Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
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Navegando Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) por Orientador "Carreiro, Luiz Renato Rodrigues"
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- DissertaçãoAdaptação de um programa de intervenção em funções executivas e autorregulação no contexto escolar para crianças do 3º ao 5º ano do ensino fundamentalCampos, Ana Paula Soares de (2017-02-10)
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Executive Functions (EF) are skills that bring together aspects such as cognitive flexibility, working memory, inhibitory control, planning, self-regulation that allow us to control goal-directed behaviors. These abilities follow distinct trajectories of development until early adulthood. The school provides a rich environment for executive functions stimulation during daily living in the classroom. In Brazil, there is a lack of materials for intervention in these skills for school-age children, especially from the 3rd year. This study aims to adapt a Program of Intervention in Executive Functions and Self-Regulation (PIAFEX) for students in 3rd to 5th grades of Elementary School, to improve teaching practice and students' school performance. This work is divided in two phases, the first one involves the adaptation carried out by the author and the second the evaluation of the adaptation by a group of 6 teachers of children in the 3rd to 5th year of Elementary School, two of them for each school grade. PIAFEX aims at the development of EF in elementary school children, including skills such as organization, planning, inhibition of impulses, attention, working memory, metacognition and emotional regulation. The adaptation considered the adequacy to the contents of each year and the functions that are intended to be developed within the group of EF. In the second phase of this study, the teachers underwent training in EF to understand the skills that can be developed with the adapted material. This training has achieved the main goal of introducing important concepts about EF and self-regulation. All the PIAFEX adapted activities were appreciated by the teachers through assessment questionnaires answered from their classroom reality. In general, the teachers agreed with the activities, and the notes made by them resulted in new adaptations to the material. It was verified with this study that coherent activities were proposed to the development phase of children from 3rd to 5th year for the development of EF and self-regulation in this phase of schooling. - TeseAdaptação e aplicação do programa de alfabetização e raciocínio (par) para intervenção remota em habilidades de leitura, escrita e matemática de crianças com TDAHRocha, Leilany Barcellos da (2022-05-17)
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O objetivo deste estudo é verificar os efeitos do Programa de Alfabetização e Raciocínio (PAR) como instrumento de intervenção remota em habilidades de alfabetização e desempenho cognitivo e acadêmico de crianças com TDAH do ensino fundamental. O TDAH é definido por níveis prejudiciais de desatenção, e/ou hiperatividade-impulsividade. A pesquisa foi dividida em duas fases: Na fase 1 fez-se uma seleção de jogos da dissertação de mestrado da autora, para o estímulo das habilidades acima citadas. Em seguida os jogos foram submetidos à análise de doze juízes que avaliaram sua pertinência para o estímulo de crianças com TDAH. Foram utilizados os jogos que obtiveram 70% de concordância. Na fase 2 do estudo foi realizada uma avaliação neuropsicológica, seguida de intervenção com 26 encontros (2 vezes/semana) com duração de 55 minutos. Ao final da intervenção, foi realizada novamente a avaliação neuropsicológica do início. Participaram do estudo 6 crianças com idade entre 8 e 11 anos do ensino fundamental de duas escolas particulares de São Paulo. De acordo com suas dificuldades escolares, as crianças foram separadas em 4 grupos de intervenção: Grupo A para os que precisavam de estímulo nas habilidades de Linguagem, Controle Inibitório e FlexibilidadeCognitiva; o Grupo B para os que precisavam de estímulo em Linguagem, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva; No Grupo C as intervenções foram para crianças com prejuízo em Raciocínio Matemático, Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva; Para o Grupo D foram selecionadas as crianças com déficits em Raciocínio Matemático, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva. Na avaliação utilizou-se o inventário SDQ aplicado aos responsáveis, o Inventário de Funções Executivas (IFERA-I), a Escala de sintomas do TDAHe o Inventário de Rastreamento de Dificuldades Cognitivas (IRDC) para identificação de sinais do TDAH. Com as crianças utilizou-se a WASI, o TAC, o Teste de Trilhas (partes A e B) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE-II). Os resultados obtidos apontaram índices qualitativamente e quantitativamente positivos, porém, não sendo estatisticamente significativos. Por ser uma mostra reduzida, observou-se individualmente uma tendência crescente de melhoria cognitiva com poucos índices de piora e índices comportamentais elevados, principalmente das habilidades relacionadas aos sintomas de TDAH, verificando um efeito positivo da aplicação do instrumento, agora nomeado de in-PAR, como alternativa de intervenção remota para crianças nas habilidades de leitura, escrita e matemática, comparando resultados pré e pós-intervenção tendo cada participante como seu controle - TeseAdaptação e aplicação do programa de alfabetização e raciocínio (par) para intervenção remota em habilidades de leitura, escrita e matemática de crianças com TDAHRocha, Leilany Barcellos da (2022-05-17)
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O objetivo deste estudo é verificar os efeitos do Programa de Alfabetização e Raciocínio (PAR) como instrumento de intervenção remota em habilidades de alfabetização e desempenho cognitivo e acadêmico de crianças com TDAH do ensino fundamental. O TDAH é definido por níveis prejudiciais de desatenção, e/ou hiperatividade-impulsividade. A pesquisa foi dividida em duas fases: Na fase 1 fez-se uma seleção de jogos da dissertação de mestrado da autora, para o estímulo das habilidades acima citadas. Em seguida os jogos foram submetidos à análise de doze juízes que avaliaram sua pertinência para o estímulo de crianças com TDAH. Foram utilizados os jogos que obtiveram 70% de concordância. Na fase 2 do estudo foi realizada uma avaliação neuropsicológica, seguida de intervenção com 26 encontros (2 vezes/semana) com duração de 55 minutos. Ao final da intervenção, foi realizada novamente a avaliação neuropsicológica do início. Participaram do estudo 6 crianças com idade entre 8 e 11 anos do ensino fundamental de duas escolas particulares de São Paulo. De acordo com suas dificuldades escolares, as crianças foram separadas em 4 grupos de intervenção: Grupo A para os que precisavam de estímulo nas habilidades de Linguagem, Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva; o Grupo B para os que precisavam de estímulo em Linguagem, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva; No Grupo C as intervenções foram para crianças com prejuízo em Raciocínio Matemático, Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva; Para o Grupo D foram selecionadas as crianças com déficits em Raciocínio Matemático, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva. Na avaliação utilizou-se o inventário SDQ aplicado aos responsáveis, o Inventário de Funções Executivas (IFERA-I), a Escala de sintomas do TDAH e o Inventário de Rastreamento de Dificuldades Cognitivas (IRDC) para identificação de sinais do TDAH. Com as crianças utilizou-se a WASI, o TAC, o Teste de Trilhas (partes A e B) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE-II). Os resultados obtidos apontaram índices qualitativamente e quantitativamente positivos, porém, não sendo estatisticamente significativos. Por ser uma mostra reduzida, observou-se individualmente uma tendência crescente de melhoria cognitiva com poucos índices de piora e índices comportamentais elevados, principalmente das habilidades relacionadas aos sintomas de TDAH, verificando um efeito positivo da aplicação do instrumento, agora nomeado de in-PAR, como alternativa de intervenção remota para crianças nas habilidades de leitura, escrita e matemática, comparando resultados pré e pós-intervenção tendo cada participante como seu controle. - TeseAdaptação transcultural e avaliação dos efeitos de um programa de intervenção com jogos no desempenho motor, acadêmico e das funções executivas em criançasFerreira, Rodrigo Carlos Toscano (2024-03-26)
