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- DissertaçãoEllen White e a saúde na cosmovisão adventistaRibeiro, Mirtes Amaral Domingos (2006-08-01)
Religião
O objetivo desta pesquisa foi compreender como os estudos da saúde no Adventismo permitem aprofundamentos na identidade do ser Adventista. O objetivo geral deste trabalho foi organizar um campo de conhecimento que se refere à Igreja Adventista do Sétimo Dia, através de seu modelo de saúde que é reflexo de sua cosmovisão. Assim, o trabalho descreveu o surgimento da Igreja em meio às reformas sociais e reavivamentos religiosos americanos do século dezoito. Apresentou Ellen White, a personagem carismática aceita pelo grupo em formação e detentora do Dom da profecia, co-fundadora da Igreja e defensora de um modelo de saúde peculiar, a partir de suas declaradas visões. Discutiu, também, a saúde na cosmovisão Adventista: seus valores terapêuticos e fundamentos teológicos; comparou os modelos holístico defendido por Capra e o Adventista whiteano. Finalmente, fundamentou-se na teoria da Antropologia da Doença de François Laplantine respondendo as questões relacionadas à identidade do ser Adventista que se reconhece a partir de um conjunto de orientações relativas à saúde, que guia não só a vida prática como também religiosa dos seus seguidores. Tais orientações compõem a religiosidade Adventista, junto com os elementos eminentemente religiosos que embasam a prática cotidiana dos indivíduos. Este trabalho se constituiu por pesquisa bibliográfica, abrangendo as áreas de Saúde, Religião, História, Sociologia e Antropologia, através das quais se abordou os conceitos de saúde, doença e cosmovisão. - DissertaçãoA inter-relação da arte, design e marca: Tarsila, a artista e o perfumePenkal, Sandra (2006-08-03)
Educação, Arte e História
The aim of this work is to study and make a reflection about the interrelation among the art, the design of products and the commercial marks of the current Cultural Industry. As a research object, the signic dimension of the Manacá/1927 image of the painter Tarsila do Amaral is considered, applied to the product marks of a company of cosmetics and perfumery section of the Brazilian market ( O Boticário ). It can be understood that in all of the times, human groups always used expression behaviors, sense manifestation and social communication, and other language ways. Therefore, the structure of this dissertation is based on a semiotic vision and of the construction of a commercial mark, through the use of artistic sources as symbolic elements that join and enlarge its value. Strong symbols confer a larger link and structure to a mark identity, giving it an easier and fast of being recognized and reminded. Great part of the Brazilian industries, in the most different sections, still doesn t possess a tradition in the use of a design based in elements typically national, resulting, this way, in the reproduction of concepts developed by other countries. Recently, however, some segments already use resources and national data in the conception, creation and development of consumption products. This way, starting from the interchange among art X design to the design X art, including the process of decoding of the work, the public can be moved toward the artistic culture and the national design can be solidified with investments to create and produce products, as demonstrated in this work. - DissertaçãoEllen White e a saúde na cosmovisão adventistaRibeiro, Mirtes Amaral Domingos (2006-08-07)
Religião
O objetivo desta pesquisa foi compreender como os estudos da saúde no Adventismo permitem aprofundamentos na identidade do ser Adventista. O objetivo geral deste trabalho foi organizar um campo de conhecimento que se refere à Igreja Adventista do Sétimo Dia, através de seu modelo de saúde que é reflexo de sua cosmovisão. Assim, o trabalho descreveu o surgimento da Igreja em meio às reformas sociais e reavivamentos religiosos americanos do século dezoito. Apresentou Ellen White, a personagem carismática aceita pelo grupo em formação e detentora do Dom da profecia, co-fundadora da Igreja e defensora de um modelo de saúde peculiar, a partir de suas declaradas visões. Discutiu, também, a saúde na cosmovisão Adventista: seus valores terapêuticos e fundamentos teológicos; comparou os modelos holístico defendido por Capra e o Adventista whiteano. Finalmente, fundamentou-se na teoria da Antropologia da Doença de François Laplantine respondendo as