Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ) por Orientador "Cardoso, Dario de Araujo"
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaA arte da aplicação : alguns princípios e sua percepção nas exposições de C. H. Spurgeon e D. M. Lloyd-Jones em Mateus 5.3Palmeira Filho, Pedro Liberato Mesquita (2025-03-13)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Este trabalho objetiva apresentar princípios para a aplicação no sermão expositivo, bem como observar a técnica, arte e estilo de C.H. Spurgeon e D.M. Lloyd-Jones em suas pregações a respeito da primeira das bem-aventuranças. Primeiramente, se buscará conceituar a aplicação como um esforço para se transpor o abismo cultural e histórico que existe entre a audiência original do texto bíblico e a congregação atual. Daí, serão delineados alguns postulados para a arte de aplicar o texto bíblico. Em terceiro lugar, as exposições dos pastores mencionados estarão em evidencia, para, ao final, fazer-se um breve cotejo analítico e considerações sobre a habilidade de aplicação de ambos. - MonografiaA centralidade de Cristo na pregação de textos do Antigo Testamento para a santificaçãoArce, André Luiz (2025-03-10)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
A preocupação com a santidade do povo de Deus é uma das características que moldam a pregação fiel das Escrituras. O desafio se torna ainda maior na abordagem de perícopes do Antigo Testamento. Por isso, é preciso fornecer aos pregadores maneiras pelas quais possam pregar as perícopes do Antigo Testamento com real aplicação santificadora. Para isso, se faz necessário o estudo de métodos interpretativos que considerem as Escrituras como um todo aplicável, centrado em Cristo. O método de interpretação Cristoicônica, defendido por Abraham Kuruvilla entende que à medida que as perícopes são pregadas, os ouvintes, ao receberem as exigências divinas, desfrutarão da restauração da “Imago Dei”, se assemelhando com Cristo. As lacunas deste método envolvem sua falta de interação com o contexto canônico das Escrituras que demonstra em Cristo o ápice da revelação, e limitar a interpretação dos textos ao considerá-los apenas da perspectiva de exigência divina, obediência humana e recompensa. Como melhor proposta a Pregação Cristocêntrica, ou seja, aquela que reflete o caráter redentivo de Deus na revelação do Antigo Testamento apontando para Cristo, descreve uma interpretação baseada em uma hermenêutica apostólica dos textos do Antigo Testamento, usando como chave para esta interpretação o princípio do Evangelho. Esta abordagem é totalmente aplicável aos gêneros literários do Antigo Testamento, e ao mesmo tempo provê motivação cristã para a santificação. - MonografiaA contribuição da pregação expositiva para a revitalização da igrejaSantos, Manoel Bezerra dos (2023)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Quando olhamos para cenário das igrejas brasileiras sentimos que o declínio está diante de todos (na grande maioria nas igrejas na periferia dos grandes centros e em pequenas cidades), o interessante é que a grande maioria da liderança, fazem-se de desavisados, mas os problemas não desaparecerão com essas atitudes, igrejas fracas espiritualmente, e fracas doutrinariamente, precisando desesperadamente por uma reforma ministerial, necessitando de uma revitalização urgente. E como bem temos uma ferramenta que corrobora para a verdadeira ministração a igreja e o verdadeiro ensino desatrelado do homem, e visando a glória de Deus e a edificação da igreja, através dos benefícios que a pregação expositiva oferece, àqueles que desejam esses benefícios, sendo assim ela evita heresias em meio a comunidade do povo de Deus. Contando com o pastor como aquele que é o responsáveis pela revitalização da igreja a qual ele estar inserido tendo que aplicar todo o desígnio do Senhor a sua comunidade, curando assim as enfermidades contraídas ao longo da sua vida, e também, as dificuldade que enfrentaram a longo do processo, e agora deve-se aplicar um novo processo para que essa igreja possa reviver os dias de alegrias, essas comunidades já foram algum dia no passado, igrejas bem sucedidas, mas agora vivem dias de agonia, precisamos olhar para o futuro, para avançarmos, mas sem esquecer o passado, pois