Economia e Mercados (M. Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Economia e Mercados (M. Profissional) - Dissertações - CCSA Higienópolis por Assunto "aplicativo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoReposicionamento do serviço de saúde com a criação do jornada da saúde digital-markeplace solumediTonioli, Isabella de Lima (2023-02-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Assunto: Esse trabalho apresentou o aproveitamento da oportunidade de crescimento da empresa Solumedi, na cidade de Piracicaba/SP, uma empresa que atua no segmento de saúde e que une paciente que precisa de atendimento a um consultório que precisa de demanda. Aplicação: Foi aplicada uma pesquisa qualitativa com clientes internos para identificar oportunidades, ameaças, forças e fraquezas bem como avaliar a percepção do cliente Solumedi sobre a qualidade, diferenciais e relevância dos serviços prestados. E então partindo dessa análise, elaborar estratégias, planos de ações e análises de risco para o aproveitamento da oportunidade. A implantação ocorreu com a elaboração de estratégias de bonificação aos clientes por indicação, elaboração de um aplicativo e de um marketplace. Impacto: Acredita-se que essas ações e que os dados e informações geradas contribuam com a execução das atividades e tomada de decisões. Os clientes passarão a ter um aplicativo para auxiliar na manutenção da saúde de sua saúde e a facilidade de encontrar em um mesmo local, produtos que são de seu interesse tais como medicamentos e óculos de grau. Em termos de abrangência geográfica, a atuação principal é a cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, porém, será possível a sua replicação, uma vez que os a Solumedi tem atuação nacional, os produtos publicados poderão contribuir com informações para outras unidades. Inovação: As soluções adotadas ocorreram em organizacional, produto e processo e pela estratégia com o uso da tecnologia e das plataformas digitais como grandes aliadas para a empresa (SOLUMEDI), potencializando a conexão cliente/paciente com médicos e clínicas, gerando negócios e oferecendo uma experiência diferenciada aos consumidores. Complexidade: Em termos de complexidade e impacto, o trabalho partiu de uma análise de mercado bem como entrevistas com clientes que culminaram em um proposta de valor e planos de ações que passam pelas implementação de APP, criação de marketplace, fortalecimento de parcerias, entre outros, que impactam não somente em perspectivas de escalabilidade e lucro para o negócio no médio prazo, conforme projeção financeira desse estudo, mas impactam também positivamente na sociedade na medida que permite uma democratização e acessibilidade ao atendimento de médico de qualidade a custo acessível. Metodologia aplicada: A metodologia adotada na elaboração deste trabalho foi a da solução de problemas organizacionais e do aproveitamento de oportunidades proposta por Marcondes et al. (2017) que aborda a realidade nas empresas. A metodologia descrita nesse material bem como o caso prático tratado poderão também servir de apoio e de suporte a outras empresas e profissionais que busquem apoio na literatura e nas obras acadêmicas como fonte de pesquisa - DissertaçãoSolução para engajamento de colaboradores por meio do processo de comunicação interna digital nas organizaçõesEscanhoela, Alessandro Rolim (2022-02-10)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Objetivo: Este texto descreve o projeto realizado com a finalidade de desenvolver um novo modelo de negócio, baseado na criação de um aplicativo de comunicação interna corporativa para contribuir na elevação do nível de engajamento e desempenho de trabalhadores. Aplicação: Estudos apontam a preferência pelas novas gerações em se comunicar e trocar informações de maneira digital e integrada a uma rede de associados. A partir da análise diagnóstica realizada, foi proposto a elaboração de um aplicativo digital interativo exclusivo para processos de comunicação interna corporativa denominada ReFuture. Inovação: A plataforma ReFuture foi desenvolvida exclusivamente para gerar maior atratividade, engajamento e interação entre seus usuários e com isto, propiciar grande volume de dados que serão processados e ofertados às empresas como serviços especializados em recursos humanos, retroalimentado assim, o ciclo de criação de valor aos seus clientes. Face a este cenário, o presente projeto identificou o potencial de atender e criar valor a empresas e trabalhadores pela oferta de serviços e produtos de comunicação digital corporativo. Complexidade: O presente projeto partiu da análise do mercado, tendências de comportamentos e lacunas existentes por necessidades e desejos ainda não atendidos satisfatoriamente. A seguir, buscou-se compreender as necessidades atuais de comunicação e interação social dos trabalhadores brasileiros com o objetivo de elaborar um modelo de negócio que pudesse atender as expectativas de empresas de médio e grande porte em relação a efetividade sobre seus processos de comunicação interna. Impacto: Face ao modelo de negócio construído a partir do relato e análise das necessidades de agentes que atuam no mercado visado, a proposta demostrou- se viável, projetando ganhos superiores do que o próprio investimento aos seus sócios e investidores, que utilizarão recursos próprios para viabilizar esta oportunidade e, em fase posterior, implementarão o modelo de negócio desenvolvido neste projeto. A proposta de valor é apoiar o desenvolvimento de empresas atuantes no mercado nacional, através de soluções tecnológicas focadas ao aumento de produtividade e engajamento organizacional, contribuindo assim para o desenvolvimento tecnológico e econômico do país, além de contribuir socialmente para a capacitação e aprimoramento profissional de trabalhadores brasileiros. Método: Seguiu-se o método de solução de problemas e aproveitamento de oportunidades proposto por Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017).