questões relacionadas à identidade do ser Adventista que se reconhece a partir de um conjunto de orientações relativas à saúde, que guia não só a vida prática como também religiosa dos seus seguidores. Tais orientações compõem a religiosidade Adventista, junto com os elementos eminentemente religiosos que embasam a prática cotidiana dos indivíduos. Este trabalho se constituiu por pesquisa bibliográfica, abrangendo as áreas de Saúde, Religião, História, Sociologia e Antropologia, através das quais se abordou os conceitos de saúde, doença e cosmovisão. - DissertaçãoA experiência formativa - PEC Formação Universitária Municípios - e a articulação dos saberes docentesPereira, Roseli Aparecida de Oliveira (2006-08-09)
Educação, Arte e História
Este trabalho tem por objetivo analisar a articulação de saberes de professores do Ensino Fundamental (ciclo I) que participaram da experiência formativa PEC Formação Universitária Municípios na rede de ensino do município de São Paulo. Para isso, o presente estudo tem um cunho predominantemente qualitativo e pretende fazer uma reflexão sobre o caminho percorrido durante o curso e as mudanças que ocorreram na prática educativa desses professores. Tendo com referência os estudos sobre saberes e conhecimentos docentes, investigamos a proposta curricular e metodológica do Programa de Formação e seus reflexos na articulação e mobilização de conhecimentos e saberes, sob a ótica dos professoresalunos. Partindo da análise da literatura educacional, contextualizamos as influências históricas na formação de professores e as pesquisas fundadas na construção de saberes pelos professores em sua prática educativa. O caminho metodológico priorizou um estudo qualitativo com a participação de professoras - por meio de entrevistas -, como forma de compreender o processo formativo e sua importância na transformação da prática educativa, tendo em vista a qualidade de ensino. A análise de dados apresenta uma interpretação contextualizada na argumentação das entrevistadas. Finalmente, nas considerações finais, à luz das teorias e das experiências por nós vivenciadas como pesquisadora, entendemos que a perspectiva dos sujeitos do processo formativo é essencial para uma prática educativa transformadora e criativa. - DissertaçãoPichação: escrita, tipografia e voz de uma cultura na cidade de São Paulo no século XXIFelisette, Marcos Corrêa de Mello (2006-08-09)
Educação, Arte e História
This research proposes an investigation line concerning the emerging typographic production in the streets of the city of São Paulo in the XXI century, having as a major spotlight, the graffiti s writing. The said study suggests an amplification concerning such production, in the constitution of typographic patterns arising from the urban space and their implications both in the cultural scope of the people producing them, as well as, in their relationship with the so-called official media and the formation of their space within the dominant culture. Starting from the comparative analysis concerning the production of this typography, we will try to point out the product and the routes for this language, in the constitution of typographic parameters arising from urban popular styles and cultures, possible providers for a contemporaneousness, both the typography, as well as, the Brazilian graphical design. This way, the research object creates the possibility for crossing between the institutionalized production and the so-called unofficial writings, discussing the occupation mechanisms and reciprocal reading among cultures, within the social-cultural and urban universe that is the space-city. - DissertaçãoImagem digital fixa: sua linguagem e seus processosJungk, Lorena Angelica Galleguillos (2006-08-10)
Educação, Arte e História
The target of the present research work is to analyse the artistic aspect of still digital image art. Still images are the most antique form of human art, and their origin is pre-historical. To evidence principals, development and importance of painting and gravure techniques, and to trace parallels with the most recent technologies of still digital image, was the fundamental base to point out and discuss the ontology of this new form of art, which is expressed through human need to create images and through the desire of getting them stilled in time and space. Its peculiar poetics resulting from its semioptical interrelations, i.e., the creative procedures and artistic language were also analysed in order to prove the value of this contemporaneous art. Finally, were presented the work and the artistic creations of Roman Verostko, exponent of the still digital image art. Concluded were the artistic and universal value of such art whose expression and search for knowledge, common to every art are found in this special form of art, which is in deep harmony with the technological society of our time. - DissertaçãoConservação e restauro de pintura: um mural de Carlos Páez Vilaró de 1974Ferrari, Alessandra (2006-08-10)