vendo que causou todas essas dificuldades. As ferramentas são postas pelo Senhor da igreja, vamos fazer por onde a igreja possa reviver, aquilo que já viveu, sendo que agora com mais disciplina, e atenção para não voltarmos ao mesmo estado que vivemos hoje. - TeseA formação pastoral e a perspectiva e expectativa geracionalLopes, Cristiano Camilo (2023-03-02)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Nesta pesquisa, propõe-se discutir e revisitar os principais aspectos que envolvem o ministério pastoral partindo da vocação e chamada ministerial, passando pelas práticas pastorais (o que um pastor faz) para, então, refletir-se sobre os desafios à formação pastoral. Além disso, objetiva-se delinear as principais características estudar as gerações para, então, avaliar a perspectiva e expectativa sobre o ministério pastoral que os pastores (em processo ou já atuantes) de diferentes gerações (X, Y e Z) possuem. A metodologia para essa investigação envolveu a Pesquisa bibliográfica sobre Teologia Pastoral e estudo geracional, o estudo de caso com alunos de uma Seminário Teológico por meio de um questionário e observação simples. À luz da análise feita, observou-se que a mudança geracional é resultado de uma mudança social e isso tem impactado as relações no âmbito profissional, acadêmico e não seria diferente nas instituições formadoras de um pastor. Os resultados desta investigação apontam que há uma demanda por parte dos Seminários Teológicos de uma sensibilidade às especificidades na questão da aprendizagem de cada geração, principalmente porque as gerações mais novas nasceram em meio a um mundo digitalmente interligado. Isso tem desdobramentos na maneira como as gerações mais novas ensinarão e se relacionarão com pessoas na igreja. - TeseA missão pastoral do homem presbiteriano no lar diante dos desafios da pós-modernidade e o papel das igrejas e ministros de ofício para o cumprimento desta tarefa primordialAlcântara, Guilherme Rafael Rios (2024-01-09)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O pastorado masculino no lar é proposto nesta tese como sendo o modo biblicamente indicado para o cumprimento da missão da família no mundo e para o fortalecimento da Igreja Cristã e suas bases fundamentais. A derrocada dos valores tradicionais e os constantes ataques à estrutura familiar estabelecida pelo Criador são característicos dos dias atuais e só poderão ser contidos com a retomada deste padrão bíblico, a partir da conscientização e dos esforços conjuntos das famílias e igrejas. O papel dos ministros ordenados na apresentação prática das soluções, ancoradas por projetos bem preparados e acompanhamento sistemático farão muita diferença. Sem levar este diagnóstico em consideração e sem tomar iniciativas específicas para concretização deste ideal, tudo o mais que for feito não passará de amenidades ou paliativos diante de um sistema caído com suas distorções graves e influências diversas. Todavia, ao se entender o desígnio de Deus para a família e investir na liderança espiritual do lar, não apenas a igreja será grandemente beneficiada, como inevitavelmente a curto prazo surgirão gerações de crentes maduros, capazes e convictos em sua fé para fazer a diferença em qualquer aspecto que se possa considerar. - MonografiaA pregação expositiva como caminho para a exposição fielSantos, Marcony Jahel dos (2023)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
A preparação de um sermão é uma tarefa que pode ser abordada de diversas maneiras. E independentemente da metodologia escolhida, é de suma importância que essa abordagem esteja profundamente comprometida com a totalidade da Palavra de Deus, tal como registrada na Bíblia. O pregador é investido com a responsabilidade de levar adiante essa missão, então deve assumir o encargo de proclamar o completo conselho de Deus e de proporcionar uma dieta espiritual sólida e abrangente à comunidade de crentes sob sua liderança. É amplamente reconhecido que os pregadores enfrentam uma série de demandas e responsabilidades em seus ministérios. Portanto, é imperativo que eles administrem seu tempo de maneira sábia e equilibrada, de modo a não descuidar de nenhuma de suas obrigações. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar o compromisso com a proclamação de toda a Escritura mesmo diante das várias abordagens disponíveis para a pregação. Além disso, pretende-se avaliar a eficácia do método de pregação expositiva como uma ferramenta colaborativa que pode auxiliar os pregadores em seu árduo trabalho, permitindo-lhes cumprir com excelência todas as suas múltiplas tarefas. Esta pesquisa busca proporcionar uma visão mais aprofundada e esclarecedora sobre a importância da pregação centrada na Palavra de Deus e a melhor maneira de implementá-la para o benefício da comunidade de fé. - DissertaçãoUma análise da estrutura literária do evangelho de Marcos como base para a pregação expositiva de cada Perícope: da estrutura para o sermãoSimoncelos, Daniel Leite (2023-01-11)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O presente trabalho aborda a interpretação da estrutura evangelho de Marcos como base para a pregação expositiva. Considera os princípios hermenêuticos para o gênero de narrativas e ferramentas hermenêuticas para interpretação do texto levando em conta os quiasmos, paralelismos e inclusios presentes no evangelho, e a intenção do autor ao estruturar o texto dessa maneira. Este trabalho aborda ainda como podemos pregar uma perícope levando em conta a sua estrutura literária. Por fim, são apresentados quatro sermões como exemplo de uma pregação que parte da estrutura para a pregação expositiva. - MonografiaAplicação experiencial no sermão expositivo: legitimidade, importância e relevânciaNaruse, Thiago Atsushi (2023-01-30)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
A partir da discussão sobre a legitimidade ou não da aplicação do sermão expositivo, em especial dentro da tradição reformada, busca-se com este trabalho descobrir histórica e teologicamente sua legitimidade, necessidade e relevância para os dias atuais. Busca-se também apresentar um novo método e alternativa para aplicação no sermão expositivo, isto é, a aplicação experiencial. Para tanto este trabalho recorrerá a alguns dos maiores nomes e proponentes da tradição reformada, em especial, àqueles que deixaram algum legado ou contribuição para o campo da pregação. - MonografiaAs consequências da exposição bíblica : uma abordagem histórica do poder da pregação da palavra em momentos de revitalização da igrejaAlmeida, Wendel Nunes de (2023)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
As práticas e os conceitos relacionados à revitalização de igrejas locais estão muito encharcados por métodos pragmáticos que não são autorizados pela Escritura. Muitos estão confiando nas engenhosidades humanas, e deixando de lado, o Evangelho, que tem poder para transformar indivíduos e sua comunidade. Confiar nestes métodos promove uma igreja ainda mais fragilizada, por mais que, numericamente, ela venha a ser considerável. O presente trabalho busca fazer uma análise de alguns momentos históricos em que a igreja de Cristo necessitava de revitalização e demonstrar que a exposição da Escritura ocupou centralidade nestes contextos. Entendemos que, para que uma igreja local seja revitalizada, não há método mais eficaz do que a Escritura sendo fielmente ensina. - MonografiaAs necessidades práticas de ouvintes de sermões da era digitalRoque, Rickson Santos Loureiro (2023)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Na era digital, as igrejas e pastores enfrentam desafios ao adaptar suas práticas religiosas e sermões para um cenário em constante transformação. A transição da comunidade cristã para o ambiente virtual exige compreensão das necessidades práticas dos ouvintes digitais, impulsionando a aplicação de princípios de comunicação adaptados a esse contexto. Essa monografia oferece orientações cruciais para aprimorar a eficácia da pregação, integrando a espiritualidade ao ambiente digital e atendendo às demandas dos ouvintes contemporâneos. - MonografiaA encarnação de Cristo como estrutura para pregaçãoRibeiro, Vinícius Rosa (2023-02-10)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Considerando que a Encarnação de Cristo é central para toda Escritura e para todo sistema dogmático e valendo-se de uma problemática acerca da falta de Cristo nos púlpitos, este artigo procurou relacionar esta doutrina com a pregação. O objetivo foi demonstrar que a pregação