Arquitetura e Urbanismo - TCC – FAU Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Arquitetura e Urbanismo - TCC – FAU Higienópolis por Título
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA arte do tecer: a arquitetura como propulsora do reaproveitamento têxtilValões, Isabella Maria Oliveira (2024-12-11)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O trabalho traça um paralelo entre o consumo exacerbado na área da moda e o descarte inadequado de resíduos têxteis, mostrando as consequências tanto em escala global quanto no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, local de intervenção do projeto, que possui uma relação direta com a confecção e compra de peças de vestuário. - TCCA arte Imita a vida: a percepção e representação da cidade em Gotham CityMenegon, Mariana Munhoz Mazza dos Anjos (2024-12-09)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O presente Trabalho de Final de Graduação insere-se na discussão sobre a representação e percepção da metrópole contemporânea na ficção, explorando diferentes mídias como quadrinhos, filmes e videogames. Objeto de Estudo Utilizando a cidade fictícia de Gotham City como objeto de estudo, este trabalho discute os elementos que a definem como distópica e estabelece comparações com a cidade de São Paulo, especialmente na região da Avenida Nove de Julho. Proposta de Intervenção A partir deste paralelo e discussão, propõe-se um plano de intervenções na avenida, com foco em ações educacionais e culturais, visando revitalizar a área e incentivar sua reocupação pelos pedestres. - TCCÀ beira mar um mar de histórias: vivenciando o cotidiano marinhoKluge, Maria Isabel Bianchi (2024-12-12)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O presente trabalho tem como objetivo principal destacar a importância dos oceanos para o planeta Terra. Análise dos Ecossistemas Marinhos Para tal, realiza uma análise das principais funções dos ecossistemas marinhos no contexto da sustentabilidade global, enfatizando seu papel na regulação do clima, na disponibilização de recursos naturais e na manutenção da biodiversidade. Ameaças aos Ecossistemas No entanto, esses ecossistemas enfrentam ameaças crescentes, como o aumento do nível do mar, a poluição e a pesca excessiva. Museu Marítimo Nesse contexto, o Museu Marítimo, localizado na cidade de Santos, no litoral de São Paulo, destaca-se como um projeto inovador. O museu integra educação, conscientização e interatividade, apresentando um projeto arquitetônico que se harmoniza com o entorno natural para enfatizar a importância e a fragilidade dos oceanos. Objetivos do Museu Através de exposições imersivas e atividades interativas, o museu procura fomentar a reflexão sobre os impactos das alterações climáticas e incentivar a adoção de práticas sustentáveis. O museu posiciona-se como um modelo de equilíbrio entre o desenvolvimento humano e a conservação ambiental. - TCCA Casa da arvore: entre a cidade e a florestaHelito, Catharina Martins Miguel (2024-12-05)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
A Casa da Árvore é um projeto arquitetônico que busca fusionar estilos, materiais e símbolos culturais distintos (colonizador/colonizado/futuro), criando espaços que refletem a diversidade histórica e cultural de uma cidade jovem e emergente na Amazônia Brasileira. O espaço projetado evoca um pensamento de união entre sociedade e arquitetura que retoma o contato com as culturas, origens e a natureza nativa, sem deixar de considerar os interesses econômicos e de desenvolvimento de uma cidade, incorporando as atuais tecnologias facilitadoras de um futuro possível. Para o desenvolvimento do trabalho, tomo como objeto de pesquisa a região norte do Estado de Mato Grosso, mais especificamente a cidade de Sinop, cidade amazônica construída nos anos 1970, onde originalmente havia floresta amazônica de terra firme (terras altas ou alta floresta), região da Bacia do Rio Telles Pires, ocupada pelos povos Kaiabi. A cidade, para além de sua condição literal, entra na monografia como uma representação emblemática do Brasil e do mundo por seu rápido desenvolvimento proveniente do desmatamento e cisão com suas origens. A pesquisa é organizada na metodologia FCA: Fato, Causa e Ação; respectivamente traduzidas no sumário como: Origem, Separação e Unidade. Na primeira parte da monografia (Origem), mergulho na cultura nativa brasileira, mais especificamente a indígena, no surgimento de Sinop e minha relação com o que será tratado. O segundo terço (Separação) conta com um aprofundamento teórico mais denso, voltado para