Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis
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Navegando Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis por Orientador "Macedo, Elizeu Coutinho de"
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- DissertaçãoAbordagem fônica para remediar a defasagem na aquisição de leitura e escrita: o papel da capacitação de professoresAndrade, Elizabete Maria de Almeida (2012-05-24)
Psicologia
Avaliações nacionais e internacionais revelam que ainda há muitas crianças brasileiras que apresentam dificuldades em ler e escrever corretamente. As políticas educacionais têm ignorado estudos científicos que comparam a eficácia dos métodos de alfabetização. Diante deste quadro, é necessário fazer uma revisão crítica dos Parâmetros Curriculares Nacionais e introduzir métodos de ensino mais eficazes para solucionar ou remediar atrasos no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. As vantagens das abordagens fônicas são apresentadas em estudos recentes. O objetivo do estudo foi avaliar o efeito de intervenção baseada na abordagem fônica para a superação das dificuldades de leitura e escrita em crianças do ensino fundamental, por meio da capacitação de professores para a alfabetização pelo método fônico. 61 alunos de 3º e 4º anos do ensino fundamental público foram subdivididos em 3 grupos: Grupo Experimental (GE) formado por crianças com dificuldades em leitura e escrita e submetidas à intervenção fônica realizada por dois professores; Grupo de alunos sem dificuldades em leitura e escrita (GC1) que não foram submetidos à intervenção fônica; Grupo formado por alunos com dificuldades em leitura e escrita (GC2), e que não foram submetidos à intervenção fônica. Os participantes foram avaliados no início e no final do ano com os seguintes testes da Bateria de Leitura e Escrita (BALE): Teste de Nomeação de Figura por Escolha (TNF-Escolha), Teste de Competência de Leitura de Palavras (TCLP), Teste de Nomeação de Figura por Escrita (TNF-Escrita), Teste de Compreensão de Sentença Escrita (TCSE). Além disso, foram feitas comparações do nível de consciência fonológica (PCF) e dos estágios de leitura (EL) dos participantes do GE, antes e depois das intervenções. As intervenções foram feitas pelos professores do GE, com a utilização do Programa de Alfabetização Fônica Computadorizada e de Atividades Fônicas Escritas e Orais. Resultados mostraram que houve melhoras significativas do GE em relação ao GC2 em todos os testes da BALE. Também houve melhoras significativas do GE na PCF, no EL e no os subitens do TCLP e do TNF-Escrita, quando comparados os resultados antes e depois das intervenções. Com relação aos grupos que não foram submetidos à intervenção, o GC2 permaneceu estável, sem ganhos significativos e o GC1 apresentou ganhos significativos entre o pré e o pós-teste. Tais resultados sugerem que o efeito da escolarização é maior para as crianças sem dificuldades com a leitura e escrita. No entanto, crianças com dificuldade de leitura e escrita se beneficiaram com a intervenção baseada na abordagem fônica. - DissertaçãoAlterações fonológicas e motoras na dislexia de desenvolvimentoLukásová, Katerina (2007-02-06)
Psicologia
Dislexia é uma dificuldade de automatizar as habilidades de leitura e escrita, e suas causas estão sendo intensamente estudadas. Alguns dos fatores apontados como subjacentes da dificuldade na leitura são déficits nas habilidades fonológicas, motoras e visuais. Por meio de avaliação dessas manifestações comportamentais, pode-se compreender melhor o déficit e, por conseqüência, ajudar na descoberta de princípios clínicos e pedagógicos mais adequados para os seus portadores. Um dos meios de acessar o processamento de leitura é através do registro de movimentos oculares, que utiliza medidas mais precisas, tais como: número e tempo total de fixações. O presente trabalho objetivou avaliar habilidades fonológicas, motoras e de leitura em crianças com dislexia e crianças entendidas como "bons leitores". Foram avaliadas 10 crianças com dislexia e 10 controles pareados em função de sexo, idade e escolaridade. As crianças foram avaliadas com uma extensa bateria de testes composta por: Teste de Consciência Fonológica, Teste de Motricidade Perdue Pegboard, Teste de Seguimento Ocular, Teste de Sacada Preditiva, Teste de Leitura de Palavras, Teste de Leitura de Pseudopalavras e Teste de Leitura de Sílabas. Os resultados demonstram desempenhos inferiores no grupo de disléxicos em três domínios investigados: fonológico, motor e de leitura. Para habilidades fonológicas, foi encontrado pior desempenho dos disléxicos no nível de manipulação silábica e fonêmica. Em relação às habilidades motoras, foi encontrada alteração em tarefas de movimento ocular relacionada com o lado esquerdo, mas não foi encontrada diferença no teste de Motricidade Perdue Pegboard. Nas habilidades de leitura com o registro de movimento ocular foram encontrados maiores tempos e números de fixações em cima da palavra. Não foi encontrada interação do grupo com as características psicolingüísticas, tais como freqüência, regularidade ou comprimento da palavra. Isso indica não haver diferença no padrão de movimentos oculares em disléxicos durante a leitura. Os resultados indicam a presença do déficit fonológico e motor nos disléxicos. Outros estudos são necessários para investigar correlação entre ambos os déficits e a especificidade com a dislexia. - DissertaçãoAnálise da eficácia do treinamento de pais para repertório de estratégias para comunicação alternativa dos seus filhos com autismoAlves, Jessica Mayara Rodrigues (2023-08-07)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O objetivo do presente estudo foi analisar a eficácia do treinamento de pais no impacto em seu repertório de estratégias para a comunicação alternativa dos seus filhos. Foi utilizado o programa “Inclusive Todos” de Comunicação Alternativa e Aumentativa, aplicado mediante a real necessidade dos pais em estabelecer comunicação eficaz com seus filhos, mediante as necessidades de cada indivíduo. Participaram do estudo 4 díades envolvendo um dos pais e a criança que não apresentava habilidades de