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A literatura científica tem demonstrado correlações positivas entre o desenvolvimento motor e as habilidades cognitivas, mais especificamente as funções executivas e o desempenho acadêmico. O objetivo geral deste estudo foi adaptar transculturalmente e avaliar os efeitos de um programa de intervenção motora no desempenho motor, acadêmico e das funções executivas em crianças. O estudo foi dividido em duas partes. Primeiramente, foi realizada a adaptação transcultural e a análise dos juízes quanto à carga de demandas cognitivas do programa de jogos e atividades propostos no livro “Melhorando a cognição da criança com jogos de atividade física”, do Dr. Phillip Tomporowski, que apresenta 18 jogos para o aprimoramento da cognição. Após a adaptação transcultural e validação dos juízes, foi aplicada a intervenção em uma amostra da população brasileira, composta por 48 crianças de 7 e 8 anos, divididas em grupo controle e grupo experimental, dos 2º e 3º anos do Ensino Fundamental – anos iniciais, de um colégio particular de São Paulo. Foram utilizados os seguintes instrumentos: para a avaliação do desenvolvimento motor foi utilizada a Bateria de Avaliação de Movimento para Crianças - Movement Assessment Battery for Children – Second Edition (MABC-2); Para a avaliação das funções executivas foram utilizados o Teste de Trilhas para Escolares (Trilhas), o Teste de Atenção por Cancelamento (TAC), o Teste de Atenção Visual (Tavis-4) e o Inventário de Funções Executivas e Regulação Infantil (IFERA-I); e para avaliar o desempenho acadêmico foram utilizadas as avaliações escolares e notas trimestrais. Na análise de dados, inicialmente utilizou-se o teste t pareado presente em R base para comparar as médias do grupo controle e experimental nos momentos pré e pós-intervenção. Em seguida, calculou-se a diferença entre essas médias, comparando o r de Pearson do grupo controle e do grupo experimental por meio do teste Z de Fisher, para compreender o efeito da proposta de intervenção para promoção do desenvolvimento cognitivo e motor em crianças com base nos jogos do livro do Tomporowski, McCullick e Pesce. Os resultados apresentados neste estudo apontam que não houve diferenças significativas entre as médias do grupo controle e experimental, possivelmente pelo fato do grupo controle ser ativo e obter um programa bem estruturado nas suas aulas regulares de Educação Física. Além disso, ressalta-se que a pesquisa foi realizada em uma escola particular da Zona Oeste de São Paulo, em alunos com alto poder aquisitivo, diferentemente da maioria das crianças da população brasileira. Mesmo assim, notou-se diferenças qualitativas em relatos de pais e professores, como por exemplo no IFERAI. Novas pesquisas são necessárias para dar continuidade ao efeito de intervenções motoras com demandas cognitivas nas habilidades cognitivas das crianças. - TeseAlfabetização e deficiência intelectual : estudo sobre o desenvolvimento de habilidades fonológicas em crianças com Síndrome de Williams e Síndrome de DownSegin, Miriam (2015-02-10)
Psicologia
O desenvolvimento das competências linguísticas como o vocabulário, a consciência fonológica e o conhecimento das letras são associadas ao desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em crianças com desenvolvimento típico. Há poucos estudos sobre o desenvolvimento dessas competências em crianças com distúrbios do desenvolvimento que exibem além de deficiência intelectual (DI) em graus variados, perfis linguísticos específicos como, por exemplo, as crianças com Síndrome de Down (SD) e Síndrome de Williams (SW). Esse estudo teve como objetivo desenvolver e implementar procedimentos de intervenção, utilizando o treino de habilidades fonológicas como auxiliar para o processo de alfabetização, para 6 crianças com idades entre 9 e 11 anos, sendo 3 com SD e 3 com SW, matriculadas no ensino regular. Para cumprir os objetivos do trabalho foram selecionados instrumentos para avaliação do potencial intelectual (WISC III, sessões lúdica de observação), do perfil comportamental (CBCL/6-18), do vocabulário receptivo (TVIP) e compreensão de comandos verbais (TOKEN), das habilidades de Consciência Fonológica (PCFO), de Consciência Sintática (PCS) e leitura e escrita (BALE). Além destes instrumentos foram realizadas 32 sessões utilizando-se o software de alfabetização fônica e materiais lúdicos (alfabeto móvel, blocos lógicos e lápis e papel) como auxiliares no procedimento de intervenção. Após isso os participantes foram reavaliados por meio da PCFO. Como resultados dos dois grupos observou-se, no CBCL/6-18, comprometimento na realização de trabalhos e tarefas, na capacidade de brincar e trabalhar sozinha, no desempenho acadêmico, na participação em organizações, problemas de atenção dentre outros. No teste TVIP foi possível observar que o vocabulário receptivo está muito abaixo do esperado para a escolaridade e para a idade. A avaliação da compreensão de comandos verbais medidas pelo TOKEN foi prejudicada porque 4 crianças não apresentaram os conhecimentos para a realização da atividade. Na PCFO (pré e pós-intervenção) e na PCS os resultados apresentados pelos dois grupos mostraram grande comprometimento com desempenho muito abaixo do esperado em função da idade e da escolaridade. Com relação a BALE, as crianças não apresentavam habilidades para a realização das atividades. Foi possível concluir que a estimulação por meio do treino de consciência fonológica promovida nesse estudo com o auxílio do programa Alfabetização Fônica Computadorizada produziu ganhos para a habilidade de reconhecimento do nome das letras do alfabeto por meio dos seguintes subtestes: vogais e consoantes. A evolução apresentada pelos participantes, se considerarmos que estas crianças já frequentaram a escola por mais de 3 a 4 anos e mesmo assim apresentavam prejuízos em habilidades precursoras básicas para o desenvolvimento de leitura e escrita, com apenas 32 sessões em um prazo de aproximadamente dois meses, houve um progresso acentuado. Em suma, o procedimento de intervenção para o desenvolvimento da CF mostra-se um caminho promissor para melhorar os desempenhos nessas habilidades para crianças com DI. - DissertaçãoAnálise fatorial e normatização preliminar da versão brasileira do Inventário de Comportamento Motor (MBC) para uma amostra de crianças do Ensino Fundamental IGarcia, Fernanda (2020-02-04)
