Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização (Monografia)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização (Monografia) por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaA contribuição da pregação expositiva para a revitalização da igrejaSantos, Manoel Bezerra dos (2023)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Quando olhamos para cenário das igrejas brasileiras sentimos que o declínio está diante de todos (na grande maioria nas igrejas na periferia dos grandes centros e em pequenas cidades), o interessante é que a grande maioria da liderança, fazem-se de desavisados, mas os problemas não desaparecerão com essas atitudes, igrejas fracas espiritualmente, e fracas doutrinariamente, precisando desesperadamente por uma reforma ministerial, necessitando de uma revitalização urgente. E como bem temos uma ferramenta que corrobora para a verdadeira ministração a igreja e o verdadeiro ensino desatrelado do homem, e visando a glória de Deus e a edificação da igreja, através dos benefícios que a pregação expositiva oferece, àqueles que desejam esses benefícios, sendo assim ela evita heresias em meio a comunidade do povo de Deus. Contando com o pastor como aquele que é o responsáveis pela revitalização da igreja a qual ele estar inserido tendo que aplicar todo o desígnio do Senhor a sua comunidade, curando assim as enfermidades contraídas ao longo da sua vida, e também, as dificuldade que enfrentaram a longo do processo, e agora deve-se aplicar um novo processo para que essa igreja possa reviver os dias de alegrias, essas comunidades já foram algum dia no passado, igrejas bem sucedidas, mas agora vivem dias de agonia, precisamos olhar para o futuro, para avançarmos, mas sem esquecer o passado, pois vendo que causou todas essas dificuldades. As ferramentas são postas pelo Senhor da igreja, vamos fazer por onde a igreja possa reviver, aquilo que já viveu, sendo que agora com mais disciplina, e atenção para não voltarmos ao mesmo estado que vivemos hoje. - MonografiaA importância da teologia bíblica na pregação cristocêntricaGonçalves, Maxwell Whittle (2023-11-06)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O objetivo desta monografia é explorar e defender sobre a importância da Teologia Bíblica para a Pregação Cristocêntrica. Afinal uma pregação de cunho humanista em nada acrescenta para o crescimento e edificação da Igreja, pelo contrário. A grande necessidade do homem não é uma mensagem moralista, mas é aprender que ele é totalmente dependente da obra e graça em Cristo. Desde os princípios o Senhor ordenou ao seu povo para espalhar a glória de Deus por toda a terra com a mensagem do Evangelho, presente em todas as Escrituras, desde o Antigo Testamento. A presença do Senhor Jesus entrelaça todo o Antigo Testamento com o Novo Testamento, a mensagem do Evangelho é presente em todas as Escrituras, desde Gênesis até Apocalipse. Por isso quando a pregação se prende a um único texto, e por consequência se perde no foco da mensagem ao se isolar do fundamento da Teologia Bíblica ao longo das Escrituras. E muita das vezes redireciona o foco da mensagem ao homem numa tentativa vã de esvaziar a Glória de Deus. A mensagem da Bíblia nunca pode ser vista como uma série de histórias inspirativas daquilo que homens e mulheres fizeram no passado. Antes seu foco precisa ser tão somente o que Deus fez no passado para salvar o homem perdido afim de que o nome Dele seja sempre glorificado. A pregação do Evangelho precisa ser concebida a partir das Escrituras como uma revelação integral, progressiva e continuada, a fim de que o nome de Deus seja glorificado em todas as nações. O presente trabalho será abordado de forma mais ampla dentro de três capítulos que, mostrará os fundamentos da Teologia Bíblica, da Pregação Cristocêntrica bem com a confluência entre eles. Esta pesquisa tem como referência as Escrituras Sagradas sob a perspectiva da Teologia Reformada e sua metodologia será a pesquisa bibliográfica nas confissões reformadas, em livros, comentários bíblicos, sites científicos e periódicos que abordem os assuntos relacionados ao tema. - MonografiaA interpretação das narrativas e o aconselhamento bíblicoLima, Filipe