conversação. Foram realizadas 3 sessões de linha de base e 16 sessões de treinamento no uso de comunicação alternativa e aumentativa. As sessões foram gravadas e o padrão de interação e uso do sistema de comunicação foi analisado, sendo consideradas as seguintes categorias de comportamento: seguir a preferência da criança, comportamento verbal através do dispositivo e suporte de dicas para a criança. Além disso, foram analisados os seguintes comportamentos das crianças em relação ao uso do sistema de CAA: quantidade e forma de acionamento dos símbolos com função comunicativa por cada sessão. Os resultados mostram aumento significativo de comportamentos relacionados com o uso eficaz do sistema de comunicação, bem como o aumento de comportamentos dos pais dirigidos à interação com os filhos. Além do mais, a análise dos dados qualitativos obtidos a partir de entrevistas estruturadas com os pais, indicam aumento significativo na satisfação com a melhora na interação após o treinamento. Em conclusão, os dados do presente estudo indicam a possibilidade de aprendizado dos pais para o uso de sistema de comunicação, bem como aumento na competência comunicativa das crianças. - DissertaçãoAnálise de emoções em expressões faciais: veracidade das emoções e rastreio ocularBusin, Yuri (2014-02-06)
Psicologia
As emoções consistem em reações a ações significativas nos indivíduos, mais especificamente, a respostas que envolvem uma experiência afetiva, podendo ser expressadas verbalmente ou não. A face humana pode expressar muitas emoções possibilitando a troca de informações sobre os estados afetivos, facilitando a interação entre indivíduos. Nem todas as expressões faciais são genuínas, pois nas interações sociais existem mentiras e dissimulações que podem variar desde motivações altruístas até mentiras por medo de punição. Estudos mostram as regiões cerebrais relacionadas com a identificação e sentimento de cada emoção, e como a lateralidade cerebral pode influenciar no reconhecimento e expressão das mesmas. Assim, o lado esquerdo do rosto tem sido identificado como mais informativo para identificar emoções, revelando a existência de assimetria facial na identificação das expressões de emoções. Objetivo do estudo é avaliar o padrão dos movimentos oculares em tarefas de julgamento de expressões de emoções reais e falseadas. Participaram do estudo 33 sujeitos, os quais serão instruídos a assistir grupos de vídeos, cada um contendo 48 vídeos com expressões falseadas e verdadeiras. Os vídeos apresentam a área esquerda do rosto maior. Estes vídeos foram editados de forma que apresentem as emoções espelhadamente e normais. Todos os vídeos foram apresentados em um computador com equipamento de Eye-Tracking para o rastreamento dos movimentos oculares. As expressões apresentadas foram: Alegria, Medo e Tristeza. Os participantes indicaram se a expressão vista era ou não verdadeira. Os resultados apontam que o campo visual direito é mais utilizado e mais rápidos para julgamento das emoções, sendo assim há uma maior ativação do hemisfério esquerdo cerebral. O julgamento de emoções genuínas obteve um melhor índice de acertos. - DissertaçãoAnálise do padrão dos movimentos oculares em uma multitarefa de busca visual em ambiente real e suas relações com as funções executivasJana, Tatiana Abrão (2018-02-20)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
As funções executivas (FE) estão relacionadas com um conjunto de processos cognitivos que permitem ao indivíduo exercer controle e regular seus comportamentos frente as exigências e demandas do ambiente. Diferentes testes neuropsicológicos são usados para avaliar funções executivas. Contudo, verifica-se ainda que existem poucos estudos buscando validade ecológica em multitarefas realizadas em ambientes reais. O objetivo do estudo foi investigar o desempenho de jovens em uma multitarefa no ambiente real envolvendo diferentes componentes das FE, bem como verificar se os desempenhos nessas tarefas se relacionam com testes tradicionais usados para avaliar as FE. 48 universitários de ambos os sexos foram avaliados por meio de uma bateria de testes neuropsicológicos e escalas de rastreios. Em seguida, foram submetidos a uma situação real que envolvia a execução de multitarefas e resolução de problemas na busca de materiais em uma biblioteca. Foram conduzidas correlações de Spearman entre as medidas comportamentais da tarefa ecológica, os testes tradicionais e as escalas de rastreios. Os resultados mostraram correlações de baixa a moderada magnitude entre os escores de acerto, eficiência e omissão da Multitarefa com testes que avaliam flexibilidade cognitiva, sendo os maiores valores observados para os testes de atenção D2, Five Digits Test e Trail Making. Encontrou-se correlações de baixa a moderada magnitude entre o tempo e o número de fixações para leitura de instruções, busca de informações na estante e pegar livros. Além disso, também encontrou-se correlações entre as subescalas de flexibilidade cognitiva e autocontrole da BRIEF-A e o escore de acerto da Multitarefa. Análise de regressão linear mostrou que o número de acertos da subescala de autocontrole da BRIEF-A explica 8,6% do desempenho da multitarefa em ambiente real. Conclui-se que testes para avaliação da população neurológica geral e/ou psiquiátrica apresentam correlações de baixa e moderada magnitude com uma multitarefa, não sendo observadas relações significativas com o padrão dos movimentos oculares. - DissertaçãoAvaliação da competência aritmética em crianças de 1ª e 2ª série do ensino fundamentalSilva, Marcelo Carlos da (2007-03-13)
Psicologia
