Controladoria e Finanças Empresariais (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Controladoria e Finanças Empresariais (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis por Orientador "Vallim Filho, Arnaldo Rabello de Aguiar"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoEfeitos da divulgação sobre capital intelectual no fenômeno de underpricing nos processos de abertura de capital de empresas: uma abordagem por machine learningTonon, Bruna Pascualin (2022-08-02)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Com o objetivo de analisar as influências da divulgação sobre capital intelectual no fenômeno do underpricing em Ofertas Públicas Iniciais ocorridas no Brasil no período de 2004 a 2019, esse estudo analisou 172 empresas que abriram seu capital nesse período. Seguindo a metodologia de Bukh et al. (2005), foi utilizado os prospectos de IPO para coleta das informações divulgadas sobre capital intelectual. Baseando-se no checklist utilizado pelos autores, o conteúdo dos prospectos foi analisado com base em seis categorias: funcionários, clientes, TI, processos, P&D e declarações estratégias. A ocorrência ou não do underpricing foi calculada por meio da comparação entre o retorno das ações, com o retorno do mercado nos dias respectivos à negociação da ação. Após a tabulação dos dois grupos de informação, utilizou-se técnicas de Inteligência Artificial, em particular, Aprendizado de Máquina para identificar os fatores que impactam o underpricing. Visando encontrar o modelo que melhor prevê a faixa de retorno dos IPOs, foram utilizadas quatro técnicas de classificação: Árvore de Decisão, KNN (K-Nearest Neighbors), GBT (Gradient Boosted Tree) e Random Forest. O desempenho foi avaliado pela acurácia, índice kappa e a análise da Matriz de Confusão dos testes. O modelo com melhor resultado, utilizando a técnica Random Forest, foi capaz de prever com 79% de acurácia a faixa de retorno da ação em seu primeiro dia de negociação com base nas palavras e termos citados acerca do capital intelectual nos prospectos definitivos de IPO. Constata-se que a divulgação sobre capital intelectual exerce influência sobre o retorno das ações em seu primeiro dia de negociação. As categorias de funcionários e declarações estratégicas são as mais expressivas no modelo apresentado. As implicações práticas se dão principalmente para os underwriters responsáveis pela oferta e as empresas emissoras, ao buscarem compreender o impacto que as informações divulgadas sobre capital intelectual podem trazer para o retorno da ação no seu primeiro dia de negociação.