o modelo atual de desenvolvimento do país e do mundo, questionamentos acerca da concepção de cultura e as problemáticas provenientes disso. A última parte (Unidade) traz, a partir da análise do conteúdo estudado no capítulo anterior e pesquisa voltada para técnicas construtivas, soluções possíveis no nível da arquitetura e urbanismo. Finalmente, introduzo o projeto do pavilhão e sua relação com a cidade e a bagagem teórica desenvolvida ao longo de toda a monografia, retornando assim, em uma lógica cíclica, ao princípio, numa transfiguração étnica que funde símbolos culturais, reflete a diversidade histórica e propõe futuros possíveis. - TCCA importância social da convivência para a criança e o adolescenteFreire, Rebeca Braz (2024-12-04)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
1. Introdução: Apresentação do tema e objetivo do trabalho, focando na importância do desenvolvimento sustentável e na criação de espaços educacionais seguros e inclusivos. 2. Referencial Teórico: Discussão sobre teorias e estudos que fundamentam a importância da arquitetura e do urbanismo na promoção da sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida das comunidades. 3. Metodologia: Descrição dos métodos utilizados para a realização do estudo, incluindo a análise de dados, estudos de caso e aplicação de conceitos teóricos. 4. Análise e Resultados: Apresentação dos resultados obtidos com a pesquisa, incluindo a identificação de desafios e oportunidades para a implementação de práticas sustentáveis em ambientes educacionais. 5. Conclusão: Síntese das principais conclusões do estudo, destacando a importância da intersetorialidade e da sustentabilidade na criação de espaços educacionais seguros e inclusivos. - TCCA intersecção entre a arte e o espaço público: cultura, identidade e lazerUemura, Laura Sakai (2024-12-09)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O trabalho apresenta uma proposta de requalificação do Parque Ecológico Lago Maracá, localizado em Guaira-SP. Inicia-se a partir de um estudo prévio da cidade, destacando sua história e seus principais equipamentos urbanos; com destaque ao Parque Ecológico lago Maracá. Em seguida explora-se a importância da arte no espaço público, evidenciando o impacto dos eventos artísticos na cidade de Guaíra. O projeto é então apresentado, com diretrizes focadas em acolher, conectar, ativar e contemplar, resultando em uma proposta que ressalta parte da cultura local. Desse modo, o projeto busca intensificar a interação entre arte e espaço público, destacando cultura, identidade e lazer. - TCCA memória da esquina e a travessia da ferrovia: transformações na paisagem da Barra FundaMorita, Raquel Tsuzuki (2024-06-04)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O olhar dessa pesquisa se voltou para a Barra Funda, guiado pela curiosidade e vontade de compreender como um bairro com tantos equipamentos e uma localização privilegiada, próxima ao centro e às margens do rio, se destaca pelo seu estado de abandono. A região da Barra Funda é muitas vezes descrita como parada no tempo, mas também é possível ver o contraste entre a memória construída e a ação mais recente de verticalização na sua paisagem. Este bairro vem nas últimas décadas criando novos usos e novas tipologias que movimentam e adensam a região. A dualidade da preservação e o adensamento cria cenários de conflito específicos da metrópole de São Paulo e a análise do território se aprofunda nessa convergência de interesses. - TCCA relação da sociedade com o esporte: análise dos equipamentos esportivos e a reestruturação dos clubes da comunidade da zonaSabino, Marcela Maria de Jesus (2024-12-04)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O presente trabalho consiste em uma análise dos equipamentos esportivos da Zona Norte da cidade de São Paulo, com foco nos Clubes da Comunidade (CDC). Esses equipamentos esportivos estão presentes em todas as regiões da capital e têm como objetivo incentivar a prática esportiva, principalmente entre jovens, em áreas periféricas. Contextualização Atualmente, a Zona Norte de São Paulo oferece diversos locais para práticas esportivas, incluindo clubes esportivos privados, Centros Esportivos municipais, SESC's e Clubes da Comunidade. Os CDC's apresentam grande potencial devido ao acesso gratuito e localização em áreas residenciais, tornando-os ideais para uso dos moradores locais. Problemas Identificados No entanto, esse potencial é afetado por problemas como empecilhos na gestão, acessos e manutenção, além de um programa restrito e pouco variado. A maioria das