Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Dissertações por Orientador "Bueno, Marcelo Martins"
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA formação de professores indígenas em Rondônia : Programa de Licenciatura InterculturalSantos, Jackson de Souza (2023-12-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente pesquisa teve como objetivo principal descrever o Programa de Licenciatura Básica Intercultural, um Curso para Formação de Professores Indígenas, criado e desenvolvido pela Universidade Federal de Rondônia – campus de Jí-Paraná/RO (UNIR/Jí-Paraná-RO). O referido curso surgiu a partir das reivindicações das lideranças indígenas e indigenistas da região, foi inaugurado em 2009 e conta, até o final de 2022 com um universo de 430 vagas oferecidas em 8 processos seletivos, 416 matrículas efetivadas e 88 professores indígenas já licenciados. O diálogo construído foi impulsionado pela pergunta: O Programa de Licenciatura Básica Intercultural oferecido pela UNIR/Jí-Paraná-RO para formação de Professores Indígenas é um programa significativo? Nesse caminho, a investigação tentou responder também as seguintes questões: a) Como os professores indígenas são recrutados para participarem do Programa? b) O que se ensina? c) Como se ensina? d) Quais impactos sociais são possíveis perceber na vida das comunidades onde os professores participantes do Programa atuam? Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa buscou contemplar em seu desenvolvimento, os desafios relacionados às atividades docentes no contexto da formação superior indígena, utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica. O Estudo estruturou-se em 3 capítulos: 1º) Concepções Histórico-Críticas quanto a Formação de Professores Indígenas; 2º) Concepções Teóricas quanto a Formação de professores Indígenas e 3º) A Descrição do referido Programa. A perspectiva integral da pesquisa permitiu aproximar o pesquisador e, certamente, o leitor das práticas docentes desenvolvidas, tanto pelos professores-formadores, quanto dos professores-indígenas-alunos; a investigação nos ajuda a compreender o amplo e complexo processo formativo no qual os indígenas estão inseridos e também a nos aprofundar no princípio norteador do referido programa, a interculturalidade, que preza pelo diálogo com a diversidade de sujeitos e saberes, e, busca tornar a educação, incluindo a formação em nível superior, um processo cada vez mais democrático, inclusivo e humano. - DissertaçãoA internacionalização do ensino superior na construção da Universidade Presbiteriana MackenzieOliveira, Breno Silva (2024-09-25)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A presente investigação tem como principal objetivo identificar o papel da internacionalização do ensino superior na construção da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Conhecida por ser uma universidade com DNA internacional, por conta de suas origens e seus primeiros anos, esse trabalho pretendeu investigar os últimos 20 anos de internacionalização da UPM, por meio da análise de sua Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), com foco na sua área de convênios e, de modo ainda mais específico, no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e na Política de Internacionalização da universidade, os regulamentos que definiram suas principais ações, atribuições e estrutura atual. Uma análise da quantidade e do perfil de instituições e países parceiros também é realizada. A pesquisa teve como norte a análise histórica do conceito, surgimento e desenvolvimento da universidade como instituição, na Europa da Idade Média; e dos principais conceitos de internacionalização do ensino superior. Longe de esgotar o tema, a pesquisa apresentou as seguintes considerações finais: i) a COI está cumprindo com as diretrizes do PDI e da Política de Internacionalização da UPM; ii) há uma lacuna na análise dos anos mais recentes da internacionalização da UPM, bem como sobre a análise da estrutura e do funcionamento da COI e; iii) é preciso pensar na relação entre quantidade e qualidade em termos de parcerias internacionais. - DissertaçãoA relação entre a razão instrumental e a dominação nos escritos de Max HorkheimerOliveira, Tarcísio Martins de (2024-08-27)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta dissertação investiga como a razão, originalmente concebida como um meio