Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por Orientador "Castro, Adriano Monteiro de"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA percepção de graduandos bolsistas e não bolsistas do curso de ciências biológicas sobre o acolhimento em uma universidade particular do município de São PauloSouza, Caroline Xavier (2024-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O ingresso à universidade se tornou o objetivo de grande parte da população brasileira nos tempos atuais. A fim de diminuir as desigualdades sociais no ambiente acadêmico e oferecer oportunidades de ingresso de forma semelhante entre aqueles com diferentes condições financeiras, criou-se programas e serviços que oferecem bolsas a estudantes em situação de vulnerabilidade social. Entretanto, aumentar as oportunidades de acesso à universidade é apenas o primeiro passo, pois incluir e acolher um estudante bolsista em uma universidade privada não é simplesmente permitir que este frequente livremente o espaço. Sendo assim, buscando contribuir com insumos para que o ensino superior possa melhorar os indicadores de inclusão de estudantes bolsistas em seus programas, os objetivos do presente trabalho foram analisar a percepção de graduandos bolsistas e não bolsistas do curso de Ciências Biológicas sobre o acolhimento em uma universidade particular do município de São Paulo e ainda, identificar possíveis obstáculos para a participação das atividades curriculares. Para tanto, foram entrevistados vinte e um estudantes de uma universidade privada do município de São Paulo, sendo dez alunos pagantes e onze bolsistas. Por meio deste estudo foi possível concluir que a inclusão de estudantes bolsistas em universidades privadas implica mudanças estruturais, organizacionais e curriculares. Para além disso, é necessária a construção e adoção de políticas que ultrapassem o objetivo de ofertar oportunidades, mas que garantam o aproveitamento pleno dessas oportunidades por todos os estudantes. - TCCAnálise da representividade étnico racial a partir de imagens didáticas de livros de biologiaNeres, Potira Caruana Rocha (2019-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: O racismo é um sistema de opressão que tem o desígnio de abdicar direitos de um grupo, alienando-o de diversos aspectos na sociedade. Neste contexto, o ambiente escolar pode sofrer com interferências desta opressão, promovendo um ensino que não abrange questões raciais ao excluir ou minimizar a representatividade de pessoas negras. Apesar de políticas públicas intervirem como uma ação inclusiva para pessoas negras, um longo caminho de lutas e conquistas ainda é preciso ser percorrido para que a representatividade entre negros e brancos alcance igualdade, principalmente quando se trata da representação em áreas científicas, geralmente protagonizadas por brancos. Desta maneira, o objetivo deste trabalho foi avaliar a representatividade da população negra em livros didáticos de biologia. Para tal, foram avaliadas duas coleções, com 3 livros didáticos cada, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). As imagens foram quantificadas conforme uma classificação pré elaborada. Foi constatado que a representatividade branca se sobressai sobre a negra em ambas as coleções, apesar da coleção 2 ter o dobro de figuras com pessoas negras. A única categoria que os negros estão representados em equidade foi na “esportistas”, porém não necessariamente significa algo positivo, já que os negros são exaltados para seguirem carreiras no esporte como uma das alternativas de se ter um crescimento social de forma lícita. Conclusão: A analise as coleções demonstram estar longe de uma educação inclusiva, alguns estereótipos são reforçados e a falta de imagens representativas positivas é um grande déficit. - TCCAtividade diária de abelhas Jataí Tetragonisca angustula (Latreille 1811) (Hymenoptera, Apidae) de uma colmeia introduzida no viveiro do Curso de Ciências Biológicas da UPMGarbelotti, Ana Carolina (2023)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A abelha jataí Tetragonisca angustula (Latreille 1811) (Hymenoptera, Apidae), é uma abelha com o ferrão atrofiado, não exercendo assim a função de ferroar, por isso são conhecidas como “abelhas sem ferrão”. Conjuntamente, muitas destas abelhas também são criadas por comunidades indígenas em todo o Brasil e desta forma também são categorizadas como “abelhas indígenas”. Sociabilidade é uma das muitas características marcantes desta abelha, influenciando na maneira em que ela age e defende seu ninho. Por ser de pequeno porte, é mais mansa e têm baixa produção de mel, porém com excelente qualidade visto que ela é mais adaptada à polinização do que outras espécies. O objetivo do presente estudo foi identificar os fatores que influenciam a atividade diária, inventariar as condições e técnicas de manejo de colmeia de abelhas Jataí e principalmente informar