Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização (Monografia)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização (Monografia) por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 79
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaA ação do inimigo de nossas almas: o modo de agir de Satanás antes, durante e após a sua prisãoNascimento, Giuliano Nobis (2023-02-06)Satanás atua contra o homem desde a criação. O modo de agir do inimigo depende se ele está preso ou não. No livro de Apocalipse, o apóstolo João relata que a prisão de Satanás ocorreu após a instauração do reinado milenar de Cristo, o chamado milênio. Embora Satanás, no presente momento - de acordo com a visão amilenista, esteja preso, ele promove ações danosas à humanidade como um todo, especialmente ao povo de Deus. A ação de Satanás, antes de sua prisão, é contra o povo escolhido de Deus no Antigo Testamento. Durante a sua clausura, Satanás tenta impedir a proclamação do evangelho de Cristo a todas as nações. Já após a sua soltura, quando o evangelho não será mais pregado, o diabo engana as nações e as incita a se voltarem contra os eleitos. Essa monografia propõe um estudo sistemático sobre o modus operandi de Satanás, objetivando o esclarecimento do povo de Deus quanto às estratégias do inimigo e munindo a igreja de conhecimento, a fim de resistir ao diabo enquanto aguarda a volta do nosso Senhor Jesus Cristo e a completa derrota dos nossos inimigos.
- MonografiaAconselhamento bíblico com pessoas que apresentam dependência química: uma proposta!Zanelatto, Wagner (2023-02-08)Neste trabalho veremos a importância do aconselhamento bíblico como uma proposta consistente frente aos problemas apresentados por pessoas com dependência química. Existem muitos modelos para auxiliar pessoas que sofrem deste mal, mas a grande maioria esta firmado nos fatores internos e o aconselhamento biblico com um modelo eficaz auxilia nas questões essenciais do ser humano trabalhando nos fatores que geram esse comportamento. Desta feita, o aconselhamento bíblico por meio das Escrituras traz uma resposta significativa para este problema.
- MonografiaAconselhamento bíblico e versão cristã do coaching: estudo comparativoOliveira, Denilton José Ribeiro de (2023-01-30)Este trabalho aborda de forma comparativa a versão cristã do coaching e o aconselhamento bíblico. Analisando parte a parte cada um dos segmentos, vem mostrar as aproximações e distanciamentos deles em relação às Escrituras, visando esclarecer sobre o uso ou não dessas metodologias no meio eclesiástico.
- MonografiaAconselhamento bíblico em missões: unidade de base e relacionamentoCrispim, Marcelo (2023-02-15)Creio que abordar missões e aconselhamento bíblico seja um desafio! Não somente pelo tema, mas também, devido à suas relações diretas. Suas bases, propósitos e pressuposições são as mesmas. Neste trabalho aspiramos demonstrar que suas definições são análogas. Os propósitos são compartilhados no chamado a adoração, à conversão – que nada mais é que uma mudança de pressuposição e por fim, uma vida de santificação. O propósito deste trabalho é mostrar que Aconselhamento e Missões tem o mesmo alvo. Não são dois trabalhos diferentes da igreja. São metodologias de uma mesma missão. Aconselhamento em missões reflete a estrutura dada por Deus no Antigo e no Novo Testamento. Lyra escrevendo sobre o fundamento da missão do povo de Deus afirma: “onde o povo comissionado por Deus pregar as boas novas do evangelho, viver e implantar os valores do reino divino, fazer discípulos, ensinando-os a guardar o que Jesus ensinou, a missão que Deus ordenou estará sendo obedecida.
- MonografiaAlcance e limites da submissão às autoridades diante da exegese de 1 Pedro 2.11-17Andrada, Bruno Lima Caldeira de (2023-01-30)A perícope de 1 Pedro 2.11-17 traz ensinamentos sobre como o cristão deve ser submisso às autoridades instituídas por Deus a fim de glorificar o nome de Deus e ser fiel testemunha de Cristo, mesmo diante de situações adversas e sob perseguição. A submissão se revela na obediência às leis e ordenanças dos governos seculares, tendo como limite as Escrituras Sagradas, sendo o cristão um bom cidadão que, em última instância, obedece a Deus. Além disso, a submissão às autoridades passa pela participação ativa da Igreja de Cristo nas relações político-sociais em que esteja presente, sendo sal e luz no mundo caído, cumprindo sua missão em fazer discípulos e pregar o Evangelho e fazendo diferença na sociedade.