Rodrigues (2023-12-15)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama sobre a interpretação do gênero literário “narrativas bíblicas” e sua aplicação na prática do aconselhamento bíblico. O intuito é mostrar que os conselheiros bíblicos podem ter acesso aos inúmeros recursos ministeriais, sendo mais eficientes, em seu ministério de aconselhamento, se entenderem a riqueza desse gênero literário e se utilizarem as ferramentas básicas de interpretação das narrativas bíblicas, respeitando seu estilo literário e seus objetivos. Inicialmente, o autor aborda o universo do gênero literário “narrativa bíblica” com definições conceituais. Logo em seguida, o autor examina a importância do aconselhamento bíblico frente a algumas distorções de compreensão das narrativas bíblicas. Por fim, o autor apresenta uma proposta de interpretação e aplicação dos conceitos para a prática de aconselhamento bíblico, ao elaborar uma análise do texto bíblico sobre a história da mulher do fluxo de sangue (Lc. 8.43-47) para demonstrar que todo bom conselheiro deve ser, antes de tudo, um dedicado exegeta. - MonografiaA necessidade da aplicação cristocêntrica no sermãoHenriques, Daniel Barbosa (2023-12-06)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O tema desse artigo é “A necessidade da aplicação cristocêntrica” e busca mostrar que esse tipo de aplicação é fundamental para a pregação de sermões bíblicos. Após conceituar aplicação cristocêntrica e demonstrar que nossas aplicações devem ser norteadas conforme a própria Bíblia que se aplica totalmente na Pessoa de Jesus Cristo como Centro da Revelação, o trabalho demonstra que diante de alguns perigos que aplicações legalistas, moralistas e antinomistas trazem à igreja, a aplicação cristocêntrica é a única maneira correta, portanto, bíblica de edificar a igreja levando-a a uma comunhão com Cristo. - MonografiaA pregação expositiva como caminho para a exposição fielSantos, Marcony Jahel dos (2023)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
A preparação de um sermão é uma tarefa que pode ser abordada de diversas maneiras. E independentemente da metodologia escolhida, é de suma importância que essa abordagem esteja profundamente comprometida com a totalidade da Palavra de Deus, tal como registrada na Bíblia. O pregador é investido com a responsabilidade de levar adiante essa missão, então deve assumir o encargo de proclamar o completo conselho de Deus e de proporcionar uma dieta espiritual sólida e abrangente à comunidade de crentes sob sua liderança. É amplamente reconhecido que os pregadores enfrentam uma série de demandas e responsabilidades em seus ministérios. Portanto, é imperativo que eles administrem seu tempo de maneira sábia e equilibrada, de modo a não descuidar de nenhuma de suas obrigações. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar o compromisso com a proclamação de toda a Escritura mesmo diante das várias abordagens disponíveis para a pregação. Além disso, pretende-se avaliar a eficácia do método de pregação expositiva como uma ferramenta colaborativa que pode auxiliar os pregadores em seu árduo trabalho, permitindo-lhes cumprir com excelência todas as suas múltiplas tarefas. Esta pesquisa busca proporcionar uma visão mais aprofundada e esclarecedora sobre a importância da pregação centrada na Palavra de Deus e a melhor maneira de implementá-la para o benefício da comunidade de fé. - MonografiaA relação entre os puritanos e a tradição : uma análise do uso da tradição feito por John OwenSantos, Weinne Willan Moreira (2023-12-05)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