A compreensão e contagem dos números, o cálculo e a resolução de problemas apresentados verbalmente, são habilidades fundamentais para a competência aritmética e para a escolarização. Alterações nessas habilidades podem comprometer o desempenho acadêmico de crianças e ainda caracterizarem distúrbios como a acalculia e a dificuldades de aprendizagem como a discalculia. O objetivo do presente estudo foi avaliar a competência aritmética dos alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Fundamental, comparando as séries na prova do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) e na Prova de Aritmética, verificando a existência de correlações entre as duas provas. Participaram do estudo 240 alunos da 1a e 2a série do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de São Paulo. Foram conduzidos testes estatísticos inferenciais para comparação de desempenho entre as duas séries para as seguintes variáveis dependentes: Pontuação na Prova SARESP a partir de dois critérios diferentes de correção (Categoria de Respostas e de Contagem Acertos) e na Prova de Aritmética (Correção por Contagem de Acertos). Resultados mostraram que crianças da 2ª série tenderam a obter desempenho melhor que aquelas da 1ª série, sendo observadas diferenças significativas na Prova de Matemática do SARESP e Aritmética quando foi usado o critério de correção por contagem absoluta. No entanto, as duas séries foram iguais quando o critério de correção adotado na prova SARESP foi a de categorias de respostas propostas pelos seus criadores. Foram observadas correlações positivas significativas entre os dois critérios de correção da SARESP, bem como o de contagem absoluta da Prova de Aritmética. - DissertaçãoAvaliação de escrita na dislexia do desenvolvimento: teste de nomeação de figura por escrita (TNF1.1-escrita)Affonso, Maria José Cícero Oger (2010-02-05)
Psicologia
A dislexia do desenvolvimento é o distúrbio mais comum entre os transtornos de aprendizagem apresentados por escolares. Estudos nesta área têm priorizado a avaliação de leitura, ainda que já tenham sido evidenciadas dificuldades com a escrita automática de letras e nomeação automática, resultando em problemas de ortografia. Problemas ortográficos ainda têm sido pouco valorizados no diagnóstico da dislexia, em parte, pela escassez de instrumentos disponíveis para avaliação da escrita. Um instrumento que possibilita a avaliação da competência de escrita por meio de computador é o Teste de Nomeação de Figuras por Escrita (TNF1.1-Escrita). O objetivo do presente estudo foi analisar o padrão de resposta de disléxicos em tarefa de nomeação de figura por escrita. Foram analisados 15 disléxicos, de ambos os sexos, com idades variando de 8 a 12 anos, provenientes de escolas públicas e particulares do estado de São Paulo. Além disso, dois grupos contrastantes de leitores normais foram usados como comparação: Grupo Controle por Idade composto por 15 crianças sem problema de leitura, pareados por sexo, idade e tipo de escola com as crianças disléxicas; e Grupo Controle por nível de leitura: composto por 15 leitores mais novos, pareados com os disléxicos pelo sexo, tipo de escola e desempenho de leitura. Resultados das análises quantitativas indicam que a pontuação total dos participantes com dislexia no TNF1.1-Escrita foi significativamente menor do que a dos participantes do grupo Controle por idade; não foi observada diferença significativa na pontuação total no TNF1.1-Escrita dos participantes com dislexia dos participantes do grupo Controle por nível de leitura; crianças do grupo Controle por nível de leitura foram mais lentas do que os participantes com dislexia e dos Controles por idade. Nas análises dos tipos de erros, foram observadas diferenças significativas entre disléxicos e os dois grupos de participantes controles para os seguintes tipos de erros: Correspondência unívoca grafema-fonema, Omissão de segmentos e Correspondência fonema-grafema independente de regras, sugerindo dificuldades tanto fonológicas quanto ortográficas. Análise do padrão de respostas em provas de nomeação por escrita possibilita uma maior compreensão das estratégias e dificuldades de escrita de pessoas com o diagnóstico de dislexia. - DissertaçãoAvaliação de leitura e escrita em estudantes surdos no Ciclo II do ensino fundamental regularPenna, James dos Santos (2006-08-31)
Psicologia
O desenvolvimento de instrumentos para avaliação cognitiva de escolares surdos brasileiros tem possibilitado a compreensão das habilidades de leitura, escrita, vocabulário e de língua de sinais brasileiros (LIBRAS). Tais instrumentos tradicionalmente são desenvolvidos para serem aplicados na forma de papel e lápis. A presente dissertação teve por objetivo verificar a viabilidade de uma bateria computadorizada de avaliação de leitura, escrita e conhecimento de língua de sinais (BALES) por meio de: correlação entre os testes que compõe a bateria, comparação entre as séries escolares e com os dados obtidos na aplicação tradicional. Foram avaliados 44 em surdos do 1° e 2° ano do ciclo II, do Ensino Fundamental de 3 escolas públicas da Grande São Paulo. Foi aplicada a versão computadorizada da BALES, que era composta de 11 testes: Teste de Competência de Leitura de Palavras (TCLP 1.1); Teste de Competência de Leitura de Sentenças (TCLS 1.1); Teste de Nomeação de Figuras por escolha (TNF 1.1); Teste de Nomeação de Figuras por escrita (TNF 1.1); Teste de nomeação de figuras por escolha (TNF 2.1); Teste de nomeação de figuras por escrita (TNF 2.1); Teste de nomeação de sinais por escolha de palavras escritas (TNS 1.1); Teste de nomeação de sinais por escrita (TNS 1.1); Teste de nomeação de sinais por escolha (TNS 2.1); Teste de nomeação de sinais por escrita (TNS 2.1); Teste de Vocabulário Receptivo de Sinais da Libras (TVRSL 1.1). Resultados mostraram correlações positivas entre 10 testes que compõem a bateria, sendo que o único teste que apresentou baixas correlações com os demais foi o TVRSL. A comparação do desempenho dos sujeitos em função da série escolar revelou não haver diferenças significativas entre as duas séries avaliadas através dos testes computadorizados, esta ausência de diferença também foi observada na verão lápis e papel. Por fim, os valores médios de acertos nos teste que compõe a bateria foram muito semelhantes aqueles obtidos através da avaliação tradicional. Os dados encontrados mostram a viabilidade da BALES-on line como instrumento de avaliação de habilidades de leitura, escrita e conhecimento de sinais da LIBRAS. - DissertaçãoBusca por evidências de validade do teste de inteligência não-verbal (Toni-3) para escolares surdosBarbosa, Anna Carolina Cassiano (2008-01-22)
Psicologia