- MonografiaUma análise bíblica e teológica sobre a prática do perdãoMagalhães, Sandoval Santos (2023-01-31)O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise bíblica e teológica sobre a prática do perdão. Essa análise começa pelo entendimento dos termos bíblicos usados para descrever o perdão. Em segundo lugar, é apresentada a base em que se fundamenta o perdão, ou seja, a obra de Cristo e a misericórdia de Deus. Também é descrito as suas características como: um ato de renúncia e ao mesmo tempo doação, uma promessa que é feita e, por fim, é tanto um evento quanto um processo. Em terceiro, é abordada a questão da condicionalidade e incondicionalidade do perdão, a questão em particular aqui é se o arrependimento é ou não um pré-requisito para a concessão do perdão. Em quarto, é considerada a reconciliação como implicação do ato de perdoar, uma vez que o verdadeiro arrependimento busca o relacionamento e a restauração. Em quinto, são tratados o arrependimento e a confissão no contexto do perdão, pois aquele que quer ser perdoado precisa reconhecer os pecados cometidos e buscar o perdão através de uma humilde confissão, visto que Deus não perdoa as pessoas sem o arrependimento, e, por fim, são apresentados os erros mais comuns em relação ao perdão, como desculpar-se ou tolerar a ofensa da outra pessoa. Achar que quem perdoa esquece e condicionar o perdão ao sentimento.
- MonografiaAnálise do culto religioso: a forma aceitável à luz da antiga e nova aliançaVentura, Eduardo Fernando Montarroyos (2023-02-08)Este artigo tem como objetivo fazer uma análise do tema presente no capítulo sobre o culto religioso da Confissão de Fé de Westminster. O artigo faz análise da forma aceitável da adoração de culto à luz das Escrituras, bem como se propõe a identificar os elementos de culto e seu uso no contexto da Antiga e Nova Aliança.
- MonografiaAplicação experiencial no sermão expositivo: legitimidade, importância e relevânciaNaruse, Thiago Atsushi (2023-01-30)A partir da discussão sobre a legitimidade ou não da aplicação do sermão expositivo, em especial dentro da tradição reformada, busca-se com este trabalho descobrir histórica e teologicamente sua legitimidade, necessidade e relevância para os dias atuais. Busca-se também apresentar um novo método e alternativa para aplicação no sermão expositivo, isto é, a aplicação experiencial. Para tanto este trabalho recorrerá a alguns dos maiores nomes e proponentes da tradição reformada, em especial, àqueles que deixaram algum legado ou contribuição para o campo da pregação.
- MonografiaUma avaliação crítica de revistas de escola bíblica dominical infantis: para crianças com idade de 4 a 6 anosSilva, Rita Carolina Spínola Macedo da (2023-01-30)Para a construção de uma pregação cristocêntrica muitos livros foram escritos havendo um grande desenvolvimento acadêmico nesta área ao longo dos últimos anos. Autores como G. K. Beale, Graeme Goldsworthy, Sidney Greidanus, Abraham Kuruvilla, Grant Osborne e Gerard Van Groningen são grandes exemplos deste desenvolvimento. Nos escritos de tais autores é possível encontrar passos que auxiliam na preparação da pregação cristocêntrica. No entanto, quanto ao ensino infantil, que precisa dos mesmos passos, pouco tem sido desenvolvido nesta área do ensino. Assim, há a necessidade de transposição do desenvolvimento da primeira área para a segunda. Com isso em vista, este artigo intentou ser um dos primeiros trabalhos a contribuir no diálogo acadêmico sobre a construção/ reestruturação de um ensino cristocêntrico infantil para a igreja. Para tanto o presente trabalho contou com uma revisão de literatura sobre o desenvolvimento do ensino bíblico infantil. Além disso, vendo a escassez de conteúdos com ênfase cristocêntrica, o artigo aprofundou-se nos trabalhos voltados para o ensino e interpretação das escrituras de modo geral. A partir desta revisão literária vários parâmetros para avaliar se o ensino infantil é cristocêntrico foram elencados. Estes parâmetros foram divididos em três tópicos 1) Literatura, focando na utilização do texto bíblico na lição; 2) Conteúdo Doutrinário, referentes aos ensinos retirados do texto bíblico e a relação destes ensinos com Jesus; 3) Aplicação, ou seja, a relação dos ensinos com os ouvintes das lições.
- MonografiaA ceia do Senhor como elemento fundamental do cultoOliveira, Victor Hermógenes de (2023-01-30)Este trabalho apresenta um panorama bíblico detalhado sobre a figura da Ceia do Senhor ao longo das Escrituras, além de uma definição sobre o culto e uma perspectiva do princípio regulador estipulado pelo Senhor. Tudo com o objetivo de se fazer uma análise sobre a frequência da ministração da Ceia todos os domingos, elencando significados preciosos deste sacramento. Ao término deste trabalho, nossa intenção é que o leitor compreenda os textos bíblicos que apresentam a Ceia como continuação da aliança e entenda a celebração deste sacramento como essencial no culto público.
