exert over the historical documents, we interpreted the corpus selected and observed that, even though the tradition in which these productions are inserted does not explicitly address the communicative process, it is implicitly present in these documents. - DissertaçãoIdeologia, história e relações discursivas: uma análise do discurso de posse presidencial de Jair BolsonaroCruz, Jéssica Dametta (2020-08-05)
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Quando falamos em discurso, consideramos o uso da linguagem em situações reais de interação entre sujeitos. No campo da Análise do Discurso, há uma ramificação para os estudos da argumentação, que visam identificar nos discursos marcas e estratégias das quais o sujeito enunciador faz uso com a finalidade de convencer o enunciatário a aderir às suas teses. Essa noção é especialmente verificada no discurso político, proferido por atores políticos que buscam, a todo tempo, convencer os cidadãos de sua legitimidade para alcançar o poder ou se manter nele e, para isso, utilizam diversas estratégias de persuasão e manipulação em seus discursos. Nesse sentido, esta dissertação propõe uma análise do discurso de posse do presidente Jair Bolsonaro, a fim de verificar quais características e mecanismos de elaboração do ethos que estão presentes no referido discurso. A análise, de base argumentativa e retórica, apontou elementos no discurso de posse que reforçam um ideal de homogeneização de determinados aspectos que levam à negação do diferente. Favorece-se, assim, uma polarização discursiva que emerge da elaboração da imagem discursiva de um governante que surge como “salvador da pátria” diante de tudo aquilo que se considera, no discurso de posse, como oposto e, portanto, totalmente negativo. - DissertaçãoIntertextualidade e produção de sentidos: análise em anúncios publicitáriosAlmeida Junior, Raul Marcelino de (2018-02-20)
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Este trabalho acadêmico tem como objetivo avaliar a presença da intertextualidade no discurso publicitário, e demonstrar a relevância da intertextualidade nas relações intertextuais e dialógicas no processo de significação dos textos. O referencial teórico que consolida este trabalho parte das considerações estabelecidas pela linguística textual (em especial nos trabalhos de Ingedore Koch), tendo em vista as ideias iniciais de Mikhail Bakhtin; e de autores do ramo da comunicação midiática, dentre eles Bazerman, Sampaio e Citelli. Como material a ser analisado recorreu-se a anúncios publicitários de uma campanha da Rede Hortifruti, líder no setor de hortifrutigranjeiros no país, e pioneira ao lançar um conceito de marketing de varejo que utiliza as frutas, verduras e legumes como “personagens”. Verificou-se durante a análise, a presença de diferentes discursos, resgatados com uma nova roupagem, tendo participação ativa no funcionamento do processo persuasivo, e confirmando a presença da intertextualidade como um valioso auxílio à publicidade, tanto em textos impressos quanto na internet, constatando ocorrências linguísticas e visuais tidas como intertextuais. - DissertaçãoLeitura e ensino: Percurso na história e aspectos das práticasOliveira, Marília Maira Brisolla de (2015-08-06)
Letras
Muito tem se estudado acerca das questões que envolvem ensino da leitura no espaço escolar, especialmente dentro das aulas de Língua Portuguesa. Tal reflexão é produto de inúmeros resultados de avaliações do sistema, como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), que apresentam a defasagem na proficiência em leitura. Motivado pelo quadro crítico em que a educação pública se encontra, de maneira genérica, este trabalho se propôs a fazer uma pesquisa historiográfica sobre o ensino da leitura no Brasil sob a ótica da disciplina Língua Portuguesa dentro do recorte histórico da década de 1960 até o final da década de 1990, utilizando como documento histórico o livro didático. Para isso, construímos os capítulos dentro dos três princípios de Koener (KOERNER, 1995 apud BATISTA, 2013, p.75): contextualização, imanência e adequação. O primeiro faz referência ao contexto histórico em que a disciplina Língua Portuguesa e o livro didático estavam inseridos; o segundo procura analisar o processo em que as ciências linguísticas se desenvolveram no Brasil e a influência que elas exerceriam no ensino da leitura; o último propõe discutir as obras didáticas dentro do seu recorte temporal, considerando tanto o contexto histórico quanto o desenvolvimento científico vigente. Assim, o propósito desta pesquisa é avaliar como o processo do ensino da leitura foi se desenvolvendo ao longo dessas quatro décadas, marcadas pela democratização da educação. No cotejo dos livros didáticos analisados, pode-se observar que as práticas relacionadas ao ensino da leitura adotadas em cada material foram se moldando gradualmente ao contexto cultural em que sociedade se encontrava, procurando estabelecer um diálogo cada vez maior com o meio