A avaliação de inteligência de crianças surdas tem sido um desafio para psicólogos uma vez que a surdez traz inúmeras conseqüências para o desenvolvimento cognitivo destas crianças. A carência de instrumentos adequados a esta população tem feito com que os surdos sejam considerados deficientes quando comparados com os ouvintes. Deste modo, estudos que considerem o impacto da surdez no desenvolvimento cognitivo destas crianças são importantes, pois podem trazer uma nova compreensão sobre as particularidades cognitivas destes indivíduos. Este trabalho teve por objetivo buscar evidências de validade do Teste de Inteligência Não-verbal (TONI-3) para escolares surdos pelos seguintes critérios de validade: do instrumento em relação às variáveis externas: idade, escolaridade, gênero, tipo de surdez e comunicação; do índice de correlação entre os itens e pontuação no teste; e correlação entre a versão lápis e papel com a computadorizada. Foram examinados 205 surdos de ambos os sexos, com idade média de 14 anos e que freqüentavam o ensino fundamental de 4 escolas públicas. Resultados mostraram não haver diferenças para o sexo nas duas versões do teste. Foi observada função crescente na pontuação total nas duas versões do teste com o aumento da idade e da série escolar, indicando evidência de validade desenvolvimental. Quanto ao tipo de surdez, não foram encontradas diferenças significativas na pontuação do teste. Com relação ao modo de comunicação utilizado, embora os surdos que oralizavam tenham obtido pontuação maior no TONI-3, esta diferença não foi significativa. Os resultados evidenciaram também, boa consistência dos itens quando comparados às normas brasileiras para ouvintes, e correlações positivas entre as duas versões do teste. Deste modo, os dados encontrados mostram a viabilidade do TONI-3 para avaliação de inteligência de crianças surdas. - DissertaçãoCaracterização do perfil cognitivo e avaliação da memória de trabalho na síndrome de DownDuarte, Cintia Perez (2009-08-13)
Psicologia
A memória de trabalho é caracterizada por ser um sistema de capacidade limitada responsável por manter e manipular informações por um curto período de tempo, que são subjacentes à capacidade de pensamento complexo e aprendizado. Pessoas com síndrome de Down apresentam prejuízos referentes à memória de trabalho e, em geral, não conseguem manter informações em um curto período de tempo, o que pode levar a dificuldades no aprendizado, desenvolvimento de linguagem e pensamentos complexos. O Estudo 1 teve como objetivo caracterizar o perfil cognitivo de pessoas com síndrome de Down, com idades entre 6 e 45 nos (M=16,64, DP=9,9555), por meio dos testes WISC-III, WAIS-III, TVIP, Token-Comp e FAS-Animais e Frutas. Resultados indicaram funcionamento cognitivo abaixo da média, porém com diferença significativa entre QI verbal e QI execução, com melhor desempenho referente ao QI de execução. Notou-se uma tendência no desenvolvimento e ampliação de vocabulário receptivo com avanço da idade, mas o mesmo não ocorre com a fluência verbal. As palavras acompanhadas de processamento semântico foram mais evocadas do que o fonológico, ou seja, a maioria possui organização de conceitos e classes semânticas, mas não têm domínio dos aspectos fonológicos e estruturais das palavras. Também apresentaram dificuldade para manter e manipular informações verbais. O Estudo 2 comparou o desempenho de pessoas com síndrome de Down, com idades entre 6 e 16 anos (M=10,36, DP=3,451) e controles pareados pela pontuação bruta do WISC-III, em provas que avaliaram vocabulário receptivo e memória de curto prazo verbal e visuo-espacial por meio dos testes TVIP, Dígitos ordem direta e inversa, Corsi ordem direta e inversa, e provas de memória de trabalho desenvolvidas para este estudo. Resultados indicaram que não houve diferença significativa entre as médias para a maioria das provas, com exceção de Dígitos ordem direta, sendo que o desempenho do grupo sem a síndrome foi superior ao grupo com a síndrome. Comparações do desempenho intra grupos, considerando-se a ordem direta e inversa das provas Dígitos e Corsi, indicaram diferenças significativas para ambos os grupos. Em geral, os dados dos dois estudos corroboram com a literatura, que descreve a heterogeneidade do perfil cognitivo de pessoas com síndrome de Down e apontam para evidências quanto a força de habilidades não verbais, geralmente menos afetadas do que habilidades lingüísticas. - DissertaçãoCorrelação entre habilidades executivas e rastreamento ocular em crianças e jovens com transtorno invasivo do desenvolvimentoOrsati, Fernanda Tebexreni (2007-02-09)
Psicologia
O autismo está inserido dentro dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) sendo caracterizado por uma tríade de comprometimentos que atinge a interação social, comunicação e comportamento. Atualmente o diagnóstico é realizado por observação e relatos comportamentais sem que haja um marcador biológico único para caracterizá-lo. Novas possibilidades de determinar esse marcador preciso vêm sendo amplamente discutidas na literatura tais como: achados de ressonância magnética funcional, histológicos, neuropsicológicos e de movimento ocular. Desta maneira, a avaliação de funções executivas e de anormalidades do movimento ocular são meios de investigação das bases de funcionamento neubiológico e contribuem para maior precisão no desenvolvimento de intervenções nesse distúrbio. O presente trabalho objetiva avaliar as Habilidades Executivas e correlacioná-las ao movimento ocular em crianças e adolescentes com TID. MÉTODO: Foram avaliadas 10 crianças e jovens com TID, com idade média de 11,9 (DP=3,22), pareados por idade e sexo com 10 crianças e jovens com desenvolvimento típico. Avaliou-se a inteligência através do WISC III; as Habilidades Executivas através do Trail Making, Figura Complexa de Rey e Torre de Hanói. As habilidades de rastreamento ocular foram avaliadas através das Tarefas de Sacada Preditiva (SP), Anti-Sacada (AS), Acompanhamento e Rastreamento de Faces. RESULTADOS: Observa-se diferenças significativas de desempenho entre grupos no QI Geral, QI de Execução, no Trail Making parte B, na reprodução de Memória com 3 e 30 minutos da Figura Complexa de Rey e na execução da Torre de