Distúrbios do Desenvolvimento - Teses - CCBS Higienópolis
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- TeseAdaptação cultural para o Brasil da matriz de avaliação das atividades e participação para autismo (MAAPA)Miccas, Camila (2015-08-18)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
The Matrix of Assessment of Activities and Participation (MAAPA) is a tool developed with grounded on the International Classification of Functioning, Disability and Health for Children and Youth (ICF-CY), which assesses children with autismo, aged between 0 and 6 years and was developed in Portugal. The present research aimed to accomplish the cultural adaptation of the instrument described above for the Portuguese of Brazil and check its applicability to the Brazilian population through the use of MAAPA to evaluate children diagnosed with autism and signs of autism, who attend the schools of early childhood education and elementary school in the city of Barueri. The process of cultural adaptation of the instrument follow the rules indicated in the reference literature, namely, evaluation by expert judges and technical use "Focus Group". To evaluate the applicability of the instrument to the Brazilian population, the same was used by three different observers, assessing the same group of children. The main results were: specific adaptations in terms and expressions after evaluation of the instrument by the judges and experts also after the use of the technique of the "focus group", making the instrument more clear and easy to understand for the Brazilian population. As to the applicability of MAAPA, the instrument was shown to be sensitive, identifying differences in the results of the three observers and able to draw a map specific functional of each student, allowing the teacher to perform with greater knowledge planning and interventions - TeseAdaptação e aplicação do programa de alfabetização e raciocínio (par) para intervenção remota em habilidades de leitura, escrita e matemática de crianças com TDAHRocha, Leilany Barcellos da (2022-05-17)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O objetivo deste estudo é verificar os efeitos do Programa de Alfabetização e Raciocínio (PAR) como instrumento de intervenção remota em habilidades de alfabetização e desempenho cognitivo e acadêmico de crianças com TDAH do ensino fundamental. O TDAH é definido por níveis prejudiciais de desatenção, e/ou hiperatividade-impulsividade. A pesquisa foi dividida em duas fases: Na fase 1 fez-se uma seleção de jogos da dissertação de mestrado da autora, para o estímulo das habilidades acima citadas. Em seguida os jogos foram submetidos à análise de doze juízes que avaliaram sua pertinência para o estímulo de crianças com TDAH. Foram utilizados os jogos que obtiveram 70% de concordância. Na fase 2 do estudo foi realizada uma avaliação neuropsicológica, seguida de intervenção com 26 encontros (2 vezes/semana) com duração de 55 minutos. Ao final da intervenção, foi realizada novamente a avaliação neuropsicológica do início. Participaram do estudo 6 crianças com idade entre 8 e 11 anos do ensino fundamental de duas escolas particulares de São Paulo. De acordo com suas dificuldades escolares, as crianças foram separadas em 4 grupos de intervenção: Grupo A para os que precisavam de estímulo nas habilidades de Linguagem, Controle Inibitório e FlexibilidadeCognitiva; o Grupo B para os que precisavam de estímulo em Linguagem, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva; No Grupo C as intervenções foram para crianças com prejuízo em Raciocínio Matemático, Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva; Para o Grupo D foram selecionadas as crianças com déficits em Raciocínio Matemático, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva. Na avaliação utilizou-se o inventário SDQ aplicado aos responsáveis, o Inventário de Funções Executivas (IFERA-I), a Escala de sintomas do TDAHe o Inventário de Rastreamento de Dificuldades Cognitivas (IRDC) para identificação de sinais do TDAH. Com as crianças utilizou-se a WASI, o TAC, o Teste de Trilhas (partes A e B) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE-II). Os resultados obtidos apontaram índices qualitativamente e quantitativamente positivos, porém, não sendo estatisticamente significativos. Por ser uma mostra reduzida, observou-se individualmente uma tendência crescente de melhoria cognitiva com poucos índices de piora e índices comportamentais elevados, principalmente das habilidades relacionadas aos sintomas de TDAH, verificando um efeito positivo da aplicação do instrumento, agora nomeado de in-PAR, como alternativa de intervenção remota para crianças nas habilidades de leitura, escrita e matemática, comparando resultados pré e pós-intervenção tendo cada participante como seu controle - TeseAdaptação e aplicação do programa de alfabetização e raciocínio (par) para intervenção remota em habilidades de leitura, escrita e matemática de crianças com TDAHRocha, Leilany Barcellos da (2022-05-17)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O objetivo deste estudo é verificar os efeitos do Programa de Alfabetização e Raciocínio (PAR) como instrumento de intervenção remota em habilidades de alfabetização e desempenho cognitivo e acadêmico de crianças com TDAH do ensino fundamental. O TDAH é definido por níveis prejudiciais de desatenção, e/ou hiperatividade-impulsividade. A pesquisa foi dividida em duas fases: Na fase 1 fez-se uma seleção de jogos da dissertação de mestrado da autora, para o estímulo das habilidades acima citadas. Em seguida os jogos foram submetidos à análise de doze juízes que avaliaram sua pertinência para o estímulo de crianças com TDAH. Foram utilizados os jogos que obtiveram 70% de concordância. Na fase 2 do estudo foi realizada uma avaliação neuropsicológica, seguida de intervenção com 26 encontros (2 vezes/semana) com duração de 55 minutos. Ao final da intervenção, foi realizada novamente a avaliação neuropsicológica do início. Participaram do estudo 6 crianças com idade entre 8 e 11 anos do ensino fundamental de duas escolas particulares de São Paulo. De acordo com suas dificuldades escolares, as crianças foram separadas em 4 grupos de intervenção: Grupo A para os que precisavam de estímulo nas habilidades de Linguagem, Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva; o Grupo B para os que precisavam de estímulo em Linguagem, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva; No Grupo C as intervenções foram para crianças com prejuízo em Raciocínio Matemático, Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva; Para o Grupo D foram selecionadas as crianças com déficits em Raciocínio Matemático, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva. Na avaliação utilizou-se o inventário SDQ aplicado aos responsáveis, o Inventário de Funções Executivas (IFERA-I), a Escala de sintomas do TDAH e o Inventário de Rastreamento de Dificuldades Cognitivas (IRDC) para identificação de sinais do TDAH. Com as crianças utilizou-se a WASI, o TAC, o Teste de Trilhas (partes A e B) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE-II). Os resultados obtidos apontaram índices qualitativamente e quantitativamente positivos, porém, não sendo estatisticamente significativos. Por ser uma mostra reduzida, observou-se individualmente uma tendência crescente de melhoria cognitiva com poucos índices de piora e índices comportamentais elevados, principalmente das habilidades relacionadas aos sintomas de TDAH, verificando um efeito positivo da aplicação do instrumento, agora nomeado de in-PAR, como alternativa de intervenção remota para crianças nas habilidades de leitura, escrita e matemática, comparando resultados pré e pós-intervenção tendo cada participante como seu controle. - TeseAdaptação e desenvolvimento de instrumentos para avaliação de crianças e adolescentes com TDAH, análise de perfil neuropsicológico e relação com desempenho funcionalTrevisan, Bruna Tonietti (2014-08-12)
