Ciência da Computação - TCC - FCI Higienópolis
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- TCCUso de realidade virtual como ferramenta para ativar memória afetivaCui, Joyce (2024-06-10)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este projeto tem como motivação abordar o desafio da perda de memória, especialmente em casos de envelhecimento, onde a falha de memórias é prevalente, afetando cerca de 50-60% dos brasileiros que sofrem de doença de Alzheimer e traumas como concussões cerebrais. O objetivo geral consiste em desenvolver um software de Realidade Virtual que permita aos usuários reviver momentos esquecidos. O processo envolveu pesquisa sobre memórias e tecnologias, a construção de uma prova de conceito com Unity e a revisão de artigos. A abordagem para atingir o objetivo inclui a criação de um ambiente virtual baseada em uma foto antiga e movimentação da cabeça para poder visualizar por 360° e, em futuramente, inserir efeitos multi-sensorial. - TCCAplicativo móvel para compras econômicas : comparação de preços usando banco de dados e código de barrasSousa, Elieder Damasceno; Jorge, Jose Eduardo Bernardino; Apostulo, Matheus Henrique da Silva; Junior, Valdir Lopes (2024-06-10)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho apresenta o estudo e o processo de criação de um aplicativo móvel para ajudar os consumidores brasileiros a economizarem dinheiro em suas compras em mercados, tendo em vista que há mais de 140 milhões de brasileiros endividados. O objetivo geral do trabalho é explorar a possibilidade de desenvolver uma ferramenta mercadológica que permita aos usuários comparar preços baseado na localização. Para isso, o estudo propõe a utilização de um banco de dados e códigos de barras para coletar informações sobre os produtos e seus preços em diferentes estabelecimentos. O trabalho foi dividido em etapas, que incluem a revisão bibliográfica com a análise do mercado de aplicativos móveis e das ferramentas mercadológicas utilizadas no Brasil para incentivar compras econômicas, a definição dos objetivos específicos e a implementação do aplicativo. O estudo propõe uma solução inovadora para ajudar os consumidores a economizarem dinheiro em suas compras, por meio de uma ferramenta mercadológica eficaz. - TCCDetecção, identificação e rastreamento de pessoas em ambientes urbanos no contexto de cidades inteligentes.Schenberg, Bruno Seki; Morishita Garbi, Gabriel da Silva; Rocha, Leonardo Santos da (2023-12-14)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Por meio da análise de imagens e vídeos, o presente trabalho objetivou o estudo e aplicação de técnicas eficientes para a detecção e rastreamento automático de pessoas em cenários urbanos em tempo real. A proposta se desenvolveu através do treinamento e implementação de um modelo de Rede Neural Convolucional para classificação e localização de pessoas, as quais são rastreados durante toda a sua trajetória por meio de um algoritmo de rastreamento. Como demonstração da eficiência do modelo treinado, foi implementada uma aplicação capaz de nomear pessoas presentes no cenário em tempo real, a qual comprovou a excelência do modelo ao realizar as tarefas de reconhecimento e rastreamento de múltiplos objetos ao mesmo tempo. No contexto de cidades inteligentes, a proposta do projeto tem como intuito auxiliar na automatização de sistemas de segurança, de controle de situação, análise de ocupação, controle de fluxo e veículos inteligentes, que estão intrinsicamente ligados a processos decisórios de gestão de espaços públicos ou privados. - TCCPredição de comportamentos antissociais através de autômatos finitos determinísticos (AFD) com base na hierarquia de necessidades de MaslowArbache, Fernando Bastos (2024-06-10)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
O objetivo deste projeto é sinalizar a propensão de um sujeito ao comportamento antissocial através da modelagem de um Autômato Finito Determinístico (AFD) a partir dos modelos comportamentais de A.Maslow e Winnicott. O Autômato foi adequado aos padrões comportamentais e materiais através da criação de uma ferramenta que assiste a listagem de suspeitos em investigações criminais. Evitou-se dar um valor generalizado à intensidade subjetiva destes padrões na psiquê do indivíduo. - TCCAplicativo gamificado “trilha do sucesso”: proposta de assessoria na definição de projetos de vida para adolescentesSantos , Jenifer Mathias dos (2024-06-10)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
This article presents the development of a mobile application based on the National Common Curricular Base (BNCC) that aims to assist adolescents in defining personal and professional goals, as well as identifying their interests and developing life projects as a way of establishing a personalized action plan to help you achieve your goals. Based on information collected through bibliographical reviews and analysis of 40 applications available on Google Play Store, we analyzed whether the applications were based on BNCC pillars and competencies, as well as how they applied the gamification framework Octalisys. Thus, the Minimum Viable Product (MVP) for Android “Success Track” was implemented. In addition to helping teenagers, this work aims to contribute to the area of application development for teenagers by offering an innovative solution in building life projects.