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Para a avaliação de dificuldades cognitivas e comportamentais ao longo do desenvolvimento da criança, frequentemente pais e professores são solicitados a responderem questionários e inventários sobre seus filhos e alunos. Esse procedimento consegue fornecer, sob o ponto de vista destes participantes, informações fundamentais sobre o comportamento destes indivíduos em diferentes ambientes e sob diferentes pontos de vista. Nesta perspectiva foi desenvolvido o Motor Behavior Checklist (MBC), que avalia o comportamento motor e deve ser preenchido observando-se a criança em uma situação de brincar ou nas aulas de educação física (EF). Embora o MBC para crianças não tenha sido projetado para ser usado como uma ferramenta de diagnóstico em contextos clínicos, os dados fornecidos pelo instrumento são úteis como informações complementares durante os procedimentos de avaliação. Uma vez que pesquisas constataram sua efetiva contribuição para a discriminação do núcleo de sintomas de alguns transtornos/alterações associadas ao neurodesenvolvimento como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno de Conduta (TC), e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este instrumento já foi traduzido para o português e sofreu processo de adaptação transcultural sendo necessário agora buscar a normatização preliminar e por evidências de validade externa. Em função disto, o objetivo desta pesquisa foi estabelecer as normas preliminares do Inventário de Comportamento Motor (Motor Behavior Checklist – MBC) para uma amostra de crianças em função da idade e escolaridade. A amostra foi composta por 332 alunos do Ensino Fundamental I, de escolas públicas e particulares das cidades de São Paulo e Embu das Artes, que foram avaliados pelos professores de educação física, professores de sala e pais. Além do MBC, o Breve Monitor de Problema (BPM-P) para pais e (BPM-T) para professores e o Inventário de Funções Executivas e Regulação Infantil (IFERA-I) foram utilizados. Para a normatização da pontuação no MBC para a faixa etária entre 6 e 11 anos, primeiramente foi feita uma análise fatorial dos itens traduzidos, seguida da aplicação da Teoria de Reposta ao item (Modelo Rasch) e a média e o desvio-padrão das distribuições das pontuações brutas no instrumento para cada um dos níveis etários. A análise fatorial descreveu que os itens se distribuíram melhores em um modelo de 6 subescalas ao invés de 7 como no inventário original gerando subescalas de Problemas Quebra de Regras, Problemas de TDAH, Problemas de Baixa Energia, Problemas de Empatia e Estereotipia, Problemas de Interação Social e Problemas de Autorregulação. Além disso, alguns itens foram redistribuídos entre as escalas e outros excluídos por não apresentarem discriminação em função das respostas. Para a obtenção da pontuação padrão correspondente a cada pontuação bruta no MBC, as pontuações foram submetidas à seguinte sequência: de cada pontuação foi subtraída a média da distribuição correspondente, e o resto foi dividido pelo desvio-padrão dessa distribuição. Tal razão foi multiplicada então por 15, e a este produto foi finalmente acrescido 100. A fórmula pode ser assim representada: pontuação-padrão= ([PONTUAÇÃO – média] /desvio-padrão) 15 + 100. Os resultados da nova estrutura fatorial da escala adaptada para o português do Brasil passaram a refletir melhor a avaliação da amostra utilizada nesse instrumento. Foi possível também apresentar normas preliminares da versão traduzida do Inventário de Comportamento Motor (MBC). E por fim, as análises de correlações com outros instrumentos que tem escalas com constructos compatíveis ao MBC, como o IFERA-I e BPM, mostraram que todos os índices entre as subescalas do MBC e as subescalas selecionadas do BPM e IFERA-I Professores foram positivos e estatisticamente significativos - TeseAplicação do Inventário de Rastreio de Dificuldades Cognitivas (IRDC) versão de pais em uma amostra de crianças de estados do Nordeste do Brasil para avaliação de dificuldades escolaresBarros, Bruno Gustavo Lins de (2022-05-09)
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Evidências de atrasos cognitivos no desenvolvimento em crianças são um importante indicativo para que pais busquem por avaliação neuropsicológica (ANP) para analisar as dificuldades cognitivas dos seus filhos. A ANP tradicional demanda tempo e custos significativos, o que pode dificultar seu acesso em uma realidade socioeconômica mais difícil como a de muitas cidades da Região Nordeste do Brasil. Diante disso, inventários que avaliam dificuldades cognitivas, baseado nos relatos de pais e professores ajudam a rastrear os principais problemas do desenvolvimento, entretanto há poucos instrumentos validados para esse fim. Um deles é o Inventário de Rastreio de Dificuldades Cognitivas (IRDC), desenvolvido por Marino, em sua tese de doutorado, que avalia perfis cognitivos compatíveis com Deficiência Intelectual (leve), Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Dislexia. O objetivo deste trabalhofoi buscar evidências de validade para o IRDC versão de pais, com base em variáveis externas para uma amostra de crianças do Nordeste do Brasil. Pais de 63 crianças com queixas de dificuldades escolares e de desenvolvimento, que tinham entre 6 e 11 anos, residentes em Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, responderam oIRDC, o Inventário de Dificuldades em Funções Executivas (IFERA-I), o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) e um Roteiro de perguntas sobre desatenção, hiperatividade e impulsividade (TDAH-DSM), para buscar evidências de validade adicionais do IRDC. A aplicação dos questionários aconteceu na modalidade online, com a divulgação nas instituições que atendem as crianças com atrasos no desenvolvimento, secretaria de educação e escolas. Nos resultados, foram realizadas análises descritivas e correlação de Pearson entre os fatores do IRDC e os do IFERA, SDQ e TDAH-DSM. Também foram comparadas as médias dos fatores do IRDC entre os grupos com diferentes condições clínicas relatadas por seus pais, especificamente transtorno do espectro autista (TEA), TDAH e DI. Para isso foi utilizada a análise Kruskal-Wallis e comparação par a par de Dwass-Steel-Critchlow-Fligner com nível de significância de 0,05. Os resultados mostraram que a maioria das correlações foram positivas e de magnitude fraca a moderada, entretanto todos os fatores do IRDC apresentam correlação com os do IFERA. As correlações entre o IRDC e o TDAH DSM foram majoritariamente significativas, positivas e variando entre moderada a forte. As correlações entre IRDC e SDQ foram significativas, positivas e de magnitude fraca, moderada e forte. Sendo assim, pode-se dizer que o IRDC demonstrouevidências de validade adicionais, quando avaliada sua utilização em cidades da Região nordeste do Brasil, sendo um bom instrumento de rastreamento de dificuldades associadas ao desenvolvimento em crianças com sinais de desatenção, dificuldades de leitura e com dificuldades em habilidades intelectuais, podendo discriminar grupos de crianças com indicadores clínicos de dificuldades cognitivas - DissertaçãoAplicação do modelo de árvore de decisão no rastreio de queixas de desatenção e hiperatividade em crianças e adolescentesSilva, Mayara Miyahara Moraes (2020-02-20)