Psicologia
O TDAH é um distúrbio que atinge de 3 a 5% de crianças em idade escolar. Apesar de evidências de comprometimento cognitivo em tal transtorno, seu diagnóstico ainda é predominantemente clínico. Importantes processos neuropsicológicos têm sido implicados no TDAH, incluindo déficits de funções executivas (FE), de regulação do estado e aversão à demora. No entanto, ainda não foi esclarecido se estes três fatores constituem vias independentes para explicação do TDAH ou, ainda, como se estabelece a relação entre tais fatores e o TDAH. Além da investigação de tais relações, se faz necessário verificar quais são as implicações funcionais da presença dos sintomas e dos déficits neuropsicológicos, visto que intervenções adequadas podem ser convenientemente conduzidas. Contudo, não há no Brasil estudos que buscaram desenvolver instrumentos válidos e precisos com o objetivo de avaliar regulação do estado e aversão à demora em crianças, bem como medidas mais ecológicas de FE. Os objetivos do presente projeto são traduzir, adaptar e desenvolver instrumentos para avaliação de crianças e adolescentes com TDAH; analisar o perfil neuropsicológico em termos de funções executivas, regulação e aversão à demora; bem como investigar a relação entre o transtorno, o perfil neuropsicológico, a sintomatologia, o desempenho acadêmico e o desempenho comportamental. Para tanto, o presente projeto foi desenvolvido por meio de três estudos: Estudo 1 Traduzir, adaptar e buscar evidências de validade e precisão do CHEXI, enquanto medida ecológica de FE; da Tarefa de Regulação, como medida de regulação do estado; e do Teste de Aversão à Demora (TAD), para avaliação de aversão à demora. Participaram 408 crianças, dos 4 aos 7 anos, estudantes do Ensino Infantil e primeiro ano do Ensino Fundamental de escolas municipais da Grande São Paulo, bem como seus professores e pais. Estudo 2 desenvolver uma nova tarefa de aversão à demora, outra de regulação do estado e um inventário que abrangesse diferentes facetas de FE (IFERI), para serem respondidas pelos pais e professores. Participaram um total de 332 crianças e adolescentes, entre 5 e 14 anos de idade, de ambos os sexos, estudantes do 1º ao 9º ano de uma escola pública e duas escolas particulares de São Paulo. Estudo 3 - verificar a heterogeneidade do TDAH, tanto em termos de desempenho neuropsicológico quanto em relação a desempenho acadêmico e comportamental, em 62 crianças e adolescentes (50% com diagnóstico de TDAH e 50% controles pareados em termos de idade, sexo e escolaridade), entre 7 e 14 anos de idade, de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas e particulares. Resultados do estudo 1:Os índices de consistência interna da CHEXI foram excelentes (alfa de Cronbach de 0,94 respondidos pelo pai e 0,98 pelos professores; coeficiente de Spearman-Brown foi de 0,92 e 0,96 para pais e professores, respectivamente). A análise fatorial exploratória revelou dois fatores para a CHEXI (fator geral para FE e outro representando autorregulação e controle inibitório). Assim, a validade fatorial não foi a inicialmente almejada. Deste modo, realizou-se um Estudo 2: todas as três novas medidas alcançaram excelentes índices consistência interna e a análise fatorial exploratória da IFERI revelou as cinco dimensões desejadas (memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, controle inibitório, aversão à demora e regulação do estado). Resultados do estudo 3: Análises U de Mann- Whitney revelaram diferenças entre os grupos clínico e controle na maior parte da medidas e Análises de Correlação de Spearman indicaram relação entre o desempenho neuropsicológico, funcional, sintomatológico e funcional, evidenciando a importância da caracterização do TDAH sob ponto de vista dimensional. - TeseAdaptação e implementação do programa de intervenção precoce sobre o funcionamento executivo para crianças e adolescentes com TDAHAndrade, Amanda Menezes (2013-02-05)
Psicologia
Many studies have investigated the association between deficits in executive functioning and the Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), having been found frequent relationship between both. As a result of these findings, it is increasingly necessary that interventions can be developed in an attempt to improve the impact of symptoms generated by this association in people's lives. Thus, this research had three phases. First, a cognitive assessment was conducted with the subjects, in order to characterize the sample, consisting of 38 children and adolescents from 7 to 17 years old, with diagnosis of ADHD. The instruments were a battery of assessment of executive functions and WISC III Cubes and Vocabulary's subtests. Additionally, parents and teachers responded tests about the behaviors of the participants and, complementary, parents filled out an interview of anamnesis. Second, it was conducted an adaptation of the intervention procedure called "Intervention's Program on Self-Regulation and Executive Functions" (PIA FEx) for the sample of this study. In the third stage, there was the implementation of the intervention's program, with 8 children, with the goal to establish whether the activities would be effective in reducing the impact of executive deficits in tests and scales. In parallel, there was a control group consisting of 10 members that were not inserted in any kind of activity conducted by the researcher. At the end of the intervention was carried out an evaluation post-test with participants of the experimental and control groups, following the same principles of the pre-test, but without the WISC III. The results present some aspects of adaptation of the intervention and show that all the training was conducted in groups, being stimulated mutual collaboration among peers, so that all activities were mediated by this author. To obtain quantitative results were conducted descriptive analyses of the performances in the pre and post-test, and analyses of covariance of group effect on the performances in each measure in the post-test, using the covariants estimated IQ, age and performance in equal measure in the pre-test. The data showed that, in general, the average of the performances of the experimental group in the pre-test were larger than those of the control group. In relation to the effect of the intervention, the proposed procedure was effective in stimulation of selective attention, inhibitory control and auditory