Ciências do Desenvolvimento Humano - Dissertações - CCBS Higienópolis (a partir de 2024)
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Navegando Ciências do Desenvolvimento Humano - Dissertações - CCBS Higienópolis (a partir de 2024) por Orientador "Assis, Silvana Maria Blascovi de"
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- DissertaçãoQualidade de vida e participação social de adultos com paralisia cerebralSinibaldi, Thaís Mendes (2024-06-03)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A Paralisia Cerebral (PC) é caracterizada como um grupo de desordens do desenvolvimento do movimento e postura, podendo se apresentar em diversos níveis e ser acompanhada de distúrbios de natureza variada. Diante do aumento da expectativa de vida dessa população e das alterações na estrutura etária do Brasil, aponta-se a necessidade de que as equipes multiprofissionais estejam preparadas para acolher e orientar o cuidado de pessoas com PC, conforme as suas necessidades. Objetivos: O objetivo geral deste trabalho foi investigar a Qualidade de Vida (QV) e a participação social de adultos brasileiros com PC, além de elaborar um instrumento de entrevista para investigação das dimensões da vida do adulto com PC e verificar o índice de validade de conteúdo. Também pretendeu-se identificar os fatores ambientais que podem influenciar a QV e participação social dos adultos com PC e conhecer as rotinas e as estratégias de enfrentamento em situações que envolvem a participação social do grupo estudado. Método: Participaram 12 pessoas com PC, entre 20 e 35 anos, de ambos os sexos. Foram aplicados o Critério Brasil para o nível socioeconômico e o WHOQOL-bref, complementado pelo WHOQOL-DIS-PD, para avaliação da QV. Os participantes foram entrevistados remotamente a partir da versão final do roteiro de entrevista. Os dados obtidos pelos instrumentos de QV foram transformados em escores e as entrevistas foram transcritas para a elaboração das cinco categorias finais de análise: Cuidados com a saúde na vida adulta da pessoa com PC; Participação e inclusão; Participação na comunidade PcD e Redes Sociais; Políticas Públicas, Facilitadores e Barreiras; Vida Afetiva e Sexualidade. Resultados: Os resultados foram organizados em quatro momentos: Evidências de validade do roteiro semiestruturado para entrevista; Caracterização dos participantes; WHOQOL-bref e WHOQOL-DIS-PD e Entrevistas e categorias de análise. Observou-se que o grupo estudado, apesar das diversas barreiras urbanísticas, arquitetônicas e atitudinais enfrentadas cotidianamente, desenvolve estratégias de enfrentamento e exerce sua participação em diversas dimensões, como o mercado de trabalho, educacional e de lazer, e tem o desejo, de cada vez mais, potencializá-la. Os participantes consideraram que a experiência em participar da pesquisa, compartilhando suas vivências e perspectivas, pode aumentar a visibilidade da população com PC na sociedade e lançar luz a temas pouco abordados. Considerações Finais: O presente estudo revelou-se inovador já que se propôs a estudar os adultos com PC, dando voz a essa população. Ainda há muito a ser feito para que a qualidade de vida e a participação social desse grupo de pessoas possa atingir metas de inclusão e pertencimento, porém considera-se, a partir das falas registradas, que as ações e políticas públicas sejam pautadas nas necessidades e reivindicações trazidas pelas pessoas que de fato podem avaliar, discutir e indicar quais são os principais facilitadores ou barreiras encontrados em suas rotinas. Por fim, sugere-se a realização de mais pesquisas sobre o tema com o intuito de ampliar as informações relevantes para nortear as intervenções e o cotidiano do público com PC. - DissertaçãoTerapia utilizando conjuntos lego como intervenção para crianças com Trissomia 21 com foco na motricidade fina e linguagemBezerra, Clara Helen Oliveira (2024-02-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
OLIVEIRA-BEZERRA, C.H. Terapia utilizando conjuntos LEGO como intervenção para crianças com Trissomia 21 com foco na motricidade fina e linguagem. Programa de Pósgraduação em Ciências do Desenvolvimento Humano, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2024. Introdução: A terapia utilizando conjuntos LEGO é uma modalidade terapêutica que tem por objetivo estimular o desenvolvimento de competências sociais através de construções colaborativas de forma lúdica e vem sendo proposta para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Assim como no TEA, a Trissomia do Cromossomo 21 (T21) é caracterizada por atraso do neurodesenvolvimento e diante disso diversos programas de estimulação vêm sendo propostos para minimizar os prejuízos decorrentes desta desordem genética. Objetivo: o objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da terapia utilizando conjuntos LEGO na motricidade fina e linguagem de crianças com T21 pré e após 15 sessões de intervenção. Método: participaram do estudo 7 crianças que foram divididas em 3 grupos de intervenção com terapia utilizando conjuntos LEGO uma vez por semana durante 60 minutos. Para avaliação de motricidade fina dos participantes foram utilizados o Teste da Função Manual de Jebsen-Taylor (TFMJT) e o Teste Caixa e Blocos (TCB) e para avaliar a comunicação funcional dos participantes foi utilizado o Perfil Funcional da Comunicação-Checklist (PFC-checklist). Todos os participantes foram avaliados pré e após as 15 sessões de intervenção. Resultados: os dados da avaliação de motricidade fina mostram melhora marginalmente significativa (p= 0,053) no TCB e diferença estatisticamente significativa para mão dominante (p= 0,037) e para mão não dominante (p= 0,050) na tarefa de manusear objetos pequenos do TFMJT. Os resultados obtidos pela classificação do PFC-checklist mostram melhora da comunicação funcional dos participantes com dados estatisticamente significativos em 9 das 20 funções comunicativas e marginalmente significantes em mais 5 funções do teste. Conclusão: concluise que a implementação da terapia utilizando conjuntos LEGO para crianças com T21 pode trazer benefícios para o desenvolvimento da linguagem e da motricidade fina, porém são necessários mais estudos para a geração de evidências dessa proposta terapêutica.