- MonografiaA certeza da salvação na casuística puritanaSilva, Danilo Romagna Dias Timóteo da (2023-02-07)É reconhecido e facilmente percebido por aqueles que leem ou já tiveram um bom contato com os escritos dos Puritanos, que sua teologia é prática, e que seu labor intelectual buscava contribuições pastorais, mudanças de ética e conduta. O que pouco se sabe é que os Puritanos trabalhavam esse tipo de conteúdo numa forma escrita que deu origem a uma casuística peculiar; e uma doutrina específica e bem presente na casuística puritana foi a Certeza da Salvação. O presente trabalho busca esclarecer a relação orgânica entre a casuística e a doutrina da certeza, e como essa doutrina na casuísta refletiu a identidade puritana e trouxe um modelo importante como possível contribuição pastoral, teológica e ética.
- MonografiaOs colportores e sua missão: uma análise do trabalho missionário dos colportadores no território brasileiroBiazon, Claudio (2023-01-24)A história dos colportores é pouco contada em nosso meio, muitos nunca ouviram falar deste nome. Os colportores foram heróis pioneiros na evangelização do Brasil em um período anterior à chegada dos primeiros missionários no país. O seu trabalho, junto com as sociedades bíblicas estrangeiras, era vender Bíblias, Folhetos e Literaturas editadas por organizações protestantes. A presente monografia visa demonstrar a importância do trabalho evangelísticas destes homens, que ao vender as Escrituras, liam e ensinavam seu texto por onde passavam, deixando a colheita pronta para os missionários que viriam posteriormente.
- MonografiaA contribuição dos pressupostos reformacionais dooyeweerdianos para uma interação entre cosmovisão cristã e teoria queerConceição, Adalberto Leandro da (2023-02-14)Esta pesquisa visa considerar os pressupostos da filosofia da ideia cosmonômica e sua contribuição para um diálogo entre a cosmovisão cristã e a teoria queer. Mediante uma pesquisa bibliográfica, ela procura descrever os pressupostos dooyeweerdianos e sua importância para a cosmovisão cristã, especialmente com o conceito bíblico de coração. Em seguida, serão analisados elementos do pensamento do movimento LGBTQIAPN+, especialmente a teoria queer e a influência de Michel Foucault e Judith Butler, e de que modo a teoria se caracteriza como uma proposta de visão de mundo. Por fim, será feita comparação entre a cosmovisão cristã e a ideologia queer, identificando o aspecto linguístico como uma versão do coração no pensamento queer e uma absolutização do aspecto histórico em sua visão de mundo.
- MonografiaO coração do artista cristão como catalisador da falta de unidade na adoraçãoPessôa, Samuel Tito Siqueira (2023-02-09)Em todas as denominações evangélicas há atritos entre os envolvidos na liturgia do culto. Músicos e pastores, artistas e liderança eclesiástica tem linguagem e predisposições bem diferentes. Ao mesmo tempo, fora das comunidades cristãs, o artista dedicado à sua técnica e à sua profissão tem o sucesso como alvo comum. Ele é diariamente, intencionalmente, e intensamente adestrado para o virtuosismo e a excelência técnica. Esta jornada sempre tem premissas ligadas ao aperfeiçoamento da performance a qualquer preço. Os parâmetros sempre serão exclusivamente técnicos. O artista será tão mais recompensado e admirado quanto mais apurada for sua habilidade. Para isto ele é intensamente direcionado ao oposto do biblicamente requerido de quem ministra no culto. Ao mesmo tempo, a obra e a performance de um artista nascem em seu coração, mas não há como mensurar que intenção existiu no processo criativo. Acontece que Deus requer intencionalidade e pureza de propósito na adoração prestada a Ele. Ele requer que somente o seu nome seja exaltado. Então, se o culto não acontece como deveria no coração de cada ser humano, sua expressão, ainda que permeada de excelência profissional e até mesmo de adequação litúrgica, não significará que houve louvor genuíno. Todo o descompasso certamente nasce da falta de valores consistentemente bíblicos na adoração pessoal e diária. E então, quanto de fato a liderança eclesiástica conhece de cada artista, e do ambiente em que ele é treinado? Será que sequer existe a percepção real de que, no que diz respeito à técnica, a atividade musical pode ser exercida da mesma forma dentro e fora do culto, sem que as intenções sejam notadas? Como fica o coração do artista neste contexto de conflito espiritual? O que é requerido para ajustar essas variáveis e o comportamento dos envolvidos a um modelo bíblico de adoração comunitária? O que é preciso para que pastores e líderes se tornem mentores plenamente envolvidos com gente tão estranha quanto os artistas? Que ferramentas temos à nossa disposição na caminhada cristã para um discipulado realmente transformador, promotor de unidade na adoração? O objetivo deste trabalho é ajudar nessa caminhada, promovendo a unidade no culto comunitário e público.