Educação, Arte e História
A conservação e o restauro da pintura mural concebida nesta investigação a partir do estudo do restauro da pintura de Carlos Paez Vilaró, sugere reflexões sobre critérios e métodos de intervenção. O recorte da pesquisa procurou compreender não apenas a investigação material e teórica multidisciplinar, mas a complexidade inerente à restauração do objeto artístico no que se refere aos desafios por parte do restaurador e de todos aqueles que possuem a custódia de bens culturais. Esta pesquisa orientou-se, a fim de consolidar os critérios pertinentes, selecionando uma pintura mural que oferecesse discussões em torno da complexidade de suas implicações na escolha dos critérios de intervenção. O restauro foi realizado com sucesso, sendo posteriormente refeito a pedido do proprietário da pintura. Tal acontecimento abriu a discussão a respeito dos critérios e conceitos de restauro. - DissertaçãoO cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie , de Leon HirszmanBarcala, Valter Aparecido (2006-08-11)
Educação, Arte e História
O estudo pretende demonstrar a viabilidade pedagógica do cinema, principalmente para alunos do ensino médio, tendo como referência o filme Eles Não Usam Black-Tie , produzido e dirigido por Leon Hirszman, em 1981. A partir da decupagem e análise do filme, traçou-se uma relação entre a História e o Cinema. Após o arrolamento dos fatos históricos e sociais apresentados no filme, propôs-se uma metodologia de trabalho a partir da obra cinematográfica e a contextualização histórica da temática apresentada. O objetivo central deste trabalho é realizar a integração do cinema nacional ao cotidiano da sala de aula, tornando-o, um instrumento dinâmico que possibilite uma aprendizagem contextualizada dos fatos históricos. - DissertaçãoConstruindo práticas educativas inovadoras no ensino fundamental com enfoque em educação ambiental: estudo exploratório em uma escola estadual do município de São Paulo (2005)Santana, Doris Marques de (2006-08-14)
Educação, Arte e História
This study on environmental education intends to reflect upon possible contributions to environmental education through educational activities in the building of a critical and responsible consciousness on the students. The research proposes that new activities are also able to cooperate in the teaching-learning process as well as to afford conditions for group activities in environmental education. It dealt with the interaction between teacher and primary school students, and of the latter among themselves and the natural world, through creativity and affection, as agents of transformation in the world they live in. The work had as main purpose to apply and evaluate educational activities that might help the teacher to stimulate the student to respect Nature, through participation and interaction in the construction of the citizenship. For such purpose it was divided into two distinct moments: first, the available literature was researched in order to define the educational activities and also environmental education. The work had its foundations on the four pillars of education: learn to know, learn to do, learn to live together and learn to be (Delors, 2003). The second part consisted on artistic and social activities with fourth-grade students of a public school in Sao Paulo. Ikebana and origami workshops, paper recycling, comic books and field trips do the park were the main activities performed. This investigation was run through a participative observation, application of questionnaires to the director, teachers and students, and also with the help of video and audio recordings, photographs, field diary and testimonies obtained from the students and their parents. The methodology used was the qualitative, more specifically, an exploratory study case with the permanent interaction of the art teacher and the ordinary teacher. The data has been analyzed through to the treatment and tabulation of categories technique, according to Bardin (2004). Regarding ikebana and origami activities, as well as paper recycling, a better capability of the teachers involved in the process was considered necessary. We could consider that new educational activities were able to cooperate with the teaching-learning process and to contribute to sensitize and motivate the students to learn values focused on respect of Nature and the environmental issues in their daily life. - DissertaçãoEinstein e Freud: guerra e paz num diálogo interdisciplinarBeust, Luis Henrique (2006-08-14)