Hanói. Observam-se diferenças também nas provas de rastreamento ocular: nos acertos, erros e latência para a Tarefa SP; nos erros seguidos de acerto para a Tarefa AS; no número de sacadas intermediárias para a Tarefa de Acompanhamento e no número de fixações na região dos olhos entre faces com Olhos Presentes e Ocultados no Rastreamento de Faces. Foram também encontradas correlações significativas entre índices de QI, resultados de FE e medidas de movimentos oculares. DISCUSSÃO e CONCLUSÕES: Encontrou-se um perfil de alterações neuropsicológicas nos indivíduos pesquisados que se correlaciona aos padrões de movimento ocular. Esse padrão comum é delineado por uma falta de regulação da atenção voluntária, dificuldade em inibir um comportamento e direcioná-lo ao objetivo proposto na tarefa, alteração no planejamento de ação, dificuldade para iniciação de resposta, dificuldade na flexibilidade cognitiva; e habilidade de visuo-construção preservada. As alterações em habilidades executivas refletem nas relações sociais do indivíduo com o meio e com outras pessoas. A determinação desse perfil de dificuldades pode contribuir para o desenvolvimento de intervenções mais eficazes para essa população. - DissertaçãoCriação e validação de um protótipo de aplicativo para intervenção e treino de consciência fonológicaScotini, Carolina Yoshida (2021-04-15)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O processo do aprendizado da leitura requer a aquisição de diversas habilidades prévias, durante a infância. Estudos apresentam evidências científicas de que a consciência fonológica é uma das principais habilidades preditoras ao desenvolvimento da leitura. Contudo, apenas a consciência fonológica não é a única e a mais importante das habilidades preditoras. As habilidades de reconhecimento de códigos, reconhecimento do alfabeto e linguagem oral contribuem para o desenvolvimento da leitura. Para o aprendizado desta habilidade, a intervenção com o uso de programas computadorizados se mostrou efetivas e com transferência de ensino para a leitura, incluindo crianças com dificuldade de aprendizado ou deficiências. Os estudos apresentam as seguintes tarefas para a avaliação e consequentemente o aprendizado da consciência fonológica, são descritas como: isolamento de fonemas, identificação de fonemas, categorização de fonemas, transposição de fonemas, segmentação de fonemas e deleção de fonemas e rima. O objetivo deste trabalho foi criação e validação de um aplicativo que tem como proposta trabalhar habilidades emergentes na alfabetização com base nas habilidades de consciência fonológica em crianças entre 5 e 7 anos com dificuldade de aprendizado. Foram desenvolvidas 11 atividades que promovam o ensino da Consciência fonológica através de interação por toque na tela. A fim de atingir os objetivos propostos, o trabalho a seguir é apresentado nas seguintes etapas: 1) Criação de atividades que promovam o ensino da Consciência fonológica em crianças com dificuldade de aprendizagem. 2) Desenho do aplicativo com as atividades criadas para promoção de consciência fonológica baseado nos princípios da análise do comportamento. 3) Avaliação a adequação do desenho do aplicativo para promoção de habilidades de consciência fonológica. Para a análise dos resultados foi elaborada uma tabela onde as observações dos juízes foram classificadas. A fim de melhor compreender as observações feitas pelos juízes, foram criadas 3 categorias em função das observações realizadas: Críticas, Sugestões e Comentários. Em geral dos resultados, do total de 53 observações realizadas pelos juízes, 22 (41%) foram de comentário, 21 (39%) foram de sugestões como melhorias e apenas 10 (18%) foram de críticas. O estudo mostrou a importância das etapas de construção das tarefas, bem como a aplicabilidade para cada etapa do desenvolvimento da consciência fonológica junto a análise do comportamento. - DissertaçãoDepressão, resiliência e bem-estar em adolescentes: relação com isolamento na pandemia da Covid-19Campos Junior, Flávio Milton de (2021-08-05)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Resiliência é a capacidade que o ser humano tem para desenvolver habilidades de enfrentamento, recuperação e adaptação para confrontar situações adversas, estressoras e/ou traumáticas. Tais habilidades são desenvolvidas ao longo da vida num processo complexo de interação entre a adversidade, a resiliência desenvolvida até o momento do confronto e o nível de vulnerabilidade para a adversidade enfrentada. A crise provocada pela pandemia de COVID-19 pode representar um fator de risco importante por ser um momento estressante para muitos adolescentes que tiveram suas rotinas e vidas afetadas com as medidas de contenção da doença. Este estudo teve por objetivo avaliar os níveis de sintomatologia depressiva, resiliência e satisfação de vida de adolescentes em dois momentos diferentes durante a pandemia de COVID-19. Foram avaliados 278 adolescentes de 14 a 17 anos, de uma escola particular de classe média alta de São Paulo: 178 adolescentes em maio de 2020 (Grupo G20) e 84 em maio de 2021 (Grupo G21). Foram aplicadas as versões online do Inventário de Depressão Infantil (CDI), da Escala de Resiliência para Crianças e Adolescentes (ERCA) e a Escala multidimensional de Satisfação de Vida para Adolescentes (EMSVA). Os resultados mostram não haver diferença significativa entre os dois grupos para a sintomatologia depressiva, ainda que as meninas tenham pontuação mais alta que os meninos. Foram encontradas diferenças significativas para Capacidade de Relacionamento (CR) e de Confiança, avaliados por meio da ERCA. No que diz respeito à Satisfação de Vida, os resultados mostram haver diferença significativa no escore total da EMSVA e em seus domínios Família, Amizade, Autoeficácia e Self Comparado. No entanto, a Autoeficácia e o Self Comparado, contrariando os prognósticos da literatura internacional de que haveria uma tendência de piora na saúde mental, apresentaram escores maiores, indicando que nesses domínios, o grupo G21 estava melhor do que o grupo G20. Os resultados mostram ainda haver uma correlação negativa entre o escore do CDI e os seguintes domínios das escalas: Satisfação de Vida (EMSVA) (r = -0,78, p<0,001), Sentido de Controle (CO) (r = -0,77, p<0,001), Capacidade de Relacionamento (CR) (r = -0,63, p<0,001) e seu fator confiança (r = -0,60, p<0,001) e, com a Reatividade Emocional (RA) (r = +0,61, p<0,001), foi observada uma correlação positiva. Dessa forma, os achados sugerem que é preciso ter um olhar positivo e atento aos fatores de proteção que apresentaram melhoras e que podem ter contribuído para que os níveis de satisfação de vida e da qualidade dos relacionamentos durante a pandemia permanecessem em níveis considerados bons, apesar de uma pontuação menor de alguns nos escores do G21. - DissertaçãoDesenvolvimento e evidências de validade do ILEF-I: Inventário de Leitura para o Ensino Fundamental ILeal, Priscila Reis (2018-02-15)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Successful reading depends on skills such as word recognition, fluency, and comprehension. These skills are developed from school progression and formal exposure to orthographic and linguistic rules. The evaluation of these skills is fundamental so that teachers can elaborate better interventions to the needs of the students. The objective of this work was to develop and search for evidence of validity of the ILEF-I: Reading Inventory for Elementary Education I based on the Informal Reading Inventory (IRI) using the Basic Reading Inventory (BRI) framework. ILEF-I seeks to evaluate fluency,word recognition and reading comprehension of students from the 1st to 5th year of elementary school in Brazil. A total of 110 private school students participated in the study between the 1st and 5th year of Elementary School I. Instruments of listening, reading of words and pseudowords, reading of sentences and automatic naming were applied. Analysis of the performance according to the school progression between the lists of words (correctness and time) and reading of texts (errors and time) revealed adequacy of the ILEF-I instrument according to the level of difficulties of the items. Pearson's correlation analysis between lists and texts for each school year and applied cognitive tests showed that word lists present evidence of convergent validity with the test for reading single words. It is concluded, therefore, that the instrument presents results that indicate good applicability in a school context in order to provide teachers with tools to verify the level of reading presented by students. - DissertaçãoEfeito da indução de humor no desempenho em teste de inteligência fluida: estratégias cognitivas e padrões de movimentos ocularesLaurence, Paulo Guirro (2018-05-24)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Mood induction and emotional states tasks are used to verify the effect of emotions on cognitive performance. Thus, emotions modulate various cognitive abilities, such as attention, working memory and decision making. Although such skills are related to fluid intelligence, studies analyzing the effects of positive or negative valence emotions on this type of intelligence are rare. The aim of the study was to analyze the effects of mood induction with positive or negative valence on fluid intelligence performance. 161 young and adults (100 women) were divided into three groups: mood induction with negative valence, mood induction with positive valence and induction of neutral emotional valence. Initially instruments were applied to assess anxiety, depression, emotional competence, intelligence, mood and salivary cortisol. Participants then watched a video of specific emotional induction related to their experimental group and responded to the mood scale again. After that, they performed on a computer with eye movement recording equipment another intelligence test (WMT-2) composed of items created according to three types of logical reasoning. In order to verify the effect of mood induction videos, a second collection of salivary cortisol was done 30 minutes after the end of the video in a part of the sample. Results show that the 3 groups did not differ in relation to the level of anxiety, depression, emotional competence, intelligence and humor at the beginning of the procedure. However, after induction, the negative induction group had higher levels of anxiety and lower motivation. No significant differences were observed between the three groups in the percentage of items' correctness and time to perform the intelligence test. However, the reverse efficiency index, evaluated by the time of the test divided by the percentage of correct answers, was better for the positive and negative induction groups than the neutral group in one of the types of rule tokens. Analysis of the ocular movement register indicates differences between the positive induction group and the neutral group in the visual exploration pattern of the test boards. Women in the positive induction group presented more correct answers and a better efficiency index than the women in the other two groups for a logical reasoning. In addition, women in the negative induction group also had a better efficiency index than the neutral group in this type of logical reasoning. The neutral induction women group performed worse than the other two female groups in the visual exploration pattern of the test boards. Thus, the positive valence humor induction procedure influenced the efficiency in solving a type of logical reasoning, as well as in the visual exploration of the test boards. Lastly, negative correlations were found between salivary cortisol levels after the induction of mood with the mean time in WMT-2, with emotional competence and with the inverted efficiency index for one of the types of logical reasoning - DissertaçãoEfeito preditivo da nomeação de estímulos alternados para o aprendizado da leitura: estudo longitudinalCardoso, Amanda Douat (2020-08-27)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Reading and writing are important skills for academic performance, but they are complex skills and require cognitive development of other skills. Among them are naming alternating stimuli and executive functions. Naming alternating stimuli is the ability to name, as quickly as possible, visually