para a emancipação humana, foi transformada em uma ferramenta de dominação, servindo a fins utilitários, políticos e econômicos. De acordo com Max Horkheimer, a humanidade, em vez de caminhar em direção a um estado verdadeiramente humano, estava mergulhando em uma nova forma de barbárie. Essa afirmação é justificada pelo contexto histórico imediato de Horkheimer, marcado pela ascensão do nazismo e pela segunda guerra mundial. Apesar do desenvolvimento intelectual, econômico e tecnológico da Alemanha ter atingido níveis sem precedentes, as esperanças de realização de um ideal humano minimamente racional, pareciam cada vez mais distantes. Horkheimer é incisivo em afirmar que o avanço nos meios técnicos de esclarecimentos fora acompanhado por um processo de desumanização; e que o progresso ameaçava anular o próprio objetivo que supostamente deveria realizar, ou seja, a ideia de humanidade. Isso se deve ao fato de que o controle e a dominação da natureza, inicialmente direcionados à sobrevivência, tornaram-se tão sofisticados que passaram a ser aplicados também ao próprio homem. Segundo Horkheimer, a sociedade não se fundamentou apenas no domínio da natureza, nem só na descoberta de novos métodos de produção, na construção de máquinas, mas também e sobretudo no domínio do homem sobre os próprios homens. E à totalidade dos caminhos que conduzem a essa finalidade e os mecanismos que o permitem manter dá-se o nome de política. Para Horkheimer, a relação entre a política e a economia de mercado que atingiu a sua plenitude no século XIX, é o agente por trás da lógica de dominação mais ampla, onde a racionalidade instrumental, subjetiva, se sobrepõe a valores éticos e sociais, levando à degradação das relações humanas em nome do lucro e da eficiência. A redução do homem à mão-de-obra e da natureza à terra, sob o impulso do lucro e do poder, transforma a História em um drama profundo no qual a sociedade, a protagonista acorrentada, pretende a todo custo, romper seus grilhões. - DissertaçãoAristóteles e a cultura digital : possíveis aproximaçõesCortiñas, Samuel Nóbrega (2024-02-29)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Dentro dessa proposta de investigação, busca-se estabelecer uma conexão entre a justa medida aristotélica, delineada no tratado das virtudes na obra "Ética a Nicômacos", e a cultura digital, com o intuito de encontrar um alicerce sólido para orientar as ações em um contexto contemporâneo marcado pela multiculturalidade. O objetivo central desta pesquisa é reconhecer o conceito de justa medida como uma possibilidade conceitual para os desafios do mundo digital, destacando os pontos de interseção entre ambos, sem desconsiderar o contexto histórico-cultural presente na obra de "Ética a Nicômacos". Para delinear a cibercultura, serão utilizados referenciais teóricos como os de Pierre Lévy, além de outros autores complementares, como o sociólogo Manuel Castells. Assim, busca-se equiparar ideias aristotélicas no campo da ética e da política ao ethos marcante no ambiente digital. Este aprofundamento no conhecimento dos autores propiciará uma reflexão mais robusta. - DissertaçãoO ateliê do sensível: a fronteira mole entre arte e modaMina, Simone da Silva (2017-02-20)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
The present work discusses the presence of a silence language in fashion elaboration processes, prior to its enrolling in the industrial reproducibility scale, through the work of some creators and the author’s experience with performative installations. The study includes an observation of the studio, as locus of creation, and contributes with points of contact between art and fashion. The art studio goes from the dimension of a space of creation only, to a space of production of presence, revealing that these two areas of the sensible, art and fashion, favor a reflection on the moving of their “frontiers”. The investigation is on the scope of experimentalism, as a site of a reflexive act that unites, in its gesture, aesthetics and poetics, and so to speak, an experiment of micropolitics. - DissertaçãoCompetências interculturais no ensino superior: perspectiva dos discentes em contexto interculturalSilveira, Daiani da (2022-08-08)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Com a chegada das tecnologias, não existem mais barreiras para a comunicação entre as culturas, sendo possível