Ciências do Desenvolvimento Humano - Dissertações - CCBS Higienópolis (a partir de 2024)
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Navegando Ciências do Desenvolvimento Humano - Dissertações - CCBS Higienópolis (a partir de 2024) por Orientador "Carreiro, Luiz Renato Rodrigues"
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- DissertaçãoCorrelações entre a percepção de pais e professores sobre funcionamento cognitivo e o desempenho em testes neuropsicológicos de crianças do ensino fundamental I: um estudo sobre os efeitos da pandemia de COVID-19Zeballos, Beimar Alejandro Góngora (2025-02-20)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Com as medidas de isolamento social adotadas pelo governo para frear o avanço da pandemia de COVID-19, as escolas tiveram de ser fechadas, levando à implementação do ensino não presencial, com o objetivo de dar continuidade às atividades escolares. Com a nova realidade de estudos em casa, os pais também tiveram de se envolver mais diretamente no processo educacional de seus filhos. Além disso, professores encontram diversos percalços durante o ensino remoto e na volta ao presencial. Diversos estudos indicam impactos negativos no nível de aprendizagem pós pandemia. Desse modo, o estudo avaliou como os relatos de professores e responsáveis, através de um inventário, estão associados ou até mesmo conseguem prever as possíveis dificuldades encontradas pelos alunos na volta ao ensino presencial. O estudo analisou 98 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública na cidade de Embu das Artes, através de testes que mensuram a habilidades intelectual e acadêmicas, atenção e linguagem. São eles: Teste de Desempenho Escolar II; Tarefa de Fluência Verbal Livre; Tarefa de Dígitos (Ordens Direta e Inversa); Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (Inteligência Geral); Teste de Atenção por Cancelamento; Teste de Hayling (Flexibilidade cognitiva, Velocidade verbal, Controle inibitório); Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral. Para os professores e responsáveis, foi aplicada a escala reduzida do Índice de Rastreio de Dificuldades Cognitivas (IRDC). Foram realizadas análises de: Kruskal-Wallis, para comparação das médias dos resultados encontrados; Correlação, para estabelecer relações entre os testes neuropsicológicos e o IRDC; Regressão, para evidenciar o potencial preditivo de possíveis dificuldades cognitivas nos alunos. Foram encontradas correlações significativas e negativas entre as subescalas dos inventários e os outros instrumentos, além das regressões terem mostrado o potencial preditivo de 39,2% e 38,0%, para dificuldades cognitivas nas subescalas de linguagem e atenção respectivamente. O IRDC apareceu como um instrumento de baixo custo e de fácil aplicação, que pode ter grande utilidade clínica e educacional. - DissertaçãoDesenvolvimento e validação por juízes de um programa de formação de professores para promoção de habilidades socioemocionais no contexto escolarMignone, Ana Elisa Ruggeri (2024-08-07)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
o desenvolvimento das competências socioemocionais em crianças em fase escolar tem ganhando cada vez mais ênfase na atualidade. Indivíduos com maiores níveis de competências socioemocionais apresentam comportamentos positivos em relação a si mesmo, resultando em maior nível educacional, maior sucesso profissional, relações familiares e de trabalho mais positivas, melhores índices de saúde mental. Tendo em vista este cenário, surgiu a nova Base Comum Curricular (BNCC), que tornou o desenvolvimento das competências socioemocionais obrigatória em todas as escolas públicas e particulares abrangendo, inclusive a educação infantil. das escolas e a implantação do ensino on-line por um extenso período de tempo. Objetivo Geral: Desenvolvimento e validação por juízes de um Guia de formação de professores para promoção de competências socioemocionais no contexto escolar. Instrumentos: 1 – Guia de formação de professores para promoção de habilidades socioemocionais fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC serviu como base para mapear as habilidades socioemocionais necessárias para um desenvolvimento emocional em crianças; 2 – Protocolo de avaliação onde juízes especialistas avaliaram se o conteúdo do Guia estava adequado ao seu propósito; Procedimentos: Na fase 1, foi desenvolvido o Guia de formação de professores; na fase 2, ocorreu a avaliação dos juízes especialistas; Análises: Na fase 1, foi realizada uma análise das competências socioemocionais que são exigidas pela BNCC, e realizada uma revisão da literatura sobre artigos, livros e instrumentos que abordam e trabalham no desenvolvimento destas competências em crianças, o que gerou o guia proposto pela autora; na fase 2 (avaliação dos juízes), o resultado da avaliação dos juízes gerou uma tabela descritiva da intervenção, cruzando com os dados das competências socioemocionais indicadas pelos juízes. Dessa tabela foi calculado o índice de concordância com relação aos critérios que foram concluídos aqueles com valor de concordância a partir de 75%. Resultados e Conclusão: Os resultados apresentados neste estudo apontam que houve concordância aceitável nas propostas sugeridas no Guia e que o mesmo pode ser relevante para a formação de professores com a finalidade de promover o desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças no contexto escolar. - DissertaçãoEstratégias de resolução de conflitos entre escolares: o antes e o depois da pandemia da Covid-19 sob a lente de professoresVidal, Caroline de Oliveira Melo (2024-02-22)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A resolução de conflitos entre pares é uma demanda de intervenção frequente na prática docente e formas de qualificar a mediação de professores diante de situações conflituosas têm sido um tema recorrente em pesquisas