John Owen foi um teólogo puritano ligado à ortodoxia reformada, que recebeu uma formação influenciada pelo escolasticismo e que se envolveu em polêmicas contra o arminianismo e o socinianismo, ameaças à teologia reformada na época. Este trabalho analisa como Owen utilizou a tradição teológica, não somente de forma apologética, mas também construtiva, incorporando-a em suas formulações doutrinárias. Owen tinha as Escrituras como a fonte suprema e suficiente do conhecimento de Deus, mas reconhecia o valor da tradição como um auxílio hermenêutico e teológico, e os credos e confissões como balizas para a reflexão teológica. Ele demonstrou um amplo conhecimento de autores antigos, e possuía em sua biblioteca obras de diferentes épocas e correntes, incluindo protestantes, católicos e hereges. Em suas obras, Owen recorreu aos primeiros credos para embasar sua doutrina do Espírito Santo e sua relação com o Filho, seguiu Agostinho em sua concepção dos efeitos do pecado sobre a mente humana, se apoiou em Lombardo para explicar a expiação limitada, e demostrou influência escolástica em seu método e na organização de seu material. O uso de Owen de termos, distinções e conceitos de Tomás de Aquino, principalmente em sua doutrina da simplicidade de Deus, da providência e da união hipostática, permeava as suas obras, tanto as que tinham um caráter polêmico quanto as que visavam a edificação da igreja. Assim, Owen empregou a tradição teológica de modo construtivo e integrado, dialogando com a herança da igreja e articulando a teologia reformada com precisão e profundidade. - MonografiaA soberania de Deus e a responsabilidade humana no crescimento da igreja localPinho Junior, Julio Cezar de (2023)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Este trabalho defende que o crescimento numérico da igreja local é apresentado na bíblia dependente (1) do agir soberano de Deus e (2) da responsabilidade humana. Uma vez que esse é um artigo de teologia prática, iremos trabalhar questões teóricas e práticas dessa afirmação. Primeiro, será feita, por meio da exposição de alguns textos bíblicos selecionados, a defesa bíblica dessa tese. Após essa defesa, será apresentado alguns perigos que existe quando não mantemos essas duas verdades equilibradas no contexto da igreja local. Por fim, será explorado como o apóstolo Paulo equilibrava essas duas verdades em seu ministério. - MonografiaA ação do inimigo de nossas almas: o modo de agir de Satanás antes, durante e após a sua prisãoNascimento, Giuliano Nobis (2023-02-06)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Satanás atua contra o homem desde a criação. O modo de agir do inimigo depende se ele está preso ou não. No livro de Apocalipse, o apóstolo João relata que a prisão de Satanás ocorreu após a instauração do reinado milenar de Cristo, o chamado milênio. Embora Satanás, no presente momento - de acordo com a visão amilenista, esteja preso, ele promove ações danosas à humanidade como um todo, especialmente ao povo de Deus. A ação de Satanás, antes de sua prisão, é contra o povo escolhido de Deus no Antigo Testamento. Durante a sua clausura, Satanás tenta impedir a proclamação do evangelho de Cristo a todas as nações. Já após a sua soltura, quando o evangelho não será mais pregado, o diabo engana as nações e as incita a se voltarem contra os eleitos. Essa monografia propõe um estudo sistemático sobre o modus operandi de Satanás, objetivando o esclarecimento do povo de Deus quanto às estratégias do inimigo e munindo a igreja de conhecimento, a fim de resistir ao diabo enquanto aguarda a volta do nosso Senhor Jesus Cristo e a completa derrota dos nossos inimigos. - MonografiaAconselhamento bíblico com pessoas que apresentam dependência química: uma proposta!Zanelatto, Wagner (2023-02-08)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Neste trabalho veremos a importância do aconselhamento bíblico como uma proposta consistente frente aos problemas apresentados por pessoas com dependência química. Existem muitos modelos para auxiliar pessoas que sofrem deste mal, mas a grande maioria esta firmado nos fatores internos e o aconselhamento biblico com um modelo eficaz auxilia nas questões essenciais do ser humano trabalhando nos fatores que geram esse comportamento. Desta feita, o aconselhamento bíblico por meio das Escrituras traz uma resposta significativa para este problema. - MonografiaAconselhamento bíblico e versão cristã do coaching: estudo comparativoOliveira, Denilton José Ribeiro de (2023-01-30)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Este trabalho aborda de forma comparativa a versão cristã do coaching e o aconselhamento bíblico. Analisando parte a parte cada um dos segmentos, vem mostrar as aproximações e distanciamentos deles em relação às Escrituras, visando esclarecer sobre o uso