Arquitetura e Urbanismo - TCC – FAU Higienópolis

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 432
  • TCC
    Espaços de Produção, distribuição e educação alimentar para a cidade de São Paulo: Um estudo para Cidade Dutra
    Pinheiro, Milena Brandau Pujol (2024-06-07)

    Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

    A problemática da insegurança alimentar é de extrema importância. A dificuldade de acesso a alimentos saudáveis, gerada por má distribuição, problemas econômicos, localização ou disponibilidade apenas de alimentos de baixo valor nutricional, causa problemas de saúde às populações que a enfrentam. É um tema complexo de ser resolvido que envolve aspectos políticos, economicos, sociais e ambientais. Entretanto, observa-se nas cidades diversos espaços que têm como proposta ser um espaço de educação alimentar, assim como locais de produção e venda de alimentos in natura no meio urbano, facilitando o acesso ao alimento in natura às comunidades locais, que tornam-se objetos de estudo para a observação de como podem contribuir com esse problema. Desta forma, o presente trabalho buscou estudar todas essas temáticas e por meio delas, trazer uma proposta arquitetônica que discutisse a produção de alimentos in natura no meio urbano, espaços de comercialização desses produtos acessíveis e acesso à educação alimentícia.
  • TCC
    Presença por ausência: A reintrodução das ruínas na paisagem urbana
    Chasles, Hannah Danieli (2024-06-07)

    Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

    A presente pesquisa surge da reflexão sobre como as ruínas contemporâneas podem ser contempladas de forma mais cuidadosa da sociedade, tendo como objeto de estudo e projeto o Caveirão, localizado na Sé. Busca compreender o intrigante fascínio e a inerente repulsa que o ser humano nutre em relação às ruínas ao mesmo tempo em que propõe um percurso por um movimento criador de espaços no tempo.
  • TCC
    Cohousing renascer: gerando autonomia no processo de envelhecimento
    Rodrigues, Giovanna Prando (2024-06-06)

    Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

    Considerando o inevitável avanço da idade e o prolongamento da expectativa de vida da população, é crucial focalizar nossa atenção nas necessidades habitacionais de uma sociedade que está envelhecendo progressivamente. Este estudo concentra-se na concepção de um Cohousing para idosos, a ser estabelecido na cidade de Jundiaí/SP. O objetivo deste projeto é criar um ambiente onde os idosos possam planejar e estruturar seu “aging in place” (envelhecimento no próprio lugar), implementando adaptações que promovam segurança e independência. Com espaços públicos e privativos, o edifício busca proporcionar um ambiente multifuncional que inclua encontros, experiências e oportunidades de aprendizado.
  • TCC
    Galeria de arte: um espaço para jovens artistas
    Schmidt, Klaus de Almeida (2024-06-07)

    Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

    Este trabalho tem por objetivo estudar a arquitetura de espaços expositivos, com foco no propagado "cubo branco", adotado pelo MoMA e referência onipresente para apresentação da arte moderna. Apresenta-se uma abordagem crítica à sua suposta neutralidade, buscando compreender se os espaços tradicionais de exposição atendem às demandas da arte contemporânea. O estudo é baseado também na análise da arquitetura de algumas galerias de arte brasileiras; compondo o repertório para o projeto de intervenção em um imóvel na Barra Funda, para instalação de uma galeria de arte voltada para jovens artistas.
  • TCC
    Amantikira : processos regionais e MLC
    Abreu, Ricardo Bianco (2024-06-07)

    Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

    Este estudo analisa a cadeia de produção de obras em Madeira Laminada Colada (MLC) na arquitetura contemporânea, desde o plantio até a realização da obra. O foco é a cidade de Santo Antônio do Pinhal, com o objetivo de reforçar processos sustentáveis por meio de uma arquitetura coerente com o local. Objetivos 1. Investigar a cadeia de produção de MLC. 2. Identificar diferenças globais na produção de MLC, com ênfase no Brasil. 3. Proponha uma intervenção arquitetônica sustentável. Metodologia 1. Estudos de caso. 2. Revisão bibliográfica. 3. Proposta de intervenção arquitetônica. Conclusões Estruturas em MLC oferecem processos construtivos mais sustentáveis do que outras opções. Há espaço para otimização, resultando em cadeias de produção mais sustentáveis e acessíveis no Brasil.