presented stimuli by integrating them with their verbal and phonological representations. Executive functions, on the other hand, are a set of cognitive skills such as inhibitory control, attention, working memory, cognitive flexibility, among others, which aims to assist in the processing and execution of higher activities that requires intentional behaviors. Both naming alternating stimuli and executive functions are important for reading and writing as they integrate visual and linguistic information and the automatic retrieval of linguistic information from memory while children learn to read. Thus, the aim of this project is to analyze the predictive effect of NAE and EF in relation to reading and writing in Brazilian Portuguese. In this study, 83 children from private schools participated in a period of 3 years, in 3 instances. These children were evaluated in the 1st, 2nd and 3rd year of Elementary School, the instruments used assessed naming alternating stimuli, executive functions (inhibitory control, working memory and cognitive flexibility), attention, intelligence, reading and writing. Differences analyzes were performed to investigate the development of the skills assessed. Correlation analyzes were performed with the aim of relating naming alternating stimuli, executive functions, attention, reading and writing. Multigroup Confirmatory Factor Analysis was carried out in order to verify the stability of TENEA in the evaluations, another way to identify developmental evidence. Results were found indicating that all skills developed in the three years evaluated. In addition, naming alternating stimuli skills and executive functions were mainly correlated with reading and writing. Finally, the naming alternating stimuli and inhibitory control were highlighted as predictive skills for both reading and writing, and individual characteristics of the subjects, for example, how these skills develop differently in each individual, had great influence on prediction of reading and writing. - DissertaçãoElaboração e busca de evidências de validade de conteúdo da bateria de avaliação do processamento visual para pré-escolares – pró-visualFerronato, Ana Carolina (2023-08-10)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O processamento da informação visual se refere a um conjunto de habilidades responsáveis por captar, organizar e integrar as informações visuais presentes no ambiente a funções cognitivas superiores. Diversos estudos têm encontrado relações significativas entre habilidades de processamento visual e preditores de desempenho escolar. Tais relações mostram a importância deste sistema para o desenvolvimento infantil, o que torna essa área um foco de estudos e de avaliação, fundamental para melhor compreensão dos processos cognitivos envolvidos no desenvolvimento e aprendizagem. Contudo, devido a carência de testes em português de uso multidisciplinar que avaliem habilidades de processamento visual faz-se necessária a criação de instrumentos para esse fim. Assim, visando contribuir com as opções de instrumentos multidisciplinares que avaliem o processamento visual em crianças em idade da idade pré-escolar até ensino fundamental I, este estudo tem como objetivo geral a construção de uma bateria de avaliação de processamento visual para crianças e a busca de evidências de validade de conteúdo. Foi realizada revisão de literatura que orientou a construção dos itens da Bateria de Avaliação do Processamento Visual para Pré-escolares – Pro-Visual. Os itens da Pró-Visual foram encaminhados para etapa de validação de conteúdo que contou com análise de 8 especialistas na área de processamento visual. Os Índices Kappa e os Índices de Correlação Intraclasse apresentaram concordância baixa ou ausência de concordância para os critérios Clareza, Precisão e Representatividade para todos os itens do Pró-Visual refletindo a variabilidade de classificações emitidas pelos especialistas. Os Índices de Validade de Conteúdo para os critérios Clareza, Precisão e Representatividade, calculados por subteste se apresentaram úteis na identificação dos itens que necessitaram de correções. As análises qualitativas dos especialistas contribuíram para aprofundamento das especificidades desenvolvimento do processamento visual durante a segunda infância, resultando em um refinamento importante deste instrumento. Contudo, serão necessários estudos futuros para busca de evidências de validade e fidedignidade do Pró-Visual. - DissertaçãoEvidências de validade e fidedignidade da Bateria de Visualização e Raciocínio da Leiter-R em crianças de 2 e 3 anos de idadeAntonio, Daniela Aguilera Moura (2013-08-08)
Psicologia
A avaliação cognitiva na infância possibilita a detecção precoce de déficits cognitivos, permitindo uma intervenção mais eficaz. No Brasil, há uma escassez de instrumentos de avaliação cognitiva disponíveis para crianças menores de 5 anos. Dentre os instrumentos internacionais, destaca-se a Leiter International Performance Scale-Revised (Leiter-R), utilizada para avaliação da inteligência não verbal. A Leiter-R abrange a faixa etária dos 2 aos 20 anos e é composta pela Bateria de Visualização e Raciocínio (BVR) e pela Bateria de Atenção e Memória (BAM). O objetivo do presente trabalho foi verificar evidências de validade e fidedignidade da BVR em crianças de 2 e 3 anos de idade. Participaram do estudo 107 crianças de ambos os sexos, sendo 49 crianças de 2 anos e 58 de 3 anos. Todas as crianças frequentavam creches públicas da cidade de São Paulo. Os coeficientes de Spearman- Brown ficaram em torno de 0,90 e de Alfa de Cronbach em torno de 0,70 indicando boa precisão do instrumento. As análises de variância mostraram diferenças estatisticamente significativas em função da idade para todos os subtestes. Além disso, a BVR apresentou correlações positivas e significativas com a Escala de Maturidade Mental Columbia (EMMC), o Teste Infantil de Memória de Trabalho (TIMT) e o Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (TVIP). As análises não revelaram diferenças significativas entre meninos e meninas. Desta maneira, os resultados encontrados indicam boa adequação dos parâmetros psicométricos da BVR da Leiter-R para avaliação de crianças de 2 e 3 anos de idade. Esses resultados preenchem requisitos básicos que indicam boa qualidade psicométrica do instrumento. - DissertaçãoIntervenção coletiva com programa Alfabetização Fônica Computadorizada em escolares do ensino fundamentalNikaedo, Carolina Cunha (2007-02-12)