ou não dessas metodologias no meio eclesiástico. - MonografiaAconselhamento bíblico em missões: unidade de base e relacionamentoCrispim, Marcelo (2023-02-15)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Creio que abordar missões e aconselhamento bíblico seja um desafio! Não somente pelo tema, mas também, devido à suas relações diretas. Suas bases, propósitos e pressuposições são as mesmas. Neste trabalho aspiramos demonstrar que suas definições são análogas. Os propósitos são compartilhados no chamado a adoração, à conversão – que nada mais é que uma mudança de pressuposição e por fim, uma vida de santificação. O propósito deste trabalho é mostrar que Aconselhamento e Missões tem o mesmo alvo. Não são dois trabalhos diferentes da igreja. São metodologias de uma mesma missão. Aconselhamento em missões reflete a estrutura dada por Deus no Antigo e no Novo Testamento. Lyra escrevendo sobre o fundamento da missão do povo de Deus afirma: “onde o povo comissionado por Deus pregar as boas novas do evangelho, viver e implantar os valores do reino divino, fazer discípulos, ensinando-os a guardar o que Jesus ensinou, a missão que Deus ordenou estará sendo obedecida. - MonografiaAlcance e limites da submissão às autoridades diante da exegese de 1 Pedro 2.11-17Andrada, Bruno Lima Caldeira de (2023-01-30)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
A perícope de 1 Pedro 2.11-17 traz ensinamentos sobre como o cristão deve ser submisso às autoridades instituídas por Deus a fim de glorificar o nome de Deus e ser fiel testemunha de Cristo, mesmo diante de situações adversas e sob perseguição. A submissão se revela na obediência às leis e ordenanças dos governos seculares, tendo como limite as Escrituras Sagradas, sendo o cristão um bom cidadão que, em última instância, obedece a Deus. Além disso, a submissão às autoridades passa pela participação ativa da Igreja de Cristo nas relações político-sociais em que esteja presente, sendo sal e luz no mundo caído, cumprindo sua missão em fazer discípulos e pregar o Evangelho e fazendo diferença na sociedade. - MonografiaUma análise bíblica e teológica sobre a prática do perdãoMagalhães, Sandoval Santos (2023-01-31)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise bíblica e teológica sobre a prática do perdão. Essa análise começa pelo entendimento dos termos bíblicos usados para descrever o perdão. Em segundo lugar, é apresentada a base em que se fundamenta o perdão, ou seja, a obra de Cristo e a misericórdia de Deus. Também é descrito as suas características como: um ato de renúncia e ao mesmo tempo doação, uma promessa que é feita e, por fim, é tanto um evento quanto um processo. Em terceiro, é abordada a questão da condicionalidade e incondicionalidade do perdão, a questão em particular aqui é se o arrependimento é ou não um pré-requisito para a concessão do perdão. Em quarto, é considerada a reconciliação como implicação do ato de perdoar, uma vez que o verdadeiro arrependimento busca o relacionamento e a restauração. Em quinto, são tratados o arrependimento e a confissão no contexto do perdão, pois aquele que quer ser perdoado precisa reconhecer os pecados cometidos e buscar o perdão através de uma humilde confissão, visto que Deus não perdoa as pessoas sem o arrependimento, e, por fim, são apresentados os erros mais comuns em relação ao perdão, como desculpar-se ou tolerar a ofensa da outra pessoa. Achar que quem perdoa esquece e condicionar o perdão ao sentimento. - MonografiaAnálise do culto religioso: a forma aceitável à luz da antiga e nova aliançaVentura, Eduardo Fernando Montarroyos (2023-02-08)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Este artigo tem como objetivo fazer uma análise do tema presente no capítulo sobre o culto religioso da Confissão de Fé de Westminster. O artigo faz análise da forma aceitável da adoração de culto à luz das Escrituras, bem como se propõe a identificar os elementos de culto e seu uso no contexto da Antiga e Nova Aliança. - MonografiaAplicação experiencial no sermão expositivo: legitimidade, importância e relevânciaNaruse, Thiago Atsushi (2023-01-30)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