conversar em tempo real com indivíduos de outros continentes. No entanto, será que estamos preparados para interagir com outras culturas? De acordo com os interculturalistas, habilidades e atitudes como respeito, empatia, suspensão de julgamentos e tolerância são importantes para um mundo mais justo e igualitário. Portanto, está dissertação tem como objetivo investigar desenvolvimento de competências interculturais em alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie em contexto de mobilidade acadêmica e alunos estrangeiros que realizaram intercâmbio no Campus Higienópolis. A coleta de dados foi realizada via questionário, que após a tabulação, foi realizada a análise com base no conceito de competência intercultural das autoras Deardorff e Jones (2012), que consideram competência intercultural a capacidade de comunicar de forma eficaz e apropriada em situações interculturais baseadas em conhecimentos, habilidades e atitudes interculturais. Concluiu-se que os discentes investigados desenvolveram competências interculturais de forma superficial, pois não conseguiram identificar os aspectos mais profundos da cultura anfitriã, como: estilos de comunicação, resolução de conflitos, noções de hierarquia e valores culturais. Diante deste diagnóstico observa-se a necessidade de cuidado com a qualidade e os benefícios desta experiência aos participantes. Neste sentido, fica a observação para a estruturação de um programa de treinamento e acompanhamento intercultural, com orientações práticas sobre a viagem, conhecimento teórico sobre desenvolvimento de competências interculturais e encontros durante o período de mobilidade para facilitar a reflexão dos discentes e a autoconsciência do processo de aprendizagem. Importante ressaltar que o processo de desenvolvimento de competências interculturais é contínuo e acontece ao longo da vida, portanto, as instituições de ensino superior podem contribuir com parcela deste aprendizado, que acontece durante o período de vida acadêmica do indivíduo - DissertaçãoA criação de Adão como imagem sobrevivente: uma perspectiva nietzschianaSilveira, Charles Willians (2017-08-04)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O estudo da história da arte é um importante caminho nas ciências humanas. A pesquisa hermenêutica das obras de arte possibilita-nos uma compreensão mais amalgamada da própria existência humana. Um dos historiadores da arte que veio ter grande destaque na virada do século XIX para o século XX foi o alemão Aby Warburg. Segundo o historiador, profundamente inspirado pela perspectiva nietzschiana, a obra de arte carrega Imagens-fantasmas; imagens-sobreviventes que insistem em nos assombrar. Dentro desta nova perspectiva, o trabalho objetiva demonstrar, por meio da iconologia de Warburg e da genealogia nietzschiana, como a obra de arte sobrevive no decorrer do tempo, por meio de seus fantasmas, e o que ela pode dizer sobre o contemporâneo. A obra Criação de Adão, de Michelangelo, será a ferida aberta no tempo, para que possamos compreender como deter o avanço do niilismo, após a morte de Deus. O que poderia nos dizer, ainda, essa obra de arte sobre a criação, em um mundo marcado pela “morte de todas as mortes?”. Portanto, a arte surge como um caminho alternativo para o sagrado. A ferida causada pela morte de Deus é fonte de dor para contemporâneo, mas também possibilidade de salvação. A “imagem que cura”, poderia ser o título deste trabalho. Usando a dor como fonte de significação, na ausência de um criador a priori, precisamos assumir a postura artística. Tacitamente, o ato de criar é a real imagem e semelhança entre o divino e o “além-do-homem”; a conclusão e o antídoto contra o niilismo. - DissertaçãoLevana: desmistificando o papel do educadorLancha, Ana Beatriz Lopes (2017-08-02)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta pesquisa tem por objetivo estabelecer uma possível relação entre o mito da deusa grega Levana e a função do educador na atualidade. Para isso, a princípio será apresentada uma visão geral do que seriam as funções dos mitos. Para exemplificar, os principais mitos (da mitologia grega, por ser a estudada nessa dissertação) serão contados e correlacionado a preocupações e cenários atuais. Também serão expostos mitos de criação, que podem elucidar melhor o surgimento de alguns deuses e do próprio mundo segundo a visão romana clássica. O