Educação, Arte e História
O presente trabalho busca situar a relevância das idéias de Albert Einstein e de Sigmund Freud sobre a guerra e a paz para os esforços contemporâneos de construção de uma Cultura de Paz, conforme postulados pela ONU/UNESCO para a Década Internacional da Cultura de Paz (2001-2010). Como corpus para esta investigação, tem-se as duas cartas-abertas que Einstein e Freud trocaram entre si em 1932 - sob os auspícios do Instituto Internacional de Cooperação Intelectual da Liga das Nações - nas quais apresentavam suas visões sobre as causas da guerra e os possíveis caminhos para o estabelecimento de uma paz definitiva entre as nações. Os postulados de Einstein e de Freud sobre a guerra e a paz são analisados à luz da categorização contemporânea das formas de pacifismo ( as vias da paz ) elaborada por Norberto Bobbio. Conclui-se que as idéias apresentadas por Einstein e Freud, apesar de passados setenta anos de sua redação, ainda se mantêm relevantes na contemporaneidade, apesar de alguns dos pressupostos, especialmente de Freud, terem sofrido desgaste com o passar do tempo. Argumenta-se que suas contribuições são especialmente relevantes para fortalecer a idéia fundamental por trás dos esforços de educação por uma Cultura de Paz, qual seja, de que a guerra não é intrínseca à natureza humana, e que, portanto, pode ser eliminada. Em retrospectiva, percebe-se que a contribuição que Einstein e Freud podem prestar à Cultura de Paz advém tanto de suas idéias quanto do fato de terem se tornado figuras icônicas da cultura do século XX. - DissertaçãoEducação nutricional na educação infantil: o papel da escola na formação de hábitos alimentares das crianças, considerando a problemática da obesidade infantilMoreira, Ana Cristina Medeiros (2006-08-15)
Educação, Arte e História
As mudanças de comportamento alimentar que estão ocorrendo na sociedade estão promovendo grande impacto no panorama da saúde do povo brasileiro, provocando um representativo aumento das doenças crônicas não-transmissíveis, associadas às causas mais comuns de morte na atualidade. Essas alterações têm, igualmente, afetado as crianças. A incidência da obesidade infantil triplicou nas últimas três décadas. A escola tem sido apresentada como um espaço privilegiado para promover saúde, incluindo a formação de hábitos alimentares saudáveis. O estudo visa conhecer a atuação de uma Escola de Educação Infantil do Município de São Paulo, frente ao desafio da educação nutricional, considerando a problemática da obesidade infantil, partindo da observação da merenda escolar, dos projetos educacionais da escola, do grau de conscientização e das ações efetivas dos professores nesse sentido. O trabalho caracterizou-se por um estudo exploratório e participante, com uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa. A população alvo constituiu-se de uma amostra de aproximadamente 400 alunos e de 14 professoras. Foram utilizados diários com registros pessoais, entrevista com a coordenadora pedagógica, observação de campo, questionário aplicado aos professores, fotos e vídeos. Foi efetuada uma análise dos dados antropométricos das crianças, por meio da utilização do aplicativo Epiinfo. Na merenda escolar, destacou-se a falta de variedade do cardápio oferecido. Do ponto de vista qualitativo e dos aspectos sensoriais (sabor e aparência), a refeição era mais adequada do que o lanche. Os agentes escolares e as merendeiras não eram orientados a contribuir com a educação nutricional das crianças. Verificou-se que a escola possui em andamento um projeto educacional (Projeto Horta) relacionado com as ações de educação nutricional. Pode-se afirmar que os educadores percebem a importância desse tema estar inserido nas atividades da escola, mas que ainda não foi transformado em ações efetivas por parte de todos. O percentual de obesidade encontrado entre as crianças foi de 14%, sendo