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O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por um padrão persistente de desatenção e hiperatividade/impulsividade. Há uma dificuldade considerável para realizar o diagnóstico desse transtorno principalmente para discriminar o que seria um comportamento esperado para a fase do desenvolvimento da criança ou adolescentes, e o que seriam sintomas, provenientes do TDAH. O modelo de árvore de decisão é um algoritmo estatístico, modelo preditivo construído com comparações de valores de um determinado objetivo que pode ser comparado com outros valores constantes, colocando neste estudo essas variáveis de uma base de dados em níveis hierárquicos, essas variáveis envolvem os índices de testes neuropsicológicos e comportamentais. Este estudo tem como objetivo aplicar o modelo de árvore de decisão no direcionamento do rastreio de queixas de uma organização de dados de um protocolo que avalia queixas de TDAH, pretende-se analisar quais itens selecionados dos instrumentos de avaliação cognitiva utilizados, como teste de atenção por cancelamento, teste de trilhas, continuous performance test, teste de cartas wisconsin, escala wechsler de inteligência abreviada e escala wechsler de inteligência para crianças, além do inventário de comportamentos para crianças e adolescentes (CBCL/6-18) e inventário para professores (TRF/6-18) teriam melhores índices associados à acurácia do diagnóstico de TDAH. Esta foi uma amostra com dados secundários de banco de dados do protocolo TDAH, ligado ao PPG em Distúrbios do Desenvolvimento na Universidade Presbiteriana Mackenzie, foram 202 participantes do crianças com TDAH e um banco de dados de uma Instituição do Estado de São Paulo que conta com 185 participantes do grupo de crianças sem TDAH. Os resultados destacados foram referentes aos itens “CBCL TDAH”, e “CBCL problemas de atenção” do inventário comportamental CBCL; o teste Wisconsin cujo os itens “aprendendo a aprender”, “WCST erros perseverativos” e “WCST respostas perseverativas”; o teste neuropsicológico CPT no item “CPT omissões”, sendo que a acurácia de discriminação do diagnóstico variou de 84,7% a 60% na precisão da árvore de decisão. Verificou-se que a árvore de decisão e abordagens com machine learning podem ser eficazes no direcionamento do rastreio de queixas típicas do TDAH. - DissertaçãoAvaliação da atenção em crianças do ensino fundamental I: comparação de procedimentos tradicionais e computadorizadosLellis, Vera Rocha Reis (2011-02-23)
Psicologia
A atenção pode ser compreendida enquanto conjunto de processos neurais que possibilitam a seleção adequada de informações do ambiente e que por isso orientam respostas adaptativas. Desse modo, seu estudo é necessário para a compreensão dos processos cognitivos e de como suas alterações se expressam por dificuldades adaptativas, tais como as observadas em casos de Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH). O objetivo deste estudo foi o de fazer uma avaliação neuropsicológica e comportamental centrada na análise do processo atencional de 78 crianças do Ensino Fundamental I, matriculadas em uma escola particular e com idade entre 6 e 11 anos. Foram empregados testes tradicionais de realização em lápis e papel e testes computadorizados para avaliação da atenção. Os instrumentos utilizados foram: WISC-III; Wisconsin; Atenção Concentrada (AC e TECON) e Atenção Difusa (TEDIF). Na avaliação comportamental foi utilizada a Escala Comportamental (CBCL/6 18) aplicada aos pais. Para os professores foram empregadas a Escala de Sinais de Desatenção e Hiperatividade (Benczik), além de Escala Comportamental (TRF). Os testes computadorizados avaliaram a orientação voluntária e automática, o direcionamento temporal e a manutenção da atenção. Foram comparados os resultados dos instrumentos computadorizados com os resultados dos testes tradicionais de respostas em lápis e papel e com as escalas comportamentais e de sinais de desatenção e hiperatividade. Não foram observados nos participantes indicadores de problemas de comportamento relato dos pais (CBCL) ou pelos professores (TRF). Os resultados dos testes tradicionais relacionados à Atenção Concentrada (AC, TECON-1 e TECON -2, TEDIF-1 e TEDIF-3) demonstram aumento significativo de acertos e pontos em função da escolaridade. Já nos testes computadorizados houve uma diminuição sistemática do tempo de reação em função do aumento da escolaridade. Entretanto, à medida que a escolaridade aumenta há uma diminuição das diferenças entre a condição válida e inválida, tornando os participantes mais eficientes em perceber estímulos fora dos locais indicados. Outro fator que apresentou diferença significativa foi quanto ao tempo de reação para a condição aonde pista alvo vêm na mesma posição (condição ipsolateral) é menor do que o tempo de reação para a condição na qual a pista e o alvo vêm em lados opostos (condição contralateral). No teste Wisconsin é possível verificar que com o aumento da escolaridade há uma diminuição no número de ensaios administrados e também um aumento de número de categorias completadas bem como diminuição no total de erros e de número de respostas perseverativas, e que tal fato se correlaciona com a diminuição do tempo de reação nos testes computadorizados, demonstrando que as habilidades avaliadas por cada um desses testes também estão correlacionadas. - DissertaçãoCaracterização de habilidades lingüísticas de crianças e adolescentes com Síndrome de Williams-BeurenSegin, Miriam (2010-08-25)
Psicologia
Williams-Beuren Syndrome (WBS) is a genetic affection determined by the microdelation of contiguous genes in 7q11.23. The genetic profile of WBS is characterized by the visualconstructive deficit that contrasts with the good performance in verbal tasks, which sustains the hypothesis of dissociation between these abilities. This grants the syndrome peculiar cognitive and behavioral frames. The objective of this research is to describe the pattern of competences in tasks of linguistic abilities in 22 children and adolescents with WBS, aged between 7and 18 (M=11,6; DP=3,7), students of the 1st to 6th grades of elementary and special schools. We used the following instruments: WISC-III (to evaluate intellectual abilities); Wisconsin (used in neuropsychological assessment of abstract reasoning and cognitive strategies); CBCL/6-18 (behavioral assessment); Token-Comp (TT) used to working memory assessment; Peabody Picture Vocabulary Test (PPVT) used to receptive language assessment; Phonological Awareness by Oral Production Test; Syntactic Awareness Test; Word-Reading Efficiency Test; Test of Naming Images by Choosing Words; Test of Naming Images by Writing. The results of WISC-III, Wisconsin and CBCL/6-18 demonstrate mild to moderate intellectual disability, difficulty in concentration and identification of patterns of change, emotional and relationship problems, lack of attention, behavior disorders, challenge and opposition and somatic complaints. The results of TT and PPVT show that the receptive vocabulary is below expected for the level of schooling and age, and is close to the data found in 4-year-old-children. In the abilities of phonological and syntactic awareness, results indicate great deficiencies, with performances equivalent to those of 3-year-old children at the Phonological Awareness by Oral Production Test and of 4-year-olds at the Syntactic Awareness Test. No progression was found according to the increase of school grade. The tests Word-Reading Efficiency, Naming Images by Choosing Words and Naming Images by Writing were taken by 4 participants that presented deficits in the reading ability with graphophonemic decoding. They make more orthographic and semantic mistakes and show low capacity of naming by writing. Thus, it was possible to verify that the sample presents deficits in receptive language and work memory, difficulties in phonological and syntactic processing tasks, which are important factors to the proper development of the capacity to read and write - DissertaçãoCaracterização dos sinais de desatenção e hiperatividade ao longo do desenvolvimento do adultoPaes, Izabella Trinta (2018-08-10)