social. - TeseO livro literário na educação básica: análise de diretrizes de ensino pela historiografia da linguísticaBrito, Bruna Perrella (2024-02-24)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Este trabalho tem como objetivo analisar as mudanças que ocorreram no gênero discursivo projeto de leitura / material do professor para livros de literatura, ao longo de duas décadas (de 1999 a 2023), utilizando como instrumental de análise a teoria da Historiografia da Linguística, que nos permite considerar as mudanças que ocorreram nesse gênero do discurso durante o período escolhido. Vamos utilizar o conceito de camadas de conhecimento em Historiografia da Linguística como proposto por Pierre Swiggers (2020) (a primeira camada é a teórica; a segunda é a técnica; a terceira é a documental; a quarta é a contextual-institucional). O material escolhido para essa análise foi produzido pela Editora FTD para o mercado privado de escolas e também para a inscrição de livros de literatura no Programa Nacional do Livro e do Material Didático, conhecido por sua sigla PNLD. A trajetória desse trabalho irá passar pela pesquisa histórica em pelo menos dois campos: 1) o do surgimento dos materiais de apoio ao trabalho de literatura em sala de aula e suas mudanças ao longo dos anos, e 2) o estudo das documentações existentes nesse período (editais, relatórios e documentos educacionais). O objetivo geral da análise é observar e descrever o material selecionado — projetos de leitura, materiais do professor de PNLD, editais de compras de livros e documentos educacionais (PCN e BNCC); seguido pelos objetivos específicos, que são analisar esse material, levando em consideração a questão do gênero do discurso; e interpretar os resultados encontrados depois da descrição e da análise. Ao final, veremos que gênero discursivo se tornou o material de apoio dos livros de literatura, que visão de ensino de literatura ele reflete, mostraremos algumas ideias do que esperar do ensino de literatura a partir da pesquisa, pensando sobre o papel do professor de literatura nesse cenário. Nossa tese é a de que os editais de compra governamentais, ao estabelecerem um formato fixo para os materiais do professor, com conteúdo obrigatório que deve aparecer neles para que os livros sejam aprovados nos PNLDs, estão estabelecendo não só uma mudança significativa no gênero discursivo material do professor para livros de literatura na Educação Básica, como também definindo como a literatura será ensinada nas escolas públicas e, acima de tudo, apontando para uma falha na formação desses profissionais para o trabalho com o livro literário. - DissertaçãoPonyo e “A sereiazinha”: análise das relações dialógicasBrito, Bruna Perrella (2018-08-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The purpose of this work is to analyze the dialogism between the animation Ponyo on the Cliff by the Sea and “The Little Mermaid”. We study the mechanisms between the audiovisual text and the verbal one; the historical moment that they were produced; and we show that our cultural repertory make possible to see (or not) the dialogue between the discourses, throwing light over meanings existent, that would not be perceived without the dialogism identification. We study the discourse’s mechanisms used to appropriate the discourse of the other when it change its language and we analyze if it was preserved the narration retaken and what kinds of changes occurred related to the original text when the dialogue occurred between the discourses. To our aim, we use Bakhtin’s propositions about the characteristics that define the concrete statement. With Bakhtin, we considered that the book and the animation are texts and the dialogue between them is possible without the need of using intersemiotics concepts to analyze them. Beth Brait gave us the fundamental to analyze a text as a concrete statement. Therefore, we used the concepts and theories showed by Bakhtin and his Circle of a general theory of the language because they covers other kinds of languages beyond the verbal discourses and written texts. In the work, we put in practical analytically, in a definite corpus, theoretical conceptions of the Circle of Bakhtin. - DissertaçãoRetórica de ruptura em artigos programáticos das décadas de 1960 e 1970: uma análise pela historiografia da linguísticaGodoy, Eliana Vieira (2015-05-06)
Letras