que cativa o coração a Cristo fundamenta-se na doutrina da Encarnação. O método foi uma breve revisão de literatura, uma exposição da doutrina da encarnação no plano Redentor de Deus e uma proposta de aspectos para a pregação a partir da Encarnação. Concluiu-se que há relação e benefícios ao pregador que entende a Encarnação de Cristo como uma pregação de Deus ao mundo. - MonografiaA harmonização entre T. H. L. Parker e R. Albert Mohler Jr. na conceituação do propósito da pregaçãoSilva, Luciano Nogueira da (2023-02-15)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O presente trabalho tem como tema as diferenças proposicionais entre T. H. L. Parker e R. Albert Mohler Jr. sobre o conceito da tarefa essencial da pregação na exposição do evangelho. Segundo Parker, o pregador deve se ocupar exclusivamente com o testemunho a ele confiado e não buscar exercer o papel de um advogado na defesa do cristianismo diante da cultura ao qual se propõe a dialogar. Para tal, ele se utiliza do conceito de pregação de Calvino no qual diz que o pregador deve expor as escrituras como sua fonte e conteúdo único, se vendo como um embaixador autorizado e enviado por Deus, e, confiando na companhia do Santo Espírito para a capacitação e persuasão dos que serão ministrados. Por outro lado, Mohler defende que numa cultura dirigida pelo pensamento pós-moderno (negação da verdade absoluta, subjetivismo e supervalorização do ego), a pregação se faz necessária como declaratória, apologética e polêmica. Apoiado na exegese de Atos 17, ele descreve os principais pontos de Paulo nesta tarefa como proclamador do evangelho diante de uma cultura descrente em Deus no areópago. Diante dessas ênfases divergentes buscar-se-á encontrar um ponto de equilíbrio e complementaridade entre a declaração do evangelho pelo pregador, como uma testemunha fidedigna dos fatos experienciados na pessoalidade e, um apologista eficaz no testemunho, não somente numa sociedade pós-moderna, mas em toda e qualquer cultura que seja descrente sobre a verdade incontestável de que Jesus Cristo é o Senhor. Para alcançar os objetivos propostos, o trabalho se enquadrará na teologia pastoral que, por delineação proposta pelo CPAJ, engloba o aconselhamento, a educação cristã, as missões urbanas e a pregação dentro de uma perspectiva calvinista histórica. Embora tenha afinidades com as demais áreas de pesquisa listadas anteriormente, o trabalho se aterá a pregação reformada como área principal de pesquisa objetivando a correlação entre o testemunho prestado pelo pregador na proclamação do evangelho e a real necessidade da apologética na tarefa proclamatória. Para tal, buscar-se-á compreender o conceito de pregação no ministério do apóstolo Paulo, pela visão de testemunha em Parker e apologeta em Mohler, a fim de compreender essa tarefa como autoritativa, centrada nas Escrituras e, obrigatoriamente voltada ao diálogo com a cultura circundante. A historicidade, a forma e os argumentos referentes à defesa da pregação expositiva não serão desenvolvidos, embora ainda haja espaço para discussão de tais temas em tempos pós modernos, como a validade e relevância da exposição bíblica perante outros eventos como o coaching. - MonografiaO método Lectio Contínua de pregação: o anuncio de todo o conselho de Deus e as responsabilidades do pregadorMiola, Altieres Fernando (2023-01-30)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Muitas são as formas de se preparar um sermão. Seja qual for a pretendida, preferida ou escolhida, esta deve ter compromisso fiel para com toda a Palavra de Deus revelada e registrada na Bíblia. O pastor, aquele incumbido dessa responsabilidade, deve anunciar todo o conselho de Deus e servir alimento sólido e completo para a comunidade de crentes. Além disso, é sabido que o pastor é envolvido por uma grande demanda de atividades em seu campo de trabalho. Por isso, deve saber conciliar todo o tempo sem negligenciar uma responsabilidade em detrimento da outra. Assim, após analisar as responsabilidades do ministro do Evangelho, o zelo para com o anuncio de toda a Escritura e as formas de pregação existentes, será avaliada a forma de pregação expositiva lectio continua se, como a maneira mais eficiente de pregação de toda a Bíblia, coopera com o pastor