e sensibilizar sobre a importância das abelhas melíferas nativas e o seu cultivo. Portanto, o presente estudo foi realizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade Presbiteriana Mackenzie – Campus Higienópolis (SP) com o intuito de avaliar o desenvolvimento de uma colônia de abelhas Jataí. A pesquisa foi realizada com uma abordagem quali-quantitativa voltada a realização de um estudo descritivo. Foram coletados dados semanalmente referentes à atividades e estado da colmeia, entrada/saída de abelhas, presença de pólen, presença de resíduo, clima, temperatura e umidade. Considerando a grande importância sociocultural, ecológica e econômica das abelhas sem ferrão, diante crescentes ameaças antrópicas, faz-se necessário enfatizar e valorar para a manutenção das comunidades das principais responsáveis pela polinização de grande parte das espécies vegetais do Brasil, as “abelhas indígenas”. Com isso, busca-se entender que elas desempenham uma função ainda mais importante nos ecossistemas. Afinal, são mais propensas a realizar suas atividades diárias de entrar e sair da colmeia quando a umidade é baixa e a temperatura é alta. - TCCBiofilia no livro "A vida secreta das árvores": intersecções entre Edward O. Wilson e Peter WohllebenGordon, Vanessa Nishijima (2022-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O presente trabalho tem como o tema a influência do conceito de biofilia no livro “A Vida Secreta das Árvores”, de Peter Wohlleben, e seus impactos. Com o objetivo geral de avaliar as contribuições feitas pelo famoso livro para o campo do conhecimento biofílico, foram atribuídos como objetivos específicos do presente estudo: revisar a vida, história e carreira de Edward Osborne Wilson; descrever o conceito de Biofilia e seus impactos nos campos do conhecimento; analisar o livro “A Vida Secreta das Árvores”, com foco no capítulo 33 – “Ar Saudável”. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de abordagem qualitativa com procedimentos bibliográficos e documentais. O resultado da análise permitiu inferir que ambas as obras se complementam e são livros importantes para fomentar ações voltadas à conservação da natureza. Por fim, conclui-se que o livro “A Vida Secreta das Árvores”, representado pelo capítulo analisado, expressa o sentimento biofílico. - TCCEducomunicação no ensino médio: uma vivência na abordagem de temáticas socioambientaisFiorin, Karen Mattoso Pereira (2019-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O presente estudo teve como objetivo aplicar as perspectivas da Educação Ambiental e da Educomunicação, que, em comum, visam a uma educação democrática, formadora de indivíduos autônomos e que ajam criticamente na sociedade. Para tanto, foi realizado um programa de rádio com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Silvio Xavier Antunes, a partir da metodologia Cala-boca já morreu, descrita por Lima (2009). Essa metodologia traz a possibilidade de desencadear processos de autoria através da produção de comunicação, permitindo uma ressignificação das histórias pessoais e coletivas. Durante o processo, os estudantes apresentaram características presentes na perspectiva da educação tradicional, entretanto, com a intervenção dos mediadores e os diálogos estabelecidos entre educadores-educandos e educando-educando, o processo foi se aproximando, a cada etapa, da perspectiva de uma educação libertadora. Com isso, foi possível notar a contribuição da Educomunicação para o desenvolvimento de Educação Ambiental crítica, sensibilizando o olhar dos educandos perante as questões socioambientais, além de fortalecer a relação entre os mediadores e estudantes. - TCCEnsino de biologia para alunos surdos como prática emancipatória e remoção de barreiras atitudinais: uma análise da produção acadêmica dos anos de 2013 a 2022Souza, Thiago Cardoso de (2022-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A inclusão social tem sido foco de inúmeras discussões e pesquisas nos últimos tempos, podendo ser trabalhada na perspectiva de diferentes grupos, sejam eles caracterizados por sexo, raça, origem étnica, poder econômico, religião ou deficiências. No caso dos deficientes, os debates sobre a sua inclusão podem ser considerados recentes, porém a construção das noções a respeito desse grupo se inicia desde o século XVIII, sendo elas baseadas em misticismos e ocultismos, e influenciando diretamente na invisibilidade desse grupo nos espaços sociais. Considera-se esse cenário como influência direta em como esses grupos são vistos nos dias de hoje, o preconceito e marginalização que sofrem, além das barreiras atitudinais interpostas nas relações com outras pessoas, o que no caso específico das pessoas surdas, associado à sua dificuldade de comunicação, pode dificultar sua interação com o mundo. Nesse sentido, entendendo o ensino de biologia como uma ferramenta que auxilia a desenvolver a alfabetização científica, formando indivíduos sensíveis e conscientes de seu próprio papel na sociedade, o presente trabalho procurou analisar singularidades do ensino de Biologia no contexto da educação de alunos surdos e, deste modo, buscou também identificar temas dentro da biologia que favoreçam a remoção de barreiras atitudinais e preconceitos. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa, a partir da análise comparativa e categórica de 20 produções sobre o ensino de biologia para alunos surdos e ao todo foi possível encontrar sete categorias: “metodologia de ensino”, “educação inclusiva”, “libras”, “criação de materiais didáticos”, “ensino-aprendizagem de alunos surdos”, “serviços de apoio interno” e “formação de professores”, as quais demonstram a ausência de pesquisas que direcionem o ensino de biologia à quebra de barreiras atitudinais e preconceitos, mas que ao mesmo tempo se preocupam com novas práticas e metodologias de ensino em biologia para alunos surdos. - TCCEnsino de ciências na educação infantil e a superação da impercepção botânicaCianella, Joyce de Souza (2023-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Impercepção botânica ou Plant blindness é um termo originalmente proposto pelos pesquisadores norte-americanos Wandersee e Schussler (1999) e refere-se a incapacidade de perceber a importância das plantas na biosfera e reconhece-las como de inferior importância, sendo, portanto, não merecedora de atenção equivalente aos animais. Este trabalho tem como objetivo contextualizar a impercepção botânica na educação infantil e promover uma reflexão sobre a importância do ensino de botânica nessa faixa etária. Observa-se que muitos professores, principalmente os polivalentes, abordam áreas do conhecimento baseando-se em experiências pessoais, e não em estudos, o que pode resultar em falta de abordagens de conteúdos sobre ciências, especialmente botânica. Para tanto, foi feito levantamento bibliográfico sobre estudos publicados nos últimos cinco anos que abordassem a cegueira botânica e a educação infantil exclusivamente, pois, trabalhando com alunos e professores na educação infantil, percebeu-se que o interesse das crianças pela botânica diminui conforme elas vão se desenvolvendo. Esse fenômeno, conhecido como impercepção botânica, pode ser atribuído a uma possível falta de estímulo e educação inadequada nos anos iniciais. As crianças são naturalmente atraídas por animais, mas é necessário estimular seu interesse e destacar a importância das plantas, que são seres estáticos. Os resultados obtidos permitem inferir que é fundamental aprimorar o ensino de botânica na educação infantil, buscando formas de adaptar o conteúdo à faixa etária das crianças, melhorar a formação dos professores e promover uma maior aproximação e contato das crianças com as plantas. Isso contribuirá para superar a impercepção botânica e despertar o interesse e a conscientização sobre a preservação e importância da flora desde os primeiros anos de educação. - TCCLuz, câmera e educação: possíveis influências educativas do cinema de animação à construção social da relação humanidade-naturezaSilva, Alisson Vargas da (2019-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Adjetivados como recursos bélicos, as imagens bombardeiam de informações a vida de quaisquer cidadãos imersos na cultura capitalista. Não sendo à toa, a comunicação visual se estabelece na contemporaneidade como um armamento à disseminação de informações e ao estímulo a determinados comportamentos, tal como o de consumo e de territorialidade perante o ambiente. De tal maneira, se estabelece uma cultura visual que tem seus símbolos atrelados a possibilidades pedagógicas de uma determinada maneira do viver, este constituído pela presença de visualidades acerca dos fenômenos que cercam o indivíduo. Assim, diante a atual crise socioambiental, torna-se coerente analisar a relação humanidade-natureza presente em animações comerciais com potencial uso como recursos didático-pedagógicos no ensino de Ciências e Biologia como fator gnosiológico educativo-ambiental. Para tal, se dispõe de uma análise e decupagem fílmica de quatro obras: O Lorax: em busca da trúfula perdida, Os Sem-Floresta, Up – Altas aventuras e Wall·E. São interpretados frente à bibliografia de Educação Ambiental de vertente crítica e dos Estudos de Cultura Visual 136 episódios, estes que são classificados, a partir do referencial de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, em cinco categorias que constituem o cerne de uma concepção acerca da relação humanidade-natureza: consumismo, tecnocracia, evidência residual, conflitos espaciais e esteticismo do natural. Assim, a partir de uma aproximação das possibilidades de ensino que oferece as disciplinas escolares Biologia e Ciências Naturais, se questiona como as temáticas aqui apresentadas podem ser utilizadas como recursos didático-pedagógicos para uma