foco será a apresentação de Levana e seu ritual, assim como a sua função social. Levana é uma deusa com várias facetas, quase opostas entre si, e isso será explorado durante o trabalho. Após este primeiro momento, a dissertação se voltará para Educação. Assim como aconteceu com a explicação acerca da mitologia grega, a educação (brasileira, pois é o recorte dessa dissertação) será esmiuçada a partir de seus diferentes momentos históricos, conquistas e pensadores. Assim, chegaremos ao Plano Nacional de Formação de Educadores, proposto pelo Ministério da Educação. Nele, estão contidos os principais pontos do que socialmente espera-se de um professor – o que será uma base forte para que se possa relacionar essas expectativas com a entidade de Levana. - DissertaçãoLiberdade interior e exterior no pensamento de Mario Vieira de Mello: implicações éticasLuz Junior, Nilson Ribeiro (2024-08-24)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
A temática da liberdade humana, sua relação com a educação e as questões éticas envolvidas nesses conceitos sempre foram objetos de reflexão e debate nas mais diferentes áreas do saber. Liberdade, educação e ética são questões centrais quando pensamos na realidade da identidade nacional, e considerando a questão nacional brasileira, torna-se necessário a continuação do estudo sério e o diálogo aberto com autores que se debruçaram sobre essa problemática. Mario Vieira de Mello é um desses autores. Em sua segunda obra, O conceito de uma educação da cultura, ele reflete na dinâmica relacional desses conceitos, tendo como eixo conceitual a distinção entre liberdade interior e exterior, sendo a primeira estruturada na dimensão transcendente e produzindo reflexos na dimensão ética da ação humana. A educação seria o contexto para a criação e o amadurecimento ético. O propósito deste trabalho é apresentar a distinção entre os conceitos de liberdade interior e liberdade exterior na obra O conceito de uma educação da cultura, e verificar as possíveis implicações éticas que podem ser extraídas dessas categorias de liberdade. - DissertaçãoLiberdade Religiosa: Reflexões sob a ótica de Roger WilliamsDi Monaco, Ingrid Rachel Mendes (2021-05-17)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Williams, fundador do estado norte-americano de Rhode Island, que foi formado sob uma política de separação entre a Igreja e o Estado, o que representou uma inovação no início do século XVII. Para a compreensão de sua teoria, analisou-se sua obra The bloudy tenent of persecution, for cause of conscience, publicada em 1644 na Inglaterra. Buscou-se identificar se a teoria de Williams poderia contribuir para as discussões sobre o tema da liberdade religiosa na contemporaneidade, uma vez que ele foi pioneiro na positivação do direito à liberdade religiosa e na implantação de um governo laico em solo norte-americano. Ele teve um papel expressivo no processo de transformação cultural, representando o pensamento que se estabeleceria nos Estados Unidos da América sobre os direitos fundamentais do indivíduo, especialmente sobre a liberdade e a igualdade, decorrendo daí a ideia de liberdade religiosa. Os valores e princípios advogados por ele refletiram diretamente nos fundamentos da nação e foram expressos posteriormente na Declaração de Independência (1776), na Constituição Americana (1787) e na Declaração de Direitos da nação norte-americana (1791). Roger Williams foi personagem importante para a história colonial americana e reconhecido como principal reformador na América, lembrado no Muro dos Reformadores de Genebra, na Suíça. - DissertaçãoUm olhar contemporâneo sobre o arquétipo da mulher na ciberculturaGiacomini, Cristiane Neves (2017-08-21)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
