Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis por Orientador "Abrunhosa, Eduardo Castedo"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoJosé de Souza Marques, uma representação social e identitáriaMonteiro, Jacira Pontinta Vaz (2025-02-26)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta dissertação investiga a trajetória de José de Souza Marques (1894-1974), intelectual negro, pastor, educador e político brasileiro, analisando sua ascensão social no contexto pós-abolição da escravidão. Utiliza-se uma abordagem histórico-cultural, interdisciplinar e bibliográfica para examinar sua contribuição e destacar a importância da história negra na construção da sociedade brasileira. A metodologia inclui análise de acervos primários da Faculdade Souza Marques, no Rio de Janeiro; revisão bibliográfica em fontes como CAPES, SciELO e Google Scholar; e entrevista com Jessé de Souza Marques, sobrinho do biografado. Os resultados indicam que a análise de trajetórias de personagens historicamente subrepresentados é essencial para a construção de uma identidade nacional mais justa e inclusiva. Conclui-se que a memória de Souza Marques permanece relevante no Brasil contemporâneo, inspirando novas gerações a buscar igualdade racial e social por meio da educação, reafirmando seu papel transformador na sociedade. - DissertaçãoMackenzie: a história da expansão da Escola Americana no Brasil na primeira metade do século XXAlencar, Roberto Alves de (2024-08-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esse trabalho versa sobre a história da expansão da Escola Americana de São Paulo na primeira metade do século XX. Para a compreensão desse processo fizemos uma incursão até o século XIX, conhecido na literatura como “um século longo”. A princípio, analisamos os antecedentes na gênese da Escola Americana de São Paulo, onde nos debruçamos sobre o contexto da Europa e dos Estados Unidos na primeira metade dos séculos XIX. No campo político, analisamos elementos que influenciaram as ações da época e seus respectivos resultados na mentalidade das pessoas em ambos os continentes. Na sequência, de igual modo buscamos entender os referenciais econômicos que permeavam os ambientes e exploramos os pensamentos de Adam Smith, David Ricardo, John Stuart Mill, Karl Marx e Friedrich Engels. Exploramos o ambiente social que foi um resultado natural dos campos anteriores e os movimentos e demandas que afloraram na época e, por fim, adentramos o campo educacional procurando entender os componentes educacionais existentes no pensamentos de João Calvino, João Amós Comenius, Jean-Jacques Rousseau, Pestalozzi, Wilhelm von Humboldt, Johann Friedrich Herbat, Friedrich Fröbel, Horace Mann, Émile Durkheim e John Dewey, que influenciaram direta e indiretamente a mentalidade dos fundadores da Escola Americana de São Paulo. Ao decorrer da pesquisa, adentramos a segunda metade do século XIX, especificamente do contexto brasileiro e, ao discorrer sobre uma escola americana no Brasil, fez-se necessário uma ambientação nos mesmos moldes anteriores, ainda que menos extensa. Durante a busca do contexto socioeconômico e educacional, foram analisados com ênfase maior a educação da época a partir da averiguação dos índices de alfabetização os métodos educacionais de Lancaster e La Salle. Identificamos e biografamos brevemente os fundadores: Rev. Ashbel Green Simonton, Rev. George Whitehill Chamberlain, Mary Ann Annesley Chamberlain e Dr. Horace Manley Lane. Ademais, demonstramos o método de ensino escolhido da época, a proposta educacional vanguardista, bem como sua origem, e concluímos o capítulo com a fundação do Mackenzie College bem como os resultados do trabalho de Horace Lane. A parte final desta pesquisa ocupouse da história da expansão da Escola Americana propriamente dita, seu personagem principal, o Dr. Horace Lane, bem como as diversas escolas inspiradas e fundadas no mesmo modelo e suas categorizações: filiais (Botucatu, Florianópolis e Araraquara), associadas (Araraquara, Graded School, Franco Brasileiro e Curitiba) e afiliadas (Araraquara, Curitiba, Alto Jequitibá e Graded). A pesquisa fez uso de fontes primárias, como relatórios educacionais, produzidos por Chamberlain, Lane, Waddell e outros, prospectos educacionais, relatórios de matrículas, cartas, além de pesquisa em fontes bibliográficas secundárias. - DissertaçãoMackenzie: uma expressão do ideário estadunidenseSantana, Anderson Gomes (2024-08-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O objetivo principal deste trabalho é demonstrar que a sociedade estadunidense criou um ideário a partir de um conjunto de ideias políticas e religiosas, posicionando-se como uma nação virtuosa com uma missão civilizadora confiada pela Divina Providência. Os objetivos específicos são: compreender a formação do Estado e da nação estadunidense no contexto do Destino Manifesto; examinar o empreendimento protestante estadunidense e sua inserção no território brasileiro por meio da educação; e explicitar como, através do Mackenzie, uma instituição fundada por missionários estadunidenses, esse ideário foi compartilhado e assimilado como parte do destino predefinido pelo Criador, tornando-se um elemento de coesão e identidade para eles. Para isso, foram utilizadas as teorias de capital postuladas pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu. A intencionalidade dos estadunidenses em compartilhar um ideal entendido como superior ao dos outros países, associada ao interesse das denominações protestantes em criar missões para levar o Evangelho a essas sociedades, serviu como base metodológica para a pesquisa. Conclui-se que, no Mackenzie, o ideário construído pelos estadunidenses se manifesta por meio da gestão, das reflexões de seus dirigentes e da didática.