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Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a condition that begins in childhood, can persist into adult life, and can cause harm to various areas of life. Although the characteristics of the condition at this stage are already the subject of study in many studies, questions remain open, especially about the condition in adults with more advanced ages. Expanding this knowledge is relevant to conducting diagnostic and interventional practices. This study aimed to characterize from the cognitive and behavioral point of view the complaints of inattention and hyperactivity/impulsivity throughout adult development. Based on pre-determined indicators, he proposed describing changes throughout development, presenting associations with severity / frequency of ADHD complaints and describing differences with increasing age. Indicators of cognitive functioning (attention, cognitive flexibility, inhibitory control and working memory) and behavioral indicators of inattention and hyperactivity / impulsivity, functional impairments, levels of impulsivity, anxiety and depression, somatic complaints, thought problems and personal strengths were considered. To evaluate the indicators were used: Psychological Battery for Attention Assessment (BPA), Five Digit Test (FDT), Working Memory Index Wechsler Adult Intelligence Scale-Third Edition (WMI-WAIS-III), Diagnostic Interview for ADHD in adults (DIVA 2.0), Barratt Impulsiveness Scale (BIS 11), Functional Impairment Scale ADHD (EPF-ADHD) and Adult Self-Report Inventories (ASR / OASR). Participants included 68 volunteers between 18 and 68 years of age, and 49 of them between 20 and 68 years old were included in the sample analyzed. To this end, the Adult Self-Report Scale (ASRS 18), Mini Mental State Examination (MMSE), WASI and Personal Data Sheet and Anamnesis identified individuals with complaints of ADHD, without cognitive impairment suggestive of dementia, with adequate intellectual abilities, without current or life diagnosis of neurological and / or psychiatric conditions and without visual or auditory sensorial impairment. The analyzed sample was divided into two groups. Group 1, with 25 people between 20 and 30 years of age, and group 2, with 24 people between 31 and 68 years of age. Finally, Pearson's correlation analyzes and comparison analyzes were made through the Student's T-Test. The increase in ADHD complaints showed associations with: decline in personal strength; increased functional impairment (academic, domestic, financial and social); increased level of impulsivity; increase of indicators of Anxiety, Depression, somatic complaints and thought problems; decline in working memory performance; declining performance in concentrated and divided attention, and increased errors and omissions in tasks of concentrated, divided and alternate attention; and increased execution times due to inhibition and cognitive flexibility interference. With the increase of the age occurred: improvement in the performances in working memory; decline in performance in concentrated, divided and alternate attention; increased level of impulsivity; increased functional impairment (financial and transit); decline of indicators of Anxiety, Depression, somatic complaints and thought problems; and increased indicators of personal strength. With the increase of the age group there were no differences in inhibition, cognitive flexibility and number of ADHD complaints. These findings demonstrated the possible association between development and presentation of ADHD signs. The set of data found follows the same sense of the heterogeneity model in the characterization of the table. The study also ratified the importance of neuropsychological and behavioral assessment in diagnostic processes. - TeseCaracterização e análise comparativa dos perfis atencionais em adultos com sintomas de TDAH e TEA a partir de uma perspectiva dimensionalSilva, Mayara Miyahara Moraes (2024-11-19)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Os Transtornos do Neurodesenvolvimento são complexos em função de sua variabilidade sintomatológica cujos sintomas se iniciam na infância, e em sua maioria, perduram até a vida adulta. O Transtorno do espectro autista (TEA) e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) fazem parte do grupo dos Transtornos do Neurodesenvolvimento e por sua vez compartilham alguns déficits, dentre eles estão a falta de atenção, distração, impulsividade e hiperatividade. Esses dois transtornos têm apresentado condições comórbidas altas, sendo, atualmente, o caso de 70% das crianças com TEA também poderem apresentar sintomas relacionados ao quadro de TDAH. É importante que possamos analisar esses transtornos de forma dimensional, justamente por conta da sua complexidade e variabilidade de apresentação sintomatológica. Este trabalho tem como objetivo geral caracterizar o perfil atencional e comparar o desempenho de adultos em função da presença de sintomas de TDAH e sintomas característicos do TEA. Como objetivos específicos serão avaliados os perfis atencionais assim como os tipos de atenção (atenção voluntária, automática e temporal), de modo a estabelecer, não somente as semelhanças e diferenças entre os perfis atencionais, mas compará-los e analisá-los a partir de uma perspectiva dimensional. Caracterizar o perfil atencional e comparar o desempenho de adultos em função da presença sintomas de TDAH e sintomas característicos do TEA, e discutir o espectro atencional em função de uma abordagem dimensional do TDAH e TEA. Esta é uma pesquisa de caráter transversal, exploratória, consistindo na investigação e análise de dados da coleta com uma amostra de conveniência de 120 participantes adultos na faixa etária de (18 – 59) de idade, coletada em São Paulo e em São Luiz, os testes computadorizados foram utilizados para avaliação da orientação voluntária, automática e temporal da atenção, além do Teste de desempenho contínuo de Conners (CPT II) e aplicação de questionários de rastreio nos participantes em função dos sintomas de TEA avaliados pelo Quociente do Espectro do Autismo – Adultos (QA) 16+ anos e o dos sintomas de TDAH pela Adult Self-Report Scale 18 – (ASRS). Para o primeiro objetivo, nós realizamos análises descritivas de todas as variáveis (média, desvio-padrão, valores mínimos e máximos). Para o segundo e terceiros objetivos diversos caminhos foram testados, incluindo análises de cluster e análises de perfis latentes em que a decisão final foi manter a análise de perfis latentes utilizando como indicadores as variáveis do AQ e do ARSR. A análise de classes latentes identificou dois perfis: um associado ao TDAH e outro a habilidades sociais e atenção variável. A análise de clusters, por sua vez, encontrou dois grupos: um com bom desempenho em atenção e funções executivas e outro com dificuldades nesses aspectos. A análise EGA, por fim, revelou dois agrupamentos: um com relação complexa entre TDAH e habilidades sociais e outro com melhora em atenção sustentada e declínio na vigilância. revelou diferentes perfis de atenção, sugerindo uma complexa interação entre TDAH, habilidades sociais e desempenho em tarefas de atenção fornecendo indicadores importantes para compreender a heterogeneidade e dimensionalidade do TDAH e o impacto na vida dos indivíduos. - DissertaçãoComparação de padrões comportamentais referidos por múltiplos informantes e desempenho neuropsicológico na caracterização de sinais de desatenção e hiperatividade em adolescentesRibeiro, Adriana de Fátima (2014-02-13)
