Distúrbios do Desenvolvimento - Teses - CCBS Higienópolis
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- TeseAdaptação e aplicação do programa de alfabetização e raciocínio (par) para intervenção remota em habilidades de leitura, escrita e matemática de crianças com TDAHRocha, Leilany Barcellos da (2022-05-17)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O objetivo deste estudo é verificar os efeitos do Programa de Alfabetização e Raciocínio (PAR) como instrumento de intervenção remota em habilidades de alfabetização e desempenho cognitivo e acadêmico de crianças com TDAH do ensino fundamental. O TDAH é definido por níveis prejudiciais de desatenção, e/ou hiperatividade-impulsividade. A pesquisa foi dividida em duas fases: Na fase 1 fez-se uma seleção de jogos da dissertação de mestrado da autora, para o estímulo das habilidades acima citadas. Em seguida os jogos foram submetidos à análise de doze juízes que avaliaram sua pertinência para o estímulo de crianças com TDAH. Foram utilizados os jogos que obtiveram 70% de concordância. Na fase 2 do estudo foi realizada uma avaliação neuropsicológica, seguida de intervenção com 26 encontros (2 vezes/semana) com duração de 55 minutos. Ao final da intervenção, foi realizada novamente a avaliação neuropsicológica do início. Participaram do estudo 6 crianças com idade entre 8 e 11 anos do ensino fundamental de duas escolas particulares de São Paulo. De acordo com suas dificuldades escolares, as crianças foram separadas em 4 grupos de intervenção: Grupo A para os que precisavam de estímulo nas habilidades de Linguagem, Controle Inibitório e FlexibilidadeCognitiva; o Grupo B para os que precisavam de estímulo em Linguagem, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva; No Grupo C as intervenções foram para crianças com prejuízo em Raciocínio Matemático, Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva; Para o Grupo D foram selecionadas as crianças com déficits em Raciocínio Matemático, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva. Na avaliação utilizou-se o inventário SDQ aplicado aos responsáveis, o Inventário de Funções Executivas (IFERA-I), a Escala de sintomas do TDAHe o Inventário de Rastreamento de Dificuldades Cognitivas (IRDC) para identificação de sinais do TDAH. Com as crianças utilizou-se a WASI, o TAC, o Teste de Trilhas (partes A e B) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE-II). Os resultados obtidos apontaram índices qualitativamente e quantitativamente positivos, porém, não sendo estatisticamente significativos. Por ser uma mostra reduzida, observou-se individualmente uma tendência crescente de melhoria cognitiva com poucos índices de piora e índices comportamentais elevados, principalmente das habilidades relacionadas aos sintomas de TDAH, verificando um efeito positivo da aplicação do instrumento, agora nomeado de in-PAR, como alternativa de intervenção remota para crianças nas habilidades de leitura, escrita e matemática, comparando resultados pré e pós-intervenção tendo cada participante como seu controle - TeseAdaptação e aplicação do programa de alfabetização e raciocínio (par) para intervenção remota em habilidades de leitura, escrita e matemática de crianças com TDAHRocha, Leilany Barcellos da (2022-05-17)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O objetivo deste estudo é verificar os efeitos do Programa de Alfabetização e Raciocínio (PAR) como instrumento de intervenção remota em habilidades de alfabetização e desempenho cognitivo e acadêmico de crianças com TDAH do ensino fundamental. O TDAH é definido por níveis prejudiciais de desatenção, e/ou hiperatividade-impulsividade. A pesquisa foi dividida em duas fases: Na fase 1 fez-se uma seleção de jogos da dissertação de mestrado da autora, para o estímulo das habilidades acima citadas. Em seguida os jogos foram submetidos à análise de doze juízes que avaliaram sua pertinência para o estímulo de crianças com TDAH. Foram utilizados os jogos que obtiveram 70% de concordância. Na fase 2 do estudo foi realizada uma avaliação neuropsicológica, seguida de intervenção com 26 encontros (2 vezes/semana) com duração de 55 minutos. Ao final da intervenção, foi realizada novamente a avaliação neuropsicológica do início. Participaram do estudo 6 crianças com idade entre 8 e 11 anos do ensino fundamental de duas escolas particulares de São Paulo. De acordo com suas dificuldades escolares, as crianças foram separadas em 4 grupos de intervenção: Grupo A para os que precisavam de estímulo nas habilidades de Linguagem, Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva; o Grupo B para os que precisavam de estímulo em Linguagem, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva; No Grupo C as intervenções foram para crianças com prejuízo em Raciocínio Matemático, Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva; Para o Grupo D foram selecionadas as crianças com déficits em Raciocínio Matemático, Memória Operacional e Flexibilidade Cognitiva. Na avaliação utilizou-se o inventário SDQ aplicado aos responsáveis, o Inventário de Funções Executivas (IFERA-I), a Escala de sintomas do TDAH e o Inventário de Rastreamento de Dificuldades Cognitivas (IRDC) para identificação de sinais do TDAH. Com as crianças utilizou-se a WASI, o TAC, o Teste de Trilhas (partes A e B) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE-II). Os resultados obtidos apontaram índices qualitativamente e quantitativamente positivos, porém, não sendo estatisticamente significativos. Por ser uma mostra reduzida, observou-se individualmente uma tendência crescente de melhoria cognitiva com poucos índices de piora e índices comportamentais elevados, principalmente das habilidades relacionadas aos sintomas de TDAH, verificando um efeito positivo da aplicação do instrumento, agora nomeado de in-PAR, como alternativa de intervenção remota para crianças nas habilidades de leitura, escrita e matemática, comparando resultados pré e pós-intervenção tendo cada participante como seu controle. - TeseA família como modelo: concepções e expectativas parentais sobre aprendizagem infantilNogueira, Carmen Silvia de Souza (2014-02-11)
Psicologia
This qualitative study analyzes the modality of learning among the families who received complaints from the school. This is done by identifying the modality of learning of the parents in order to understand their subjective position as teachers in nurturing the bond established with their children in relation to education. We assume that learning does not begin in school, but in the environment in which the child is born and raised, and many of children s attitudes outside the family environment reproduce their parents learning patterns, which in turn reveal the models they had in their relationships with their own parents. To that end, the theoretical axis focuses on authors who consider learning to be a result of not only cognitive potentiality, but also of the relationships established with a significant other, in this case with the parents as teaching figures. Our conception of learning, therefore, is that it is a binding process, shaped by the family legacy that underlies the construction of subjectivity, with each member having peculiarities in their development, albeit belonging to the same biological universe. The instruments for data collection were semi-structured interviews and graphic production of Peer Teaching and Family Teaching projection drawings from Visca (2009), amplified to measure the overlap between the current family and the parental family, thereby creating a joint assessment for the household. The data revealed the similarities and differences of parents in relation to their own and their child s learning, as well as the models brought from their own family backgrounds. The customized analysis of each family, the understanding of the place given to learning in these nuclei, the parental roles and functions associated with the children s needs, as well as the projections of the previous generation on the children, all converged with the identification of a learning model. The knowledge of family models shed light on the scope available to parents as they assist the child s achievements. By identifying parents concepts and modes of learning and the way they contribute to how children meet the challenge of school, we enable a future collaborative intervention process which takes into account points of ease and difficulty to guide the child through its education.