component of working memory in GE participants. Although they have been found few significant data for the effect of the intervention, for all tests the GE showed tendency to play better than GC. In this way, it is possible to observe indications of effectiveness of the proposed intervention, although further studies are needed using the same intervention program on samples with ADHD. - TeseAdaptação transcultural do MABC-2 e avaliação de crianças com Transtorno do Espectro Autista entre 7 e 10 anosQuedas, Carolina Lourenço Reis (2019-08-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se por um transtorno do neurodesenvolvimento que acarreta prejuízos sociais, comportamentais e de comunicação. O desenvolvimento motor não faz parte dos critérios de diagnóstico, porém, não é menos importante do que outros aspectos e deve ser considerado no processo de avaliação e intervenção da criança com TEA. Objetivos: Realizar tradução e adaptação transcultural da versão no idioma Português/Portugal para o Português/Brasil da escala Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2), Banda-2 para a faixa etária de 7 a 10 anos e testar a versão traduzida em crianças com TEA do sexo masculino, verificando as necessidades de adaptações da escala para este público, bem como a influência do nível de inteligência nos escores das tarefas motoras. Método: O estudo foi realizado em três etapas: Etapa 1: tradução e adaptação transcultural da escala MABC-2 do idioma português de Portugal para o português do Brasil; Etapa 2: Avaliação de 10 participantes com TEA pela MABC-2 traduzida para análise de confiabilidade inter e intra examinadores e proposta de adaptações para o uso do instrumento com essa população; Etapa 3: avaliação de 30 crianças que apresentavam laudo de TEA, as quais foram indicadas pelas escolas e instituições participantes. Foi aplicado o teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPR) para critérios de inclusão e a MABC-2. Resultados e Discussão: A escala MABC-2, no idioma português do Brasil foi disponibilizada para a Editora Pearson, que detém agora direitos reservados sobre esta versão. Foi possível aplicar a escala em crianças com TEA a partir de registros em filmagem, com adaptação na mediação do tempo e do número de vezes do treinamento da tarefa. A análise das filmagens por dois avaliadores apresentou boa confiabilidade inter e intra examinadores. Na terceira etapa, quando foi realizada a correlação entre os escores da MABC-2 e da MPR observou-se que as correlações com os escores padrão entre os domínios avaliados pela MABC-2 e os resultados do MPR mostraram ser média para DM (r=0,454, p=0,012) e EQ (r=0,324, p=0,081) e pequena para J&P (r=0,170, p=0,368). Pelo sistema semáforo ficou evidenciado que o grupo estudado apresentou escores baixos, com 83% dos avaliados classificados na zona vermelha, o que representa dificuldade motora significativa. Conclusão: O uso da MABC-2 possibilitou identificar algumas adaptações que podem favorecer a avaliação motora no grupo estudado. Os testes de correlação entre os escores do MPR e as habilidades motoras mostraram que o grau de inteligência parece influenciar o desempenho motor. Considera-se, a partir dos dados obtidos, a relevância de estudos e avaliações na área motora para crianças com TEA, a fim de que possam ser caracterizadas as necessidades de apoio psicomotor para este grupo, minimizando os fatores que podem interferir no desempenho de tarefas motoras e, consequentemente, em seu desenvolvimento global. - TeseAdaptação transcultural do MABC-2 e evidências de validade para o Transtorno do Espectro Autista na faixa etária de 11-16 anosQuintas , Ricardo Henrique Rossetti (2020-11-26)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Autistic Spectrum Disorder (ASD) is looking for persistent compromises in the ability to initiate and sustain reciprocal social interaction and social communication with the presence of restricted, repetitive and inflexible patterns and behavior. Initial studies already described the unusual movements in people with ASD, however, with the advancement of research it became evident that these motor deficits were related to their atypical development and despite that, a motor assessment of this population is still a great challenge. The aim of this study was to carry out the crosscultural adaptation to the Brazilian Portuguese language of the MABC-2 Band 03 scale (11 to 16 years old) by analyzing the evidence of validity in people with ASD, identifying as a need and proposing adaptations in the application process, describing and correlating the motor profile with your cognitive profile using this new version. Method: The study was divided into three stages, stage 01: translation and adaptation of band 03 of the MABC-2 scale for our culture; stage 02: pilot study, evaluation and analysis by the committee of judges of the difficulties in applying the scale (n = 10) and application of adaptation suggestions (n = 10) and stage 03: evaluation of 23 adolescents with a medical diagnosis of ASD and correlation with cognitive profile. Results and Discussion: The translation and adaptation of the scale was performed by finding agreement levels between judges> 90% being considered satisfactory, as well as the aspects of validity and reliability where the stability and equivalence indices were ≥90% considered excellent with internal consistency ≥0.81 almost perfect. The experts' analysis verified the need to adapt the scale evaluation processes. The results of the two groups evaluated in step 2 were compared, observing better results for the evaluated group with the proposed adaptations for the execution of the play and catch 02 tasks (p =, 046), balance 03 (p =, 046) and in the percentile of play and catch (p =, 029), Balance (p =, 042) and in the GP (p =, 043) demonstrating that these processes can be effective for evaluating this population. The description of the motor profile pointed to significant motor impairments in most of the evaluated group, with 52.17% classified in the red zone, 4.34% in the Amber zone, with risk of developing motor impairment and 42.47% in the green zone, which is indicative of significant motor 11 impairment. In addition, mean positive correlations were found between overall performance and IQ (r =, 335, p = 0.49). Conclusion: it is concluded that the MABC2 scale can be used in our culture to evaluate people with ASD, with a better performance of the group evaluated with the adaptations. A heterogeneous motor capacity was observed in this population, with a wide range of functionality and impairment - TeseAgrupamentos de características clínicas e sociodemográficas de alunos com o Transtorno do Espectro AutistaPontes, Alessandra Nascimento (2022-05-03)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Nos diversos registros dos sistemas educacionais brasileiros um dos transtornos do neurodesenvolvimento mais prevalentes é o Transtorno do Espectro Autista. A constituição de bancos de dados informatizados com características clínicas, do perfil escolar e indicadores sociodemográficos podem produzir resultados que rapidamente traçam o perfil destes alunos, o que resulta desde melhores cuidados