Esta dissertação propõe um estudo historiográfico que toma como objeto de observação, análise e interpretação artigos programáticos (escritos para divulgar teorias e/ou métodos científicos de uma determinada área) das décadas de 1960 e 1970 escritos por linguistas brasileiros em um período de efervescência da linguística nacional, que começava a ser solidificada a implantação da área no Brasil e o início da formação de uma pluralidade de abordagens e métodos, gerando debates e embates em torno de teorias e formas de pesquisa. O objetivo central deste trabalho é analisar a retórica de ruptura utilizada por linguistas dessa época. Para a dissertação de mestrado, o corpus escolhido são os seguintes artigos programáticos: a) Miriam Lemle: O novo estruturalismo em linguística: Chomsky; b) Geraldo Mattos: A linguística construtural; c) Mattoso Câmara Jr.: O estruturalismo linguístico. O trabalho visa a investigar em que medida retóricas de ruptura se estabeleceram na história da linguística brasileira, tendo em vista a circunscrição de modos discursivos em grupos de especialidade específicos. Para o desenvolvimento da pesquisa foram selecionados, seguindo procedimentos já tradicionais na abordagem historiográfica da pesquisa linguística, parâmetros de análise internos e parâmetros de análise externos. Como referencial teórico privilegiado estão autores como Pierre Swiggers e Konrad Koerner, que contribuíram para a definição da Historiografia Linguística como um campo nos estudos linguísticos, com diretrizes metodológicas e concepções teóricas articuladas a um modo específico de reconstruir e interpretar a história dos estudos sobre a linguagem. - DissertaçãoRetóricas de ruptura na linguística do século XX: Chomsky e Halliday em uma análise pela historiografia da linguísticaCaetano, Érico Augusto Silva (2019-07-31)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta dissertação tem como objetivo analisar a retórica empregada no discurso científico de dois linguistas, Avram Noam Chomsky e Michael Alexander Kirkwood Halliday, em suas defesas de seus programas de investigação, a partir de direcionamentos teórico-metodológicos da Historiografia da Linguística. Os textos escolhidos para análise fazem apresentações gerais e panorâmicas dos programas de investigação dos autores em uma época de consolidação de seus respectivos programas. Os dois textos são capítulos introdutórios de obras canônicas e de importância histórica para o fortalecimento dos programas dos dois autores, o gerativismo de Chomsky e o funcionalismo de Halliday. O objetivo da pesquisa consistiu em se averiguar quais foram as estratégias argumentativas utilizadas pelos linguistas para convencerem seus leitores de que seus projetos de estudo da linguagem humana era superiores e com maiores promessas de se obterem resultados práticos na pesquisa linguística. Nesse estudo foram identificados os principais temas ao redor dos quais a defesa argumentativa foi empreendida e as identidades criadas para se projetar uma imagem positiva do programa defendido e negativas dos programas rivais criticados. O método usado para se fazer as análises observa a retórica de persuasão adotada pelos autores. Tal categoria abrange o estudo sistemático das ideias linguísticas em circulação, produzidas e recebidas por agentes do conhecimento linguístico, em um contexto amplo cultural, científico, histórico e institucional. A análise da retórica busca elucidar a maneira com que ideias linguísticas são expressas e veiculadas buscando convencer seus leitores das convicções propostas, ao se examinar todo tipo de recurso comunicativo, como ethos dos agentes envolvidos ou a concepção de se fazer ciência ao se associar à vanguarda de uma disciplina. Tal estudo é feito contextualizando-se os textos expositivos como situados nos embates dos programas de investigação na linguística do século XX. O resultado que emerge do composto integral desta dissertação é a possibilidade de se contar uma história da linguística através da retórica de seus praticantes, em um cenário onde os profissionais da linguística defendem suas teorias sobre a natureza da linguagem e a melhor forma de estudá-la e criticam as teorias e os métodos rivais. Trata-se de construir uma história dos jogos de influência e das defesas e ataques a pontos de vista opostos em relação ao estudo científico da língua humana. - DissertaçãoSignificação, discurso e relevância : uma análise da construção dos sentidos e da persuasão em anúncios publicitáriosRezende, Daniel Camilo Marques de (2016-06-09)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta pesquisa, financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), sob o nº 2014/07446-7, tem como objetivo observar como se dá a produção dos sentidos e a busca pelos efeitos de persuasão no discurso publicitário. A partir de duas linhas teóricas distintas, da Análise do Discurso e da Pragmática, buscou-se analisar as peças publicitárias televisivas – objeto de estudo adotado –, observando de que forma a sua elaboração (a linguagem empregada, o processo de construção das suas cenas, as informações implicitadas) e sua forma de transmissão das mensagens são pensadas de modo a levar seu público a realizar o que está sendo proposto. Por meio de conceitos como cenas enunciativas, ethos, relevância, inferência, foi possível evidenciar como cada campanha adota procedimentos específicos em função da audiência que pretende persuadir, explorando tanto os elementos típicos da organização discursiva – como interação verbal entre os sujeitos usuários da linguagem, inseridos em situações e contextos específicos de práticas comunicativas, ancoradas em uma dimensão social, histórica e ideológica – quanto os procedimentos cognitivos de compreensão, guiados pela relevância, e os cálculos inferenciais dedutivos. - TCCTente ver (vertente): estudo sobre a percepção de linguagem visual com Lygia PapeDiniz, Cleo Fortunato Stochi (2022-07-16)