maior entre as meninas. A palestra realizada na escola foi bem sucedida na consecução de seus objetivos. O caráter interdisciplinar da pesquisa permitiu concluir que a interação profissional entre o nutricionista e os educadores é possível e extremamente necessária para as ações de educação nutricional. Pôde-se observar que há pouca comunicação entre os órgãos do governo que integram o sistema de alimentação escolar, incluindo também os Centros de Saúde, os quais não estão inseridos nas atividades de educação nutricional no ambiente escolar. Recomenda-se que haja um profissional nutricionista responsável pelo acompanhamento das ações de educação nutricional, coordenando, articulando e acompanhando as diferentes fases dos processos. Recomenda-se também a realização periódica, não só de palestras orientadoras aos pais, como ainda cursos de capacitação aos professores, merendeiras e agentes de ensino. - DissertaçãoA relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivistaDaud, Denise da Costa Neves (2006-08-16)
Educação, Arte e História
Este trabalho de dissertação se propôs a investigar de que forma a hipermídia pode ser utilizada como recurso pedagógico inovador no processo de ensino e aprendizado de maneira a favorecer a construção do conhecimento por parte do educando. A investigação se deu por meio da análise de duas produções em hipermídia, Leonardo 2.0 O Inventor e História Local nos Processos de Alfabetização de Crianças, Jovens e Adultos do Município de Diadema composta pela hipermídia Diadorim, ambas em CD-ROM. O estudo leva em consideração as propriedades e características dos ambientes digitais, particularmente da hipermídia, analisando diversas situações e sugerindo caminhos que possam contribuir para uma aprendizagem mais autônoma dentro desses ambientes partindo de uma concepção pedagógica construtivista. - DissertaçãoDelírios religiosos e estruturação psíquica: o caso Jacobina Mentz Maurer e o episódio Mucker - Uma releitura fundamentada na psicologia analíticaMódolo, Heloisa Mara Luchesi (2006-08-17)
Religião
Este projeto teve como objetivo estudar os delírios religiosos e investigar como poderiam exercer uma função psíquica estruturante, tanto para a psique individual, quanto para a coletiva. De posse dos fundamentos teóricos da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, realizamos a releitura de um movimento religioso conhecido como Mucker. Esse foi um curioso episódio considerado como o único surto messiânico-milenarista protestante não pentecostal no Brasil e aconteceu num grupo étnico bem definido, isto é, de imigrantes alemães. Além disso, foi liderado por uma mulher, Jacobina Mentz Maurer. Este fato histórico ocorreu entre 1873-1874, no Rio Grande do Sul, na Colônia Alemã de São Leopoldo, na atual cidade de Sapiranga, e teve final trágico, pois quase todos os seus participantes foram mortos pelo Batalhão do Exército Imperial. Encontramos indicadores de que os delírios religiosos de Jacobina possibilitaram a ela e ao grupo Mucker um meio de estruturação psíquica frente a uma situação de caos social, cultural e religioso em que viviam aqueles colonos imigrantes. - DissertaçãoO trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistasWeckelmann, Valéria Faria (2006-08-21)
Educação, Arte e História
O presente trabalho traz à discussão os resultados de uma pesquisa realizada com docentes que detêm significativa experiência no ensino superior em ambientes de aprendizagem nas modalidades de ensino presencial e à distância na mídia videoconferência. A pesquisa busca apreender como esses professores percebem, entre outros aspectos: as diferenças entre a aula presencial e a ministrada por videoconferência, o que os conduziu à essa mídia, as dificuldades encontradas para a realização deste trabalho, e, segundo suas vivências, quais são as habilidades que um docente necessita desenvolver para o trabalho na videoconferência. Aspectos relacionados ao material utilizado na videoconferência, tanto no que diz respeito à elaboração quanto à execução, são abordados, assim como a percepção, seus sentimentos avanços e dificuldades. Procura-se extrair a partir de suas percepções as características e competências necessárias para atuar em ambiente de aprendizagem virtual de videoconferência. O contexto da videoconferência foi o de cursistas-alunos e professores com experiência na docência, e a videoconferência foi ministrada a partir de estúdio de geração com conexão multiponto, ou seja, a aula foi ministrada simultaneamente para quatro ou cinco salas localizadas em lugares geograficamente dispersos. - DissertaçãoO feminino e o sagrado: um olhar contemporâneoFonteles, Maria das Graças Sá Roriz (2006-08-28)