de saúde e intervenções pedagógicas até subsídios para os gestores educacionais. Na rede municipal de educação do município de Embu das Artes, São Paulo, entre outubro de 2017 e fevereiro de 2020, foram avaliados 140 alunos matriculados, dos quais 129 apresentavam TEA (92%). Para tanto, foram utilizados protocolos clínicos padronizados, que geraram um banco de dados com duas centenas de variáveis utilizando o software Orange Data Mining e a linguagem de programação Python o banco foi organizado para extrair informações com os objetivos de identificar as características clínicas e comportamentais dos alunos, investigar o possível comprometimento maior das alunas e investigar possibilidade de melhor prognóstico para alunos diagnosticados até 3 anos de idade. Conclui-se que os alunos eram preferentemente do sexo masculino (80%), com idade entre 6 e 10 anos, tiveram a condição identificada precocemente, com diagnóstico antes dos 5 anos de idade em 88% da amostra. Praticamente todas as famílias pertenciam às classes sociais C, D e E. O histórico gestacional mostrou número de intercorrências maior do que o esperado, sendo que algumas, com possível dano ao Sistema Nervoso Central (54%), e, entre elas, a prematuridade foi mais prevalente (44%). Os alunos foram classificados nos 3 níveis de gravidade, no nível 3, que exige muito apoio substancial, encontram-se 41% dos alunos. Especificadores mostraram que 55% dos alunos apresentavam deficiência intelectual, 73%, comprometimento da linguagem e 27% comorbidades, sendo a mais frequente, a epilepsia. Por esta e outras indicações, 20% dos alunos utilizam ou utilizaram em alguma fase da vida, medicamentos de uso controlado. Além disso, os alunos apresentaram pontuações expressivas no Inventário de Comportamentos Autísticos com mediana de 80 pontos na pontuação total, sendo que os domínios Relacionamento e Pessoal Social foram os que mais pontuaram. Entre os 129 alunos com autismo, 27 eram meninas. A procura de um fenótipo específico não foi encontrada e esse perfil, aparentemente é o que se espera quando a razão sexual é de 4:1, como evidenciado nesta amostra, tornando possível viés de diagnóstico contra o sexo feminino. O diagnóstico de autismo até 3 anos de idade ocorreu em 61 alunos (47,2%). Entre eles, foi possível observar menores pontuações no Inventário de Comportamentos Autísticos. Dessa forma, podemos supor que o diagnóstico precoce tenha favorecido estes alunos, ao apresentarem menor número de problemas comportamentais. - TeseAlfabetização e deficiência intelectual : estudo sobre o desenvolvimento de habilidades fonológicas em crianças com Síndrome de Williams e Síndrome de DownSegin, Miriam (2015-02-10)
Psicologia
O desenvolvimento das competências linguísticas como o vocabulário, a consciência fonológica e o conhecimento das letras são associadas ao desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em crianças com desenvolvimento típico. Há poucos estudos sobre o desenvolvimento dessas competências em crianças com distúrbios do desenvolvimento que exibem além de deficiência intelectual (DI) em graus variados, perfis linguísticos específicos como, por exemplo, as crianças com Síndrome de Down (SD) e Síndrome de Williams (SW). Esse estudo teve como objetivo desenvolver e implementar procedimentos de intervenção, utilizando o treino de habilidades fonológicas como auxiliar para o processo de alfabetização, para 6 crianças com idades entre 9 e 11 anos, sendo 3 com SD e 3 com SW, matriculadas no ensino regular. Para cumprir os objetivos do trabalho foram selecionados instrumentos para avaliação do potencial intelectual (WISC III, sessões lúdica de observação), do perfil comportamental (CBCL/6-18), do vocabulário receptivo (TVIP) e compreensão de comandos verbais (TOKEN), das habilidades de Consciência Fonológica (PCFO), de Consciência Sintática (PCS) e leitura e escrita (BALE). Além destes instrumentos foram realizadas 32 sessões utilizando-se o software de alfabetização fônica e materiais lúdicos (alfabeto móvel, blocos lógicos e lápis e papel) como auxiliares no procedimento de intervenção. Após isso os participantes foram reavaliados por meio da PCFO. Como resultados dos dois grupos observou-se, no CBCL/6-18, comprometimento na realização de trabalhos e tarefas, na capacidade de brincar e trabalhar sozinha, no desempenho acadêmico, na participação em organizações, problemas de atenção dentre outros. No teste TVIP foi possível observar que o vocabulário receptivo está muito abaixo do esperado para a escolaridade e para a idade. A avaliação da compreensão de comandos verbais medidas pelo TOKEN foi prejudicada porque 4 crianças não apresentaram os conhecimentos para a realização da atividade. Na PCFO (pré e pós-intervenção) e na PCS os resultados apresentados pelos dois grupos mostraram grande comprometimento com desempenho muito abaixo do esperado em função da idade e da escolaridade. Com relação a BALE, as crianças não apresentavam habilidades para a realização das atividades. Foi possível concluir que a estimulação por meio do treino de consciência fonológica promovida nesse estudo com o auxílio do programa Alfabetização Fônica Computadorizada produziu ganhos para a habilidade de reconhecimento do nome das letras do alfabeto por meio dos seguintes subtestes: vogais e consoantes. A evolução apresentada pelos participantes, se considerarmos que estas crianças já frequentaram a escola por mais de 3 a 4 anos e mesmo assim apresentavam prejuízos em habilidades precursoras básicas para o desenvolvimento de leitura e escrita, com apenas 32 sessões em um prazo de aproximadamente dois meses, houve um progresso acentuado. Em suma, o procedimento de intervenção para o desenvolvimento da CF mostra-se um caminho promissor para melhorar os desempenhos nessas habilidades para crianças com DI. - TeseAlterações do sono em crianças adolescentes e adultos com Síndrome de DownCallegari, Marilia Rezende (2021-08-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: Os distúrbios de sono têm impacto negativo na saúde, estando associado a problemas neurocognitivos, transtornos de humor e ansiedade, doenças cardiovasculares e obesidade, além de influenciar diretamente no desenvolvimento e aprendizado em crianças. Diversas características clínicas da Síndrome de Down (SD) têm o potencial de elevar o risco de distúrbios do sono, aumentando o risco principalmente do distúrbio respiratório do sono (DRS). Objetivo: Avaliar o padrão de sono de pessoas com SD e correlacionar as alterações com a funcionalidade, comportamento e desempenho motor. Método: O estudo foi de caráter transversal, para avaliação do padrão de sono em crianças, adolescentes e adultos com SD. Para avaliação do grupo de crianças e adolescentes (G1) foram avaliados 37 participantes através do Questionário de hábitos de sono das crianças (CSHQ), da Escala de Distúrbios de Sono em crianças, do inventário PEDI e do Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ). No grupo adulto (G2) foram avaliados 22 participantes através do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, da Medida de Independência Funcional (MIF) e do SDQ. Os participantes que apresentaram indicativos de presença de distúrbios