Administração do Desenvolvimento de Negócios (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
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Navegando Administração do Desenvolvimento de Negócios (Mestrado Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis por Assunto "agronegócio"
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- DissertaçãoA indústria 4.0 no agronegócio: o nascimento de uma spin-off para gestão da manutenção de máquinas e implementos agrícolasAssis, Priscila Bittencourt de (2019-02-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este trabalho apresenta a aplicação e as etapas desenvolvidas pela empresa Metalquip para análise, planejamento, desenvolvimento e aplicação de uma solução inovadora para manutenção preventiva/ preditiva de máquinas e equipamentos agrícolas, bem como o processo de criação de uma spin-off corporativa para aproveitamento da oportunidade identificada. O trabalho segue o protocolo de relato tecnológico proposto por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017), partindo da geração da ideia, pré-validação da solução com clientes, seguido de procedimentos para aprovação interna junto à diretoria, aprovação de orçamento para desenvolvimento e aplicação do projeto piloto, patenteamento da solução: como modelo de utilidade - BR 10 2018 010513 2, criação da empresa spin-off e um plano de ação (em execução) para implementação do projeto. As contribuições do projeto incluem o desenvolvimento e aplicação de uma solução tecnológica inovadora para o mercado brasileiro, propiciando ganhos de produtividade para usinas de açúcar e álcool, com potencial de expansão para outros setores da indústria, como mineração, construção civil, petróleo e gás e aviação. A solução contempla não somente resultados em termos de desenvolvimento de tecnologia e negócio, mas também traz benefícios ambientais, via redução de vazamentos de óleo em campo. Entende-se, outrossim, que o projeto retrata uma realidade peculiar mas com potencial de replicabilidade para outras indústrias de componentes industriais, agregando importantes aprendizados que podem servir de referência para empreendedores e acadêmicos - DissertaçãoA indústria 4.0 no agronegócio: o nascimento de uma spin-off para gestão da manutenção de máquinas e implementos agrícolasAssis, Priscila Bittencourt de (2019-02-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
This project presents the steps developed by Metalquip to analyze, plan, develop and application an innovative solution for preventive / predictive maintenance of agricultural machinery and equipment, as well as the process of creating a corporate spin-off to take advantage of the identified opportunity. The work follows the technological report protocol proposed by Marcondes, Miguel, Franklin and Perez (2017), starting from the generation of the idea, pre-validation of the solution with clients, followed by procedures for internal approval with the board, approval of the budget for the pilot project development, patenting of the solution: as a utility model - BR 10 2018 010513 2, creation of the spin-off company and an action plan (in execution) for project implementation. The project's contributions include the development and application of an innovative technological solution for the Brazilian market, providing productivity gains for sugar and alcohol plants, with potential for expansion in other sectors of industry such as mining, construction, oil and gas and aviation. The solution encompasses not only results in terms of technology and business development, but also brings environmental benefits, by reducing oil leaks in the field. It is also understood that the project portrays a peculiar but potentially replicable reality for other industries of industrial components, adding important learning that can serve as a reference for entrepreneurs and academics. - DissertaçãoInovação na estratégia de comercialização da solução de IoT para o agronegócio no BrasilBatista, Filipe Sulprino (2022-08-02)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: Este trabalho apresentou uma proposta para solucionar um problema enfrentado pela Telefônica no tocante a ausência de vendas do produto Vivo Maquinário Inteligente, problema este que se dá devido ao fato da empresa utilizar a mesma estratégia que se comercializa soluções de Telecomunicações para comercializar soluções de IoT, a falta de conhecimento do mercado de Internet das Coisas (IoT do inglês Internet of Things) por parte da equipe de vendas e por haver um único modelo de comercialização deste produto. Aplicação: Diante da definição do problema, foram elaboradas três propostas de solução: i. um novo modelo de treinamento aplica a força de vendas; ii. o estabelecimento de aliança estratégica com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA); e iii. a participação de feiras do agronegócio. Inovação: De acordo com Tidd e Bessant (2015), estas alternativas representam para a empresa inovação de processo incremental ao reformular a forma como o treinamento é aplicado, de paradigma a partir das trocas realizadas com as empresas de pesquisa, e de posição ao participar de eventos do agronegócio, buscando assim se posicionar como uma empresa de fornecimento de tecnologia IoT no agronegócio. Complexidade: A realização deste trabalho apresentou facilidade de ser aplicado dentro da empresa, pois contou com o apoio do gestor de produtos da vertical de agronegócio, entretanto mostrou um alto grau de complexidade no tocante a engajar os participantes da pesquisa a respondê-la, estabelecer quais propostas deveriam compor a sugestão para atuação no problema, e, principalmente, ao desafiar os envolvidos a buscarem um novo olhar, uma nova maneira de pensar e atuar diante de um segmento novo para a companhia, o de IoT. Impacto: Este trabalho apresentou um impacto positivo na empresa, ao trazer a companhia a clareza sobre a necessidade de se ter uma abordagem de Marketing, uma estratégia de venda e uma proposta de valor adequada ao mercado de IoT e do Agronegócio, dada as diferenças existentes entre o mercado de Telecomunicações e o mercado de IoT. Também permitiu a Telefônica participar do evento da Agrishow, com um stand próprio, e assim mostrar aos participantes do evento, que a Vivo atua no segmento de tecnologia e de IoT, além de expor isso nas mídias eletrônicas e sociais. Método: O estudo aqui apresentado, foi pautado na Metodologia para Trabalhos Práticos e Aplicados de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017) e a criação das alternativas foi baseada na realização de uma pesquisa qualitativa, realizada com os Gerentes de Desenvolvimento de Negócios e uma pesquisa quantitativa, realizada com a Equipe de Vendas.