Arquitetura e Urbanismo - TCC – FAU Higienópolis
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- TCCConstruindo acordes de inclusão: Um espaço como instrumento de transformação socialGonçalves, Victor de Souza (2024-06-05)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Este trabalho aborda o desenvolvimento de um projeto para o Instituto Unidos de Paraisópolis, uma escola de música e tecnologia situada na favela de Paraisópolis em São Paulo, que atua como catalisador para a transformação das crianças da comunidade através do ensino da música. Utilizando materiais locais e reconfigurando quatro containers onde o instituto funciona atualmente, o projeto busca criar um espaço educa cional e cultural que seja inclusivo e sustentável. Através de uma metodologia que buscou a participação dos envolvidos com o instituto desde a criação do programa de necessidades até o fim do projeto, onde ocorreu uma apresentação para os alunos e professores para garantir que o projeto tenha refletido suas necessidades e aspirações. Este estudo investiga a interação entre a arquitetura e o tecido social da favela, mostrando como os espaços projetados com essa intenção podem promover não apenas a educação musical, mas também a inclusão social e o empodera mento comunitário. Este trabalho contribui para o diálogo entre práticas de arquitetura e urbanismo em contextos de desigualdade, destacando o papel crucial da música como uma ferramenta para o desenvolvimento social e cultural nas favelas. - TCCDom: Centro de desenvolvimento para crianças autistas.Tasca, Ana Carolina de Souza (2024-06-10)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O presente trabalho apresenta uma colaboração mútua entre o desenvolvimento do projeto arquitetônico do Centro de Desenvolvimento Infantil para Crianças Autistas e o entendimento de como a percepção do espaço influencia no desenvolvimento dessas crianças.Visa acima de tudo proporcionar um ambiente acolhedor, integrando o local projetado e a cidade, garantindo uma acessibilidade cognitiva eficiente. O tema é oportuno e relevante, partindo do princípio de que o autismo ganhou grande visibilidade durante os últimos anos e que a cada ano surgem mais diagnósticos. Considerando ainda que existe uma carência em São Paulo de espaços, sejam clínicas ou centros de apoio, que foram desenvolvidos e pensados desde a sua concepção especificamente para essas crianças - TCCPlano de intervenção urbana na Vila LeopoldinaLousão, Vitor Soler (2024-12-06)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Em conclusão, este trabalho aborda a revitalização do bairro Vila Leopoldina, focando na transformação de uma área predominantemente industrial, marcada por grandes galpões destinados ao uso de logística, em um espaço urbano dinâmico e acomodado. O projeto propõe a criação de uma escola, áreas residenciais, praças e melhorias viárias, destacando a importância de espaços que promovam segurança e bem-estar para os pedestres. As propostas visam otimizar o uso do solo, melhorar a qualidade de vida e incentivar o adensamento populacional de forma equilibrada. Como arquitetos, temos a responsabilidade de moldar a cidade para as futuras gerações, buscando não apenas soluções técnicas, mas também melhorias significativas na qualidade de vida urbana. O projeto para Vila Leopoldina não é apenas uma reestruturação física, mas uma provocação ao status quo, incentivando uma convivência mais harmoniosa e segura entre os moradores. Em uma cidade como São Paulo, onde a selva de pedras cresce incessantemente, nossa proposta visa deixar um legado de espaços inclusivos, acessíveis e humanizados, reavaliando constantemente o que desejamos construir para o futuro. - TCCMelhorias habitacionais, atuaçao no Jardim Jaqueline, Butanta -SPSalvia, Laura Chielle (2024-06-11)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Este trabalho aborda propostas de melhorias habitacionais no Jardim Jaqueline, uma comunidade localizada na zona oeste de São Paulo, e a aplicação da Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) na promoção de moradias dignas. A pesquisa combina análises teóricas e práticas para identificar as condições de vida da população e propor soluções construtivas. No desenvolvimento deste trabalho, foram analisados projetos existentes como “Nenhuma Casa Sem Banheiro” e “Arquitetura na Periferia”, que demonstram a importância de uma abordagem integrada e participativa na melhoria das condições habitacionais. Esses projetos evidenciam que a aplicação da ATHIS pode transformar vidas ao proporcionar não apenas melhorias físicas nas habitações, mas também inclusão social, empoderamento e sustentabilidade. A metodologia envolveu conversas informais com moradores, análise da infraestrutura existente e visitas técnicas. Também estudos de materiais necessários para as inadequações habitacionais encontradas. A importância das melhorias habitacionais é ressaltada como um fator crucial para a redução das desigualdades sociais e promoção de um ambiente urbano mais saudável. - TCCO córrego como saída: as margens e a busca pelo morarBueno, Vitória Braz (2024-06-11)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O presente trabalho final de graduação apresenta discussões sobre as problemáticas da precariedade ha bitacional nas áreas periféricas da cidade de São Paulo, especificamente, no distrito do Campo Limpo, ao longo da extensão do Córrego Engenho. Expõe, por meio da contextualização do território, a realidade de marginalização e vulnerabilidade na qual a população periférica reside, e debate as consequências sociais, habitacionais e ambientais que as ocupações irregulares às margens de corpos d’água acarretam. A pes quisa apresenta também, análises de projetos urbanísticos com intervenções em áreas vulneráveis, as quais apresentam características semelhantes à área de estudo. A partir de tais discussões e estudos, apresenta-se uma proposta de intervenção urbana na extensão do Córrego Engenho, com o propósito de qualificação espacial, ambiental e habitacional.