pelos questionários de triagem foram indicados ao exame de Polissonografia (PSG). Resultados: Foi encontrado prejuízo na arquitetura de sono pelo aumento do índice de despertares em 100% dos participantes, diminuição na quantidade de ondas lentas principalmente nos adultos, e alta prevalência de DRS em todas as faixas etárias, com maiores médias nos Índices de Apneia e Hipopnéia (IAH) no grupo adulto, indicando correlação significante entre a idade e o IAH (p = 0,007) neste grupo. Houve correlação negativa entre a qualidade de sono e a funcionalidade global (r= - 0,531; p = 0,011), e as dimensões motora (r= -0,389; p=0,074), cognitiva (r= -0,538; p=0,010) e cuidados pessoais (r= -0,391; p=0,072) de adultos com SD. As alterações de comportamento global e comportamentos de hiperatividade foram relacionados à pior qualidade do sono (r=0,391, p=0,072; r=0,511; p=0,015, respectivamente). Não foram encontradas correlações entre os problemas de sono, a funcionalidade e alterações de comportamento em crianças e adolescentes. Conclusão: Existe prejuízo na qualidade de sono de crianças, adolescentes e adultos com SD, com aumento de índice de despertares em todas as faixas etárias, e diminuição na quantidade de ondas lentas nos adultos, e alta prevalência de DRS em todas as faixas etárias, com maiores médias nos IAH no grupo adulto, indicando correlação significante entre a idade e o IAH neste grupo. As correlações encontradas indicam que os prejuízos na qualidade de sono afetam mais os adultos do que crianças e adolescentes nos aspectos funcionais e comportamentais. - TeseAnálise de medidas fisiológicas e comportamentais durante a leitura de textos por disléxicos e bons leitoresBarbosa, Anna Carolina Cassiano (2013-01-22)
Psicologia
A dislexia do desenvolvimento é um distúrbio de aprendizagem que abrange alterações comportamentais e cognitivas tais como leitura lenta e com erros de inversões de letras e sílabas. A análise de medidas fisiológicas durante a leitura pode auxiliar na compreensão dos déficits apresentados por disléxicos. Dentre as principais medidas fisiológicas relacionadas com a análise visual dos itens lidos destacam-se padrões de movimentos oculares e variações do diâmetro pupilar. O presente trabalho tem como objetivo analisar medidas comportamentais e fisiológicas de disléxicos e bons leitores durante a leitura de textos. Participaram do estudo 16 crianças, sendo 8 disléxicos e 8 bons leitores, com idade média de 10,71 anos (dp=1,799) e 10,57 anos (dp= 1,761) respectivamente. Os sujeitos leram 4 textos diferentes na tela de um computador com equipamento de análise dos movimentos oculares. Os resultados revelaram que disléxicos apresentaram desempenho inferior aos bons leitores nas provas de leitura, escrita e consciência fonológica. Assim, disléxicos apresentam dificuldades na identificação rápida de palavras, cometeram confusões por semelhança visual e auditiva, e demonstram prejuízos em consciência fonológica. Além disso, levaram mais tempo para executar as tarefas. Análises das medidas fisiológicas revelam que a duração média das fixações foi maior para os disléxicos. Análise da variação pupilométrica indica que bons leitores não apresentaram variação no diâmetro da pupila nos 4 textos, mas os disléxicos apresentaram contração pupilar no Texto 1. - TeseAnálise do padrão dos movimentos oculares em tarefas de leitura: relações entre processamento lexical, sintático e semânticoRosa, Alexandre Tadeu Faé (2016-08-16)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Discourse, in all its modalities, is constituted based upon a certain hierarchy of different linguistic levels. The meaning of a linguistic element is always expressed in the relationship triggered by two or more elements which, however belonging to different levels, acquire a link. In this manner, through a hierarchy of dependence, diverse levels distinguish themselves via the logical mechanisms of implications. This doctorate thesis aims at showing the results of behavioural and eye tracking data during the reading of three different levels: (a) the lexical level which was studied with a lexical decision task in which behavioural data was correlated to the pattern of eye movements in the reading of words, non-words and pseudowords; (b) the syntactic level which was investigated with the reading of correct sentences (CS), sentences with the exchange of word order (WO) and sentences with concordance inversions (CI); (c) the semantic level, studied through sentences which can either be ambiguous or not. Behavioural data in the lexical decision test show that reaction time is higher to words than to non-words and pseudowords. The same pattern is present in the efficiency index in the task. Correctness are higher to non-words than to words and pseudowords. Data obtained from eye movements showed that words have higher fixation times than non-words, but pseudowords are not statistically different. The number of fixations is higher to pseudowords than to words and to pseudowords than to non-words. In the syntactic decision task, behavioural data show that there is no statistical significance for reaction time. Correct sentences are the ones which have a greater number correct hits, followed by sentences with word order inversion and sentences with concordance inversions, respectively. CS show higher efficiency index than CI and WW is also higher than CI. According to eye movements data, there is no difference in the number of fixations. However, time of fixation for CS is higher than for CI and for WW. CI and WW are not statistically different. For the semantic awareness task, behavioural data show that ambiguous sentences are read faster than sentences which have the action related to the object, but not for sentences whose the action is related to the subject. Eye movements data show that ambiguous sentences present a correlation between average number of fixations and reading time. For subject related sentences, the number of fixations is lower than for the ambiguous sentences and for object related sentences. However, the average fixation time is higher. Object related sentences present an average number of fixations lower than ambiguous sentences, but the average fixations time is higher. The part of the sentence related to the subject in ambiguous sentences present a correlation between number and time of fixation. The higher the number of fixation, the higher the time dedicated to these fixations. Subject related sentences present an average time of fixation which is similar to the ambiguous sentences, but the number of fixations is lower. For object related sentences, the number of fixations is lower than for the ambiguous sentences and time of reading is higher. The object of ambiguous sentences present a negative correlation between the number and time of fixation. The higher the number of fixation, the lower the time for fixation. Subject related sentences present a fixation time lower than the time of ambiguous sentences, but they present a similar number of fixations. For subject related sentences, the number of fixations is similar to the number of fixations of object related sentences, although the former present a lower time of fixations. When it comes to the reading of the subsequent sentence, ambiguous sentences present a negative correlation between the number and time of fixations. The higher the number of fixations, the lower the time. For subject related sentences, the subsequent sentence presents a number of fixations which is similar for the subsequent sentences in the ambiguous stimulus. Finally, for the subsequent sentence of object related sentences, the number of fixations is higher than the number of fixations in the subject related stimulus and lower than the ambiguous stimulus, but the time of fixation is higher than in the other two types of sentences. - TeseAplicação do Inventário de Rastreio de Dificuldades Cognitivas (IRDC) versão de pais em uma amostra de crianças de estados do Nordeste do Brasil para avaliação de dificuldades escolaresBarros, Bruno Gustavo Lins de (2022-05-09)
