Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por Assunto "BNCC"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCBilinguismo na educação básica: aplicação da BNCC na abordagem CLIL do programa bilíngueEymery , Guillaume Franck (2023-12-06)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O ensino com programa bilingue português-inglês está se desenvolvendo nas escolas da educação básica no país, especialmente nas escolas particulares dos grandes centros urbanos. Esse ensino acontece principalmente usando a abordagem CLIL que foca ao mesmo tempo na língua e no conteúdo. Nesse tipo de abordagem, o currículo escolar é ensinado nas duas línguas. Desde 2018, a BNCC norteia a construção curricular de cada escola. Assim, mesmo se ela não menciona o ensino bilingue português-inglês, os professores têm a obrigação legal de aplicar os elementos da BNCC no programa bilingue com abordagem CLIL. O objetivo desse trabalho é investigar essa aplicação usando a pesquisa bibliográfica colocada em perspectiva com a pesquisa de campo, essa sendo a observação qualitativa na sala de aula do programa bilíngue no ensino fundamental – anos finais num colégio particular bilíngue da grande São Paulo. Os resultados encontrados confirmaram as proximidades teóricas entre a BNCC e a abordagem CLIL e a pertinência da sua aplicação no programa bilingue. Porém, apareceu algumas persistências das práticas do ensino tradicional na escola que podem prejudicar o sucesso da abordagem e as suas articulações com o conteúdo curricular. - TCCO ensino híbrido como metodologia na educação infantil (4 a 5 anos)Oliveira, Camila de Jesus; Martins, Priscila Monte Alegre (2021-10)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Com um olhar atento para as tendências contemporâneas que afetam a vida humana e reconhecendo o valor e a importância da formação durante a Educação Infantil, esta pesquisa bibliográfica almeja produzir conhecimentos para aplicação do ensino híbrido, incorporando-o na elaboração de planos de aulas, para crianças com 4 e 5 anos, contribuindo na prática pedagógica para promover o protagonismo infantil e impulsionar o desenvolvimento da criança, como preconiza a Base Nacional Comum Curricular. Para tanto foram analisados desde documentos oficiais legislativos a livros, artigos, pesquisas publicadas tanto em meios físicos, como virtuais e websites com materiais escritos e audiovisuais de pesquisadores renomados em ensino híbrido e metodologias ativas. Para o levantamento de dados e análises foram consultados autores como Almeida (2018), Arcega (2018), Bacich (2016), Christensen; Horn; Staker (2013), Camargo; Daros (2013), Machado; Lupepso; Jungbluth (2017), Morales Pinheiro (2010), Moran (2015). Como fruto das análises foram traçadas estratégias, reunidas em um e-book, que visam dar subsídios na aplicação do ensino híbrido na Educação Infantil de maneira que respeite o tempo, as particularidades e o desenvolvimento nesta fase, adaptando quando necessário o uso dessas metodologias e destacando a importância da relação entre família e escola neste processo. - TCCPrática profissional docente com foco na compreensão de ideias matemáticasMontechiesi , Amanda Lemos Mendes (2023-12-15)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
O trabalho buscou analisar algumas orientações da Base Nacional Comum Curricular acerca da possibilidade de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental virem a compreender ideias matemáticas. O problema que norteou a pesquisa foi sobre a possibilidade do documento curricular influenciar a prática profissional docente para a compreensão das ideias matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos que esse trabalho teve foram destacar os principais objetivos da prática profissional docente em relação ao ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental; identificar as principais ideias matemáticas vinculadas aos anos iniciais do ensino fundamental, no que diz respeito ao campo da aritmética; e examinar como a Base Nacional Comum Curricular trata a concepção das ideias matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental. Para realização da pesquisa foi utilizada a revisão de literatura com abordagem qualitativa, bem como foi feito uso da pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. Concluiu-se que o documento normativo traz orientações de suma importância a serem aplicadas no ensino matemático, contudo o corpo docente ainda enfrenta muitas dificuldades nesse ensino. - TCCResidência pedagógica: um estudo sobre avaliação e multiletramentoSilva , Maria Isabela Vieira Nunes da (2023-12-05)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Tendo como compromisso ser reflexo social, a educação contemporânea, todavia apoia-se em um ensino evidências colonizadoras, baseando-se em conteúdo e renegando o protagonismo e visibilidade do sujeito aluno. A BNCC exige que a educação normatize os multiletramentos e a cultura digital, com base na sociedade. A partir de uma experiência em uma escola pelo Programa de Residência Pedagógica, o objetivo desta pesquisa foi analisar as práticas e estratégias de multiletramento desenvolvidas na didática da professora-preceptora do programa, que sucederam a partir dos resultados do seu processo de avaliação da aprendizagem dos alunos. Com base em uma pesquisa de campo, diálogos com a professora, registros e observação, foram utilizadas linguagens como o uso de hipermídia baseada em vídeo, hipermídia baseada em design, jogos, Ambientes Educativos e Língua Brasileira de Sinais a fim de promover a diversidade cultural e sujeitos letrados. A avaliação da aprendizagem deve ser uma das bases da didática do professor para progredir no aprendizado do aluno, tornando-o protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem, além de o professor procurar por caminhos alterativos e diversos nesse processo. Assim, para este apoio pedagógico, a Pedagogia do Multiletramento é esta metodologia para as múltiplas linguagens que devem ser parte das práticas de ensino e letramento, a fim de trazer a diversidade cultural para a sala de aula e formar sujeitos conscientes da realidade social.