Psicologia
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) se caracteriza por um padrão de desatenção e/ou hiperatividade persistente e mais grave do que o normalmente observado em indivíduos com nível equivalente de desenvolvimento. Trata-se de um transtorno cujos sintomas são variados e podem interferir em graus diversos conforme o ambiente no qual o indivíduo está inserido. A identificação dos sinais desse transtorno deve levar em consideração uma avaliação das funções neuropsicológicas e de indicadores comportamentais, preferencialmente a partir de múltiplos informantes como pais ou responsáveis, professores e o próprio adolescente. Este projeto tem como objetivo identificar as principais concordâncias referentes aos comportamentos dos adolescentes com queixa dos sintomas de TDAH, observados pelos múltiplos informantes e posteriormente correlacioná-los ao seu desempenho nos testes neuropsicológicos. Foram usados os inventários CBCL/6-18, TRF/6-18 e YSR/11-18 que pertencem ao Sistema de Avaliação Baseado em Evidência do Achenbach (ASEBA) e WISC-III, Wisconsin e Teste de Atenção Concentrada (AC). Participaram desse estudo 20 adolescentes com idades entre 11 a 16 anos, divididos em dois grupos, 10 com diagnóstico (grupo TDAH) e 10 sem TDAH (grupo controle).Todos os participantes fizeram parte do protocolo de avaliação neuropsicológica, comportamental e clínica para identificar sinais de desatenção e hiperatividade/impulsividade do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os resultados para os índices de concordância nas respostas fornecidas pelos múltiplos informantes na correlação entre CBCL versus TRF, CBCL versus YSR e TRF versus YSR, pelo meio dos valores de referência (Q corr), de acordo com o programa ADM versão 7, mostrou-se alta para os dois grupos. Na comparação das escalas de Problemas Internalizantes, Externalizantes e Totais em função dos grupos e instrumentos tanto quanto para as escalas de Problemas de atenção e Problemas de déficit de atenção e hiperatividade, observou-se no grupo TDAH que os pais relataram mais problemas que os professores e no grupo controle os professores é quem relataram um número significativamente maior de problemas. Na comparação das escalas de Ritmo Cognitivo Lento em função dos grupos e instrumentos, verificou-se que os pais também perceberam mais alterações nos comportamentos constituintes dessa escala que os professores. Com relação às correlações dos testes neuropsicológicos e dos indicadores comportamentais de problemas de comportamento nos diferentes instrumentos, não foram observadas diferenças significativas. Conclui-se, assim, a necessidade de compor procedimentos de avalição de pessoas com queixas de TDAH com diferentes instrumentos de relato por múltiplos informantes, além de outros procedimentos como observação direta ou testagem neuropsicológica para o estabelecimento de um perfil cognitivo para auxiliar no processo de avaliação. - DissertaçãoContribuição de instrumentos tradicionais e computadorizados na avaliação neuropsicológica de crianças com queixa de desatenção e hiperatividadeMariani, Mirella Martins de Castro (2013-07-30)
Psicologia
A atenção pode ser definida como um conjunto de mecanismos neurais que agem no direcionamento ou no controle da seleção adequada de informações e no planejamento de respostas comportamentais. Este trabalho tem como objetivo descrever as contribuições de instrumentos tradicionais e computadorizados na caracterização neuropsicológica de crianças com queixa de desatenção e hiperatividade. Participaram 46 crianças com idades entre 06 e 11 anos, matriculadas no ensino fundamental (Grupo Experimental). Os resultados obtidos foram comparados com um Grupo Controle, composto por 78 crianças, mas que não possuíam queixas de desatenção e hiperatividade. Foram aplicados testes de lápis e papel (AC, Tedif, Wisc-III e Wisconsin) e testes computadorizados (orientação voluntária, automática e a sustentação da atenção) de medida do tempo de reação (TR), além de inventários comportamentais respondidos pelos pais e professores. Os resultados foram analisados em função de 3 faixas etárias (6-7; 8-9 e 10-11 anos) entre os GE e GC, por meio de ANOVAS multivariadas e univariadas. Ao analisar o desempenho das crianças do GE em testes computadorizados de atenção que avaliam a orientação voluntária, automática e a sustentação da atenção verificou-se uma diminuição dos TR em função do aumento da faixa etária expressa especialmente no grupo 10-11 anos. Nos testes de lápis e papel, observou-se que houve um aumento significativo de acertos e pontos em função da idade, tanto para o GE quanto para o GC. Entretanto, esses grupos diferiram significativamente em função do número de erros (especialmente omissões). As diferenças observadas nos testes podem ser associadas ao processo de maturação cerebral e consequentemente ao desenvolvimento das habilidades atencionais. No caso das crianças do GE na faixa etária mais baixa (6-7 anos) observaram-se respostas mais rápidas em comparação ao GC, podendo indicar certa impulsividade em função das queixas de desatenção e hiperatividade. - DissertaçãoCorrelações entre a percepção de pais e professores sobre funcionamento cognitivo e o desempenho em testes neuropsicológicos de crianças do ensino fundamental I: um estudo sobre os efeitos da pandemia de COVID-19Zeballos, Beimar Alejandro Góngora (2025-02-20)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Com as medidas de isolamento social adotadas pelo governo para frear o avanço da pandemia de COVID-19, as escolas tiveram de ser fechadas, levando à implementação do ensino não presencial, com o objetivo de dar continuidade às atividades escolares. Com a nova realidade de estudos em casa, os pais também tiveram de se envolver mais diretamente no processo educacional de seus filhos. Além disso, professores encontram diversos percalços durante o ensino remoto e na volta ao presencial. Diversos estudos indicam impactos negativos no nível de aprendizagem pós pandemia. Desse modo, o estudo avaliou como os relatos de professores e responsáveis, através de um inventário, estão associados ou até mesmo conseguem prever as possíveis dificuldades encontradas pelos alunos na volta ao ensino presencial. O estudo analisou 98 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública na cidade de Embu das Artes, através de testes que mensuram a habilidades intelectual e acadêmicas, atenção e linguagem. São eles: Teste de Desempenho Escolar II; Tarefa de Fluência Verbal Livre; Tarefa de Dígitos (Ordens Direta e Inversa); Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (Inteligência Geral); Teste de Atenção por Cancelamento; Teste de Hayling (Flexibilidade cognitiva, Velocidade verbal, Controle inibitório); Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral. Para os professores e responsáveis, foi aplicada a escala reduzida do Índice de Rastreio de Dificuldades Cognitivas (IRDC). Foram realizadas análises de: Kruskal-Wallis, para comparação das médias dos resultados encontrados; Correlação, para estabelecer relações entre os testes neuropsicológicos e o IRDC; Regressão, para evidenciar o potencial preditivo de possíveis dificuldades cognitivas nos alunos. Foram encontradas correlações significativas e negativas entre as subescalas dos inventários e os outros instrumentos, além das regressões terem mostrado o potencial preditivo de 39,2% e 38,0%, para dificuldades cognitivas nas subescalas de linguagem e atenção respectivamente. O IRDC apareceu como um instrumento de baixo custo e de fácil aplicação, que pode ter grande utilidade clínica e educacional. - TeseCriação de jogos nas aulas de Educação Física como estratégia para o desenvolvimento de funções executivas no contexto escolarPaiano, Ronê (2019-02-14)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Pesquisas têm demonstrado que o desempenho acadêmico dos alunos pode ser influenciado pelas Funções Executivas (FE), que se referem a uma série de processos cognitivos os quais possibilitam ao indivíduo controlar e regular seu comportamento frente às demandas e exigências ambientais. Uma das formas de estimular as FE na escola é por meio de jogos e brincadeiras, porém, para que isso ocorra, eles devem ser planejados a fim de que possam fornecer estímulos cognitivos aos alunos. O objetivo geral desta tese foi implementar e avaliar os efeitos de uma proposta de criação de jogos nas aulas de educação física para estimular o desenvolvimento das FE em alunos do 4.