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Evidências de atrasos cognitivos no desenvolvimento em crianças são um importante indicativo para que pais busquem por avaliação neuropsicológica (ANP) para analisar as dificuldades cognitivas dos seus filhos. A ANP tradicional demanda tempo e custos significativos, o que pode dificultar seu acesso em uma realidade socioeconômica mais difícil como a de muitas cidades da Região Nordeste do Brasil. Diante disso, inventários que avaliam dificuldades cognitivas, baseado nos relatos de pais e professores ajudam a rastrear os principais problemas do desenvolvimento, entretanto há poucos instrumentos validados para esse fim. Um deles é o Inventário de Rastreio de Dificuldades Cognitivas (IRDC), desenvolvido por Marino, em sua tese de doutorado, que avalia perfis cognitivos compatíveis com Deficiência Intelectual (leve), Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Dislexia. O objetivo deste trabalhofoi buscar evidências de validade para o IRDC versão de pais, com base em variáveis externas para uma amostra de crianças do Nordeste do Brasil. Pais de 63 crianças com queixas de dificuldades escolares e de desenvolvimento, que tinham entre 6 e 11 anos, residentes em Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, responderam oIRDC, o Inventário de Dificuldades em Funções Executivas (IFERA-I), o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) e um Roteiro de perguntas sobre desatenção, hiperatividade e impulsividade (TDAH-DSM), para buscar evidências de validade adicionais do IRDC. A aplicação dos questionários aconteceu na modalidade online, com a divulgação nas instituições que atendem as crianças com atrasos no desenvolvimento, secretaria de educação e escolas. Nos resultados, foram realizadas análises descritivas e correlação de Pearson entre os fatores do IRDC e os do IFERA, SDQ e TDAH-DSM. Também foram comparadas as médias dos fatores do IRDC entre os grupos com diferentes condições clínicas relatadas por seus pais, especificamente transtorno do espectro autista (TEA), TDAH e DI. Para isso foi utilizada a análise Kruskal-Wallis e comparação par a par de Dwass-Steel-Critchlow-Fligner com nível de significância de 0,05. Os resultados mostraram que a maioria das correlações foram positivas e de magnitude fraca a moderada, entretanto todos os fatores do IRDC apresentam correlação com os do IFERA. As correlações entre o IRDC e o TDAH DSM foram majoritariamente significativas, positivas e variando entre moderada a forte. As correlações entre IRDC e SDQ foram significativas, positivas e de magnitude fraca, moderada e forte. Sendo assim, pode-se dizer que o IRDC demonstrouevidências de validade adicionais, quando avaliada sua utilização em cidades da Região nordeste do Brasil, sendo um bom instrumento de rastreamento de dificuldades associadas ao desenvolvimento em crianças com sinais de desatenção, dificuldades de leitura e com dificuldades em habilidades intelectuais, podendo discriminar grupos de crianças com indicadores clínicos de dificuldades cognitivas - TeseAutismo e surdez: uma análise das estratégias de comunicação e autoeficácia docente em escolas bilíngues para surdosLopes, Raquel Aparecida (2019-11-29)
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The presence of students with ASD (Autism Spectrum Disorder) has become commonplace in Municipal Bilingual Education Schools for the Deaf and in the bilingual center for deaf children in the regular schools. This condition is characterized by deficits related to the disorder and the absence of hearing and often causes inability to develop communication. Although this situation may lead to impairment, these students may benefit from some strategies in the school environment, when they are adjusted to their communicative needs. This encourages discussion about the difficulties faced by teachers and corroborates the questions about the communication tools used in the classroom. In view of the circumstances, in the teacher´s opinion, is it possible to propose the Brazilian Sign Language , as a communication tool for these students? Is the current classroom model in which they are inserted best suited to develop their skills? Do these teachers feel able to develop pedagogical actions effectively? Based on these questions, this study aims to verify, in a group of teachers, the possibility of using the Brazilian Sign Language as a communication tool for students with ASD deaf. In addition to this aim, the following specific objectives were also considered: identify the profile of these professionals; analyze their conceptions and opinions about which school is best suited for the student’s skills development; analyze the communicative strategies used in the classroom; identify teacher´s perceptions of self-efficacy, regarding working with students with ASD. The research design consisted in an exploratory survey study of quantitative and qualitative approach, two instruments were used:the first was a 12-question questionnaire and the second was the ASSET - Autism Self-Efficacy Scale for Teachers, validated and published in Portuguese. Both were applied to 38 teachers through an online platform, accessed at https://docs.google.com. The results were reported in four studies: (Study I): indicates that most teachers are female (89.5%), resident of the Southeast region of Brazil, most with Lato Sensu Postgraduate level (78.7%).(Study II) points out that these professionals correctly recognize the presence of factors associated with deficits in student´s socio-communicative and behavioral dimensions, however, almost half consider that training in this area is offered superficially. (Study III): points out that Brazilian Sign Language is the most used communication strategy in the classroom (86.8%), but approximately half of the teachers agree that these students would develop better if they were not inserted in joint classrooms in bilingual schools (47.4%), in the opinion of (28.9%) these students should study in joint classrooms with the deaf, however, for (23.7%) they should be included in regular schools. (Study IV): The ASSET results show that most participants are confident with the items evaluated, which may be a potential predictor of teaching attitudes in bilingual educational contexts. These results highlight the importance of self-assessment instruments for professionals working in the education of deaf ASD people in Brazil. - TeseAutismo: fatores relacionados a idade de diagnósticoMadaschi, Vanessa (2021-02-09)