Religião
O principal objetivo do presente estudo foi o de analisar a compreensão e a importância do sagrado no cotidiano de mulheres de diferentes idades e religiões. Investigou-se como o sagrado é percebido pela mulher, como esta se sente diante dele, de que maneira a linguagem sagrada permeia seus sentimentos; qual a leitura que ela faz das diferentes linguagens através das quais o sagrado se manifesta e como ela as internaliza. Participaram deste estudo 14 estudantes do curso de pós-graduação stricto sensu da área de humanidades, com idades variando entre 23 e 50 anos. As entrevistas foram pautadas em um roteiro semi-estruturado, gravadas e transcritas. Os dados foram tratados e categorizados conforme o método de análise de conteúdo. As unidades de análise foram selecionadas a partir da percepção de importância em relação à evidência de núcleos temáticos revelados pelas entrevistadas. Os resultados finais conduziram a 15 núcleos temáticos: 1) Conceito de sagrado; 2) Identidade do sagrado; 3) Representação do sagrado; 4) Intimidade com o sagrado; 5) Demonstração do sagrado; 6) Sentimentos despertados; 7) Localização do sagrado; 8) Relacionamento com o sagrado; 9) O momento de contato; 10) A importância do sagrado; 11) Religião e sagrado; 12) Comunicação com o sagrado; 13) A comunicação do sagrado com o homem e a mulher; 14) A percepção feminina dos sentimentos masculinos em relação ao sagrado; 15) A liderança feminina na Igreja. Por meio da minuciosa análise e discussão dos dados colhidos foi possível se chegar à conclusão que a presente pesquisa contribuiu para o levantamento da memória histórica da relação entre o feminino e o sagrado, servindo de bússola para que uma visão renovada sobre o feminino possa colaborar na construção de papéis sociais mais igualitários. A aceitação da participação do feminino na compreensão do sagrado é uma das maiores relevâncias para as mudanças sociais neste início de século. - DissertaçãoO uso social da riqueza em João CalvinoGonçalves, Cláudio César (2006-08-30)
Religião
No pensamento social de Calvino a causa do caos econômico, da ganância e injustiça social é o pecado que entrou no mundo através da Queda no Édem. Mas a obra de Cristo, através da sua Igreja, é responsável pela reorganização moral e social da humanidade caída. Calvino denuncia o perigo espiritual das riquezas, a moderação e o dever à assistência social (dar esmolas). O que deve perdurar em qualquer transação econômica, deve ser, sempre: a honestidade, o amor, a moderação, a ética cristã e a caridade. É a mordomia cristã levada a sério. Para ele o homem exerce sua plena humanidade quando trabalha. O dinheiro, a riqueza e os bens econômicos são colocados à disposição do ser humano para a organização de sua vida e da sociedade, o qual é solidariamente responsável. Calvino combatia a teologia medieval da opção pela pobreza no ascetismo monástico. Para ele a vida material está intrinsecamente ligada à vida espiritual. A formação humanista de Calvino, a sua piedade, erudição e experiência nas instituições que atuou (Academia de Genebra, o Hospital Geral e o Fundo Francês) foram determinantes para a implantação da Reforma. Ela mudou a atitude para com o dinheiro e a pobreza. A caridade é um dever, um privilégio recompensável, é uma responsabilidade social de todos. O conceito de Calvino sobre o uso social da riqueza deve nos atingir por inteiro, em todas as áreas da nossa vida, no âmbito espiritual e material. - DissertaçãoProtestantismo de exílio: Kalley e os refugiados da Ilha da Madeira em IllinoisMarques, Gilmar de Araújo (2006-08-30)
Religião
