Pedagogia (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis por Assunto "autismo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA importância da intervenção pedagógica em crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantilSoares , Aialas Maciel (2023-06-07)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
As crianças com TEA podem apresentar prejuízos em suas interações sociais, dificuldade de comunicação, comportamentos rígidos e ritualísticos com interesses restritos, impactando o curso de vida das crianças e de suas famílias. Na educação infantil, é fundamental que haja um entendimento adequado sobre o TEA e estratégias de intervenções específicas para atender às necessidades destas crianças. O objetivo geral desse estudo é apresentar a importância e os benefícios das intervenções pedagógicas para a inclusão de alunos com autismo na Educação Infantil. Os procedimentos metodológicos escolhidos são pesquisas bibliográficas descritivas de análise qualitativa. Os resultados indicam que as práticas pedagógicas importantes para o professor são a criação de ambientes organizados, flexibilidade e adaptações curriculares, conhecimento e estímulo das potencialidades de cada aluno, reconhecimento sobre o brincar e o lúdico como recursos importantes no processo de ensino-aprendizagem das crianças com autismo e necessidade de os professores estarem conscientes de suas responsabilidades e de formação continuada. Conclui-se que há necessidade de aprimoramento nos processos de inclusão escolar desse aluno e que o professor tem um papel importante no desenvolvimento de crianças com TEA. Estudos de campo precisam ser desenvolvidos para que novas estratégias possam ser apontadas e ampliados os repertórios de intervenções pedagógicas dos professores que atuam na Educação Infantil com essa população. - TCCBilinguismo e autismo: uma análise sobre o desenvolvimento sociocognitivo de crianças autistas em escolas bilíngues no BrasilRibeiro , Giovana Rocha Aveiro; Pereira , Natália Bispo (2023-12-05)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Diante da falta de consenso entre especialistas no debate sobre o tema do autismo em contexto bilíngue, esta monografia visa realizar uma análise abrangente sobre os benefícios e desafios do bilinguismo para o desenvolvimento social e cognitivo da aquisição da linguagem em crianças com autismo. A análise é fundamentada nas conexões estabelecidas a partir das entrevistas conduzidas pelas pesquisadoras, considerando as contribuições de especialistas renomados, como Celia Romero e Lucina Q. Uddin, Luciana Brentano, Soyoung Park e Ellen Bialystok. O escopo da análise teórica busca compreender o desenvolvimento de habilidades em duas línguas, especificamente o Português e o Inglês, e sua relação com o desenvolvimento cognitivo e social desses alunos. Esse enfoque é direcionado à avaliação desse cenário no contexto brasileiro, abrangendo a faixa etária de crianças de 4 a 11 anos. Apesar da limitação quanto à disponibilidade de material nacional sobre o tema, os resultados obtidos por meio desta pesquisa apontam que os benefícios do bilinguismo em crianças autistas são notáveis e significativos, enquanto nenhum malefício foi identificado. Com este estudo, buscamos agregar valor à sociedade, fornecendo embasamento científico para que educadores e profissionais da educação possam embasar suas práticas no contexto brasileiro.