- MonografiaCosmovisão e evangelização: Paul G. Hiebert e Darrow L. Miller em diálogoAlmeida, Carla de Cássia Coutinho (2023-01-24)A evangelização é um chamado bíblico aos que se tornam discípulos de Cristo e, portanto, papel fundamental da igreja. No decorrer da história da igreja, um dos maiores desafios fora promover uma evangelização bem contextualizada e fiel às Escrituras. Um dos instrumentos teóricos que têm colaborado para esta tarefa nas últimas décadas é o estudo de cosmovisão aplicado à análise de culturas. Duas obras literárias se destacam por suas ideias apresentadas sobre o tema: Transformando Cosmovisões (2016), de Paul G. Hiebert e Discipulando Nações (2003), de Darrow L. Miller com a colaboração de Stan Guthrie. Dessa forma, nos propomos a, primeiramente, descrevê-las para conhecimento dos leitores do presente trabalho e, logo depois, realizar uma análise comparativa introdutória, salientando as contribuições dos autores para o tema, assim como, apontando suas divergências e similaridades. Demonstrando, deste modo, a relevância da discussão para área da missiologia e cumprimento da tarefa dada por Cristo de discipular as nações.
- MonografiaA criação de sinais-termo dos cinco solas da reforma protestante em librasMenezes, Américo Lamas de (2023-01-28)O presente trabalho pretende, tendo em vista a escassa produção de material teológico em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), fazer uma análise conceitual dos Cinco Solas da Reforma Protestante e criar os sinais-termo correspondentes a tais expressões, as quais são: Sola Fide (Somente a Fé), Sola Scriptura (Somente a Escritura), Solus Christus (Somente Cristo), Sola Gratia (Somente a graça) e Soli Deo Gloria (Somente a Deus Gloria). Como base para criação dos sinais-termo, foram usados os parâmetros da Libras já conceituados e reconhecidos na área acadêmica. A comunidade de surdos evangélica tem crescido nos últimos anos em nosso país. Muito se tem feito no que diz respeito à intepretação para a Língua de Sinais em reuniões, programas e cultos. Os trabalhos evangélicos com a comunidade surda, feitos no Brasil, são de suma importância para o crescimento cristão deste grupo, uma vez que obtêm seus conhecimentos por meio de sua língua natural, a Língua Brasileira de Sinais. Este trabalho será de extrema utilidade aos surdos, bem como a todos os que trabalham com eles, tendo como objetivo mostrar na prática que materiais em Libras não devem apenas conter conceitos informais, mas também sinais que trazem profundidade teológica e consideram os aspectos linguísticos da Libras. A comunidade surda evangélica, portanto, precisa de material teológico produzido em sua língua natural. Os surdos terão oportunidade não apenas de compreender conceitos teológicos, mas também de elaborar outros materiais com profundidade bíblico-teológica, além dos sinais-termo auxiliarem os tradutores/intérpretes no momento de sua atuação. Os sinais-termos criados na presente monografia foram elaborados em um contexto de uma comunidade surda em Belém do Pará composta de surdos com escolaridade de nível superior e pósgraduação em áreas diversas do conhecimento científico que se encontraram durante o período de cerca de seis meses totalizando vinte e quatro horas de aulas e discussões a fim de criar os sinais-termo dos Cinco Solas.