na área da educação. A presente dissertação investigou estratégias de resolução de conflitos entre escolares no retorno às aulas presenciais, após o período de ensino remoto/modelo híbrido, decorrente da pandemia da COVID-19. Como hipótese, esperava-se que a restrição às possibilidades de interação social contínua e o distanciamento da rotina escolar poderiam ter afetado o desenvolvimento de habilidades e estratégias cooperativas de resolução de conflitos entre pares. A partir da perspectiva Construtivista do conhecimento e, portanto, entendendo a interação com o meio essencial para possibilidades mais plenas de desenvolvimento, foram coletados dados sobre o período de distanciamento social e suas possíveis consequências para o aspecto socioemocional do desenvolvimento de estudantes. Utilizou-se uma abordagem exploratória, de caráter empírico e qualitativo. A amostra foi composta por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas brasileiras, públicas e privadas, que preencheram 3 instrumentos: Questionário 1 (n = 39); Questionário 2 (n = 23); e entrevistas de profundidade (n = 4). Buscou-se verificar se as estratégias utilizadas pelos estudantes para resolver conflitos no retorno às aulas presenciais são diferentes daquelas observadas pelos docentes antes do distanciamento social, estabelecido no Brasil a partir de março de 2020. As respostas foram analisadas a partir da teoria da Análise de conteúdo (Bardin, 2011) e os resultados também foram comparados com dados anteriores à pandemia da COVID-19 existentes sobre o tema na literatura. Observou-se que as causas de conflito entre pares mantiveram-se as mesmas de antes da pandemia, porém, sendo vivenciadas com maior intensidade ou gravidade no retorno às aulas presenciais. Em todas as três fases de coleta os professores indicaram perceber diferenças nas estratégias de resolução de conflitos adotadas por seus alunos e associaram essas diferenças ao período de distanciamento social, à escolarização remota ou híbrida e à consequente ausência de oportunidades de conviver com outras crianças. Há também a percepção de que o retorno às aulas presenciais favoreceu o desenvolvimento de habilidades necessárias para o estabelecimento de relações interpessoais mais colaborativas. Espera-se que a presente pesquisa favoreça a reflexão e uma intervenção docente mais qualificada diante das demandas de atuação em direção à construção da personalidade ética de estudantes no presente momento. - DissertaçãoSaúde mental e qualidade de vida de professores do ensino fundamental e as relações com a pandemia de Covid-19Scudeler, Renata Pinheiro (2024-08-05)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O ato de lecionar está atravessado por altos níveis de exigências e responsabilidades, bem como por inúmeros aspectos estressores advindos das expectativas individuais, dos próprios professores, mas, também, dos alunos, pais, gestores e comunidade. Sob este cenário, têm surgido inúmeras discussões acerca dos fenômenos associados ao cotidiano dos professores e as implicações em sua qualidade de vida e saúde mental como, por exemplo, a incidência da Síndrome de Burnout e de sintomas de depressão, estresse e ansiedade. Presente nas ocupações que exigem relação de atenção direta, contínua e altamente emocional, o Burnout se instaura quando há presença, persistente e crônica, de estressores capazes de impactar no desempenho profissional, na percepção individual, no relacionamento com os pares e na qualidade de vida. Diante de um cenário de precarização profissional, somado aos impactos da pandemia de COVID-19, torna-se necessário ampliar as discussões sobre o tema, na expectativa de provocar mudanças culturais, organizacionais e sociais. Nesse sentido, o estudo se propôs a analisar à presença do Burnout em professores de Ensino Fundamental I, por meio da aplicação do MBI-ED - Maslach Burnout Inventory - Educators Survey, a percepção dos docentes a respeito de sua própria qualidade de vida por meio do WHOQOL-bref e a presença de sintomas de depressão, estresse e ansiedade através da Escala DASS-21, comparando os resultados encontrados considerando a atuação em escolas públicas e privadas e anos iniciais do fundamental I (primeiro, segundo e terceiro) e finais (quarto e quinto), além de identificar as correlações existentes entre os indicadores de Burnout, QV e saúde mental. Também buscou discutir se o ensino remoto, durante a pandemia de COVID-19, e o retorno presencial, influenciaram, na percepção dos professores, em seus níveis de estresse, através da aplicação e da análise qualitativa de um questionário. Considerando a amostra de 42 professores, sendo 64,3% docentes em escolas privadas e 50,0% atuantes nos anos iniciais do fundamental I, os resultados demonstraram a presença da Síndrome de Burnout em 40,5%, com comprometimento nas três dimensões que a compõe, além da presença de sintomas de depressão, estresse e ansiedade em mais da metade dos participantes, havendo predominância dos sintomas de estresse. As comparações estatísticas não revelaram diferenças médias significativas entre as variáveis avaliadas, enquanto os testes de correlação indicaram associações significativas tanto positivas quanto negativas, sobretudo, considerando as dimensões de Burnout e os sintomas de saúde mental, correlacionados às percepções de qualidade de vida. Através da análise qualitativa do questionário aplicado, este estudo revela o desejo destes profissionais por maior acolhimento, consideração com sua saúde, mudanças que avaliem as reais necessidades e delimitem as responsabilidades, implicando em valorização profissional sendo, portanto, fundamental que se invista em formação, carreira, melhores condições ambientais e salariais, bem como na promoção de saúde, qualidade de vida e políticas públicas eficazes, uma vez que, os espaços escolares e os docentes promovem a formação humana.