This dissertation has as main objective the analysis of some fundamental concepts for the comprehension of contemporaneity, mainly in what refers to the new technologies that the society has been used in the last years. We seek to make a brief historical reflection of the technology in question to better understand the contemporary phenomenon that occurs through social networks. As a starting point we use the history of the computer as well as the Internet and social networks. Our theoretical support is based on Pierre Levy, reference nowadays for the concepts of cyberculture and cyberspace. This research discusses contemporary women through the concept of the archetype of the wild woman developed by the author Clarissa Pinkola Estés in her book Women who run with the wolves. We conclude our analysis by conceptualizing the archetype through Mircea Eliade and the foundations of Carl Gustav Jung's theory. - DissertaçãoA pos-verdade: um estudo hermenêutico sobre fake news por meio da metacríticaBeranger, Edvaldo (2023-02-14)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Este trabalho de dissertação pretende discutir o fenômeno da pós-verdade em três partes focando a área da linguística e da hermenêutica. A primeira de forma filosófica, observando que há uma rejeição neste auge da modernidade dos princípios do Iluminismo; a segunda, interpretar o fenômeno de forma crítica utilizando uma análise mais profunda para desmascarar os poderes deste fenômeno e a terceira de forma a observar sua pragmática e a ética. No capítulo um será definido o fenômeno da pós-verdade quanto a origem do fenômeno da pós-verdade, observando a hermenêutica da intencionalidade como paradigma, e procurar responder por que as pessoas estão menosprezando o conhecimento? No sobre o leitor em seu contexto de relativismo social da pós-verdade, especialmente quanto as fake news e a democracia. A resposta do leitor nesta era tem um extremo significado que pode leva-lo Assim se analisará de forma ontológica, o sujeito desta era e ainda, uma discussão sobre doutrinação dentro do ensino. No capítulo três, se fará umlevantamento sobre a crítica social das fake news em seu papel pragmático. Ressaltando primeiro, quais os tipos de fake news que estão nas opções desta era; segundo, qual é o sistema nos quais elas operam o qual se chama midiosfera; terceiro, um discussão sobre como a linguagem e a comunicação são transformadas em lucro; quarto, um olhar mais preciso que o "circulo hermenêutico" que são as "bolhas sociais" como uma comunidade que produz narrativas da pós- ; e por fim, um apelo à ética, como norma para a democracia que envolve a justiça e a cidadania. - DissertaçãoProdução de subjetividade e formação docenteMelo, Odenicio Jr Marques (2017-05-29)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O objetivo do presente trabalho é fazer uma análise sobre as possibilidades de compreensão sobre a produção de subjetividade. A partir de um encontro entre categorias presentes nas obras de Pierre Bourdieu (1930/2002) e Michel Foucault (1926/1984). Com Bourdieu são analisadas algumas questões sobre a produção de subjetividade partindo de alguns conceitos fundamentais que versam sobre o sujeito inserido na cultura. De que maneira a cultura influencia a formação desse sujeito, e de que maneira esse sujeito tem condições de transcender essa influência cultural e se projetar no processo de construção de sua subjetividade. Em Foucault serão analisadas questões que envolvem o exercício de poder na construção do sujeito. Como na produção de subjetividade podem ser vistos sujeitos formados dentro de um padrão discursivo, podendo em situações específicas constituir uma subjetividade sujeitada. Após essa análise sobre as diferentes percepções sobre a produção de subjetividade, a pesquisa relaciona esse processo com a formação docente. O docente em formação, ao estudar as disciplinas específicas da licenciatura agregará valores significativos ao exercício profissional. E para fazer essa relação são utilizadas algumas obras de Phillipe Perrenoud, que faz uma síntese entre as categorias de Bourdieu e Foucault, relacionando-as à formação docente. A correlação entre a produção de subjetividade e a formação docente tem, portanto, esse objetivo de pensar o sujeito professor a partir dos elementos presentes no momento sua formação, em construção, aberto à melhores possibilidades profissionais. - DissertaçãoProposições educacionais de Alceu Amoroso Lima: da Revolução de 1930 a Constituição de 1934Silva, Sergio Augusto da (2024-02-22)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Foi na Revolução de 1930 que a igreja católica encontrou uma oportunidade de mudar o status da sua função política no quadro brasileiro, perdida em 1889, com o início do período republicano, onde constitucionalmente o Brasil tornar-se um Estado laico. A partir desse ano o país vivencia um período de mudanças extremas em todos os setores, seja ele político ou social, e é na área da educação que um grupo