Robert Reid Kalley, Scottish missionary and doctor, certainly is considering one of the principal personages exile s protestantism in the history of the world protestantism. However he s a few know and few appreciated in the church history and mission protestantism, considering that he was pioneer of the protestantism in Brasil. This project aspire to ransom the Kalley s biography, with enphasis in his thinking and his work made in Madeira Island and Illinois State, in the United States of America, before arrived to Brazil. The literature about the biography and Kalley s work and personal records from Madeira s remaining refugees in Illinois, show some feature of the exile s protestantism practiced for those communities, whose origin happened in missionary s work of the Madeira Island. For to characterize practice protestantism for Madeira s refugee like exile s protestantism aspired showed the origen of protestant moviment through Protestant Reform sixteenth century and developping social and politcs fight according with confront with religious supremacy in the european continent around politic power of the roman catolicism. Delivery from similar situations, turn back the moviment happened in religious persecution period of Church History. Aspiring to show analogy betwen these moviments and the persecution suffering Kalley and the Madeira Exiles and developping in the Caribean Islands and Illinois. The analylis of the Kalley s missionary work reveal how he always standed context with ecclesiastic politics and social question arised during his life. The analysis of evolution portuguese community in Illinois, to observe that religious origin and tongue was the central estructure of the social life refugees in early arrived in America and during long time of years, the Madeira community crossed process of aculturation being absolving for culture of the country that received them. In this view, gathering this several elements in six category or axis can to trace the type of protestantism that they practiced and identify us alike exiles protestantism. These category are: Persecution, Dispersal, Diffusion, Adhesion, Opposition, Dissension or Assimilation. - DissertaçãoIgreja Evangélica: comunicação e música - Estudo de caso: 2006 Igreja Batista de Água BrancaPonte, Celso Alves da (2006-09-05)
Educação, Arte e História
This dissertation aimed at discussing, under exploratory nature, the application of communication and music mechanisms, with a classic evangelic church as a way for making possible the maintenance of its members' number and also the volume of tithes and offers collected. In more detailed way, this study aimed at determining in what form these instruments, such as: campaigns, internal communication, pastoral message, bands and the corals favor the permanence of the congregation members and conquer others for the Baptist Church of Água Branca. This study showed what the application of communication in marketing and music by the churches, may immediately constitute an instrument that allows for attracting people to the church, providing its sustainability. - DissertaçãoÁlvaro Reis pastor, pregador e polemista: uma breve análise sobre seu discursoRibeiro, Ademir (2006-09-06)
Religião
This dissertation as its objective a short analysis of the polemic discourse of Alvaro Reis, as seen in part of one of his works, The Caldaic Origins of Bible. This text was initially written as a polemic debate with José Campos Novaes, a scholar of the times. We mean to analyze the first chapter, dealing with authenticity of the first five chapter of the Bible known as Pentateuch. Since our analyses has the Bible and its relation with the protestant context, as base of the discourse, we discuss the coming of the Protestants to the country, its cultural, political and religious context, as far as it is a par of Alvaro Reis s life. The research included his functions as minister and preacher of Brazilian Presbyterian Church. Through the readings of the work mentioned above, and one of his other words, The Spiritism, both part of his polemic discourses, we found the means of his function as a polemist and his refutations. - DissertaçãoEducação musical - uma nova abordagem (Centro Livre de Aprendizagem Musical - São Paulo - 1973 a 2001)Suzigan, Maria Lúcia Cruz (2006-09-12)
Educação, Arte e História
This work intends to discuss the pedagogical project of CLAM - Free Center of Musical Learning, one of the first schools of music in the city of São Paulo to develop a different proposal of teaching-learning from the traditional schools. The focus is on the period from March 1973 to March 2001. It is an interdisciplinary work the first one concerning a brief history of Zimbo Trio and the CLAM. The second chapter analyses all the methodology developed in the school and examples of what repertoire was used. In the third chapter is about the creation and organization of the Department of Musical Education for Children, its methodology, repertoires, recitals and the use of this teaching-learning system for public and private schools, in particular Diadema - SP public school net.