unidades da Zona Norte possui apenas um campo de futebol society, não atendendo à estrutura completa solicitada pelo Decreto Municipal nº 57.260, de 26 de agosto de 2016. Objetivos do Trabalho Diante disso, este trabalho busca realizar um estudo nos Clubes da Comunidade da Zona Norte, entender seus problemas e propor diretrizes para o desenvolvimento local. Isso será feito por meio da reestruturação do programa mínimo, explicitado em um projeto modelo do Clube da Comunidade Jardim Cachoeira e do Clube da Comunidade Senhor do Bonfim. Referências É importante notar que os Centros Esportivos municipais oferecem mais de 300 atividades físicas gratuitas, incluindo opções como basquete, capoeira, dança, futebol, ginástica, judô, karatê, natação, pilates, teatro, vôlei, zumba, entre outras. Já os clubes privados da Zona Norte, como a Associação dos Oficiais da Polícia Militar e o Clube Esperia, oferecem infraestrutura completa com diversas atividades esportivas e de lazer.¹ ² - TCCAbertura e sobreposição : transpondo limitadores do espaço regularMonteiro, Rennan de Souza (12-12-18)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Este é um trabalho de leitura, análise e questionamento do espaço urbano periférico da cidade de São Paulo, com ênfase na zona leste paulistana, mais precisamente nos bairros do Jardim Piratininga e Cangaíba. O modo como as infraestruturas urbanas se sobrepuseram no território gerando áreas fragmentadas na cidade, indicam uma situação peculiar no Jardim Piratininga. Esse território marcado por suas fronteiras e ausente de urbanidade, possui características notáveis do ponto de vista social. Os hábitos da sociedade ali inserida denotam certa força nos eventos cotidianos da população. A partir da identificação dos percursos diários dos moradores, buscou-se propor novas situações/abordagens para o território, a fim de romper as fronteiras existentes e questionar seu aspecto segregatório hoje. Levando em conta sempre as pré-existências e a possibilidade de atribuir urbanidade através delas. - TCCAbrigar e resgatar: o habitar da terceira idade em situação de vulnerabilidadeSousa, Jurema Célia Vazi de (2024-12-10)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Vivemos em uma época em que o impacto negativo da humanidade sobre o meio ambiente tem se tornado cada vez mais evidente. O conceito de retrofit (revitalização de construções antigas) vem sendo utilizado em muitos países ao redor do mundo, a partir de uma abordagem que considera a conservação, a reutilização e a recuperação de edificações em uma perspectiva ecológica. Projetos para a requalificação de edificações estão sendo realizados de maneira consciente na cidade de São Paulo, contribuindo positivamente para a sustentabilidade do ambiente. De acordo com dados de pesquisas realizadas por entidades governamentais, um grande número de edifícios na cidade de São Paulo que se encontram em situação de abandono em regiões que passam por processo de degradação poderiam abrigar pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, muitos deles idosos. A presente pesquisa busca apresentar e discutir esse tema. A partir do levantamento e pesquisa de informações históricas da região e da análise de dados e visita a campo, propõe-se a reforma, o retrofit de edificações que compõem os escritórios da Editora Abril, situada na Lapa de Baixo, cidade de São Paulo. A intenção de recuperar uma edificação, revitalizar a área em que está inserida e promover o resgate social dessas pessoas em situação de rua, em sua maioria idosos, é a base do projeto para o retrofit da Edificação Curtume. A proposta prevê a recomposição das edificações de uso comercial, transformando-as em habitação que atenda às necessidades e demandas específicas de pessoas idosas em situação de rua. A escolha dessa edificação parte do pressuposto de que se encontra inserida no contexto urbano da cidade, está sem uso e em situação de abandono e que poderá proporcionar moradias para diferentes perfis de moradores. Aliando assim a preservação do patrimônio histórico à questão do déficit habitacional de interesse social. Busca-se propor unidades habitacionais de interesse social que possam atender pessoas em situação de vulnerabilidade e de rua, e em especial idosos que se encontram nessa condição. - TCCAbrigo emergencial em madeira : proposta de uma habitação digna, modular e sustentávelRimi, Paula Mendes Thomaz (2018-12-12)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Desastres naturais caracterizam-se como o resultado da incidência de um fenômeno natural intenso