A partir da discussão sobre a legitimidade ou não da aplicação do sermão expositivo, em especial dentro da tradição reformada, busca-se com este trabalho descobrir histórica e teologicamente sua legitimidade, necessidade e relevância para os dias atuais. Busca-se também apresentar um novo método e alternativa para aplicação no sermão expositivo, isto é, a aplicação experiencial. Para tanto este trabalho recorrerá a alguns dos maiores nomes e proponentes da tradição reformada, em especial, àqueles que deixaram algum legado ou contribuição para o campo da pregação. - MonografiaAs consequências da exposição bíblica : uma abordagem histórica do poder da pregação da palavra em momentos de revitalização da igrejaAlmeida, Wendel Nunes de (2023)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
As práticas e os conceitos relacionados à revitalização de igrejas locais estão muito encharcados por métodos pragmáticos que não são autorizados pela Escritura. Muitos estão confiando nas engenhosidades humanas, e deixando de lado, o Evangelho, que tem poder para transformar indivíduos e sua comunidade. Confiar nestes métodos promove uma igreja ainda mais fragilizada, por mais que, numericamente, ela venha a ser considerável. O presente trabalho busca fazer uma análise de alguns momentos históricos em que a igreja de Cristo necessitava de revitalização e demonstrar que a exposição da Escritura ocupou centralidade nestes contextos. Entendemos que, para que uma igreja local seja revitalizada, não há método mais eficaz do que a Escritura sendo fielmente ensina. - MonografiaAs necessidades práticas de ouvintes de sermões da era digitalRoque, Rickson Santos Loureiro (2023)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Na era digital, as igrejas e pastores enfrentam desafios ao adaptar suas práticas religiosas e sermões para um cenário em constante transformação. A transição da comunidade cristã para o ambiente virtual exige compreensão das necessidades práticas dos ouvintes digitais, impulsionando a aplicação de princípios de comunicação adaptados a esse contexto. Essa monografia oferece orientações cruciais para aprimorar a eficácia da pregação, integrando a espiritualidade ao ambiente digital e atendendo às demandas dos ouvintes contemporâneos. - MonografiaAs portas do Hades : uma interpretação focada no triunfo da igreja sobre a morte em Mateus 16.18cSilva, José Jean Antônio da (2023-01-30)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
A igreja que Jesus edificou, ora denominado igreja cristã, recebeu a incumbência de ser a portadora das boas novas advindas de Cristo, oferecendo às nações o que ela originalmente recebeu dos seus precursores, os apóstolos, a saber, as palavras de uma viva esperança. Embora ela tenha se originado no mundo, definitivamente ela não pertence ao mundo, como afirmou o Senhor, apenas trilha o caminho rumo a verdadeira Terra prometida, a chamada Nova Jerusalém. No entanto, a igreja foi ensinada sobre as lutas que teria que trilhar e enfrentar enquanto a sua jornada não chagasse ao fim, o que de fato acontecerá quando o Senhor da igreja voltar. Além disso, os cristãos foram alertados sobre os ataques que sofreriam visíveis e invisíveis, físicos e espirituais, ataques estes encabeçados pelo principal inimigo da igreja, sendo também o inimigo de Jesus, isto é, Satanás. Mas, apesar dessa descrição dada por Jesus e pelos apóstolos, os cristãos são agraciados com a mensagem de que, em Cristo, eles triunfarão sobre a morte, a principal arma do inimigo. Jesus afirma para a sua nação santa que, mesmo que ela seja atacada de várias formas e em variados tempos, chegará o dia em que ela se deleitará no cumprimento da presença dado pelo seu Senhor ao vivenciar a sua vitória definitiva sobre a morte. Essa mensagem é enfatizada quando Jesus afirma para os discípulos que ele fundaria a sua igreja e ele mesmo garantiria que ela jamais sofreria o golpe mortal dado pelo inimigo. Esta é a mensagem de boas novas que a igreja recebeu de Jesus para ser transmitida a todos os povos. Esta é a mensagem que sustenta a igreja de todos os tempos diante dos ataques das portas do hades. É apalavra que fundamenta a esperança da nação fiel de Deus, fazendo-a trilhar gloriosamente o