Quimica - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Quimica - TCC – EE Higienópolis por Assunto "aplicativos de química"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCUso dos aplicativos de química para melhoria do processo de ensino aprendizagemLourenço, Débora Fêu; Trevisan, Jéssica Thais (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
O uso da Tecnologia em sala de aula é um dos assuntos mais comentados na atualidade. Nos estágios realizados no curso de Licenciatura Plena em Química, notou-se inúmeras dificuldades dos docentes na utilização de tecnologias que interagissem com os alunos, pois foi possível perceber que os próprios docentes desconheciam completamente o uso dessas tecnologias. O presente trabalho tem como objetivo elaborar um manual para o docente com uma seleção de aplicativos de química gratuitos que possam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da matéria de química em sala de aula. A metodologia utilizada caracterizou-se em uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa no intuito de recolher dados referente a utilização de tal tecnologia em sala de aula, afim de obter informações sobre a relevância de tais ferramentas tecnológicas. Foram escolhidos quatro aplicativos: Laboratório de Reações, Átomos, Elementos e Moléculas, Substâncias Químicas, Química Orgânica e Inorgânica e Elementos Químicos e Tabela Periódica. A aplicação prática em sala de aula, se deu por meio do professor que utilizou somente dois aplicativos, o Laboratório de Reações e os Elementos Químicos e Tabela Periódica. Após a utilização pelos alunos e da posterior aplicação de um questionário para obter o Feedback dos alunos, foi possível observar a integração do aluno com os aplicativos a partir do incentivo do professor e da prévia explicação feita por ele, indicando a importância do mediador conhecer tais ferramentas para melhorar o processo de ensino aprendizagem de Química.