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The objective of this study was to investigate the factors related to the age of diagnosis of autism spectrum disorder (ASD) and to carry out a survey of the guarantees of rights achieved by this population in Brazil. With this, we sought, through a scope review, to investigate the age of the first signs and the diagnosis of children with ASD and to map the associated factors directly related to children, families and environmental factors. Twenty-eight studies were selected. The results showed that the age of the first concerns was between 17 and 29.7 months and the age of diagnosis varied between 12 and 103 months of age. The studies also revealed a wide variation in the interval, from two to four years between the first concerns until the moment of diagnosis. At the same time, through a dissertation review, sought to identify the main factors associated with age at diagnosis of ASD to survey the guarantees of the rights of this population in Brazil, seeking to understand that only from the end of the 1980s, relevant actions were launched in relation to the rights of people with disabilities, ensuring the exercise of individual and social rights. According to studies from different regions of the world, the main barriers to an earlier diagnosis of ASD are: i) less severe symptoms (that is, milder cases are detected later); ii) low family socioeconomic status; iii) delay in the parents' concern with the initial symptoms; iv) place of residence of the family (rural area); v) lack / limitation of community resources and organization of public policies, and vi) relationship problems or lack of trust / access of family members to health and education systems. In addition, it was found the importance of facing barriers related to diagnosis, ensuring that it is performed early and the understanding that historically, people with ASD face discrimination and barriers that hinder access to health and their social rights. - TeseAutoestigma de mães de estudantes com transtorno do espectro autista do município de Niterói – Rio de JaneiroLima, Claudete Veiga De (2022-08-09)
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O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado pelo comprometimento do desenvolvimento das habilidades de comunicação social e por padrões de comportamentos restritivos, repetitivos e estereotipados. O estigma e o preconceito impactam negativamente a vida de indivíduos com TEA, assim como a de seus familiares. Denomina-se estigma associado ou de cortesia a experiência de estigmatização social por associação a uma pessoa estigmatizada. O objetivo deste estudo foi descrever os níveis de autoestigma entre mães/cuidadores de crianças com TEA e correlacionar com sua saúde mental, apoio social recebido e qualidade de vida. Para o estudo foram entrevistadas 122 mães/cuidadores de crianças matriculadas na rede municipal de educação do município de Niterói, que responderam aos seguintes questionários: 1) questionário sociodemográfico familiar, 2) Questionário de saúde mental das mães/cuidadores (SQR-20), 3) Escala de Autoestigma entre Cuidadores, 4) Grau de desafio e estresse no cuidado do filho com TEA, e 5) Qualidade de vida e nível de apoio social de mães/cuidadores. A análise de dados envolveu análises descritivas e correlacionais (Teste t independente, Correlação de Pearson e de Spearman). Os resultados apontaram que os maiores desafios em relação ao cuidado dos seus filhos são: muito esforço para controlar os sintomas do filho, e a melhora ou a piora da sintomatologia TEA ser determinada por suas próprias ações. Em relação ao estresse no cuidado, as mães/cuidadores relataram preocupação com segurança e os comportamentos desafiadores dos filhos. Os achados das análises correlacionais revelaram que maiores índices de autoestigma das mães/cuidadores foi maior entre aquelas com: (1) mais problemas de saúde mental, (2) mais estresse relacionado aos desafios de habilidades de vida diária dos filhos, (3) menor compreensão em ter filho/filha com TEA (pior qualidade de vida), e (4) menos bem-estar (pior qualidade de vida). Conclui-se que são diversos os desafios cotidianos enfrentados pelas mães/cuidadores de indivíduos com TEA, e que sua autoestigma está associada a fatores pessoais e de sua experiência no cuidado com os filhos, indicando que para além da assistência as pessoas com TEA, programas e intervenções devem abarcar também apoio aos familiares. - TeseAvaliação comportamental e molecular em um modelo de epilepsia do lobo temporalPimentel, Luciana Cristina (2017-02-09)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O modelo de Epilepsia do Lobo Temporal (ELT), pela administração sistêmica de pilocarpina, reproduz de forma fidedigna as características encontradas na ELT em humanos e provoca alterações comportamentais em ratos semelhantes aos sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Entretanto, não se sabe se essas alterações comportamentais estão associadas a variações na expressão gênica. O objetivo desse estudo foi descrever padrões comportamentais e indicadores moleculares do TDAH no modelo de ELT induzido por pilocarpina. Ratos Wistar machos com 25 dias pós-natal foram submetidos ao modelo de epilepsia pela administração de pilocarpina (350 mg/kg, ip) e os controles receberam salina. Os testes comportamentais (campo aberto e caixa de condicionamento operante) começaram a partir de 28 dias pós-natal. Através da Reação em Cadeia de Polimerase em Tempo Real (PCR-RT), avaliou-se a expressão de somatostatina, mGluR7 e dos receptores dopaminérgicos subtipo D1 e subtipo D5, no córtex pré-frontal e no hipocampo. Os parâmetros comportamentais foram analisados empregando-se a ANOVA Mista, seguido pelo pós-teste de Bonferroni. Para a análise de dados da expressão gênica, empregou-se teste t-Student. Os resultados foram expressos com média ± erro padrão. As diferenças foram consideradas significantes para um valor de p < 0,05. As análises foram efetuadas utilizando-se o Prism versão comercial 5.03 para Windows. Os resultados no campo aberto demonstraram diferenças estatisticamente significantes para a locomoção total, entre os grupos (F[1,144]=9,32 p=0,0076) e entre as sessões (F[9,144]= 5,74 p<0,0001), sem efeito da interação entre os fatores (F[9,144]=9,32 NS); e para atividade locomotora na zona central, em percetagem, diferença significante entre os grupos (F[1,144]=5,54 p=0,031), com efeito da interação entre os fatores (F[9,144]=3,41 p=0,0008), sem diferença entre as sessões (F[9,144]=0,75 NS). Na caixa de condicionamento operante, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos nas condições experimentais desse estudo. Para a PCR-RT não foram observadas diferenças significantes na expressão relativa de RNAm dos genes analisados. Em conclusão, os animais com ELT apresentaram aumento da atividade locomotora e redução do comportamento tipo-ansioso. Não foram observados déficit de atenção e comportamento tipoimpulsivo. Não foram encontradas variações para a expressão gênica de somatostatina, mGluR7 e dos receptores dopaminérgicos D1 e D5, no CPF e no hipocampo. As alterações comportamentais observadas no modelo de ELT provavelmente não estão relacionadas a alterações gênicas da somatostatina e desses receptores. - TeseAvaliação de funções executivas e não-executivas em adolescentes e sua relação com a inteligênciaSousa, Silvia Godoy de (2012-08-09)