de católicos denominados laicatos apoiados pela Santa Sé apresentam suas propostas educacionais para intervir num período de mudanças que vivia o Brasil, após um derrocado período da Velha República. Tendo como líder Alceu Amoroso Lima (1893-1983) que propõe um debate nacional contra uma educação laica, a favor de uma pedagogia que tinha nas suas intencionalidades, a sua renovação e o fortalecimento do nacionalismo brasileiro, vertente essa alinhada como uma das propostas de Getúlio Vargas, para compor o seu governo provisório e a sua promessa da elaboração de uma nova constituição. O Humanismo Pedagógico escrito entre 1931 e 1943 por Alceu Amoroso Lima tem em si uma fórmula concreta para trazer de volta o homem ao seu princípio e a uma renovação espiritual, partindo máxima de que, a educação existe para o homem e não o homem para educação, pois esse, segundo o cristianismo, já nasce corrompido e o seu aprendizado tornou-se falsificado. Sendo assim, Alceu Amoroso Lima propõe uma pedagogia que tinha como finalidade mudar essa perspectiva de formação focada no homem e no poder, oriunda de séculos de desencontros com Deus. - DissertaçãoTecnologia na educação : contribuição do design para implementação do metaversoLopes, Taila Nivea Costa (2023-12-11)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta pesquisa, inserida no Programa de Stricto Sensu interdisciplinar em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, reveste-se de grande importância por ressignificar o conceito de Design, realçar sua história e sua contribuição na implementação do Metaverso. A partir desta proposta e da sociedade cada vez mais digitalizada, percebeu-se a necessidade de uma área convergente da tecnologia e da arte. Com essa perspectiva e após a investigação contida na pesquisa, tornou-se inequívoca a consideração de que o Design é esta área que converge a tecnologia e a arte, pois, no Metaverso o conhecimento do designer resulta na materialização dessa união, percebido pelo usuário quando na sua imersão faz uso de biossensores vestíveis, aparatos tecnológicos de acesso que lhe permite experiências enriquecedoras em razão dos inúmeros recursos visuais, desenvolvidos propriamente para esse ambiente virtual. - DissertaçãoTrajetórias de estudantes do ensino fundamental anos finais e o papel da escola na construção da esperançaAbade, Emiliana (2020-08-26)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Esta dissertação aborda a esperança em estudantes de escola pública do Ensino Fundamental Anos Finais, caracterizada como sentimento que se firma na realidade vivida, capaz de mover o indivíduo a buscar possibilidades que o levam a lutar para mudar uma situação que incomoda (FREIRE, 2018). Procurou-se investigar se a escola contribui para a manutenção desse sentimento, uma vez que a realidade social dos estudantes constantemente apresenta fatores que os levam a experimentar o sentimento inverso, a desesperança, pois enfrentam diariamente a violência, a miséria e o sofrimento. A coleta de dados foi feita mediante a realização de dois grupos focais que proporcionaram o diálogo entre estudantes que expressaram o sentimento de esperança por meio de crenças, projetos, experiências e relatos de situações de vida. Após a transcrição do material coletado, foi realizada a análise dos dados que apontou que a escola representa a base de formação para um futuro sólido, além de lugar de acolhimento que se contrapõe à violência das ruas. Entretanto os estudantes revelaram percepção crítica sobre condições culturais que provocam o abandono e mencionaram a bagunça, a sujeira, o vandalismo e as brigas dentro da escola como elementos que descaracterizam a esperança que esse espaço deveria promover. Uma observação relevante é a visão que os estudantes têm de uma escola de periferia que se distingue de outras e o modo menos ou mais esperançoso como enfrentam essa percepção, adaptando-se a ela ou propondo ações para a mudança. Ao final do texto, apresenta-se a discussão sobre a necessidade de uma educação com vistas à esperança, contrária a uma postura imobilizante dos atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem e promotora do diálogo entre professores e alunos que, juntos, analisam a situação real vivida pelos educandos para que, identificados os desafios, busquem, de forma solidária, nunca solitária, soluções possíveis para transformá-la.