em suas muitas laborações. - TeseO evangelismo pessoal como parte da tarefa pastoral : uma abordagem bíblico-teológico-pastoralLeite, Tiago Gomes (2024-12-20)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Este trabalho investiga o papel integral do evangelismo pessoal como parte do ministério pastoral, abordando seus fundamentos bíblicos, teológicos e históricos. O estudo estabelece que os pastores têm o dever não apenas de pregar do púlpito, mas também de se engajar no evangelismo pessoal em sua vida cotidiana. Os capítulos iniciais oferecem uma análise detalhada do mandato bíblico para que os pastores atuem como evangelistas, destacando exemplos do Antigo e Novo Testamentos e insights teológicos de reformadores como João Calvino. A pesquisa aprofunda-se ainda na crise do evangelismo pessoal no contexto pastoral moderno, identificando fatores culturais, teológicos e individuais que contribuem para o seu declínio. Com base em uma pesquisa original realizada com 63 pastores de denominações históricas no Brasil, os achados ressaltam uma tendência em direção ao evangelismo institucional e uma menor ênfase no evangelismo pessoal e informal. Em resposta, o capítulo final apresenta recomendações estratégicas para revitalizar essa prática, buscando reestabelecer os pastores como modelos de engajamento evangelístico para suas congregações. A tese enfatiza passos práticos, incluindo o cultivo de relacionamentos, a criação de programas de evangelismo e o envolvimento em interações comunitárias, alinhando-se aos princípios bíblicos e às práticas históricas da igreja. - MonografiaOs desafios do pregador diante dos diferentes tipos de ouvintes na pregação de arrependimentoFreitas, Leonardo Tobias Duarte de (2023)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre os ouvintes e a pregação de arrependimento nas Sagradas Escrituras, considerando a postura dos ouvintes diante dessa mensagem e a influência da cultura local nesse processo. A partir da análise de exemplos bíblicos, com destaque para a postura dos ouvintes no Antigo e no Novo Testamento, e da exploração de conceitos da obra "Argumentar em situações difíceis" de Philip Breton, concluímos que a compreensão do público é fundamental para a eficácia da pregação de arrependimento. Embora a mudança no coração dos ouvintes seja obra exclusiva do Espírito Santo, cabe a nós pregadores nos prepararmos adequadamente e nos comunicarmos da forma mais eficaz possível, buscando sempre a orientação e a direção do Espírito Santo para que essa prática possa ser aprimorada e tornada ainda mais eficaz na transformação de vidas. - TesePastoreio presbiteral : a percepção e o reconhecimento dos crentes sobre a atuação pastoral de presbíteros regentes e docentes na Igreja Presbiteriana do BrasilSilva, Diogo de Freitas (2024-01-09)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
No sistema presbiteriano de pastoreio, a igreja entende, percebe e reconhece a atuação dos presbíteros regentes com o mesmo valor que a atuação do pastor? Motivado por esta pergunta, se apresenta aqui uma pesquisa sobre como os crentes das igrejas locais, no contexto da igreja presbiteriana do Brasil, percebem e reconhecem a atuação pastoral dos presbíteros regentes em cooperação com presbíteros docentes. A partir da observação ministerial, pesquisa bibliográfica e instrução bíblica procura-se identificar a correta atuação presbiteral cooperativa no progresso da revelação Bíblica em consonância com o material bibliográfico reformado. E por fim, sugere-se uma possível forma de contribuir com a qualificação desta percepção e reconhecimento assim, como na atuação de presbíteros regentes por meio de uma atuação pastoral presencial intencional e planejada. - MonografiaO plano de Deus para a família: uma perspectiva bíblica sobre família e criação de filhos na carta aos Efésios e no livro de ProvérbiosLima, Rodrigo Laureano de (2023-02-11)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O objetivo deste artigo é olhar para a Palavra de Deus, especialmente o pensamento de Paulo sobre o assunto registrado em Efésios 5.18 - 6.4, e apresentar uma perspectiva bíblica sobre família e paternidade. Muitas vezes a tarefa de constituir famílias e criar filhos não é levada a sério pelos cristãos, mesmo