sobre um sistema social, excedendo a capacidade dos afetados em conviver com o impacto. O cenário brasileiro exibe uma série de catalisadores para essas ocorrências: a vulnerabilidade social, econômica, política, tecnológica e ambiental. Apesar do alto grau de ocorrência de desastres e dos grandes valores investidos nessas situações, as políticas públicas voltadas a esse cenário são falhas e ineficientes. Diante da conjuntura em que se encontram refugiados e vítimas de desastres naturais ao redor do mundo, é papel do arquiteto projetar de maneira sustentável, visando à elaboração de uma habitação emergencial resistente e confortável. Com isso, propõe-se um projeto de habitação temporária em madeira, como auxílio aos desabrigados por desastres naturais no cenário do estado de São Paulo. A proposta englobou três frentes principais: a dignidade, a materialidade e a montagem. Sobre os aspectos de direitos humanos, a habitação foi pensada com módulos diversos que pudessem ser empregados conforme as necessidades dos habitantes, conferindo uma atenção e cuidado que evitaria a indiferença geralmente atribuída nessas situações emergenciais. O material empregado foi a madeira, na forma serrada para a estrutura e na forma de painéis para a vedação. Já a montagem, teve ligação com os encaixes em madeira e a possibilidade de multiplicação modular em um assentamento em meio urbano. Por conseguinte, o abrigo possui uma formulação básica, denominada “Configuração Simples”, com dois tipos de unidades habitacionais, destinadas à dois tipos de famílias distintas: uma “Unidade Menor”, com capacidade para quatro pessoas e área de 25,92m² e uma “Unidade Maior”, com capacidade para seis pessoas e área de 34,50 m². A questão da verticalização foi considerada, pois, como já explicitado nesse capítulo, a implantação Desta forma, o assentamento não poderia ter dimensões muito extensas e a verticalização das “Unidades” facilita essa acomodação. A “Configuração Simples”, por sua vez, pode ser multiplicada por três, formando a “Configuração x3”. Nessa disposição maior do Abrigo Emergencial em Madeira, são colocadas seis “Unidades Menores” e seis “Unidades Maiores”. A partir da disposição de uma “Configuração x3”, a sua estrutura e área pode ser utilizada para outros usos necessários em um assentamento emergencial. Portanto foram elaboradas três “Configurações de Serviços” com serviços distintos: uma “Unidade Restaurante e Lavanderia”, com dois pavimentos; uma “Unidade Ambulatórios e Consultórios”, térrea; e uma “Unidade Sala de Aula e Reuniões”, igualmente térrea. Com as “Configurações Serviços”, é possível atender dignamente os moradores que se estabelecerão no conjunto de Habitações Emergenciais em Madeira. A partir das unidades projetadas, tem-se a necessidade de dispô-las em uma implantação para inserção em meio urbano. Por conta dos diversos cenários onde catástrofes naturais podem ocorrer, foram pensados três tipos de implantação: a Implantação sem inclinação, a implantação em inclinação 5% e a implantação 20%. - TCCAbrigo: um olhar atento de dentro centro de acolhimento provisório para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e abandono.Pais, Daiane Bisacchi (2024-06-10)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O presente trabalho busca, por meio da arquitetura, contexto histórico, social e econômico analisar a questão da adoção de uma forma geral, ressignificando os abrigos e seus estigmas para a sociedade. Um dos objetivos é desenvolver um ambiente que instigue os usuários a permanecerem e se sentirem pertencentes daquele local, propondo um espaço livre e com dinamismo, motivando a criatividade e lucidez por meio de uma arquitetura humanizada. Portanto, é necessário entender os aspectos principais acerca do tema, bem como trazer reflexões e questionamentos, que fomentem a criação de diretrizes e programas internos, assegurando bem-estar, acolhimento, acessibilidade e autonomia, a fim de transmitir para essas crianças a sensação de “Lar”. Então, este trabalho final de graduação tem como principal objetivo elaborar uma proposta projetual a nível de anteprojeto que consiste em módulos residenciais e de lazer térreos, que amparem todas as crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, bem como a implementação de uma rede pública que estimule esses indivíduos a desenvolverem a autonomia e também os inserir na cidade em que vivem. - TCCAcampamento infantilMelo, Anna Beatriz Monteiro de Carvalho (2024-06-12)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Desenvolvimento de um recinto infantil, que