Centro de Ciências e Letras (CCL)
O presente trabalho tem como objetivo verificar o funcionamento do aparelho perceptual-cognitivo e os sentidos que a linguagem visual estimula no observador para a interpretação. Entendendo como o ponto de partida do observador e o ambiente em que está inserido influenciam na individualidade e na lógica ao observar artes e o mundo como um todo, podemos entender a linearidade das estruturas visuais desenvolvidas. Para isso, utilizaremos obras de Lygia Pape, artista multimídia brasileira, reconhecida por suas obras que faziam parte do movimento neoconcretista. Duas obras foram selecionadas para o trabalho: “Divisor” (1968) e “Poemas visuais: Língua Apunhalada” (1968). Com elas, poderemos interpretar como se dá o entendimento dos observadores que concordaram em compartilhar suas percepções das mesmas e práxis em sociedade. Sabendo que a percepção individual é composta também pela inserção social e estereótipos criados também na linguagem visual, se torna possível perceber o referente e os códigos verbais escolhidos para expressá-lo. Contando com diferentes opiniões de diferentes faixas etárias, poderemos entender como e quais as motivações para que as escolhas sejam feitas. Assim, surgiu a pergunta que deu norte a esta pesquisa: como a prática social ao lado de sua percepção/cognição conduz à fabricação de seu “pensamento visual” diante das obras de Lygia Pape? Agregando os dois pontos conseguimos captar as diferentes significações e possibilidades de expressões de acordo com a semiose particular. Por este estudo, conseguiremos assimilar como a percepção dos sentidos da linguagem visual e a cognição estão ligados ao processo da significação, a semiose, sem a manifestação da linguagem de forma direta. Compreendendo sua forma de perceber e atuar no mundo, compreendemos seus mecanismos de diferenciação e identificação, e seus valores para captar o verbal e o não verbal. Também, com as obras de Lygia Pape, entendemos como os “óculos sociais” influenciam a leitura e criação de significado a respeito delas. - TeseO texto no ensino de língua portuguesa: uma análise historiográfica em livros didáticos de língua portuguesa do século xxGarcia, Jéssica Máximo (2023-02-08)
Centro de Comunicação e Letras (CCL)
Esta pesquisa, a partir de uma perspectiva historiográfica, tem como objetivo analisar livros didáticos de língua portuguesa no Brasil do século XX. Trata-se de uma investigação que evidencia como as configurações dos livros didáticos se alteram de acordo com políticas públicas de ensino e em alguns casos com o desenvolvimento dos estudos linguísticos ao longo do tempo. O nosso recorte de pesquisa tem como intuito compreender a presença da unidade linguística texto no ensino de língua portuguesa na segunda metade do século XX, no Brasil. Nesse sentido, a pergunta que conduz a análise: levando em conta o período selecionado, como é direcionado o estudo do texto no ensino de língua portuguesa no Brasil? Selecionamos livros didáticos de referência da segunda metade século XX que atendiam ao ensino de língua portuguesa no nível de ensino que hoje denominamos como anos finais do ensino fundamental, a saber: Português ginasial (1950) de Rosário Farani Mansur Guérios (1907-1987); Português através de textos (1968) de Magda Soares; Comunicação e expressão (1973) de Leodegário Amarante de Azevedo Filho (1927-2011), Layla da Silveira Thomaz, Maria Augusta do Coutto Bouças; Português oral e escrito (1980) de Dino Preti e Português linguagens (1998) de William Cereja e Thereza Cochar. O referencial teórico que fundamenta a pesquisa é constituído pelos princípios teóricos e procedimentos de análise da Historiografia Linguística (ALTMAN, 1998, 2019; BATISTA, 2013, org. 2019; KOERNER, 2014; SWIGGERS, 1990, 2019, 2020), que se preocupa em estudar o conhecimento sobre a linguagem em suas dimensões cognitiva e social (ou sociocultural) nas instâncias de produção e recepção desse conhecimento. Desse modo, a pesquisa está organizada, principalmente, em torno do conceito de camadas do conhecimento linguístico de Swiggers (2019): camadas teórica, técnica, documental e contextual-institucional. Como conclusão, as análises apontaram que o texto se encontra como objeto teórico do ensino de língua portuguesa apenas a partir da década de 1990, embora a Linguística Textual comece a ser discutida décadas antes em pesquisas e, posteriormente, nos cursos de Letras no Brasil. Assim, encontramos uma nova configuração do texto em livros didáticos de língua portuguesa somente quando essas discussões passam a integrar políticas educacionais estabelecidas pelos órgãos públicos responsáveis pela educação.