efetiva educação socioambiental em contraponto à habitual alfabetização ecológica. Os dados apresentam, de forma isolada, um potencial de normalização e legitimação das relações atuais da sociedade com seu meio, mesmo que em determinados momentos contribuam à uma visão crítica de tal interação. Assim, a partir da associação de tal análise a uma outra quanto as questões narrativas do audiovisual, se conclui que as quatro obras reforçam uma visão da relação humanidade-natureza embasada nos princípios do conservacionismo. - TCCPerfil epidemilógico de sífilis entre universitários do Estado de São Paulo e suas implicações sociaisGomes, Natalia Alvarenga (2023-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A sífilis, uma doença infectocontagiosa de notificação compulsória, é facilmente diagnosticável por meio de testes sorológicos e curável na fase adulta. No entanto, continua sendo um problema de saúde pública que, nos últimos cinco anos, apresentou significativo aumento do número de casos no país, principalmente entre indivíduos de 20 a 30 anos. Compreendendo o papel crucial da educação em saúde ao orientar a população sobre os riscos e tratamentos precoces da doença, este estudo foi realizado para estimar a prevalência de sífilis na população jovem universitária e avaliar o conhecimento desse grupo sobre a doença, uma vez que essa população apresenta menor prevalência quando comparada a indivíduos da mesma faixa etária, porém sem ensino superior. Para tanto, 107 jovens estudantes da Grande São Paulo, com idades entre de 18 a 27 anos, responderam um questionário eletrônico para a coleta de dados demográficos como gênero, idade, raça, escolaridade e renda familiar, além de avaliar seu conhecimento sobre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e realizaram o teste rápido de sífilis para a que detecção anticorpos IgM/ IgG contra antígenos da bactéria Treponema pallidum. Apesar de todos os participantes apresentarem resultado negativo para sífilis, observou-se que o público jovem universitário ainda apresenta confusão no que se refere ao uso dos termos IST (infecção sexualmente transmissível) e DST (doença sexualmente transmissível), o que reflete em partes em falha de comunicação para a prevenção dessas infecções. Em relação à identificação de sintomas típicos e métodos de prevenção de ISTs, a maioria dos participantes apresentou conhecimento adequado, o que talvez explique a baixa incidência da sífilis adquirida nessa população. Faz-se necessário a investigação e comparação desses resultados com outros universitários que representem classes sociais mais baixas (D e E) assim como as raças sub-representadas neste estudo (negros e indígenas). - TCCSíndrome de Asperger no contexto educacionalFabbrini, Linus Ribeiro (2019)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O autismo ou espectro autista é um conjunto de características que alteram o desenvolvimento cognitivo e o comportamento deste indivíduo na sociedade. O espectro autista engloba o transtorno de Asperger, que terá um foco maior de abordagem neste trabalho. Os indivíduos que apresentam Síndrome de Asperger podem observar alguns obstáculos em seus afazeres diários, entre eles, dificuldades na inclusão social no âmbito escolar. Em função de características comuns da síndrome, o estudante pode apresentar um rendimento limitado, deste modo, algumas políticas foram criadas para auxiliar em sua inclusão escolar e na sociedade como um todo. O vigente trabalho toma como análise da produção cinematográfica Temple Grandin, o filme, que aborda a história, baseada em fatos verídicos, de uma jovem com a síndrome que passa por algumas dificuldades de inclusão no âmbito educacional, porém com o auxílio necessário consegue superar suas dificuldades, se formar na Universidade e defender seu trabalho de Mestrado e Doutorado. Este trabalho teve como objetivo central estudar e avaliar o potencial do filme para mobilização de discussões sobre a inclusão de pessoas com Síndrome de Asperger. Os objetivos específicos foram identificar representações sobre o autismo e obstáculos de inclusão, relacionando-os ao filme e interpretando tais situações transpostas ao atual quadro das discussões filosóficas e legais sobre a educação inclusiva. Para realizar a análise do filme foram selecionadas categorias a partir da literatura sobre a Síndrome de Asperger e, dentro destas categorias, foram separadas cenas do filme que se relacionam com o assunto estudado. Por fim, a partir dos resultados encontrados pode-se observar que os indivíduos com Síndrome de Asperger apresentam algumas peculiaridades em seu comportamento e encaram a realidade de uma forma diferente em comparação com outros indivíduos, características que acabam sendo as mais exploradas na produção cinematográfica, porém, o filme ainda possibilita a identificação de caminhos para a inclusão de pessoas com Síndrome de Asperger.