Matemática - TCC - FCI Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Matemática - TCC - FCI Higienópolis por Assunto "desenvolvimento de jogos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCMetodologia de jogos como ferramentas no processo ensino - aprendizagem da matemáticaGoldberg, Laura Alves (2025-06-18)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
Este trabalho investiga a possibilidade de integrar a teoria do desenvolvimento de jogos à metodologia de ensino de Matemática, com o objetivo de auxiliar professores do Ensino Fundamental Anos Finais no engajamento dos alunos e no aprofundamento pedagógico. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica alinhada à abordagem qualitativa, com foco nas habilidades desenvolvidas por meio das mecânicas, dinâmicas e estética de jogos analógicos, estabelecendo um paralelo com as necessidades pedagógicas do contexto escolar. A proposta é oferecer ferramentas práticas para que o professor promova discussões ricas e significativas em sala de aula. Foi realizada uma entrevista com professores que já aplicaram essa abordagem, que compartilharam experiências positivas e desafios enfrentados durante a aplicação de jogos na sala de aula, como tempo de aplicação e diferentes níveis de aprendizado dos estudantes. Ao final do trabalho é apresentada uma proposta de jogo, concluindo que o uso bem estruturado dos jogos como Metodologia Ativa pode ser um caminho viável para a melhoria do ensino de Matemática ao oferecer alternativas inovadoras e eficazes, que evitam metodologias que comprometem o tempo da sequência didática e aproximam os estudantes da disciplina, favorecendo o engajamento, a participação ativa e a aprendizagem.