que as Escrituras destacam vez após vez sua importância. O livro de Efésios apresenta este ensino de maneira clara e organizada. As Escrituras apresentam um modelo para a família e criação de filhos, vamos aprender com Paulo. - MonografiaPregação contemporânea : os desafios da comunicação dentro e fora da igrejaFerreira, Iury Guerhardt (2024-06-20)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Esta monografia examina a complexidade da pregação contemporânea, destacando os desafios de comunicar o evangelho de forma eficaz tanto dentro quanto fora da igreja em um contexto pós-moderno. Explora-se a imperativa ordem de Cristo para pregar as Boas Novas, considerando a necessidade de adaptar a mensagem bíblica às sensibilidades e desafios culturais atuais. Analisando perspectivas de teólogos como Timothy Keller e John Stott, o estudo enfatiza a importância de uma abordagem contextualizada que mantenha a integridade do evangelho, enquanto se engaja de maneira significativa com o público contemporâneo, visando a transformação espiritual e a relevância cultural. - DissertaçãoPregação cristocêntrica : um modelo de pregação, diferentes métodos de aplicaçãoRuela, André Rosmaninho (2024-10-16)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Há grande preocupação no meio teológico reformado com a fidelidade na pregação da Palavra de Deus. A fidelidade, nesse contexto, vai além de simplesmente ensinar corretamente o que um texto bíblico afirma; envolve a compreensão de como o texto, dentro da totalidade das Escrituras, aponta para Cristo — sua pessoa e obra, como cumprimento das profecias e como o tema central de toda a Palavra de Deus. Diante dessa preocupação legítima, vários caminhos têm sido propostos para que o pregador cumpra sua tarefa de maneira fiel, honrando a Cristo e apresentando o evangelho a partir de toda a Escritura. Atualmente, a abordagem mais difundida é a chamada “pregação cristocêntrica”. Diversos teólogos têm sugerido métodos distintos para a tarefa de pregar Cristo em toda a Escritura. Essa diversidade, no entanto, não implica métodos totalmente divergentes. Pelo contrário, uma vez que compartilham a mesma preocupação e objetivo, esses métodos tendem a apresentar significativa coerência e pontos de convergência, mesmo em meio às diferenças. Por isso, antes de analisarmos os métodos específicos de pregação cristocêntrica disponíveis hoje, é necessário entender o modelo geral de pregação cristocêntrica. Esse modelo abarca os elementos comuns entre as várias propostas, permitindo que sejam vistas como complementares nessa tarefa. Como modelo, o cristocentrismo reúne diferentes proponentes ao destacar o que eles compartilham entre si. No entanto, é importante reconhecer que, dentro dessa mesma tarefa, existem abordagens distintas. Nesse ponto, os métodos divergem de forma independente. Se o modelo de pregação cristocêntrica une os autores nas semelhanças, os métodos revelam as diferenças. O objetivo permanece único: uma pregação fiel de Cristo e do evangelho em toda a Escritura. É fundamental, porém, uma forma de testar a validade desses métodos. Entre os diversos riscos que podem surgir na pregação, foi escolhido o legalismo como um erro a ser combatido. Dessa forma, as ferramentas desenvolvidas para resistir a essa abordagem equivocada do texto bíblico podem também ser aplicadas contra outros desvios que possam surgir. - MonografiaA pregação cristocêntrica nos Salmos penitenciaisBorges, Bruno Almeida (2023-01-31)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Os salmos penitenciais têm sido instrumento de orientação e consolo para o povo de Deus na história, pois estes ensinam como lidar com a eventual quebra da Lei de Deus e a busca pela restauração. Nesse contexto é necessário que os pregadores cristãos saibam como expor esses textos da maneira devida, para que assim a igreja de Cristo seja corretamente orientada sobre essas porções da Palavra de Deus e assim aprendam o caminho da restauração depois de pecar. O presente artigo propõe tratar sobre a teologia que direcionou os escritores desses salmos, como que os autores do Novo Testamento se apropriaram deles para ensinar os crentes, e, por fim, propor pontos essenciais para uma pregação cristã nessa coleção de salmos.