Arquitetura e Urbanismo - TCC – FAU Higienópolis

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  • TCC
    A arquitetura como forma de pertencimento : o olhar para a criança indígena
    Mamedio, Isadora Rodrigues (2024-06-03)

    Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

    Este trabalho analisa o contexto da aldeia indígena Beija-Flor, localizada no município de Rio Preto da Eva, Amazonas. A pesquisa destaca a importância da educação escolar indígena no Brasil, com ênfase nos desafios enfrentados por essas comunidades, como a precariedade das infraestruturas escolares e a necessidade de espaços que respeitem e promovam a identidade cultural indígena. Historicamente, as políticas educacionais externas para os povos indígenas foram marcadas por tentativas de assimilação cultural e imposições estruturais. Este estudo enfatiza a importância de desenvolver projetos inovadores que não apenas resolvam questões estruturais, mas também valorizem as práticas e os saberes tradicionais indígenas. Ao proporcionar espaços educativos que respeitem e enalteçam a cultura indígena, o trabalho contribui para o enfrentamento da marginalização dessas comunidades e apoia sua autodeterminação. Além disso, o estudo examina a história da aldeia Beija-Flor, destacando como a arquitetura pode integrar as tradições culturais às necessidades educacionais contemporâneas. A pesquisa incluiu uma participação na aldeia, com observações das dinâmicas cotidianas, para compreender as expectativas e demandas em relação aos espaços educacionais. O projeto resultante propõe uma infraestrutura educacional que favoreça a liberdade, a autonomia e o bem-estar das crianças indígenas, promovendo a integração entre o ambiente escolar, a vida comunitária e o ambiente natural. Entre as iniciativas, estão a revitalização de caminhos na aldeia e a criação de espaços que reflitam a cultura indígena, promovendo um aprendizado contextualizado e sustentável.
  • TCC
    Direito a permanência na comunidade do moinho : vivendo entre trilhos e ausência de políticas habitacionais.
    Guimarães, Isabela Cristina Alves (2024-06-03)

    Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

    "A pesquisa apresentada demonstra que a arquitetura e urbanismo têm potencial de criar espaços completos e dignos para as comunidades, ao mesmo tempo em que pode-se solucionar os problemas relacionados aos trilhos dos trens distribuídos por São Paulo. Para alcançar esse objetivo, não basta apenas construir conjuntos habitacionais; é crucial integrar essas construções às instituições que são escassas na região. É fundamental pensar em uma abordagem que envolva a população na própria construção da cidade, garantindo-lhes o direito de usufruir dos espaços urbanos e, ao mesmo tempo, gerando oportunidades de emprego para os moradores. Atualmente, em São Paulo, muitas pessoas sofrem com a falta de moradias dignas. No entanto, a tentativa de solucionar esse problema muitas vezes resulta na criação de conjuntos habitacionais distantes dos centros urbanos, o que dificulta e prolonga os deslocamentos para o trabalho e acesso a instituições essenciais."
  • TCC
    Padrões da arquitetura : criando um sistema construtivo.
    Saliby, Paulo Henrique Fischbach (2024-06-04)

    Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

    Antes de iniciar o trabalho, eu tinha uma visão rígida e purista sobre o sistema ideal. Imaginava um sistema composto por poucas peças versáteis capazes de criar todos os elementos arquitetônicos necessários. No entanto, ao projetar a casa, encontrei limitações insuperáveis com apenas duas peças. Com orientação, aprendi a ser mais flexível, adaptando o sistema construtivo para solucionar problemas de forma mais eficaz.
  • TCC
    Centro de criatividade para crianças neurodivergentes
    Rodrigues, Luana Ferreira (2024-06-03)

    Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

    Os transtornos de neurodesenvolvimento, incluindo o Transtorno do Espectro Autista afetam crianças ao redor do mundo com variados graus de intensidade, influenciando suas habilidades sociais, comunicação e comportamento. O aumento de diagnósticos, tanto no Brasil, quanto globalmente, destaca a necessidade de equipamentos adequadas com o objetivo de incentivar o desenvolvimento desses indivíduos. No contexto da arquitetura, a criação de espaços que consideram as necessidades específicas de pessoas com autismo pode desempenhar um papel fundamental em seu desenvolvimento pessoal e intelectual. Além das diretrizes projetuais, incentivar atividades criativas e musicais é essencial para a expressão individual de cada criança, podendo funcionar como uma poderosa ferramenta de comunicação e autoexpressão. O objetivo do presente trabalho é compreender como a arquitetura e o espaço projetado influenciam nas percepções sensoriais de cada indivíduo, com foco em crianças com transtornos de neurodesenvolvimento. Ao criar ambientes que respeitem suas necessidades sensoriais e cognitivas, é possível proporcionar plataformas onde suas habilidades criativas podem ser exploradas e desenvolvidas, colaborando para seu bem-estar, desenvolvimento pessoal, comunicação e expressão, que posteriormente, serão de grande importância para sua inserção na sociedade.
  • TCC
    A cremação como opção funerária: processo de acolhimento ao luto
    Trabanco, Gabriela Bechelli (2024-06-03)

    Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

    O trabalho conta a trajetória histórica dos rituais funerários, desde os tempos antigos até as práticas contemporâneas. Começa com a observação dos sepultamentos primitivos, nos quais as comunidades enterravam seus mortos em locais próximos às habitações, muitas vezes sob o próprio solo das casas. Com o tempo, essa prática evoluiu para sepultamentos em locais específicos, como igrejas, o que refletia a influência da religião nas cerimônias fúnebres. Uma mudança significativa ocorreu durante o século XIX, quando a urbanização crescente levou a preocupações com questões sanitárias relacionadas aos cemitérios urbanos. Isso resultou na criação de cemitérios públicos afastados dos centros urbanos. Paralelamente, a cremação começou a ganhar aceitação, inicialmente impulsionada por considerações sanitárias e mais tarde adotada por motivos religiosos e filosóficos. O trabalho também aborda a resistência cultural e religiosa à cremação, evidenciando como algumas tradições e crenças associam a preservação do corpo à ressurreição ou à continuidade da alma. Apesar disso, a cremação gradualmente se tornou uma prática mais comum em muitas culturas ao redor do mundo, influenciada por fatores como praticidade, custo e espaço limitado nos cemitérios. Além disso, o texto destaca as preocupações ambientais associadas aos rituais funerários tradicionais, como o uso de materiais não biodegradáveis e a contaminação do solo. Nesse contexto, surgiram alternativas mais sustentáveis, como a cremação verde e os funerais ecológicos, que buscam reduzir o impacto ambiental dessas práticas. A arquitetura também desempenha um papel importante nos espaços de despedida, como os crematórios. O design desses locais pode influenciar a experiência emocional dos enlutados, proporcionando conforto e tranquilidade durante o processo de luto. A neuroarquitetura, um campo emergente que estuda a relação entre o ambiente físico e as emoções, está sendo cada vez mais aplicada na concepção de espaços funerários para promover o bem-estar emocional dos participantes das cerimônias.