busca o envolvimento da criança na natureza, aprimorando o convívio em comunidade e a conscientização ambiental. Além de priorizar atividade esportivas e brincadeiras ao ar livre. O projeto também buscar oferecer atividades e eventos para a comunidade local. - TCCAcerca do labirinto; para além do labirinto; ensaio sobre o labirintoGomieri, Gabriela Estefam Lima (6-06-13)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O primeiro esclarecimento que deve ser feito é sobre o termo “labirinto”. De acordo com Kern (1982), a palavra parece ter origem grega e se refere a um edifício com incontáveis paredes, como o palácio de Knossos, na ilha de Creta, lugar tido como cenário para o mito do Minotauro. Kern aborda a questão do mito afirmando: “No labirinto, um não se perde; No labirinto, um se encontra; No labirinto, um não confronta o Minotauro; No labirinto, um confronta a si mesmo” (a). - TCCAcolher e ressignificar: Um centro comunitário no parque à margem da represa Billings.Ferreira, Isadora Malheiros (2024-06-10)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
A escolha do tema desta pesquisa surgiu das vivências no distrito de Pedreira, especialmente por meio do projeto “construindo o parque do nosso futuro”. Esse projeto proporcionou uma imersão numa área precária de São Paulo, que apresenta desafios significativos em relação ao desenvolvimento urbano e à qualidade de vida de seus moradores, assim como o contato direto com a população local. O ponto de partida desta pesquisa é a construção da represa Billings, as ocupações de suas margens, os impactos gerados e as narrativas. Um capítulo é dedicado ao projeto mencionado, conduzido pelo arquiteto Leonardo Rodrigues, no qual os alunos da EMEF Paulo Gonçalves dos Santos do C.E.U. Alvarenga são envolvidos em aulas, visitas e oficinas voltadas para a produção de um Masterplan para o Lado Leste do parque dos búfalos. Esse projeto exemplifica como a participação comunitária pode contribuir para o desenvolvimento urbano e social de uma comunidade. Em seguida, é apresentada uma análise territorial embasada em dados, nas oficinas realizadas em salas de aula com os alunos do 7º e 8º ano do C.E.U., e nas experiências pessoais no território. Posteriormente, é apresentado o Masterplan, desenvolvido em colaboração com a aluna Susane Terrão, focado no lado oeste do parque dos búfalos, que tem como objetivo principal criar uma estrutura urbana integrada, valorizando os aspectos naturais do entorno e promovendo a interação entre os habitantes da região. Por fim, a pesquisa se encerra com uma oficina na escala da arquitetura, na qual os alunos do 7º ano propõem diversos usos para um ambiente dentro do parque dos búfalos. Com base nessa oficina e nas contribuições dos coletivos locais, é apresentado o projeto de um centro comunitário, que se integra ao Masterplan do lado oeste do parque dos búfalos, priorizando as vontades e necessidades expressas pelas crianças e pelos moradores da região. - TCCActio Sustentare: um modelo integrado de design, inovação, energia e reciclagemMonteiro, Henrique Gomes (2024-06-11)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Actio Sustentare é um modelo integrado focado em design, inovação, energia e reciclagem, apresentado como o projeto final de graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie. O projeto visa não apenas abordar impactos ambientais e sociais, mas também inspirar um esforço colaborativo para criar uma cidade melhor para todos. Ele discute o papel da energia na sociedade humana, contrastando o potencial de reutilização de recursos com a realidade do mundo e explorando formas vibrantes de promover a sustentabilidade. Além disso, propõe uma investigação dos impactos ambientais e sociais causados pelas construções civis, abordando ações a serem tomadas em tempos de crise global. Focando em viabilizar uma forma de reduzir tais impactos, Actio Sustentare elabora experimentos com materiais reutilizados para fins estruturais, de fechamentos e detalhes construtivos. O projeto também promove simulações energéticas com ênfase na análise de custo-benefício, que podem beneficiar tanto o projeto quanto o planeta. Dessa forma, o complexo ganha sua composição através de três edifícios de diferentes usos que fomentam diversos aspectos da sustentabilidade, além de um parque urbano com paisagismo caracterizado principalmente pela presença de espécies nativas de fauna e flora. Busca ir além do simples espaço físico, destacando-se por meio de seu design e programa, culminando numa integração eco social e arquitetônica. - TCCActio