- MonografiaCrítica agostiniana ao ceticismo no diálogo contra acadêmicosPaixão, Wendell Gonzaga da (2023-02-04)Esse trabalho abordará acerca da crítica de Agostinho contra o ceticismo acadêmico. Acreditamos que este trabalho se justifica por basicamente três principais motivos. Primeiramente, pelo tema nele apresentado e discutido, até hoje, não só é relevante, mas também se constitui um dos grandes desafios à fé cristã na contemporaneidade. O filósofo cristão reformado tem uma epistemologia biblicamente orientada no tocante à possibilidade de conhecimento. Não afirmamos simplesmente que o conhecimento seja possível, mas que ele é certo e suficiente, pois Deus se revelou e garante a veracidade e a certeza desse conhecimento. Em segundo lugar, esta pesquisa se justifica pelo referencial teórico escolhido, a saber, a obra Contra Acadêmicos, escrita por Agostinho. É indiscutível a grande relevância que o pensamento Agostiniano tem tanto para a Tradição Cristã, como um todo, como para a tradição Reformada, de um modo particular, no que toca às suas formulações teológicas como sua importância em assuntos filosóficos. Em terceiro lugar, o trabalho se justifica porque, nas leituras que fizemos sobre o tema ceticismo e as várias respostas apresentadas, podemos constatar poucas literaturas que tratem especificamente do ceticismo enfrentado por Agostinho e do modo como poderemos nos utilizar dos argumentos apresentados por ele para fundamentar uma resposta apologética genuinamente cristã contra o ceticismo contemporâneo. A tese é que Agostinho percebeu que o impacto dos postulados céticos era bastante arguto. E isso fez com que o seu primeiro livro após sua conversão tenha sido uma resposta ao ceticismo acadêmico. Pretendemos demonstrar isso. Nossa conclusão é que ele obteve sucesso na sua elaboração argumentativa contra os Novos Acadêmicos.
- MonografiaDa promessa do novo céu e nova terra: o aspecto físico da habitação eterna do homem à luz da criação, queda, redenção e consumaçãoSouza, Evaldo Soares de (2023-02-28)A intenção desta pesquisa é demonstrar, por meio do estudo bíblico-teológico, que o ensino da Escritura Sagrada, referente à morada eterna dos salvos com Deus, é um novo céu e nova terra restaurada nos quais habita a justiça; e não uma morada etérea em um céu puramente espiritual. A promessa de Deus é que, após o retorno visível e físico de Cristo a esse mundo e o juízo final, toda a criação física será renovada e restaurada para desfrutar da liberdade da glória dos filhos de Deus. Na nova terra se cumprirá todos os planos e promessas da Aliança de Deus para a humanidade redimida em Cristo, que inclui a herança da terra, restauração da criação física, governo sobre a terra em cumprimento do mandato cultural e a bemaventurada habitação de Deus no meio do seu povo de forma plena e sem nenhuma separação decorrente do pecado. A promessa da Aliança é que Deus habitará conosco em uma nova criação – novo céu e nova terra – e ‘será o nosso Deus e nós seremos o seu povo’.
- MonografiaDepressão: um olhar do conselheiro bíblico de acordo com as Escrituras, no auxílio aos cristãos diagnosticados com depressãoBessa, Denise Lucas Moreira Victor (2023-02-24)Problemas são comuns a toda raça humana, evidentemente também para pessoas cristãs. E o que fazer quando um cristão busca aconselhamento cujo motivo é uma crise depressiva, ou alguma pessoa que não seja cristã procura um conselheiro bíblico? O diagnóstico de depressão é crescente e esse fato pode estar relacionado a diversos fatores, tais como: crescimento da indústria farmacêutica, facilidade de acesso ao assunto ou popularização do mesmo, diagnósticos precipitados e até mesmo errados, entre outros. Este trabalho tem como objetivo apontar maneiras bíblicas de auxiliar pessoas com depressão. Na primeira parte apresenta as principais causas da depressão e seus conceitos, e na segunda parte traz relatos bíblicos de sintomas que hoje descrevem a depressão e um estudo de caso. A conclusão aponta para, como através das Escrituras, o Conselheiro Bíblico pode auxiliar no cuidado de pessoas diagnosticadas com Depressão.
- MonografiaO desvio da congregação dos justos: uma análise do Salmo 1Sales, Timóteo Araújo Oliveira de (2023-01-06)O presente artigo traz um estudo exegético do salmo primeiro, buscando como ponto de partida entender a mensagem do autor a partir da defesa de uma tese de tradução da expressão “o caminho dos ímpios perecerá”. Assim, em um primeiro momento, faremos uma análise contextual do salmo, com a qual discutimos questões de autoria, localização no saltério e na Escritura, além da ligação do salmo com outros trechos da Escritura; depois, analisamos toda a estrutura e sentido do salmo, mas reservando o último versículo para uma análise mais acurada, já propondo e demonstrando uma estrutura quiasmática que engloba todo o salmo; e por fim, apontamos que a Congregação dos Justos, assim como o bem-aventurado, se desvia do caminho dos ímpios, e isso é demonstrado a partir da releitura do termo “perecerá”, que apesar de ser uma proposta válida de tradução, não nos parece ser a mais viável na análise do discurso, gramática e estrutura do salmo.