caminho rumo a morada eterna. O objetivo deste trabalho é oferecer aos cristãos dos dias atuais, através da análise do que Jesus disse aos seus discípulos em Mateus 16.18c, o ensino que verdadeiramente promove segurança à igreja. Este foi o ensino que fundamentou a esperança da igreja no passado, como também foi a mensagem que os apóstolos, os cristãos e os demais líderes ao longo da história usaram para alicerçar a confiança na vitória definitiva sobre o hades. Esta é a mensagem que os líderes de hoje e os verdadeiros cristãos não apenas devem absorvê-la para si, como também devem proclamá-la àqueles que ainda vivem sem esperança. - MonografiaUma avaliação crítica de revistas de escola bíblica dominical infantis: para crianças com idade de 4 a 6 anosSilva, Rita Carolina Spínola Macedo da (2023-01-30)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Para a construção de uma pregação cristocêntrica muitos livros foram escritos havendo um grande desenvolvimento acadêmico nesta área ao longo dos últimos anos. Autores como G. K. Beale, Graeme Goldsworthy, Sidney Greidanus, Abraham Kuruvilla, Grant Osborne e Gerard Van Groningen são grandes exemplos deste desenvolvimento. Nos escritos de tais autores é possível encontrar passos que auxiliam na preparação da pregação cristocêntrica. No entanto, quanto ao ensino infantil, que precisa dos mesmos passos, pouco tem sido desenvolvido nesta área do ensino. Assim, há a necessidade de transposição do desenvolvimento da primeira área para a segunda. Com isso em vista, este artigo intentou ser um dos primeiros trabalhos a contribuir no diálogo acadêmico sobre a construção/ reestruturação de um ensino cristocêntrico infantil para a igreja. Para tanto o presente trabalho contou com uma revisão de literatura sobre o desenvolvimento do ensino bíblico infantil. Além disso, vendo a escassez de conteúdos com ênfase cristocêntrica, o artigo aprofundou-se nos trabalhos voltados para o ensino e interpretação das escrituras de modo geral. A partir desta revisão literária vários parâmetros para avaliar se o ensino infantil é cristocêntrico foram elencados. Estes parâmetros foram divididos em três tópicos 1) Literatura, focando na utilização do texto bíblico na lição; 2) Conteúdo Doutrinário, referentes aos ensinos retirados do texto bíblico e a relação destes ensinos com Jesus; 3) Aplicação, ou seja, a relação dos ensinos com os ouvintes das lições. - MonografiaCalvinismo e as artes visuais : empobrecimento ou libertação?Carvalho, Ernane César de Melo (2023-12-14)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Esta pesquisa tem como tema “Calvinismo e as Artes Visuais: empobrecimento ou libertação?” e trata do que João Calvino e seus seguidores, chamados de calvinistas, escreveram a respeito das artes visuais. Há várias acusações de que o Calvinismo não desenvolveu as artes visuais como os católicos romanos. A tensão se revela porque não foi a todo tipo de arte que os calvinistas se opuseram. E como argumentação adjacente, porém, necessária para a compreensão do tema, é feito um breve resumo histórico sobre as artes visuais nas regiões primariamente calvinistas da Europa, principalmente nos séculos XVI e XVII. Os objetivos são verificar se realmente houve um declínio quantitativo na produção artística em regiões de maioria calvinista e, em caso afirmativo, quais as razões que levaram a isto. Para alcançar os alvos propostos, utilizou-se, como fundamento metodológico, a técnica da pesquisa bibliográfica. Nomes importantes ao tema são referenciados, como João Calvino, o fundador do movimento que leva o seu nome, neocalvinistas como Abraham Kuyper e H. R. Rookmaaker, que se esmeraram em defender o conceito calvinista da arte, entre outros. O texto final está dividido em três capítulos após a Introdução: no primeiro, foi feito um breve histórico da relação entre o Calvinismo e as Artes Visuais na Europa, da igreja primitiva ao século XVII; no segundo, apresentou-se o conceito calvinista das artes visuais, onde foi demonstrado qual arte era permitida e qual era rechaçada; e no terceiro, são citados exemplos de obras artísticas do século XVII que corroboram com os conceitos calvinistas citados nos capítulos anteriores.