º ano. Participaram deste estudo 83 crianças, entre oito e dez anos de idade, do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade de São Paulo, seus respectivos pais, quatro professores de educação física e quatro professores de sala de aula. Os participantes foram divididos em: Grupo Experimental (GE), onde foi implementado, e Grupo Controle (GC), que continuou com as aulas de educação física regulares, sem intervenções específicas. Os instrumentos utilizados para avaliar as FE foram o Teste de Trilhas para Escolares (TT), Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) e Inventário de Funcionamento Executivo e Regulação Infantil (IFERA-I). Para avaliar o perfil comportamental, foram utilizados o Inventário de Comportamento Motor (MBC) e o Breve Monitor de Problemas (BPM) e, para se conhecer o nível de atividade física habitual, utilizou-se o Questionário de Atividade Física Habitual. O registro das intervenções ocorreu por intermédio do diário de campo, observação participante e entrevista semiestruturada. Foram conduzidas análises não paramétricas, utilizando-se o teste de Mann-Whitney para comparar a média do ganho que é obtido com o cálculo da diferença dos resultados pós menos pré. O diário de campo, as entrevistas com os professores e a escuta dos alunos foram analisados de forma descritiva. Encontraram-se nos resultados efeitos significativos da intervenção no ganho do GE em comparação ao GC, tanto no TAC quanto nos itens relacionados à atenção de instrumento preenchido por pais (BPM) e pelos professores de educação física (MBC), o que reforça uma melhora nesse componente percebida (relatada) por diferentes instrumentos e informantes. Os professores de educação física reportaram a experiência como positiva e perceberam que a participação ativa dos alunos aumentou a motivação para a prática e melhorou a relação entre eles e o próprio professor. A percepção dos alunos sobre essa experiência de criar e vivenciar jogos foi relatada como de felicidade e realização. Citam como pontos positivos poder usar a imaginação, jogar um jogo novo e perceber a possibilidade de que seu jogo seja praticado por outras pessoas no mundo. Como dificuldades, mencionaram os ruídos na comunicação e no diálogo para o entendimento do grupo, assim como apresentar para os colegas o jogo e lembrar das regras na hora dele. Foi possível se identificar uma relação da intervenção com as FE ao se analisar cada etapa vivenciada e também nas falas dos alunos. Esta tese apresenta de forma inédita uma relação entre as medidas de funções cognitivas como FE e atenção e a educação física escolar, investigou uma faixa etária menos pesquisada no âmbito das FE e utilizou uma estratégia de aula inovadora na qual o aluno é protagonista de sua aprendizagem e cogestor da aula. Os resultados apresentados neste estudo são promissores e apontam para uma associação positiva entre a intervenção proposta e melhora em indicadores de atenção e FE. Entretanto, mais estudos são necessários para dar continuidade a este trabalho investigando efeitos de intervenções mais extensas e em outras faixas etárias. - TeseDesenvolvimento e avaliação de um guia de atividade física para melhoria das condições de saúde de pessoas com Síndrome de Prader-WilliAmaro, Alexandre Slowetzky (2017-03-23)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Prader-Willi Syndrome (PWS) is a genetic anomaly resulting from the absence of gene expression of parental chromosome 15 (11.2q-13q) in a region controlled by a genomic imprinting. PWS is the genetic syndrome most commonly associated with obesity, because they do not develop the sensation of satiety which leads to the constant search for food (hyperphagic behavior). PWS is also marked by intellectual disability, deficits in executive functions, emotional and behavioral problems. Given the lack of information about PWS in Brazil and informative material that helps parents and professionals in the management of the syndrome, mainly for physical activity practices, the present thesis was composed of two studies: Study 1: it had as objective to conduct a survey about health condition of PWS population in Brazil and Study 2: developed and evaluated a guide and a physical activity program to improve the health conditions of people with PWS. forty people responsible for persons with PWS participated in the study. They were recruited from care associations for people with disabilities in Brazil. For this phase of the research, the following inventories were used: Sociodemographic questionnaire, Brief problem monitor (BPM-P 6/18), World Health Organization Quality of Life Questionnaire (WHOQOL-Brief), Medical History and Exercise [QHME], Nutrition Screen and Intake Form (NSIF) and Parental Survey (PS). In Study 2, two children whose parents received the physical activity program took part with their parents with the supervision of a physical education teacher for four weeks. Before the beginning, the participants answered the aforementioned questionnaires and the children with PWS were evaluated by: Anthropometric measurements, Physical Fitness Assessment Battery (PROESP-BR) and Evaluation of Cardiac Autonomic Activity through Heart Rate Variability (HRV)), 6/18 Child Behavior Check List (CBCL 6/18), and Wechsler Short Intelligence Scale (WASI). As result, it was verified in study 1 that most of the participants were over the weight recommendation and the biggest health problems were the comorbidities obesity associated; fractures and scoliosis prevalence and medicine used were similar in other researches; the behavior problems such as tantrums, excessive crying, angry were typical from syndrome and; few participants were treated with growth hormone. The Study 2 the orientation guide and physical activity program for PWS were assessed as comprehension easily, although the participant A get less adherence that participant B - DissertaçãoDesenvolvimento e validação por juízes de um programa de formação de professores para promoção de habilidades socioemocionais no contexto escolarMignone, Ana Elisa Ruggeri (2024-08-07)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