Psicologia
Introdução: A origem dos problemas relacionados as dificuldades de aprendizagem tem sido atribuída a diversas causas. Dados internacionais divulgados recentemente apontam o Brasil com um dos piores desempenhos mundiais. Propostas de ensino devem ser eficazes para toda população, e garantir que, ao concluir o Ensino Fundamental, o aluno seja um leitor competente. Desta forma, a discussão sobre causas do fracasso escolar e métodos de ensino é de extrema importância na sociedade atual. Objetivo: Verificar a eficácia do treino coletivo de habilidades fonológicas em sala de informática, através do programa Alfabetização Fônica Computadorizada. Método: Participaram do presente estudo 78 alunos da 1ª série de uma Escola Municipal do Ensino Fundamental localizada no bairro Itaim Paulista, zona leste do município de São Paulo. Deste total, 34 eram meninas e 46 meninos, com idade média de 7,23 anos. Os participantes foram divididos em dois grupos, grupo experimental, GE, que realizou as atividades com o programa, e o grupo controle, GC. O estudo foi realizado em três fases: pré-teste, intervenção e pós-teste. Na fase 1 foram avaliadas habilidades em leitura e escrita nos seguintes testes: Teste de Competência em Leitura de Palavras (TCLP), Teste de Compreensão de Sentença Escrita (TCSE), Teste de Nomeação de Figura por Escrita (TNF), Teste de Nomeação de Figuras por Escolha de Palavra (TNFP). Posteriormente foram realizadas três avaliações realizadas pelos professores a partir da análise do estágio de alfabetização. Na fase 2 foram conduzidas 22 sessões de intervenção com os alunos do GE. Na fase 3 os alunos foram novamente avaliados com base nos instrumentos já descritos. Resultados: ANCOVAS revelam haver diferença significativa na média de acertos nos resultados do pós-teste em função do grupo, para todos os testes utilizados na avaliação. Tais resultados sugerem a eficácia do programa no treino de habilidades metafonológicas para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em escolares do ensino público. - DissertaçãoIntervenções para promoção de resiliência em crianças e adolescentes: revisão sistemática da literatura e desenvolvimento de um programa para escolaresPinto, Tatiana Matheus (2021-02-23)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A resiliência pode ser definida como a capacidade de enfrentamento e recuperação em situações de adversidades que envolvem estresse, trauma, desafios ou dificuldades. Essa habilidade não seria um traço fixo e imutável de personalidade, mas sim uma característica pessoal capaz de sofrer alterações a depender da exposição a fatores de risco e fatores protetores. A exposição aos fatores de risco pode promover maior desadaptação e menor capacidade resiliente, por outro lado, a exposição aos fatores protetores promoveriam maior adaptação e capacidade resiliente. Assim, estratégias que fortalecem os fatores protetores, principalmente aspectos cognitivos e comportamentais funcionais, seriam capazes de aumentar a resiliência dos indivíduos, especialmente em crianças e adolescentes. Programas estruturados de intervenção focados em resiliência têm sido desenvolvidos ao longo dos anos. Esses programas podem ser destinados para diversas populações, serem implementados em diferentes contextos e apresentar ampla diversidade de características em seu formato. Entretanto, apesar do aumento de interesse científico no tema sobre resiliência e estratégias de promoção, pode-se observar uma defasagem de estudos brasileiros que se proponham a desenvolver programas para promoção de resiliência específicos para a população de jovens do país. Dessa forma, a presente dissertação é composta por dois estudos. O primeiro estudo de revisão sistemática da literatura teve o objetivo de analisar a eficácia de programas psicoterapêuticos focados em resiliência, em comparação com grupos controle, na promoção de resiliência em crianças e adolescentes, bem como sumarizar suas principais características. Dezessete ensaios clínicos randomizados foram incluídos na revisão e treze foram incluídos na meta-análise. Os resultados qualitativos indicaram maior frequência de programas com abordagem cognitivo-comportamental realizados de forma presencial e em grupo, implementados no ambiente escolar, com cinco a dez sessões. Os resultados da meta-análise indicaram eficácia geral dos programas na promoção de resiliência, especialmente para a população de adolescentes. Esses resultados parecem se manter por pelo menos seis meses. O segundo estudo teve o objetivo de desenvolver um novo programa focado em resiliência destinado para adolescentes. Inicialmente esse programa foi desenvolvido para ser implementado de forma presencial, em grupo e durante horário escolar, entretanto, o programa teve de ser readaptado para um formato online e autoguiado. O novo programa online foi composto por oito módulos, sendo que dois módulos eram liberados por semana aos participantes. Como houve perda amostral substancial, não foi possível avaliar a efetividade desse programa, e buscou-se investigar possíveis motivos para evasão de participantes. Assim, foram feitas análises de correlação entre os escores de resiliência, depressão e satisfação de vida com o módulo do programa até o qual os participantes completaram. Embora não significativa, verificou-se correlação inversa e fraca entre a sub escala RA – Sensibilidade da ERCA, o CDI e Self comparado da EMSVA, com o módulo máximo de participação no programa. Com as análises de correção de FDR, as correlações não foram verificadas. Os estudos apresentados contribuem para o crescimento de evidências científicas no campo de programas de intervenção focados em resiliência para crianças e adolescentes e podem auxiliar no direcionamento de novas intervenções. Ressalta-se, entretanto, que mais pesquisas com esses temas são necessárias e de suma importância.