Arquitetura e Urbanismo - TCC – FAU Higienópolis

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  • TCC
    Do urbano ao pedestre: intervenção urbana com espaços de cultura e educação no bairro do Tucuruvi
    Nogueira, Paula Freitas (2021-06)
    O presente trabalho apresenta um estudo sobre as relações que se estabelecem entre cultura, educação e os espaços públicos na cidade de São Paulo. Em retorno a questão, foi desenvolvido um projeto de intervenção urbana composto por quatro equipamentos culturais e educacionais que são conectados por um passeio público redesenhado, no bairro do Tucuruvi – Zona Norte de São Paulo.
  • TCC
    Comida que produz espaço
    Santos, Júlia Sabbanelli dos (2021-06)
    Proposta projetual deste estudo analisa e considera, primeiramente, questões de mudanças sociais que a cidade de São Paulo passou desde o período de industrialização entendendo a mudança nas dinâmicas e programas atribuídos ao papel de Mercado Municipal
  • TCC
    Cenografia e arquitetura: diálogos
    Reis, Pedro Henrique Bergi (2021-06)
    Dividida em três atos, esta monografia consiste no estudo das relações entre Cenografia e Arquitetura a partir de um ponto focal. Paisagem, Corpo e Luz são os temas que dão ignição ao diálogo proposto. A cada temática proposta, são realizadas aproximações através da História da Arquitetura, da Arte, da Moda, do Teatro, dos espetáculos e Shows, a fim de revelar caminhos para a realização do Projeto de Arquitetura - estruturado a partir da reflexão crítica amparada no campo dos conceitos, e na interlocução com a Teoria.
  • TCC
    Centro de interpretação do Manauara
    Cabral Filho, Camilo Gil (2021-06)
    Um complexo arquitetônico do início do século XX em estado de ruínas e com a possibilidade de se transformar em shopping. Essa foi a proposta de projeto concebida para o Complexo Booth Line; localizado no Centro Histórico de Manaus, o qual é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Apesar de ser tombado, o que sugere que o mesmo seria de grande importância para a história da capital amazonense, esse conjunto arquitetônico apresenta-se cada dia mais deteriorado e esquecido pela população da cidade. O Complexo Booth Line ficou conhecido assim em razão de uma de suas casas pertencer à companhia marítima Booth Steamship, que dentre seus navios, um fazia o trajeto Inglaterra – Manaus. Esse conjunto arquitetônico foi construído durante a “Belle Époque Amazônica”, período no qual grandes edificações foram erguidas. Dentre elas, o Teatro Amazonas (inaugurado em 1896), tão moderno e luxuoso que levou Manaus ser considerada uma das cidades mais desenvolvidas do país. Tudo devido ao dinheiro obtido com a extração de látex para a produção de borracha. Mesmo sendo o conjunto arquitetônico propriedade privada, acredito que ele deva ter uma destinação nobre, em razão do mesmo evocar uma época importante para cidade e por estar localizado na área mais vibrante do Centro Histórico, em frente ao Rio Negro. Proponho repensar a maneira com que o patrimônio histórico vem sendo feito em Manaus. Não é somente tombar uma edificação privada e permitir que ela se torne o que o proprietário queira que ela seja, sem considerar que certas edificações tem um caráter mais urbano, portanto mais especial para a cidade. Algumas edificações, como é o caso do Complexo Booth Line, precisam ser pensadas a partir de uma dimensão mais pública. Nem todos os edifícios históricos devem se tornar clínicas médicas, shoppings ou hotéis boutique. Entender o que tem em volta do Complexo Booth Line, compreender as diferenças entre os diversos tipos de manauaras que habitam a cidade e as demandas dela, me fizeram chegar ao Centro de Interpretação do Manauara. Este, dividido em cinco segmentos – dança, comida, descanso, praça e diversão –, apresenta-se como um espaço que gera encontros. É um lugar em que é possível ver o manauara realizando diferentes atividades, sem a ótica museológica exclusiva da exposição para a contemplação. Você deve entender o manauara ao frequentar o centro de interpretação
  • TCC
    Os Sescs e os parques como qualificadores urbano
    Benito, Letícia Stabile (2021-06)
    O presente trabalho analisa como surgiram os espaços mar ginalizados nas cidades e retrata quais são os problemas vivenciados pelos cidadãos nessa situação, os quais são excluídos socialmente e acabam por não possuir, na maioria das vezes, acesso aos equipa mentos urbanos das cidades, como os de cultura, esporte e lazer. Neste sentido, evidencia-se os Sescs como instituições que incentivam a integração social e o bem-estar das pessoas. Ressalta-se o papel dos Sescs como promotores da comunicação social e di fusores de cultura, resultando em um ambiente igualitário e coeso. Assim como os parques e praças, os quais são espaços des tinados ao lazer, recreação e, majoritariamente, convívio; possibi litando maior relaxamento para seus visitantes; além de amenizar estresses causados pelo caos urbano. Compreende-se que as cidades com mais áreas verdes públicas propiciam uma melhor qualidade de vida para a sociedade. Este trabalho busca comprovar que as instituições culturais (Sescs) juntamente com locais públicos promotores de convívio (parques), podem requalificar uma área, proporcionando mais cir culação de pessoas, consequentemente, mais segurança para o local, diminuindo os índices de criminalidade; promover acesso à cultura, esporte e lazer para a população; gerar mais oportunidades de em prego; entre outros.