Sustentare: um modelo integrado de design, inovação, energia e reciclagemMonteiro, Henrique Gomes (2024-06-11)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Actio Sustentare é um modelo integrado focado em design, inovação, energia e reciclagem, apresentado como o projeto final de graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie. O projeto visa não apenas abordar impactos ambientais e sociais, mas também inspirar um esforço colaborativo para criar uma cidade melhor para todos. Ele discute o papel da energia na sociedade humana, contrastando o potencial de reutilização de recursos com a realidade do mundo e explorando formas vibrantes de promover a sustentabilidade. Além disso, propõe uma investigação dos impactos ambientais e sociais causados pelas construções civis, abordando ações a serem tomadas em tempos de crise global. Focando em viabilizar uma forma de reduzir tais impactos, Actio Sustentare elabora experimentos com materiais reutilizados para fins estruturais, de fechamentos e detalhes construtivos. O projeto também promove simulações energéticas com ênfase na análise de custo-benefício, que podem beneficiar tanto o projeto quanto o planeta. Dessa forma, o complexo ganha sua composição através de três edifícios de diferentes usos que fomentam diversos aspectos da sustentabilidade, além de um parque urbano com paisagismo caracterizado principalmente pela presença de espécies nativas de fauna e flora. Busca ir além do simples espaço físico, destacando-se por meio de seu design e programa, culminando numa integração eco social e arquitetônica. - TCCA agricultura urbana como pilar de desenvolvimento de cidadesMatsumoto, Caio Yuri Androvisc (2018-12)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Após inúmeras evoluções e revoluções, o mundo recentemente começou a tomar decisões que prezam pelo meio ambiente. Dada a destruição que algumas evoluções trouxeram para o nosso habitat. Isso porque a preocupação nos momentos nos quais aconteceram tais evoluções, era com o desenvolvimento humano e de novas tecnologias que agilizassem e de alguma forma melhorassem a vida humana. Isso não levando em conta que a longo prazo(mas nem tão longo assim) o meio ambiente sofreria perdas irrecuperáveis e dessa forma a saúde dos seres humanos e dos outros animais da Terra estaria prejudicada. Com isso, atualmente, a busca por novas formas de se pensar e construir o nosso futuro devem sempre levar em conta a sustentabilidade. Sem escalas de tamanho, toda e qualquer atitude pode ser modificada para preservar nosso meio ambiente. Incluindo a arquitetura. Para isso a junção do espaço com a mentalidade que ele tenta provar e inserir na sociedade, pode-se chegar a pontos chave dentro das cidades, que são as grandes cicatrizes da nossa destruição no meio ambiente. De certa forma unidos e fortalecidos por políticas públicas, podem alcançar e educar a grande população que até pouco tempo atrás não tinha conhecimento sobre suas atitudes. Por isso a importância de iniciativas de criação de lugares onde exista não só a sustentabilidade apresentada fisicamente ali, mas também como gerador de novas possibilidades voltadas a isso. - TCCAgricultura urbana: a influência dos alimentos nas relações urbanasMuglia, Marcus Vinicius Santucci (2024-06-10)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
"Este estudo sobre os impactos da agricultura revelou que a produção de alimentos é a principal causa de diversos problemas ambientais no mundo contemporâneo. Embora tenha evoluído ao longo do tempo, o sistema agrícola prioriza suprir a demanda de crescentes populações, com pouca preocupação com recursos e espaço utilizados, até que esses se tornem escassos. Em São Paulo, a produção, transporte e distribuição de alimentos são insustentáveis, com grande distanciamento entre espaços de produção e consumidor final. Isso causa alienação em relação à origem e preparo dos alimentos, diminuindo a qualidade da alimentação. Portanto, integrar a agricultura ao meio urbano é fundamental para aumentar a sustentabilidade da cadeia produtiva, reaproximar produtor e consumidor final e melhorar a qualidade da alimentação, resultando em uma melhoria na qualidade de vida da população." - TCCAlimentação urbana: quando o alimento encontra a arquiteturaKim, Alice Sei Hee (2021-12)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Este trabalho final de graduação se iniciou a partir de uma abordagem em relação ao atual cenário alimentar dos brasileiros e ao acesso de alimentos de qualidade que estão disponibilizados à população.