o desenvolvimento das competências socioemocionais em crianças em fase escolar tem ganhando cada vez mais ênfase na atualidade. Indivíduos com maiores níveis de competências socioemocionais apresentam comportamentos positivos em relação a si mesmo, resultando em maior nível educacional, maior sucesso profissional, relações familiares e de trabalho mais positivas, melhores índices de saúde mental. Tendo em vista este cenário, surgiu a nova Base Comum Curricular (BNCC), que tornou o desenvolvimento das competências socioemocionais obrigatória em todas as escolas públicas e particulares abrangendo, inclusive a educação infantil. das escolas e a implantação do ensino on-line por um extenso período de tempo. Objetivo Geral: Desenvolvimento e validação por juízes de um Guia de formação de professores para promoção de competências socioemocionais no contexto escolar. Instrumentos: 1 – Guia de formação de professores para promoção de habilidades socioemocionais fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC serviu como base para mapear as habilidades socioemocionais necessárias para um desenvolvimento emocional em crianças; 2 – Protocolo de avaliação onde juízes especialistas avaliaram se o conteúdo do Guia estava adequado ao seu propósito; Procedimentos: Na fase 1, foi desenvolvido o Guia de formação de professores; na fase 2, ocorreu a avaliação dos juízes especialistas; Análises: Na fase 1, foi realizada uma análise das competências socioemocionais que são exigidas pela BNCC, e realizada uma revisão da literatura sobre artigos, livros e instrumentos que abordam e trabalham no desenvolvimento destas competências em crianças, o que gerou o guia proposto pela autora; na fase 2 (avaliação dos juízes), o resultado da avaliação dos juízes gerou uma tabela descritiva da intervenção, cruzando com os dados das competências socioemocionais indicadas pelos juízes. Dessa tabela foi calculado o índice de concordância com relação aos critérios que foram concluídos aqueles com valor de concordância a partir de 75%. Resultados e Conclusão: Os resultados apresentados neste estudo apontam que houve concordância aceitável nas propostas sugeridas no Guia e que o mesmo pode ser relevante para a formação de professores com a finalidade de promover o desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças no contexto escolar. - TeseDesenvolvimento e verificação de propriedades psicométricas de inventário de rastreamento de dificuldades cognitivas (IRDC) em crianças de 6 a 11 anos.Marino, Regina Luísa de Freitas (2020-02-17)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
The most frequent complaints from children referred to health professionals such as the psychologist are related to one of the following problems: academic difficulties, attentional impairments or developmental delay. The aim was to develop an inventory that evaluates cognitive functions of children between 6 to 11 years old to track cognitive profiles compatible with Intellectual Disability (mild), Attention Deficit Hyperactivity Disorder and Specific Learning Disorder (dyslexia) to assist in differential diagnosis between these three disorders, since symptoms often overlap. The inventory has two versions: one for child's parents and another for teacher, which can be used in screening sessions or as a comprehensive child assessment as another source of information. In study 1 (identification of the relevant constructs, operational definition of the constructs and development of items), data were collected from three sources of information: parents of children diagnosed with one of the three disorders and professionals who serve this population; search on articles from literature on cognitive profiles of the three disorders, verification of screening instruments for the three disorders and identification of cognitive impairments underlying each diagnostic criterion by the DSM-5. In study 2, an analysis of judges with professionals who serve children with the disorders was carried out, as well as a verification of the items' clarity by the target population (parents and teachers); In study 3, we looked for evidence of validity and precision indicators of the inventory; and in study 4, the level of sensitivity and specificity of the inventory scales was verified. For testing the items performed in studies 3 and 4, data collection was performed with 272 parents and 178 teachers of children between 6 and 11 years old. As for the diagnosis, only 72 children were diagnosed with one of the three disorders and 207 had no suspect of neurodevelopmental disorders. Due to the sample size, for the teacher’s version it was not possible to extract factors and no underlying model was converged. For the parent version, the four-factor solution was the most appropriate, with the following Scales: Attention, Executive Functions, Intelligence and Oral Language. The final version for parents was composed of 60 items, with excellent internal consistency indices (coefficients> 0.90). Finally, ROC curves were performed to verify the sensitivity and specificity of the scales for each disorder. For Intellectual Disability, there was a significant difference between the performance of groups for all scales in the inventory, with higher specificity level for intelligence scale and better sensitivity to written language scale. For ADHD, the scores would significantly differ from H0, that is, they differentiated the groups, only for the Executive Functions and Attention scales. Finally, for Dyslexia, H0 was rejected only on the “Written Language” scale and is therefore the only scale that discriminated between children with dyslexia and typically developing children. In the future, it is necessary to expand the sample size of children diagnosed with one of the three disorders so that new analyzes can be performed and the results can be generalizable to the population. - DissertaçãoDesenvolvimento motor, funções executivas e desempenho acadêmico de crianças entre 7 e 9 anosFerreira, Rodrigo Carlos Toscano (2019-12-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Uma situação que gera preocupação na Educação Básica e que tem atingido grande parte de escolares, é o elevado número de crianças com dificuldades de aprendizagem. Dados da literatura indicam possível relação entre os impactos positivos do desenvolvimento motor e o desenvolvimento cognitivo, especialmente com as Funções Executivas - FE. Portanto, o objetivo do presente estudo é investigar a relação entre o desenvolvimento motor, funções executivas e desempenho acadêmico em crianças de 7 a 9 anos. Participaram dessa pesquisa 79 crianças matriculadas do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola particular da Zona Oeste da Cidade de São Paulo, seus respectivos responsáveis, professores de classe e professores de educação física (EF). Foram utilizados os seguintes instrumentos para avaliação: Desenvolvimento motor - Movement Assessment Battery for Children - Second Edition (MABC-2); Funções Executivas - Teste de Trilhas, Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) e o Inventário de Funções Executivas e Regulação Infantil (IFERA-I), respondido por pais e professores de sala. Além do Inventário de comportamento motor (MBC) que foi respondido pelo professor de EF. A escola forneceu as notas de Português e Matemática para avaliação do desempenho acadêmico. Foi realizada a análise de correlação de Pearson, com os escores obtidos do desenvolvimento motor, FE e desempenho acadêmico, ao longo das diferentes faixas etárias, para buscar por possíveis associações. Os resultados apresentados nesta dissertação apontam uma correlação positiva entre habilidades motoras, FE e notas escolares. A associação entre a escala de desenvolvimento motor (MABC-2) e o teste de atenção por cancelamento (TAC) obteve uma correlação significativa com p < 0,007. Por sua vez, também houve correlação significativa entre o MABC-2 e a nota de Português com p < 0,014. Entretanto, novos estudos deverão ser realizados para concluir os reais impactos do desenvolvimento motor nas habilidades cognitivas.
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