Ciência da Computação - TCC - FCI Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciência da Computação - TCC - FCI Higienópolis por Assunto "algorithms"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAutomatização de reconhecimento de notas fiscais para gastos públicos utilizando OCR e aprendizado de máquinaPereira, Gabriel Gutierrez; Martins, Hugo Amorim; Santos, Nicole Martins dos (2023-12-09)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho tem como propósito o desenvolvimento de uma ferramenta de código aberto para reconhecer se uma imagem é ou não é uma nota fiscal. A ferramenta visa agilizar o processo de validação de comprovantes de gastos de recursos públicos, especialmente no âmbito das cotas de despesas de políticos brasileiros. Por meio de técnicas e algoritmos de inteligência artificial, como Tesseract, BERT e modelos de classificação, a ferramenta almeja proporcionar maior acessibilidade à informação tanto para os órgãos de fiscalização quanto para a população. Essa abordagem busca otimizar o reconhecimento de notas fiscais, visando uma fiscalização mais eficiente e ágil. - TCCDesempenho de transações serializable em cenários de alta concorrência no postgreSQLSouza Neto, Edison Aguiar de; Brito, Luiz Fernando Tagliaferro (2022-06)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Atualmente, muitos sistemas recebem cargas de milhões de transações diariamente, e a necessidade de garantir o isolamento das transações com o objetivo de manter os dados em um estado consistente se mantém. Com isso foram desenvolvidos algoritmos buscando garantir serialização de transações com alto desempenho em cenários de alta concorrência. O estudo presente tem como objetivo analisar os diferentes algoritmos de serialização implementados no PostgreSQL e realizar uma comparação de desempenho entre eles em cenários de alta concorrência.