Psicologia
As funções executivas referem-se, de forma geral, à capacidade do sujeito de engajar-se em comportamentos orientados a objetivos, ou seja, à realização de ações voluntárias, independentes, autônomas, auto-organizadas e orientadas para metas específicas. Habilidades relacionadas às funções executivas sobrepõem-se ao conceito psicológico de comportamento inteligente, porém alguns estudos têm revelado inconsistências na relação entre tais funções e inteligência. Nesse sentido, o presente estudo investigou a relação das funções executivas e não-executivas com a inteligência. Especificamente, foram analisadas as diferenças entre grupos com inteligência média, inteligência superior e inteligência muito superior nas funções executivas e não-executivas; possíveis efeitos de gênero sobre o desempenho em funções executivas, não-executivas e inteligência; a relação entre funções executivas, não-executivas e inteligência; e se a relação entre inteligência e funções executivas é mais evidente do que entre inteligência e funções não-executivas conforme aumenta o nível de inteligência. Participaram 120 adolescentes de 15 e 16 anos, alunos do Ensino Médio, de ambos os sexos, de uma escola pública e três particulares do Estado de São Paulo, divididos em três grupos, quais sejam, inteligência média, inteligência superior e inteligência muito superior. O material utilizado para a coleta de dados se constituiu das Matrizes Progressivas de Raven Escala Geral, da Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-III), do Teste de Stroop Computadorizado, do Teste de Fluência Verbal, do Teste de Trilhas B, do Teste de Vocabulário por Imagens Peabody, do Teste de Repetição de Palavras e Pseudopalavras e do Teste Figuras Complexas de Rey. Análises de Variância e de comparação de pares de Tukey revelaram diferenças significativas de desempenho entre os grupos nas medidas de QI verbal e de execução do WISC-III, fluência verbal, flexibilidade cognitiva, vocabulário e processamento visoespacial. Test t de Student evidenciou que o desempenho das meninas foi superior em relação ao desempenho dos meninos no subteste Vocabulário do WISC-III, enquanto os meninos apresentaram desempenho superior nos subtestes Informação e Cubos do WISC-III e na medida atenção seletiva avaliada pelo Stroop quando comparados com as meninas. Análises de Correlação de Pearson evidenciaram correlações entre os testes de inteligência, funções executivas e funções não-executivas, a maioria delas de baixas a moderadas, corroborando a literatura no que tange à multidimensionalidade das funções executivas e à necessidade de diferenciar tal construto em relação à inteligência. Não houve evidências de que a relação entre inteligência e funções executivas aumenta em função do nível de inteligência. Desta forma, essa investigação tentou auxiliar na compreensão da relação entre funções executivas, não-executivas e inteligência. - TeseAvaliação de habilidades matemáticas de alunos com Transtornos do Espectro do AutismoFonteles, Daniel Sá Roriz (2012-10-03)
Psicologia
Currently, there are studies which advocate higher mathematical abilities in individuals with Autism Spectrum Disorders (ASD), namely Asperger Syndrome/High Functioning Autism, sometimes even declaring that these individuals do have an above average performance when compared to neurotypicals. When Hans Asperger first described the syndrome that takes his name, he observed that some of his patients exhibited some difficulties concerning the ability to perform arithmetic operations. The present research aims to better understand mathematic abilities of people with ASD, mainly because this area is still open and yet little explored, especially in Brazil. In order to do that, mathematical abilities of 20 ASD students, aging from 7 to 23 years, were investigated using an Arithmetic Test validated for children from 1st to 4th grade of the Brazilian school system (SEABRA et al., 2009). An exploratory study of qualitative and quantitative nature was performed, with detailed written record of each Arithmetic Test session, and the use of non-parametric statistics to verify possible interactions between variables. Comparison between Autism, Asperger and Normal Students groups were made, besides other variables taken from students files considered during this research. Results suggest that ASD students had similar performance to 1st graders of a public school in the State of São Paulo; and that ASD students who have had inclusive experiences in regular schools tend to get higher scores in the Arithmetic Test. Other considerations indicate that further research is needed to accomplish better ways to Mathematics teaching. - TeseAvaliação de linguagem e de teoria da mente nos transtornos do espectro do autismo com a aplicação do teste strange stories traduzido e adaptado para a língua portuguesaVelloso, Renata de Lima (2012-02-02)
Psicologia
Os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) se caracterizam por prejuízos significativos na interação social, na comunicação verbal e não verbal e pela ausên-cia de atividades imaginativas, substituídas por comportamentos repetitivos e este-reotipados. Os pesquisadores vêm há muitos anos propondo teorias explicativas do prejuízo primário nos TEA, prevalecendo atualmente duas vertentes teóricas: a teo-ria desenvolvimentista e a teoria cognitivista. O objetivo deste estudo foi a avaliação de habilidades de linguagem e de Teoria da Mente em indivíduos com TEA e indiví-duos-controle, com a aplicação do teste Strange Stories, traduzido e adaptado para a Língua portuguesa. Participaram do estudo 28 crianças com TEA e 56 crianças-controle, todas do sexo masculino e na faixa etária entre seis e 12 anos. A versão brasileira do teste Strange Stories foi aplicada, seguindo os mesmos procedimentos, tanto ao grupo experimental quanto ao grupo-controle. Os resultados indicaram dife-renças significativas entre os escores médios dos grupos experimental e controle em cada uma das 12 histórias do teste e na soma dos escores de todas as histórias. Os escores médios registrados para todas as histórias foram significativamente maiores no grupo-controle do que no grupo experimental (crianças com TEA). Observou-se correlação positiva entre quociente de inteligência e soma dos escores médios para o grupo experimental, e correlação positiva entre idade e soma dos escores médios para o grupo-controle. Observou-se ótima consistência interna do protocolo. Os re-sultados foram discutidos sob a perspectiva cognitivista e desenvolvimentista. Con-cluiu-se que as habilidades de linguagem e de Teoria da Mente avaliadas pelo teste Strange Stories se mostraram alteradas no grupo de crianças com TEA quando comparadas às crianças do grupo-controle.